Pesquisar
Quem está on line

Entrar
Usuário:
Senha:
Permanecer Logado automaticamente em cada visita
 






Coincidências na Fiat Mostra Brasil

 
Novo Tópico   Responder Mensagem    Página Principal -> Para que servem os salões?
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor 
 Mensagem
aleteia_ribelle



Registrado em: Sexta-Feira, 3 de Novembro de 2006
Mensagens: 1
Localização: Rio de Janeiro
MensagemEnviada: Ter Nov 07, 2006 9:26 pm    Assunto: Coincidências na Fiat Mostra Brasil Responder com Citação

Como observadora do sistema de Arte brasileiro, não pude deixar de observar incríveis coincidências no processo de seleção das propostas premiadas no Fiat Mostra Brasil. Gostaria de partilhar com todos, algumas destas coincidências.
Quero deixar claro que não estou questionando os trabalhos, nem os méritos dos selecionados, mas no meio de quase 3000 propostas enviadas, as escolhidas, ou pelo menos boa parte delas, já eram conhecidas dos curadores.
Uma mostra que “pretende delinear um panorama das artes visuais produzidas hoje no país e suprir uma carência de iniciativas e eventos que estimulem a produção, a formação de público e a democratização do acesso às artes”, não se deve deixar levar por interesses particulares de quem quer que seja.
Nos critérios de escolha definidos pelos curadores, eles deixam claro que sua principal motivação era “apontar vetores da arte contemporânea brasileira em detrimento de tendências”. Além disto afirmam ter optado por “assumir o risco de apostar também naquilo que está à margem do circuito da arte contemporânea (incluindo-se aí galerias, museus, festivais tradicionais e inserção midiática)”. Mas o que vemos parece-me o contrário, como vocês poderão verificar abaixo. O que vejo são escolhas levadas por afinidades. Se observarmos bem, grande parte dos escolhidos são oriundos dos estados em que os curadores atuam. Acho notável que não haja sequer um artista carioca, sendo o Rio de Janeiro um grande centro cultural do país, que gerou muitos movimentos da vanguarda artística brasileira e influenciou a produção artística de outras partes do Brasil. Claro que o Rio de Janeiro não é o único estado brasileiro que não tem representantes dentre os selecionados.
Quando os curadores colocam no seu texto de justificativa que “trata-se, de investir no arrojo, nos conceitos e no debate”, fica a dúvida, pelo menos para mim, em que arrojo, conceitos e debates eles querem investir.
Creio que seja necessário prestarmos mais atenção aos processos seletivos de prêmios, salões e mostras que pretendem ser os porta-vozes de nossa cultura, mas que ficam muito aquém de suas propostas, e ainda nos dão falsas impressões acerca do panorama artístico de nosso país.

Curadores:

Stéphane Denis Albert René Philippe Huchet

- Orientador de mestrado da Fabiola Tasca. O PROCESSO DA ARTE COMO FICÇÃO. 2002. 0 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais).
- Participação em banca de Rodrigo Borges Coelho. ENTRE TEM AR. O espectador dentro e fora do quadro. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais da Escola de Belas Artes) - UFMG.


Marcos César de Senna Hill

-Orientador da Leonora Weissmann. Monografia final do PAD - EBA. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Graduação da Escola de Belas Artes/UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.
-Orientador do Rodrigo Freitas. Monografia final do PAD-EBA/UFMG. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Graduação da Escola de Belas Artes/UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.
-Escreveu um texto crítico para Ricardo Cristofaro (http://www.artes.ufjf.br/cristofaro/textos.htm)

Maria Ivone dos Santos

- Orientadora de graduação e de mestrado da Mariane Rotter. Título: MEU PONTO DE VISTA: INDUTOR DE PERCEPÇÃO COTIDIANA (mestrado). MEU PONTO DE VISTA (graduação). UFRGS.
- Publicou junto com a Mariana Silva da Silva (A fotografia nos processos artísticos contemporâneos. Porto Alegre: UFRGS / Prefeitura de Porto Alegre, 2004, v. , p. -.), Raquel Stolf (Ciranda. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2006, v. , p. 243-258.) e Fabiana Wielewick (Ciranda. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2006, v. , p. 243-258.).
- No site (www.ufrgs.br/arte/escultura) podemos ver outros trabalhos desenvolvidos pelas artistas junto com a curadora. Neste mesmo site podemos ver o trabalho do Andrei Thomas, que participou de alguns projetos do ‘Formas de Pensar a Escultura’, e um texto do grupo GIA (www6.ufrgs.br/escultura/fsm2005/textos/gia.htm).
- Foi curadora da exposição Um Território da Fotografia, onde expuseram Kátia Prates, Mariane
Rotter, Andrei Thomaz, Fabiana Wielewicki, Mariana Silva da Silva e Raquel Stolf.
- Luiz Roque faz parte do grupo Projeto Vermelho. Este projeto nasceu de uma conversa sobre a cor vermelha na arte, ocorrida entre um grupo de alunos da graduação do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS e a coordenadora da galeria e professora da área da escultura, Maria Ivone dos Santos.(http://www.ufrgs.br/galeria/ANO2006_1.html).

Giselle Beiguelman

- Orientadora da Vera Bighetti no Mestrado em Comunicação e Semiótica Mídias Digitais.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: O Jogo como texto cultural da sociedade de informação, Ano de Obtenção: 2003.
- Participou junto com o Marcus Vinicius Fainer Bastos do trabalho Paisagem0. 2002 (website), e do debate Quem sabe faz ao vivo? (2004)

Eduardo de Jesus

- Publicou com o Marcus Vinicius Fainer Bastos (A cultura da reciclagem. In: André Brasil; Carlos Henrique Falci; Eduardo de Jesus; Geane Alzamorra. (Org.). Cultura em Fluxo. Novas Mediações em Rede. Belo Horizonte: PUC, 2004, v. , p. 282-294.)

Járed Domício

Foi um dos premiados do Rumos Itau Cultural junatmente com Fabiana Wielewicki (SC) e Marta Neves (MG),

Todas as informações acima foram obtidas através de pesquisa na internet. Começando pelos currículos dos curadores na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br/index.htm)
Voltar ao Topo

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Página Principal -> Para que servem os salões? Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.


Powered by phpBB © 2001, 2004 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB