Pesquisar
Quem está on line

Entrar
Usuário:
Senha:
Permanecer Logado automaticamente em cada visita
 






Desenvolvimento tecnológico e mercado - COBERTURA

 
Este Fórum está Bloqueado. Você não pode enviar, responder ou editar mensagens   Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder    Página Principal -> Conexões Tecnológicas - Fórum online
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor 
 Mensagem
Juliana Monachesi



Registrado em: Domingo, 5 de Dezembro de 2004
Mensagens: 33
Localização: são paulo
MensagemEnviada: Sáb Jun 03, 2006 12:40 pm    Assunto: Desenvolvimento tecnológico e mercado - COBERTURA Responder com Citação

A idéia da primeira mesa do fórum Conexões Tecnológicas era aproximar as discussões que dizem respeito à produção cultural/artística às discussões de mercado/produção tecnológica.

Conforme explicou a mediadora desta mesa, Priscila Arantes, ao fórum do Canal: "O universo artístico/experimental tem produzido não somente tecnologia - muitos artistas produzem interfaces inovadoras, desenvolvem softwares, etc. - como também tem se utilizado das mesmas tecnologias que estão presentes no mercado. Veja, por exemplo, trabalhos com wireless, exentos como o Motomix etc. Ou seja, tem havido cada vez mais uma aproximação, ou melhor, uma contaminação destas áreas: produção artística-experimental/mercado. Veja, também, o projeto Calhau da Giselle Beiguelman, que de certa forma coloca isto em discussão ao dispor trabalhos em banners publicitários. Por outro lado, ainda há uma dificultade muito grande de aceitação por parte das galerias de trabalhos de arte e tecnologia... Será que seria o caso de se pensar em galerias ou em 'bancos de projetos'?"

A idéia da mesa era incentivar o debate acerca destas novas searas da produção artística tecnológica que se mistura cada vez mais com o mundo do mercado/tecnologia e tentar perceber, a partir destas características, quais os novos circuitos que ela demanda: que acervos, galerias, banco de projetos, banco de dados, museus virtuais etc.

Neste tópico de discussão, vamos apresentar resumos das palestras que aconteceram no fórum presencial do dia 26 de maio pela manhã e, com a participação dos membros deste fórum on-line, vamos ver se levamos adiante alguns temas e, sobretudo, vamos ver se destrinchamos o abismo que se viu entre a "fala da instituição", a "fala do mercado", a "fala da academia" e a "fala do artista".

Editado pela última vez por Juliana Monachesi em Dom Jun 18, 2006 6:20 pm, num total de 2 vezes
Voltar ao Topo
Visitar a homepage do Usuário
Juliana Monachesi



Registrado em: Domingo, 5 de Dezembro de 2004
Mensagens: 33
Localização: são paulo
MensagemEnviada: Sáb Jun 03, 2006 1:01 pm    Assunto: Da pesquisa básica ao impacto cultural Responder com Citação

Karin Ohlenschläger, co-diretora do MediaLabMadrid e curadora de arte contemporânea e novas tecnologias, falou sobre as interconexões entre arte, ciência e novas formas de conhecimento. Começou citando Foucault, segundo quem o mundo não é mais experimentado com um estado, mas como uma rede.

Para Karin, a resistência ao olhar transdisciplinar é datada e contrária ao conhecimento no contexto atual. "Arte e ciência são inseparáveis do contexto político e econômico que lhes dá vida, e mudam a forma como nos relacionamos com o mundo, porque tornam visível o invisível", afirmou.

Como se não bastasse a resistência ao conhecimento transdisciplinar, ainda estamos presos a estereótipos consolidados no século 18 sobre ciência e arte: a primeira seria "objetiva", a segunda, "subjetiva, fruto de alguma forma de inspiração divina". Segundo a curadora, "hoje sabemos que não é a natureza que nós olhamos e sim a natureza vista a partir de nossa forma cognitiva de olhar".

Karin Ohlenschläger citou a diferenciação de Manuel Castells faz entyre "flow" e "places" [tema que voltaria à tona à tarde na palestra de Brian Holmes] e defendeu que o papel dos artistas é transformar a dinâmica destes dois espaços. "A referência hoje não é mais a superfície do mundo, mas sua estrutura. O tempo é a matéria-prima dos artistas no século 21", afirmou.

Ao final de sua fala, descreveu brevemente o funcionamento do MediaLabMadrid. "O que uma instituição pública pode fazer para contribuir com esse novo contexto? Dando espaço para a reflexão e a pesquisa. Esta é uma missão básica para todos os sistemas democráticos".
Voltar ao Topo
Visitar a homepage do Usuário
Juliana Monachesi



Registrado em: Domingo, 5 de Dezembro de 2004
Mensagens: 33
Localização: são paulo
MensagemEnviada: Sáb Jun 03, 2006 1:10 pm    Assunto: Convergência e oferta de serviços de telecomunicações Responder com Citação

Jonas de Oliveira, um dos diretores da Telefonica Brasil, falou sobre convergência tecnológica, mais especificamente sobre um novo serviço de telecomunicação: a IPTV (televisão via plataforma de serviço telefônico), que - apresentada em tom de panacéia - vai propiciar um número ilimitado de canais. "A massificação deste serviço vai produzir mudanças culturais e alterar nossos hábitos: vamos trocar a locadora de vídeo - espécie em extinção - pela programação de gravação digital. E vai impactar áreas como a publicidade, que vai precisar se adaptar, e como a de políticas públicas do governo, uma vez que serviços públicos poderão ser oferecidos por meio da IPTV, eliminando problemas crônicos como as filas do INSS", profetizou.
Voltar ao Topo
Visitar a homepage do Usuário
Juliana Monachesi



Registrado em: Domingo, 5 de Dezembro de 2004
Mensagens: 33
Localização: são paulo
MensagemEnviada: Sáb Jun 03, 2006 5:01 pm    Assunto: Academia e desenvolvimento tecnológico: LSI-USP Responder com Citação

O coordenador-geral do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da USP, João Antônio Zuffo, fez uma apresentação sobre o LSI, um laboratório de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia de ponta, um dos mais importantes da América Latina. Tratou das principais linhas de pesquisa que o LSI abriga, como o desenvolvimento de super-computadores escalados/paralelos (clusters) dentro da divisão de Sistemas Digitais. Destacou também as divisões de Chips e de Microsistemas.

Zuffo mostrou imagens do aparato necessário para criar o cluster gráfico, que funde imagens em tempo real dentro da caverna digital (é a única cave desenvolvida até hoje no Brasil); apresentou a aplicação de um dos projetos do LSI, de tele-medicina, desenvolvido a partir da constatatção do alto índice de crianças com câncer em Rondônia e, finalmente, abordou a questão da TV de alta definição em IP. "A geração de conteúdo vira o elemento mais importante neste sistema, porque vai acontecer uma inversão: inúmeros canais sem conteúdo de qualidade para preenchê-los", sentenciou.
Voltar ao Topo
Visitar a homepage do Usuário
Juliana Monachesi



Registrado em: Domingo, 5 de Dezembro de 2004
Mensagens: 33
Localização: são paulo
MensagemEnviada: Sáb Jun 03, 2006 5:10 pm    Assunto: Interfaces emergentes: projeto OP_ERA Responder com Citação

As artistas e pesquisadoras Daniela Kutschat e Rejane Cantoni apresentaram o projeto OP_ERA em todas as suas etapas de desenvolvimento e as diferentes configurações que o projeto já teve para apresentação pública, frisando a carência no contexto brasileiro de investimento em projetos deste tipo. Desde 1999 as artistas já criaram sete implementações da ferramenta de experimentação multisensorial OP_ERA, e na maior parte delas, precisaram investir recursos próprios para levar o projeto adiante. Com um texto pronto e ironicamente didático, Daniela e Rejane fizeram sua palestra em forma de jogral, uma performance pungente sobre a incomunicabilidade entre arte, instituição, academia e mercado.
Voltar ao Topo
Visitar a homepage do Usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Este Fórum está Bloqueado. Você não pode enviar, responder ou editar mensagens   Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder    Página Principal -> Conexões Tecnológicas - Fórum online Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.


Powered by phpBB © 2001, 2004 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB