Pesquisar
Quem está on line

Entrar
Usuário:
Senha:
Permanecer Logado automaticamente em cada visita
 






Você concorda com a reeleição de Edemar Cid Ferreira?

 
Este Fórum está Bloqueado. Você não pode enviar, responder ou editar mensagens   Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder    Página Principal -> Bienal de São Paulo
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  

Você concorda com a reeleição de Edemar Cid Ferreira para o Conselho da Bienal de São Paulo?
Sim
0%
 0%  [ 0 ]
Não
100%
 100%  [ 10 ]
Indiferente
0%
 0%  [ 0 ]
Total de Votos : 10

Autor 
 Mensagem
Canal Contemporâneo



Registrado em: Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969
Mensagens: 3

MensagemEnviada: Seg Jul 03, 2006 11:04 am    Assunto: Você concorda com a reeleição de Edemar Cid Ferreira? Responder com Citação

Sob fogo cruzado, Bienal de SP anuncia artistas

Matéria, originalmente publicada no Segundo Caderno do Jornal O Globo, no dia 30 de junho de 2006

Com a reeleição de Edemar Cid Ferreira como conselheiro, Cildo Meireles diz que repensará sua participação

Em meio a uma polêmica envolvendo o seu conselho - que, no último dia 20, reelegeu como conselheiro o banqueiro Edemar Cid Ferreira, preso acusado de crime financeiro que teria levado o Banco Santos à falência, o que causou protestos de outros conselheiros - a Bienal de Arte de São Paulo divulgou ontem a lista dos 119 artistas participantes da sua edição 2006. Entre eles, Cildo Meireles, que afirmou que a reeleição de Edemar, a quem chama de “bispo da Igreja Universal do Reino da Arte”, vai fazê-lo repensar sua participação no evento.

Alguns dos brasileiros participantes na Bienal 2006 (de 7 de outubro a 17 de dezembro, com o tema “Como viver junto”) são Marcos Bonisson, Paula Trope, Ivan Cardoso e Julio Bressane. Entre os nomes internacionais há Susan Turcot, Simon Evans, Gordon Matta-Clark, Felix Gonzalez-Torres, Francesco Jodice e Ateliê Bow-Wow.

Levando para a Bienal os trabalhos “Espaços virtuais: cantos” e “Sal sem carne”, Cildo Meireles diz que, desde os anos 90, é “considerado, com muito orgulho, persona non grata pelo grupo de Edemar”:

- São pessoas que, naquela época, queriam controlar a exposição e a circulação da arte moderna e contemporânea brasileira, fazendo com que qualquer mostra tivesse que passar pela Bienal. É um ato lamentável essa reeleição. Mostra que a quadrilha está ativa, e desmoraliza o evento. É a Igreja Universal do Reino da Arte, com seu bispo Edemar. Sei que a curadoria da Bienal não tem nada a ver com isso, mas vou ter de repensar minha participação no evento.

Marcos Bonisson, com a obra “Heliofonia” (com Super-8 inéditos de Hélio Oiticica), classifica o episódio como absurdo:

- Uma pessoa que está sendo investigada não pode cuidar das contas de uma instituição. Teria que haver um zelo maior. Mas esse é um assunto da organização deles. Não tenho nada a ver com isso, sou um artista.

Postura de neutralidade semelhante foi a escolhida por artistas conhecidos pelo tom crítico de suas obras. Tunga, por exemplo, disse que ficou chocado com a notícia, mas não quis comentar o assunto, afirmando não conhecê-lo o suficiente. Luiz Alphonsus também não quis falar sobre o caso. Profissionais da área de cultura, como Michel Etienne, presidente da Associação de Entidades de Cultura de São Paulo, e Ronaldo Bianchi, superintendente do Museu de Arte Moderna de São Paulo, também preferiram o silêncio.

Andrea Matarazzo, coordenador das subprefeituras de São Paulo e conselheiro da Fundação Bienal, disse que fará um protesto formal contra a reeleição. No que não parece ser seguido por colegas de conselho.

- Foi lamentável o que ocorreu no banco, mas não podemos emperrar a vida de uma pessoa por causa disso - diz Sábato Magaldi, do conselho.

- Cid Ferreira permanece eleito. Se houver condenação na Justiça, o conselho votará o que fazer - acrescenta Thomaz Farkas, outro conselheiro.

- O assunto está sub judice. Ele é inocente até que se prove o contrário - faz coro Fabio Magalhães, da Secretaria estadual de Cultura de São Paulo.

Paulo Herkenhoff, ex-diretor do Museu Nacional de Belas Artes e formado em direito, afirma que faltou “cautela ética”:

- A expectativa era de que ocorresse um afastamento por cautela. Isso se assemelha ao que acontece no Congresso, com investigados em CPIs ainda exercendo funções públicas.
Voltar ao Topo

Margot Crescenti



Registrado em: Terça-Feira, 11 de Julho de 2006
Mensagens: 1

MensagemEnviada: Ter Jul 11, 2006 9:39 am    Assunto: edemar... Responder com Citação

Todos sabem da "importancia" deste senhor.....
Está aqui uma boa hora de se livrar dele definitivamente....
Por favor.....de uma vez por todas....livrem-se destes coroneis......
Voltar ao Topo

Magno F Reis



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Julho de 2006
Mensagens: 1

MensagemEnviada: Qua Jul 12, 2006 1:44 pm    Assunto: Responder com Citação

Pessoas como Edmar - que utiliza o objeto arte como lavanderia de dinheiro de corruptos nao deve participar de conselho.

De San Cristobal de las Casas, Chiapas. Mèxico.

Magno Fernandes dos Reis.
Voltar ao Topo
Visitar a homepage do Usuário
Serguei Dias



Registrado em: Segunda-Feira, 25 de Abril de 2005
Mensagens: 1
Localização: são paulo
MensagemEnviada: Qua Jul 12, 2006 6:40 pm    Assunto: Responder com Citação

este é um caso em que responder sim equivale a responder não, pois a eleição deste "bandido" de terno e gravata exemplifica o comportamento de diversas intituições culturais brasileiras, em destaque a bienal e o o masp. o recado é muito claro em que elas estão interessadas. não são intituções que promovem a cultura, se fazem não é por objetivo mas por um brilho opaco do que um dia já foram. estas intituções estão cecadas de interesses escusos e perniciosos.
_________________
d e u s b
Voltar ao Topo

MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Este Fórum está Bloqueado. Você não pode enviar, responder ou editar mensagens   Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder    Página Principal -> Bienal de São Paulo Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.


Powered by phpBB © 2001, 2004 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB