Pesquisar
Quem está on line

Entrar
Usuário:
Senha:
Permanecer Logado automaticamente em cada visita
 






Desenvolvimento tecnológico e mercado - DEBATE

 
Este Fórum está Bloqueado. Você não pode enviar, responder ou editar mensagens   Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder    Página Principal -> Conexões Tecnológicas - Fórum online
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor 
 Mensagem
Juliana Monachesi



Registrado em: Domingo, 5 de Dezembro de 2004
Mensagens: 33
Localização: são paulo
MensagemEnviada: Sáb Jun 03, 2006 5:31 pm    Assunto: Desenvolvimento tecnológico e mercado - DEBATE Responder com Citação

A primeira intervenção ao final das quatro palestras da manhã do Conexões Tecnológicas foi da debatedora Daniela Bousso, curadora e diretora do Paço das Artes, que perguntou à Karin Ohlenschläger se não seria hora de trabalhar a inter-estética ao tratar de formas de arte na intersecção com a ciência, em lugar de falar ainda de "objetos estéticos".

A co-diretora do MediaLabMadrid respondeu que este tipo de arte, para ela, seria melhor nomeada como performática porque "cria estrutura e ambiente e convida o interator a participar". A diferença em relação à performance art tradicional, em sua opinião, é que "este tipo de instalação [referindo-se ao porjeto OP_ERA] possibilita experimentar o que é a realidade virtual e como reorientar a estrutura perceptiva e o entendimento de mundo". São trabalhos que coadunam experiência e conhecimento. "Eu não apontaria apenas a intersecção com as ciências exatas. A sociologia também está sendo explorada pelos artistas. Produzir conhecimento é o papel do artista", afirmou Karin.

O debatedor Romero Tori, professor do Centro Universitário Senac, falou da necessidade de um reencontro entre arte e ciência e perguntou ao professor Zuffo como o método científico e o método criativo podem interferir um no outro. Comentário de Zuffo: "O cientista tem sua criatividade limitada no sentido do rigor científico". Ao que Daniela Kutschat respondeu: "Os métodos artísticos também têm rigor, também se empregam metodologias no trabalho de arte, mas talvez seja de fato a ciência da liberdade. O problema é como fazer política pública para o campo da criação, para fomentar também este campo de investigação".

Aí se deu o momento alto e mais memorável do debate, quando Daniela Kutschat emendou: "No Brasil o artista precisa ir bater na porta do patrocinador oferecendo incentivo fiscal. Isso, para mim, não é política cultural, é política tributária".

Daniela Bousso fez nova intervenção, sobre a resistência das políticas públicas à inovação, provocando os integrantes da mesa (principalmente o representante da Telefonica) ao apontar o equívoco em não investir em arte: "A criação artística hoje é o eletrodoméstico de amanhã, como costuma dizer a Rejane", afirmou Daniela Bousso.

Patricia Canetti fez uma pergunta à Karin Ohlenschläger sobre o escoamento da produção em arte digital: "Em que momento instituições que produzem conteúdo vão se voltar para a rede: deixar de existir apenas como salas expositivas e adentrar outro modelo, como o da IPTV, por exemplo?"

"Instituições são feitas de pessoas e é importante falar sempre deste ponto de vista", repondeu a curadora. Ela contou que o MediaLabMadrid era, até quatro anos atrás, um centro cultural conservador que foi se transformando ao longo do tempo por meio de uma série de atividades propostas. "Não procuramos enfatizar novas tecnologias, porque estamos interessados nos conteúdos, nos conceitos, então as atividades são uma proposta de conversar com outras pessoas sobre a sociedade digital".

A debatedora Giselle Beiguelman, artista e professora da PUC-SP, rebateu a afirmação de Karin: "Talvez a incompatibilidade com os mercados, o de arte ou o de tecnologia, seja decorrência da falta de entendimento de que o conceito está dentro da tecnologia que está sendo desenvolvida". O mercado teria dificuldade em entender, por exemplo, que a criação artística pode estar vinculada a um algoritmo que cabe dentro de um simples disquete.

"No tipo de criação que desenvolvemos, os conceitos estão nas escolhas tecnológicas que fazemos. E o grau de isolamento da produção em novas mídias é sintomático: é notória a demanda de um circuito fechado e paralelo, é notório que seja necessário um museu específico ou um medialab. É preciso ter consciência das estratégias de defesa que nós mesmos desenvolvemos. Nós dependemos de circuitos ultra-especializados, ou seja, a dificuldade de inserção no mercado é fruto de uma situação que nós criamos", afirmou Giselle Beiguelman.

Rejane Cantoni voltou a chamar a atenção para as dificuldades com o projeto OP_ERA: "O que nos falta é dinheiro, é investimento em tecnologia, porque parte do processo de fazer este tipo de trabalho é testar. As mostars de arte/tecnologia não exibem trabalhos de ponta porque muitas vezes a exposição significa para o artista a montagem de seu primeiro laboratório".

A perversão apontada pela artista é que nas exposições de arte/tecnologia, cobra-se que as máquinas funcionem, ao contrário da ciência, em que uma idéia não precisa necessariamente dar certo. "Quando uma experiência em ciência dá errado, isso também é considerado produção de conhecimento, na arte não é assim", desabafou. E, em sendo assim, se os artistas não têm acesso aos meios para trabalhar e testar e errar, os trabalhos são inviabilizados.

Zuffo rebateu: "Mas a ciência também tem que funcionar. Imagine se algo não funciona em uma base aérea". Algumas pessoas da platéia responderam quase em coro: "Mas a ciência tem os laboratórios..." Zuffo complementou dizendo que o contexto científico goza de uma liberdade muito reduzida: "Eu seria considerado um chutão se falasse da quarta dimensão como vocês falam [referindo-se a uma das implementações de OP_ERA que as artistas haviam apresentado]".
Voltar ao Topo
Visitar a homepage do Usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Este Fórum está Bloqueado. Você não pode enviar, responder ou editar mensagens   Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder    Página Principal -> Conexões Tecnológicas - Fórum online Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.


Powered by phpBB © 2001, 2004 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB