The digital community formed by Canal Contemporâneo involves people and entities that visit and nurture our network with their different levels of participation. This section introduces participants connected via associations, supporting entities, partnerships and sponsors, and allows access to their profiles and other related areas.
Canal Contemporâneo
email_ password_
forgot your email? forgot your password?
Search for words and / or phrases (in quotes)

Profile_

     
Montez Magno   Artist / Creator
LOCALIZATION_
Recife   Pernambuco    Brazil
CONTACT_
LANGUAGES_
portuguese
Montez Magno, Museu de Nanoesculturas, 2010
  • Montez Magno, Museu de Nanoesculturas, 2010
  • Montez Magno, Museu de Nanoesculturas, 2010
  • Montez Magno, Museu de Nanoesculturas, 2010
BIOGRAPHY / PRESENTATION_
Montez Magno de Oliveira é pintor, escultor, artista intermídia, escritor e ilustrador. Estuda desenho e pintura, entre 1953 e 1966. Em 1957, realiza sua primeira exposição individual no Instituto dos Arquitetos do Brasil, em Recife. A partir de 1960, publica artigos e pesquisas sobre arte em jornais brasileiros. Torna-se bolsista do Instituto de Cultura Hispânica entre 1963 e 1964, o que lhe permite viajar por vários países da Europa. Em 1975 com o prêmio recebido no I Salão Global do Nordeste, retorna à Europa e vai à Argélia a estudos. De volta ao Brasil leciona escultura na Universidade Federal da Paraíba. Ilustra o livro O Diabo na Noite de Natal, de Osman Lins, e vários livros de sua própria autoria.

Ao longo das últimas seis décadas, a obra de Montez Magno tem se desdobrado por entre múltiplas linguagens e interesses. Com uma trajetória que se firma no momento histórico em que, no Brasil, se efetiva a passagem dos paradigmas da arte moderna àqueles da arte contemporânea, Montez Magno faz parte de uma geração que, mesmo enfrentando dificuldades políticas nos anos 1960/70, consegue dedicar-se a reler a modernidade e traçar outros caminhos às suas encruzilhadas. Sua obra é atravessada por investigações iniciais no campo da abstração e por experimentações posteriores – objetos, propostas, projetos arquitetônicos, poesia visual, dentre outros -, bem como é preenchida por poesia (o artista já publicou mais de dez livros de poemas).

 



CONTENT SUBMISSION_       REGISTER_       CONTACT_       ABOUT CANAL_
Canal Contemporâneo - All Rights Reserved © 2005