Pesquisar
Quem está on line

Entrar
Usuário:
Senha:
Permanecer Logado automaticamente em cada visita
 






Bienal abre concurso para eleger curador

 
Este Fórum está Bloqueado. Você não pode enviar, responder ou editar mensagens   Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder    Página Principal -> Bienal de São Paulo
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor 
 Mensagem
Canal Contemporâneo



Registrado em: Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969
Mensagens: 3

MensagemEnviada: Qua Abr 20, 2005 1:26 pm    Assunto: Bienal abre concurso para eleger curador Responder com Citação

Matéria de Fábio Cypriano publicada originalmete na Folha de S. Paulo em 7 de abril de 2005.

Conselho da fundação elege quatro brasileiros para apresentar projetos e competir à vaga da 27ª edição do evento

Após a democratização das catracas, a democratização na escolha do curador. A próxima edição da Bienal de São Paulo trará outro fato inédito, após ter franqueada sua entrada na última edição, também visando maior participação da sociedade: um conselho de especialistas irá escolher um entre quatro projetos da Bienal, que serão preparados por quatro curadores convidados por uma comissão da Fundação Bienal.

Na semana passada, Anna Maria de Moraes Belluzzo, Lisette Lagnado, Lorenzo Mammì e Paulo Venâncio receberam uma carta da fundação convidando-os a elaborar um projeto detalhado para a 27ª Bienal de São Paulo, a ser realizada no próximo ano, com tema e equipe de trabalho, entre outros itens. Até amanhã os quatro devem responder se aceitam ou não participar do processo.

Os que aceitarem terão até o dia 8 de maio para entregar o projeto, que será julgado por uma comissão de seis especialistas, três brasileiros e três estrangeiros. Entre os brasileiros, são cotados para a função Aracy Amaral, Paulo Herkenhoff e Rodrigo Naves, enquanto os estrangeiros ainda não estão definidos. A competição entre projetos é procedimento já comum para a Documenta de Kassel, na Alemanha, considerada a mais importante exposição de arte contemporânea do mundo.

O procedimento inovador, ao menos em relação à Bienal brasileira, foi elaborado por um grupo de quatro conselheiras da Bienal, reunidas no que se passou a chamar Conselho Curatorial: Elizabeth Machado, Evelyn Berg Ioschpe, Eleonora Mendes Caldeira e Maria Ignez Corrêa da Costa Barbosa.

Com isso, Manoel Francisco Pires da Costa, reeleito presidente da fundação no início deste ano, abre mão da prerrogativa de escolher o curador do evento mais importante de artes plásticas do país. Foi ele, entretanto, quem indicou as participantes da comissão.

"Quis ouvir mais gente, achei que seria mais interessante envolver mais pessoas na escolha. Confesso que nem sei as conseqüências disso tudo, mas elas [as integrantes da comissão] estão voando livre", disse, anteontem, Pires da Costa à Folha.

A comissão teve liberdade para montar o processo como considerou mais adequado, e o presidente não sabia quem eram os curadores indicados: "Assinei as cartas sem ver os nomes, não quero influir no processo, vou acatar o nome escolhido", contou.

Qualidade

A 26ª Bienal, encerrada no ano passado com o público recorde de 917 mil pessoas, alcançou grande publicidade por ter sido gratuita, mas sua qualidade, a cargo do curador alemão Alfons Hug, que não teve curadores-adjuntos, foi criticada de maneira praticamente unânime. Por isso, Pires da Costa quer que o próximo curador trabalhe em equipe: "Uma cabeça só é pouco. Não quero fazer crítica ao passado, mas é preciso abrir. Um trio seria ótimo".

Na carta enviada aos curadores, foi ressaltado que o convite se dirigia apenas a curadores brasileiros, e não estrangeiros. Desde o início da Bienal passada comentava-se o interesse de Catherine David em suceder Hug. "Achamos que é hora de termos novamente um brasileiro à frente da Bienal, isso foi um consenso dentro do conselho da fundação", afirmou Pires da Costa.

Curiosamente, dois dos escolhidos nasceram em outro país: Lagnado no Congo e Mammì na Itália, mas ambos desenvolveram carreira no Brasil.
Pires da Costa espera que no máximo até a Bienal de Veneza, que tem início no dia 12 de junho, o curador já esteja definido. "Esse é o prazo final, mas acredito que até o fim de maio já possamos anunciador o escolhido."

Processo mais democrático, significa que a entrada será novamente liberada? "Ah, isso já é uma conquista, e eu não abro mão. Ela vai ser gratuita, com certeza", diz ainda o presidente.
Voltar ao Topo

Marta Melo



Registrado em: Sexta-Feira, 6 de Mai de 2005
Mensagens: 2

MensagemEnviada: Sex Mai 06, 2005 9:34 am    Assunto: Bienal de São Paulo Responder com Citação

Voto em Lissete para a curadoria da próxima Bienal. Seu olhar abrangente sobre as diversas manifestações artísticas do Brasil, principalmente fora do eixo Sul-Sudeste, lhe permite exercer muito bem o papel de curadora de uma importante Bienal localizada em território externo ao europeu e que promove um olhar descentralizado sobre a arte.
Voltar ao Topo

Mostrar os tópicos anteriores:   
Este Fórum está Bloqueado. Você não pode enviar, responder ou editar mensagens   Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder    Página Principal -> Bienal de São Paulo Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.


Powered by phpBB © 2001, 2004 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB