Pesquisar
Quem está on line

Entrar
Usuário:
Senha:
Permanecer Logado automaticamente em cada visita
 






Lucas Bambozzi (Centro Universitário Senac)

 
Este Fórum está Bloqueado. Você não pode enviar, responder ou editar mensagens   Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder    Página Principal -> Conexões Tecnológicas - Pré-fórum online dos alunos do Senac
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor 
 Mensagem
Juliana Monachesi



Registrado em: Domingo, 5 de Dezembro de 2004
Mensagens: 33
Localização: são paulo
MensagemEnviada: Sex Abr 28, 2006 3:05 pm    Assunto: Lucas Bambozzi (Centro Universitário Senac) Responder com Citação

O artista e professor no Senac fala sobre "Arte e net_ativismo" no Fórum Conexões Tecnológicas. O ativismo na net, assim como o ativismo em geral, muitas vezes tangencia a arte, e, do mesmo modo, as práticas artísticas tangenciam o ativismo. Na minha opinião, o exemplo brasileiro mais contundente de art_net_ativismo é o próprio Canal Contemporâneo; trata-se de uma comunidade digital de arte contemporânea brasileira que faz circular informação e reflexão sobre arte; que tem atuação política também na esfera pública mais concreta, digamos (vide o abaixo-assinado contra a censura de uma obra de Márcia X pelo CCBB no Rio); e que integra, na qualidade de coletivo artístico, várias exposições e festivais. Estas "fronteiras" entre arte, ativismo e internet são e tornam-se cada vez mais líquidas, quase impossíveis de delimitar. Mas seria, por acaso, útil pensar ainda em fronteiras no campo do conhecimento e das artes? O que acham?
Voltar ao Topo
Visitar a homepage do Usuário
Patricia Canetti



Registrado em: Terça-Feira, 9 de Novembro de 2004
Mensagens: 29

MensagemEnviada: Ter Mai 09, 2006 6:11 pm    Assunto: resumo e bio Responder com Citação

Interfaces Críticas

LUCAS BAMBOZZI

Diante de novos sistemas de mediação envolvendo tecnologias com penetração em vários ambientes e camadas sociais, torna-se pertinente falar de práticas artísticas e culturais abrangentes, que se deixem afetar pelo contexto em sua diversidade de nuances. Este texto observa a criação de mecanismos por parte de determinados projetos que produzem conexões entre artista, público e a suposta responsabilidade de criação de espaços compartilháveis (vida pública), através do que pode ser chamado de interfaces sociais baseadas na realidade (reality-based-interfaces). Na medida em que tornam a mediação transparente, minimamente permeável, alguns trabalhos que emergem no cenário das novas mídias nos sugerem um sentido expandido para a idéia de ‘interfaces’, como sistemas viabilizadores de comunicação, experiências de potencialização do pensamento crítico e do uso de dispositivos de forma a sugerir enfrentamentos diante de novas formas de alienação que surgem embebidas nessas tecnologias. Seriam essas as faces e desafios de um ativismo atualizado às redes móveis, baseadas em sistemas locativos e imersos na trama da cidade?

Biografia

Desde o final dos anos 80 desenvolve estudos e trabalhos artísticos em torno da expressividade da linguagem audiovisual com ênfase nos meios eletrônicos e suas confluências. Foi artista residente no Centro CAiiA-STAR (atualmente Planetary Collegium, no Reino Unido), onde atualmente finaliza seu MPhil (Master of Philosophy). Foi o resposável pela implantação do setor de Internet e desenvolvimento de projetos de novas mídias para a Casa das Rosas, tendo sido o curador de exposições como Arte-Suporte-Computador (1998) e Imanência (1999). Tem escrito inúmeros artigos e críticas sobre arte eletrônica e digital em publicações e catálogos no Brasil e no exterior. Entre 2004 e 2005 participou ativamente como curador e coordenador nos eventos SonarSound (2004) Digitofagia (2004) e Nokiatrends (2005). EM 2006 oi convidado para fazer a curadoria geral da programação multimedia do Motomix Art & Music Festival.

Como artista trabalha em várias mídias e suportes tendo construído um corpo consistente de obras em video, filme, instalação, trabalhos site-specific, videos musicais, projetos interativos, Internet e CD-Rom. Seus trabalhos vem sendo frequentemente premiados e exibidos em festivais e mostras em mais de 30 países.

Em 2005 foi homenageado no XXe Videoformes em Clermont-Ferrand (França) com uma retrospectiva completa de seus trabalhos em vídeo, participou do festival ToShare em Turim (Itália) com uma instalação interativa, apresentou a obra O Pêndulo de Foucault no CCCB (São Paulo) e realizou uma exposição individual em Londres na galeria HTTP (House of Technologically Termed Praxis - htttp://htttp.uk.net) com a instalação SPIO, um sistema robotizado de auto-vigilância, utiliza processos generativos e processamento de imagens em tempo real, independentemente da ação do artista. Neste mesmo ano participou ainda de outras importantes exposições como Cyphorg Citizens and Unwitting Avatars no New Langton Arts, em Berkeley (EUA) e Bel Horizon, como parte da Bienale d’Art Contemporain de Lyon (França) e da Bienale de l’Image en Mouvement de Genebra (Suíssa).

Atua junto a diversos coletivos de intervenção em mídias e performances de live-vídeo com os grupos FAQ/feitoamãos e grupo C.O.B.A.I.A., tendo participado de projetos como o Z.A. Zona de Ação (SESC-SP), CUBO (CCBB-SP) e Território São Paulo (IX Bienal de Havana). É professor no curso de pós-graduação em Criação de Imagens e Sons em Meios Eletrônicos do Senac.
Voltar ao Topo

Mostrar os tópicos anteriores:   
Este Fórum está Bloqueado. Você não pode enviar, responder ou editar mensagens   Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder    Página Principal -> Conexões Tecnológicas - Pré-fórum online dos alunos do Senac Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.


Powered by phpBB © 2001, 2004 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB