Pesquisar
Quem está on line

Entrar
Usuário:
Senha:
Permanecer Logado automaticamente em cada visita
 






Relatos Rumos 19 – Diário de bordo: Salvador

 
Novo Tópico   Responder Mensagem    Página Principal -> Rumos Artes Visuais
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor 
 Mensagem
Guy A



Registrado em: Terça-Feira, 15 de Fevereiro de 2005
Mensagens: 22

MensagemEnviada: Qua Jun 25, 2008 11:02 pm    Assunto: Relatos Rumos 19 – Diário de bordo: Salvador Responder com Citação

Dia 19 – Salvador [20/05]

E por fim chegamos à última escala de nossa jornada, Salvador. Ufa. Foram quase dois meses de experiências intensas, várias delas memoráveis, conhecendo locais e pessoas interessantíssimos país afora. Se por um lado vem um certo alívio, por podermos retomar nossas rotinas de vida, paira também alguma melancolia; afinal, criou-se amizades e toda uma teia de afetividades dentre a equipe, e que certamente haverão de estender-se para além da sociabilidade contingencial do Rumos. Depois de compartilhar por semanas a fio traslados, esperas em aeroportos, vôos, refeições, programas turístico-culturais diversos – além das mesas de debate - como fizemos, só poderia mesmo dar em duas coisas: ou nasciam amizades ou se criavam desafetos rapidamente. Felizmente parece ter sido a primeira opção a se impor, e com o astral dessa "trupe" de fato seria difícil ser diferente. Desde o início chamava atenção a até certo ponto inusitada empatia que nasceu quase instantaneamente entre a equipe, com vários indivíduos que não se conheciam pessoalmente tratando-se como velhos amigos. Pode parecer um aspecto relativamente tolo para ser assim ressaltado, ou excessivamente "sentimental", mas a meu ver esse por assim dizer fator humano seria um determinante para o bom andamento das coisas, especialmente pela dinâmica de convivência mais ou menos forçada a que seríamos [e fomos] todos submetidos.

Salvador veio a coroar de maneira perfeita esse final das viagens. Não apenas pelos óbvios predicados naturais e culturais locais, como pela hospedagem excepcionalmente confortável e o tradicional astral que a cidade emana. Como minha estada era curta, não me dispus a arriscar incursões pela cidade, preferindo me ater a programas mais "intimistas" – praia do hotel e leituras.

Do evento etc.

Nossa mesa final de palestras teve lugar no Museu de Arte Moderna da Bahia. A Capela do Solar [do Unhão], recém-reformada, abriga uma interessante ocupação temporária do GIA - grupo de destacada atuação no cenário local - que toma todo seu espaço.

Não sei se por ser a última escala de uma longa série eventos, o público é surpreendentemente baixo, com não mais que uma dúzia de pessoas presentes na simpática e despojada sala de eventos. Até por se tratar de Salvador, cidade com forte movimentação artística, esperávamos uma audiência maior.

Marilia Panitz e Christine Mello são as palestrantes da noite, e as apresentações transcorrem de modo leve e descontraído. Ambas expõem suas idéias nos moldes já aqui extensamente comentados, sem grandes alterações. De resto, não há muito o que destacar. A pequena platéia, simpática e atenciosa, guarda uma postura um tanto tímida, e sua participação vai pouco além de alguns breves comentários e dúvidas mais "técnicas". Encerramos de modo discreto; é então que algumas pessoas procuram as palestrantes para contatos ou um papo informal, no tradicional e agradável "assédio pós-evento".

Seguimos, acompanhados de alguns artistas e conhecidos nativos da boa terra, para uma esticada com boa conversa na boêmia do Centro Histórico; a noite estava só começando. E era justo, afinal: a caravana chegava ao fim, e aquele misto de alegria e tristeza pedia uma comemoração.
Voltar ao Topo

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Página Principal -> Rumos Artes Visuais Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.


Powered by phpBB © 2001, 2004 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB