Pesquisar
Quem está on line

Entrar
Usuário:
Senha:
Permanecer Logado automaticamente em cada visita
 






Currículos resumidos dos três curadores

 
Este Fórum está Bloqueado. Você não pode enviar, responder ou editar mensagens   Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder    Página Principal -> Bienal de São Paulo
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor 
 Mensagem
Canal Contemporâneo



Registrado em: Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969
Mensagens: 3

MensagemEnviada: Sex Mai 06, 2005 10:10 pm    Assunto: Currículos resumidos dos três curadores Responder com Citação

Pedimos aos curadores que nos enviassem os seus currículos para podermos conhecer melhor suas trajetórias profissionais e assim votarmos com mais propriedade.

Vejam a seguir os currículos resumidos de Ana Maria Belluzzo, Lisette Lagnado e Paulo Venancio Filho.

Editado pela última vez por Canal Contemporâneo em Sex Mai 06, 2005 10:16 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo

Canal Contemporâneo



Registrado em: Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969
Mensagens: 3

MensagemEnviada: Sex Mai 06, 2005 10:14 pm    Assunto: currículo resumido de Ana Maria Belluzzo Responder com Citação

Ana Maria de Moraes Belluzzo

Professora Titular de História da Arte da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1978-1998). Colabora atualmente no Curso de Pós-Graduação.

Atua como pesquisadora, crítica e curadora independente. Membro do Comitê de Pesquisa do Instituto de Arte das Américas do Museu de Fine Arts, Houston, coordenadora do projeto Recovering Critical Sources no Brasil, junto à Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo.

Curadorias

Museu de Porto Seguro, Museu Aberto do Descobrimento, IPHAN, Porto Seguro, Bahia, 2002-2004
Cor. Não Cor. Retrospectiva de Hercules Barsotti, Museu de Arte Moderna, São Paulo, 2004
Antropofagia e Histórias de Canibalismo (núcleo histórico), Fundação Bienal de São Paulo, XXIV Bienal, São Paulo, 1998
Tradição e Ruptura, síntese da cultura brasileira (núcleo modernidade), na Fundação Bienal de São Paulo, 1987
Waldemar Cordeiro - uma aventura da razão - retrospectiva, MAC USP, 1986.

Mostras históricas

Thomas Ender no Brasil, no Museu de Arte de São Paulo e no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, 1997
Brazil Through European Eyes, Christie's, Londres, 1996
Brasil dos viajantes, MASP, São Paulo; Centro Cultural de Belém, Lisboa (1994-5)

Publicações

Carmela Gross, São Paulo, Cosac&Naify, 2000.
O Brasil dos Viajantes, SP e RJ, Objetiva, (1a ed) 1995; (3a ed) 2000
Voltolino e as raízes do Modernismo, SP,Marco Zero, 1992
Editora da coletânea Modernidade e as Vanguardas Artísticas na América Latina, SP, Imprensa do Estado, 1990.

Ensaios

Gravuras de Antonio Hernrique Amaral, 2004, a obra da artista Amélia Toledo, 1999, e sobre o Grupo Ruptura e Arte Concreta, 1998, entre outros.

Consultoria

Programa Petrobrás de Artes Visuais, Rio de Janeiro, 2000–2002; banco de dados sobre arte brasileira, Instituto Cultural Itaú, 1990-1991; Memorial da América Latina, 1990. Planejamento e direção: Plano Cultural da Cidade de São Paulo, como assessora da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura do Município de São Paulo, 1983; Direção da Divisão de Pesquisa do Centro de Documentação e Informação Artística (IDART) da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura do Município de São Paulo, 1980. Diretora da Axon Produções S.C. Ltda, desde 1989.

Membro dos Conselhos

Pinacoteca do Estado (2004-2005); Fundação Padre Anchieta, TV Cultura (1996-2002); Museu de Arte Contemporânea da USP (1998-2002). Membro do Comitê Brasileiro de História da Arte, secção nacional do CIHA e da Associação Brasileira de Críticos de Arte, secção nacional da AICA.
Voltar ao Topo

Canal Contemporâneo



Registrado em: Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969
Mensagens: 3

MensagemEnviada: Sex Mai 06, 2005 10:19 pm    Assunto: currículo resumido de Lisette Lagnado Responder com Citação

Lisette Lagnado

Lisette Lagnado (1961, Kinshasa / Congo, naturalizada brasileira) é Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC/SP) e Doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), com tese sobre Hélio Oiticica e seu "Programa ambiental".

Iniciou sua carreira em 1981 como editora da revista Arte em São Paulo, trabalhando depois para a revista Galeria e sendo repórter de artes plásticas na Folha de S. Paulo (1990-91). Sua primeira exposição "A presença do Readymade" (Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo ­ MAC/USP) foi premiada pela APCA (Melhor Exposição do Ano, 1993). Em 1993, fundou, com a ajuda de amigos e familiares do artista, o Projeto Leonilson, responsável pela catalogação de sua obra, que resultou numa retrospectiva itinerante e no livro Leonilson. São tantas as verdades (DBA, 2ª edição). Em 1994, publicou o livro Conversações com Iberê Camargo (esgotado) e foi curadora da Sala Especial em sua homenagem na II Bienal do Mercosul (1999), destaque entre suas várias curadorias.

Em 1996, fez parte do Comitê Curatorial do evento "Antarctica Artes com a Folha", com o objetivo de mapear o Brasil e trazer novos talentos. Desse trabalho, nomes como os de Rivane Neuenschwander, Marepe, Cabelo, Damasceno e Mauro Restiffe, entre outros 50, passaram a marcar a geração 2000. Durante três anos, foi Coordenadora do website "Programa Hélio Oiticica", que sistematizou cerca de 80% da produção teórica do artista (www.itaucultural.org.br), permitindo que pesquisadores do mundo inteiro pudessem ter acesso a um material inédito.

Publica regularmente em catálogos monográficos de jovens artistas em revistas especializadas (Art Press, Art Nexus, Lapiz, Poliester, Third Text, Trans, Parachute etc.), além de ministrar palestras e participar de bancas acadêmicas ou juris de seleção. Em 2001, foi convidada para co-editar a revista eletrônica Trópico, do UOL, que organiza todo mês um debate multidisciplinar na Pinacoteca. Em 2003, realizou um Seminário com jovens artistas na Galeria Vermelho a respeito dos novos modos de participação na arte, que resultou na exposição "Modos de Usar" (Melhor Exposição do Ano pelo Guia Mapa das Artes). Foi responsável pela seleção das galerias brasileiras para a ARCO, na seção Up & Coming (2004).

Este ano, atua como Curadora-coordenadora na equipe do Programa Rumos Artes Visuais, Itaú Cultural, viajando pelo Brasil para mapear artistas emergentes. Está com uma exposição de cunho histórico em cartaz na cidade intitulada "Através" (Galeria Bergamin). Em junho, inaugura a exposição "Fim de Romance" no Musée des Beaux-Arts de Nantes (França), com itinerância para a Pinacoteca de São Paulo e o MAMAM de Recife.
Voltar ao Topo

Canal Contemporâneo



Registrado em: Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969
Mensagens: 3

MensagemEnviada: Sex Mai 06, 2005 10:22 pm    Assunto: currículo resumido de Paulo Venancio Filho Responder com Citação

Paulo Venancio Filho

Paulo Venancio Filho é curador, crítico de arte, professor adjunto de História da Arte na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisador do CNPq . Mestre e Doutor pela Escola de Comunicação da UFRJ. É autor dos livros “Waltércio Caldas: Manual da Ciência Popular” (Funarte, 1982), “Marcel Duchamp: A Beleza da Indiferença” (Brasiliense, 1986), “Milton Dacosta: A construção da pintura” (Cosac&Naify, 1999), “Primos entre si: Temas em Proust e Machado de Assis” (Nova Fronteira, 2000) e “Iberê Camargo” ( Banco Pactual, 2001) . Publicou artigos em revistas, jornais e textos de catálogos sobre vários artistas modernos e contemporâneos brasileiros entre eles Antonio Manuel, Oswaldo Goeldi, Cildo Meireles, Lygia Pape, Waltércio Caldas, Mira Schendel, Franz Weissmann, Iole de Freitas, Carlos Zílio, Anna Maria Maiolino, Nuno Ramos, Raul Mourão e Fernanda Gomes.

Escreveu para os seguintes catálogos publicados no exterior; Tunga/Cildo Meireles (Kanaal Foundation, Bélgica), Transcontinental/Nine Latin American Artists (Londres e Nova Iorque), Cartographies ( National Gallery of Canada), AMERICA:bride of the sun (The Royal Museum of Fine Arts, Antuérpia),Sguardi Planetari/ La generazione delle Immagini II (Comune di Milano), Inside the Visible: an elliptical traverse of 20th century art (The Institute of Contemporary Art, Boston), around us, inside us (Boras Konstmusen, Suécia), ZEITWENDEN (Kunstmuseum, Bonn/Museum moderner Kunst Stiftung Ludwig, 20er Haus k/haus – Künstlerhaus Wien), Das Lied von der Erde (Museum Fridericianum Kassel), Eztetyka del Sueño (Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Madrid), Century City: Art and Culture in the Modern Metropolis (Tate Modern, Londres), Experiment/Experiência, Art in Brazil 1958-2000 (Museum of Modern Art, Oxford)

Curador das seguintes exposicões: O corpo da escultura: a obra de Iole de Freitas 1972-1997 (Museu de Arte Moderna de São Paulo/Paço Imperial-Rio de Janeiro, 1997/1998), Carlos Zilio (Centro de Arte Hélio Oiticica, 2000), Weissmann (Casa França-Brasil, 2001), Rio de Janeiro 1950-1964 - Century City: Art and Culture in the Modern Metropolis (Tate Modern, Londres, 2001), Iberê Camargo: Diante da Pintura (Pinacoteca do Estado de São Paulo/Paço Imperial- Rio de Janeiro, 2003, Rachel Whiteread (Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro, 2003/Museu de Arte Moderna, São Paulo, 2004) e Soto: A construção da imaterialidade (Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, 2005/Instituto Tomie Othake, São Paulo, 2005)
Voltar ao Topo

Mostrar os tópicos anteriores:   
Este Fórum está Bloqueado. Você não pode enviar, responder ou editar mensagens   Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder    Página Principal -> Bienal de São Paulo Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.


Powered by phpBB © 2001, 2004 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB