Pesquisar
Quem está on line

Entrar
Usuário:
Senha:
Permanecer Logado automaticamente em cada visita
 






Hernani Dimantas, pesquisador em Cibercultura

 
Este Fórum está Bloqueado. Você não pode enviar, responder ou editar mensagens   Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder    Página Principal -> Conexões Tecnológicas - Fórum online
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor 
 Mensagem
Canal Contemporâneo



Registrado em: Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969
Mensagens: 3

MensagemEnviada: Dom Mai 14, 2006 8:14 pm    Assunto: Hernani Dimantas, pesquisador em Cibercultura Responder com Citação

Linkania: resistência e descentralização

HERNANI DIMANTAS

A cibercultura estuda o impacto das tecnologias digitais na sociedade, ou mais especificamente, o impacto da migração de uma sociedade de massa para uma sociedade em rede. A Linkania é um conceito que tenta explicar a caordem do sistema e na inter relação das pessoas ou dos links. As multidões vêm a contrapor o poder do império globalizado. Um processo de resistência emerge desta linkania das multidões e aponta para um novo paradigma nas relações da microfísica do poder. A partir desses enfoques dá a ver a existência de novos meios e métodos de produção e agenciamento das relações entre pessoas e instituições. Aponta, pela via das teorias, entre outros, de Giles Deleuze e Toni Negri, mudanças em todos os aspectos da sociedade. Formula a hipótese do nascimento da linkania, caracterizada pela multiplicação das vozes e pela descentralização da informação, do conhecimento e das decisões.

Biografia

Hernani Dimantas - Desde 1997 ele tem se dedicado ao estudo, debate e construção de projetos colaborativos. Publicou vários artigos sobre a internet. Autor do livro Marketing Hacker - a revolução dos mercados (Rio de Janeiro, Garamond, 2003) e é co-autor deSoftware Livre e Inclusão Digital (São Paulo, Conrad, 2003), Derivas – cartografias do ciberespaço (São Paulo, AnnaBlume, 2004) and DiY Survival – there is no subculture only subversion (UK, c6.org). Dimantas foi editor do projeto www.marketinghacker.com.br. Foi fundador, juntamente com Felipe Fonseca , do projeto Meta:Fora, um projeto independente focado nas novas possibilidades catalisadas pelas tecnologias informacionais. O MetaFora derivou para outros projetos como o MetaReciclagem www.metareciclagem.com.br. Hernani Dimantas está terminando o mestrado em comunicação e semiótica na PUC-SP sobre o tema Linkania – a sociedade da colaboração; Estes projetos têm dialogado como vários atores em políticas e ações em todas as instâncias de governo.
Voltar ao Topo

Leandro de Paula



Registrado em: Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969
Mensagens: 5

MensagemEnviada: Ter Mai 16, 2006 5:55 pm    Assunto: artigo aborda a cultura hacker Responder com Citação

Citação:
"A cultura da Internet caracteriza-se em quatro camadas: a cultura tecnomeritocrática, a cultura hacker, a cultura comunitária virtual e a cultura empresarial. Juntas, elas contribuem para uma ideologia da liberdade que é amplamente disseminada no mundo da Internet" (Manuel Castells). Portanto, temos aí um sistema tecno-cultural no qual produtores (pesquisadores e hackers), usuários e empresas contribuem de forma diferenciada: os produtores, com a cultura de abertura e cooperação em torno de projetos tecnológicos (cultura hacker); os usuários com a dimensão comunitária criando novas formas de interação social na rede (cultura comunitária virtual); e as empresas com a difusão dessas tecnologias na sociedade em geral (cultura empresarial).


Saiba mais sobre a cultura hacker no ensaio "Cibercultura e Software Livre", de Lucas Rocha.
Voltar ao Topo

Leandro de Paula



Registrado em: Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969
Mensagens: 5

MensagemEnviada: Ter Mai 23, 2006 9:53 am    Assunto: Dimantas fala sobre o processo colaborativo Responder com Citação

Em texto publicado em seu próprio sítio, Hernani Dimantas comenta as armadilhas do trabalho colaborativo suscitado pelas redes de comunicação numa sociedade historicamente viciada na idéia de propriedade:

Citação:
É fato que ainda temos muito o que trabalhar para agenciar coletivamente um novo enunciado para o trabalho colaborativo. Não quero falar em confiança ou desconfiança, pois essa dicotomia nos remete ao modo de produção capitalista. Creio que numa operação pirata os nós se relacionam livremente; as pessoas se enclavam em zonas de poder. E, nessas zonas pode-se alterar (ou não) o percurso. Mas isso não me parece suficiente. Porque esse tipo de ação é a contradição do sistema e, dessa forma, o sistema se retroalimenta. Não é possível revolucionar apenas com a ocupação dos espaços. Faz-se necessária a retomada do agenciamento coletivo. As mudanças e tranformações efetivas acontecem no plano da imanência.


Surge, então, uma série de questionamentos sobre a re-distribuição dos saberes possibilitada pela era digital, da qual as idéias de software livre, copyleft e marketing hacker são emblemas up to date. Um bom mote para se começar a pensar na palestra de Dimantas na próxima sexta é de que forma podemos garantir uma "consciência coletiva" dos usos da informação. Se o direito de propriedade define há pelo menos dois séculos o rigor no uso de patentes e obras, as formas de licenciamento na internet (das quais o copyleft é apenas um exemplo) devem ser melhor entendidas para que a idéia de colaboração não se confunda com permissividade. Talvez o desenvolvimento deste debate nos leve ao que Dimantas define como "agenciamento coletivo".

Leia o texto "É fato" no sítio de Hernani Dimantas.
Voltar ao Topo

Leandro de Paula



Registrado em: Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969
Mensagens: 5

MensagemEnviada: Ter Mai 23, 2006 10:18 am    Assunto: Manuel Castells e o espírito hacker Responder com Citação

Autor de mais de 20 livros, entre os quais a poderosa trilogia “A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura (1996-2000)”, traduzida para diversos idiomas, Manuel Castells é membro do comitê de especialistas sobre a Sociedade da Informação da Comissão Européia e do comitê assessor da secretaria-geral das Nações Unidas sobre tecnologia da informação e desenvolvimento global. Em entrevista ao Le Monde, defende um interessante paralelo para a cultura hacker:

Citação:
A "cultura hacker" impregna hoje uma grande parte da sociedade. Difunde-se entre as novas gerações e não só nos campos tecnológicos. As organizações não governamentais (ONGs) são um bom exemplo desse processo. Elas utilizam capacidades de inovação formidáveis para deter a pobreza, vencendo o peso tecnocrático dos governos. Quanto mais uma sociedade é informatizada e dá economia do conhecimento, mais importante é sua capacidade de inovar no interior do sistema, com meios criativos. Essa é a cultura herdada da ética dos hackers.


Leia a entrevista completa no sítio iColetiva.
Voltar ao Topo

Leandro de Paula



Registrado em: Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969
Mensagens: 5

MensagemEnviada: Ter Mai 23, 2006 10:37 am    Assunto: Manifesto Cluetrain Responder com Citação

O Manifesto Cluetrain consiste num documento de 95 teses postuladas pelos gurus da rede Locke, Levine, Searls e Weinberger para identificar a nova tendência dos mercados e a falência de certos paradigmas do mundo dos negócios. Os sistemas empresariais só estarão aptos a encarar essa realidade quando reconhecerem a capacidade crítica de seres humanos e o poder seletivo do consumo. Este manifesto é um dos fundamentos do trabalho de Hernani Dimantas, que desenvolve e sofistica algumas de suas questões em sua teoria de "Marketing Hacker".

Citação:
Mercados Online... Mercados em rede estão começando a se auto-organizar mais rápido que as empresas que os tem tradicionalmente servido. Graças a web, mercados estão se tornando melhor informados, mais inteligentes, e demandando qualidades perdidas na maioria das organizações.


Conheça as 95 teses do Manifesto Cluetrain.
Voltar ao Topo

Leandro de Paula



Registrado em: Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969
Mensagens: 5

MensagemEnviada: Ter Mai 23, 2006 10:49 am    Assunto: Entrevista de Hernani Dimantas Responder com Citação

Citação:
O marketing hacker é um conceito, uma forma diferente de encarar a relação entre tecnologia, trabalho e negócios. Não tem nada a ver com a desgastada idéia de marketing em que o objetivo é apenas criar artimanhas para a geração de lucros. O marketing hacker pretende mostrar que a tecnologia tem favorecido um pensamento libertário e provocado um processo de mutação nos mercados. Existe uma migração do poder, que sempre esteve nas mãos das empresas, para as pessoas comuns. Esta migração aconteceu com o sucateamento das estruturas impostas pela revolução industrial. O ser humano servia exclusivamente ao capital. Não existiam grandes possibilidades de questionamento. Mas a sociedade foi mudando. O século passado foi caracterizado por uma sucessão de revoluções libertárias. Penso que a cultura hacker é derivada de todos esses movimentos libertários, mas conseguiu utilizar essas contribuições e, com novas ferramentas, penetrar nas estruturas constituídas. Pela internet as pessoas estão se organizando com muito mais rapidez. Estão conversando umas com as outras, em grupos, em listas, em sites. Isto acontece sem intermediários, sem editores, sem qualquer forma de repressão. Os mercados começam a sentir a fúria reprimida. As pessoas estão mostrando que podem exigir mais, muito mais, neste relacionamento com as empresas. O balanço do poder está migrando às pessoas comuns.


Leia a entrevista de Hernani Dimantas no sítio Burburinho.
Voltar ao Topo

Mostrar os tópicos anteriores:   
Este Fórum está Bloqueado. Você não pode enviar, responder ou editar mensagens   Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder    Página Principal -> Conexões Tecnológicas - Fórum online Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.


Powered by phpBB © 2001, 2004 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB