Pesquisar
Quem está on line

Entrar
Usuário:
Senha:
Permanecer Logado automaticamente em cada visita
 






João Antônio Zuffo, Laboratório de Sistemas Integráveis USP

 
Este Fórum está Bloqueado. Você não pode enviar, responder ou editar mensagens   Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder    Página Principal -> Conexões Tecnológicas - Fórum online
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor 
 Mensagem
Canal Contemporâneo



Registrado em: Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969
Mensagens: 3

MensagemEnviada: Dom Mai 14, 2006 8:13 pm    Assunto: João Antônio Zuffo, Laboratório de Sistemas Integráveis USP Responder com Citação

LSI

JOÃO ANTONIO ZUFFO

Será apresentada a colocação do Laboratório de Sistemas Integráveis - LSI dentro da Universidade de São Paulo -USP, um pouco de seu histórico e pessoal envolvido, suas divisões de pesquisa interna e principais trabalhos realizados.

Biografia

João Antonio Zuffo é professor titular da Escola Politécnica da USP. Em 1976, fundou o Laboratório de Sistemas Integráveis da USP, do qual é coordenador-geral. Autor de 19 livros, dentre eles : "A Sociedade e a Economia no Novo Milênio", tema de uma série de livros recém-publicados, abordando as transformações em que a sociedade está mergulhada em função do desenvolvimento das tecnologias da informação.
Voltar ao Topo

Leandro de Paula



Registrado em: Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969
Mensagens: 5

MensagemEnviada: Qua Mai 17, 2006 10:29 pm    Assunto: entrevista de joão antônio zuffo Responder com Citação

"Eu defendo que os cursos superiores tenham uma base muito sólida, calcada em aspectos de humanidades e artes, possibilitando ao aluno lidar com constantes mudanças e oferecendo uma formação que lhe dê a capacidade de saber o que quer, onde encontrar e como selecionar o que precisa. O conhecimento mais técnico e específico deverá ser recebido por meio dos cursos just in time."

Leia a entrevista de João Antônio Zuffo, na íntegra, no sítio iColetiva.
Voltar ao Topo

Leandro de Paula



Registrado em: Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969
Mensagens: 5

MensagemEnviada: Seg Mai 22, 2006 1:36 am    Assunto: "A sociedade e a economia no novo milênio" Responder com Citação

No livro "A sociedade e a economia no novo milênio", João Antônio Zuffo analisa algumas das transformações acarretadas pelas novas tecnologias em campos diversos da sociedade, abordando assuntos como mercado e emprego. "Zuffo chama a atenção para o futuro processo de desurbanização dos grandes centros. Ele acredita que, com o ritmo do avanço tecnológico atual, não será mais necessário se viver em metrópoles. As infraestruturas estarão disponíveis em qualquer parte do globo terrestre."

Leia a matéria no sítio da USP.
Voltar ao Topo

Leandro de Paula



Registrado em: Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969
Mensagens: 5

MensagemEnviada: Seg Mai 22, 2006 1:55 am    Assunto: Responder com Citação

João Antônio Zuffo acredita que, num futuro breve, as redes de comunicação dominarão o ensino de tal forma que bibliotecas e mesmo laboratórios serão utilizados de forma totalmente virtual. Assim, os alunos desenvolverão suas atividades em casa, o que reconfigurará as noções de tempo, partilha de conhecimento e novas formas de relação social.

“Num ambiente onde a mudança tecnológica é a regra, é necessário buscar algo sólido onde ancorar os conhecimentos do profissional do futuro e, ao mesmo tempo, desenvolver-lhe uma enorme capacidade de compreender e adaptar-se às novas situações. Tudo isso aponta para uma formação básica humanística, científica e tecnológica muito sólida.”

Leia o texto “O profissional do futuro”, de João Antônio Zuffo, no sítio ProjetoE.
Voltar ao Topo

Leandro de Paula



Registrado em: Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969
Mensagens: 5

MensagemEnviada: Ter Mai 23, 2006 5:18 am    Assunto: Hernani Dimantas e a descrença na academia Responder com Citação

"Não acredito mais em escolas. É lógico que não faço referência às escolas para o aprendizado. Estou desacreditado dos intelectuais, das escolas de pensamento filosófico. A academia já não tem o monopólio do saber. Está perdida na virtualidade da rede. Não encontrou seu espaço. Tenta inutilmente dar vida longa aos métodos ultrapassados de pesquisa.

Sartre disse que somos nós que escolhemos nossos conselheiros. E na internet estes conselhos estão descentralizados. Podemos estar falando com qualquer pessoa. O conhecimento está espalhado pelos bytes na rede. Convive com a virtualidade. Na inteligência coletiva, na noosfera, no neuromagma. Sinceramente, não faz diferença toda essa nomenclatura pedante. O conhecimento apenas flutua digitalmente, num fluxo de inteligências. A web é um ambiente que transcende as expectativas. Estamos, de repente, onde nunca estivemos. Com possibilidades inimagináveis.

Isto remete à metafísica. Metafísica digital. Estabelecemos, assim, um contraste entre a tradicional metafísica que entende as coisas dentro de limites e uma metafísica hyperlinkada que enxerga as coisas em termos da linkania. Nada novo, uma vez que esses containers já estão se ruindo faz décadas. A internet apenas acelera a reação química entre as pessoas.

A crítica desta descontainerização é incontestável. Hagel criticou faz mais de 200 anos, Martin Buber construiu sua teoria destruindo o indivíduo e substituindo pela relação. Adam Smith estabelece que todo julgamento moral vem da nossa habilidade de ter empatia com os outros. Essa sociabilidade, a importância da conversação é um instinto humano básico.

Se o conhecimento não está sufocado entre as quatro paredes da academia, ele está liberado para uso comum. Todo mundo tem, agora, possibilidade de ter idéias, de opinar, de exercer a linkania. Ou será que apenas os intelectuais podem monologar sobre coisas interessantes? Wake up and turn I loose. For the rain is falling

Essa é a novidade. A nossa cultura trans-cultural (sic) está sendo alavancada com idéias de amadores, e a maioria só sabe que em filosofia podemos rimar amor com dor. Essas idéias, boas ou más, toscas, pouco trabalhadas ou muitas vezes fantásticas estão aparecendo sem pedir autorização. E nos fazem parar, prestar atenção e perceber a transformação."

Texto de Hernani Dimantas disponível no sítio Marketing Hacker.
Voltar ao Topo

Mostrar os tópicos anteriores:   
Este Fórum está Bloqueado. Você não pode enviar, responder ou editar mensagens   Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder    Página Principal -> Conexões Tecnológicas - Fórum online Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.


Powered by phpBB © 2001, 2004 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB