Pesquisar
Quem está on line

Entrar
Usuário:
Senha:
Permanecer Logado automaticamente em cada visita
 






"informacão e lixo hoje são coisas muito próximas"

 
Este Fórum está Bloqueado. Você não pode enviar, responder ou editar mensagens   Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder    Página Principal -> Conexões Tecnológicas - Fórum online
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor 
 Mensagem
Juliana Monachesi



Registrado em: Domingo, 5 de Dezembro de 2004
Mensagens: 33
Localização: são paulo
MensagemEnviada: Qui Mai 18, 2006 6:37 pm    Assunto: "informacão e lixo hoje são coisas muito próximas" Responder com Citação

Lucas Bambozzi responde ao questionário do Canal Contemporâneo sobre revolução digital. Deixe seus comentários e contra-respostas.

1. em poucas palavras, o que o advento da internet modificou na sua vida pessoal e profissional?

Modificou drasticamente. Tanto para lados positivos quanto negativos. Não conseguiria viver de meu trabalho sem o acesso às redes. O negativo é que trabalho muito mais, sem ver necessariamente algo se concretizando, me esvaindo pelos buracos da rede. E mais recentemente observo a grande diferença entre ter acesso [em ações voluntárias] e estar conectado em tempo integral [onde há uma pressão para que se responda de forma não-voluntária a demandas externas].

2. em que termos a "democracia digital" pode ser considerada uma realidade, na sua opinião?

Há uma falsa idéia de acesso a meios digitais de informação. Por mais que tenham se expandido, ainda há massas totalmente alheias a esse contexto.

3. como a arte foi afetada pela "revolução digital"?

Acho que a arte que me interessa é afetada sempre pelo contexto à nossa volta. Prefiro ver essa chamada revolução digital como uma série de impactos que se produzem localmente, em contextos distintos, produzindo questões e embates igualmente distintos. Quando um artista acerta sua mira para pontos de conflito [entre o contexto tecnológico-digital e a subjetividade, por exemplo], direcionando nossa atenção para a produção simbólica ligada a determinadas urgências, isso geralmente produz interesse e nos afeta.

4. a informação ganhou outro significado no contexto da cultura digital?

Acho que sim. Passou a ser mais descartável, menos acreditada [não que antes fosse mais fidedigna]. O fluxo de notícias via RSS ou os blogs vem produzindo um outro tipo de leitor. Por outro lado, informacão e lixo hoje são duas coisas muito próximas. Tanto os filtros subjetivos [nós mesmos] como os spam-blockers têm dificuldade em distinguir uma coisa da outra.

5. quais os três sites que você não passa um dia sem visitar?

Não diria que acesso diariamente, pois depende das urgências ou procuras de cada dia. A maior parte das informações que me interessam chega várias vezes ao dia por e-mail e não via browser, como as listas Nettime, Crumb New Media Curating, Coro, Rhizome, Digitofagia, Vjbr, Canal Contemporâneo, e-flux etc.

Diria que, além desses, freqüento muito:
- http://www.we-make-money-not-art.com [blog de uma garota belga que compila informações sobre arte e tecnologia]
- http://www.google.com [difícil de assumir algo tão óbvio]
- o raio de algum site de Internet Banking!
Voltar ao Topo
Visitar a homepage do Usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Este Fórum está Bloqueado. Você não pode enviar, responder ou editar mensagens   Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder    Página Principal -> Conexões Tecnológicas - Fórum online Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.


Powered by phpBB © 2001, 2004 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB