Pesquisar
Quem está on line

Entrar
Usuário:
Senha:
Permanecer Logado automaticamente em cada visita
 






Contexto da produção artística no Brasil...

 
Este Fórum está Bloqueado. Você não pode enviar, responder ou editar mensagens   Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder    Página Principal -> Padrões aos Pedaços: o Pensamento Contemporâneo na Arte
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor 
 Mensagem
Marcos Andruchak



Registrado em: Quarta-Feira, 1 de Novembro de 2006
Mensagens: 2

MensagemEnviada: Qua Nov 01, 2006 8:09 am    Assunto: Contexto da produção artística no Brasil... Responder com Citação

Qual é a sua opinião a respeito?
Pense que como pensamento, a arte no Brasil é destituída de limites. No bom sentido, é claro. E isso é ótimo. Liberdade de expressão é alimento à criatividade e arte é cultura e parte da educação. O que acontece é que não há mecanismos realmente eficientes e capazes de resolver esse e outros problemas mais básicos. Tudo fica meio que parecendo descaso. Concomitante a isso, as manifestações de arte transformam o cotidiano em inspiração gerando uma energia realmente difícil de gerir. São produções talentosas surgindo todos os dias, inexistindo forma de premiar a todos com o valor realmente merecido. Não precisamos ir longe. Muitos eventos brasileiros de arte constituem-se de dois lados para nossos idealizadores/ curadores/ produtores. O do orgulho (merecido) pela realização e o amargor de ter que escolher aqueles entre centenas de magníficos trabalhos, estabelecendo critérios que certamente excluem muitos mestres. A subjetividade, definida por necessidade, não diminui contudo a qualidade da obra dos colegas artistas que deverão permanecer na platéia. Não devem portanto desistir, mas lutar para que surjam mais iniciativas para aos poucos podermos ser mais justos.

Quem nunca se deprimiu com isso? Comecei pensando que era, talvez, o matiz azul de minhas pinturas ou quem sabe as linhas de meu desenho. Percebi com o tempo que não havia nada de errado com minha pintura. O valor dado à arte no Brasil é sim, significativo. Independente do estilo do artista, o público costuma gostar. Isso paga todo o trabalho. Valho-me dos elogios às obras em cada mostra que visito ou participo. Vender já é uma outra história e aí reside então o contexto de mais um problema. É claro que isso não resume motivos para não falarmos de arte. Defendo apenas o dever de cada um de nós em ajudar na construção do país. Já a arte deve vir como pensamento coletivo artístico desde a infância, sem esquecer que seria ainda e também dever do estado, mas sobretudo incentivada por todos, a começar por exemplo, por professores de qualquer rede, já que detém parcela significativa na educação. Isso tudo construído a valores sólidos em toda a constituição de educação da pessoa (desde a infância, reitero).

Passando isso tudo, talvez uma revolução na arte ou quem sabe uma outra concepção na visão idealizadora de um novo movimento seria interessante. O fim propósito seria de atingir não apenas o entorno, mas grupos bem maiores. Ouve-se muito o uso do tal marketing de guerrilha em que as bases do tradicional são extrapoladas e vemos então novas formas de acepção da arte e de sua divulgação procurando tomar conta e ganhar espaço. Não seria uma saturação de artistas mas a liberdade de expressão cada dia mais incentivada a partir de conceitos absolutamente subjetivos. A arte é uma forma de expressão, claro. Mas a minha não deve ser mais ou menos valorizada sob o aspecto cultural que a de outro colega artista. Talvez minha escolha de cores venha alegrar mais uns que outros em determinado tempo, ou então as formas que escolho para compor meu estilo deva produzir efeitos diversos nos observadores, não sei. O que me refiro é no aspecto cultural. Percebemos que num país onde aspectos básicos de vida ainda são problemas, a arte consegue pairar como elemento vivo e crescente da cultura. Pode não ser valorizada economicamente como muitos gostariam, mas é inegável sua boa aceitação sempre que proposta. Estes pensamentos, não só não invalidam as "mais discussões" entre produtores, curadores, galeristas e artistas, como cria um claro incentivo à sua ampliação. A informalidade deve ser apenas mais um elemento de valorização e uma atitude que não deve ser posta de lado. Quero continuar participando e certamente não paro por aqui pois até onde eu puder alcançar vou incentivar sempre aqueles que puderem parar para me ouvir.
_________________
Andruchak é Artista plástico e professor de arte pelas Universidades UMC / UNIP e doutor pela ECA/USP – www.andruchak.com.br.
Voltar ao Topo
Visitar a homepage do Usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Este Fórum está Bloqueado. Você não pode enviar, responder ou editar mensagens   Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder    Página Principal -> Padrões aos Pedaços: o Pensamento Contemporâneo na Arte Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.


Powered by phpBB © 2001, 2004 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB