Pesquisar
Quem está on line

Entrar
Usuário:
Senha:
Permanecer Logado automaticamente em cada visita
 






'artistas manejam o tempo como um volume programável'

 
Este Fórum está Bloqueado. Você não pode enviar, responder ou editar mensagens   Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder    Página Principal -> Conexões Tecnológicas - Fórum online
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor 
 Mensagem
Juliana Monachesi



Registrado em: Domingo, 5 de Dezembro de 2004
Mensagens: 33
Localização: são paulo
MensagemEnviada: Ter Mai 23, 2006 8:50 pm    Assunto: 'artistas manejam o tempo como um volume programável' Responder com Citação

Karin Ohlenschläger responde ao questionário do Canal Contemporâneo sobre revolução digital. Deixe seus comentários e contra-respostas.

1. em poucas palavras, o que o advento da internet modificou na sua vida pessoal e profissional?

Profissionalmente mudou muito: o livre acesso e a circulação da informação que antes requeria meses de trabalho, deslocamentos e viagens, eu o posso realizar agora em questão de segundos ou horas. Também se facilitou muito o trabalho à distância, as colaborações e os modos e alcances da comunicação e participação em projetos.

Pessoalmente tanto mudou que estou vivendo com um pé na rede e com o outro em terra, quero dizer, muitas vezes estou fisicamente presente, mas virtualmente ausente e com a mente em outros lugares. Isto é maravilhoso no sentido em que amplia nosso campo de ação, ainda que às vezes também possa ser desgarrador.

2. em que termos a "democracia digital" pode ser considerada uma realidade, na sua opinião?

A democracia digital segue sendo um assunto pendente. Só poderá existir se desaparecer a brecha digital e a desigualdade de acesso à informação e à educação. Segundo os últimos dados da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI) de Túnez, "15% da população mundial, residente nos chamados países do Norte, controla mais de 85% de todos os recursos em telecomunicações. Em relação à conectividade, apenas um país, Estados Unidos, controla 50% de todos os servidores de Internet". Resta-nos muito trabalho pela frente, já que a rede tem um enorme potencial para a transformação das práticas sociais de base.

3. como a arte foi afetada pela "revolução digital"?

Na era da informática e das telecomunicações, as novas práticas artísticas encontram possibilidades de expressão e experimentação sem precedentes. Não se trata apenas da incorporação de novas ferramentas, mas de trabalhar com novos conceitos, linguagens e dinâmicas relacionadas com a construção social da realidade.

Muitos dos atuais projetos artísticos são efêmeros e intangíveis. Não se materializam sobre tela, pedra ou metal, uma vez que se visualizam em suportes como vídeo, multimídia e outros dispositivos interativos. Os artistas plantam mundos fluídos e mutáveis; constroem com ondas e partículas, com algoritmos de crescimento ou com códigos genéticos. Trabalham com entidades híbridas e evolutivas. Concebem suas obras para espaços dinâmicos e imersivos. Manejam o tempo como um volume programável com distintas densidades. Conectam e relacionam diversos planos da realidade, abarcando desde as escalas nanométricas da bioengenharia até as macroestruturas tecnoeconômicas das atuais dinâmicas globais. Hoje em dia, a arte explora as estruturas caóticas ou os sistemas complexos. O artista participa na concepção de novos modelos que conectam os processos locais de convivência com as dinâmicas globais da comunicação.

4. a informação ganhou outro significado no contexto da cultura digital?

A informação é a matéria-prima da cultura digital. Não é a quantidade de informação, mas antes a qualidade dela que nos nutre e que aporta crescimento e riqueza intelectual, emocional e material. É importante que aprendamos a utilizá-la, processá-la e transformá-la em alimento e conhecimento. É importante humanizar a conectividade, deslocar ou ampliar seu desenvolvimento desde os entornos mercantil ao âmbito social e cultural.

5. quais os três sites que você não passa um dia sem visitar?

www.google.com, www.wikipedia.org e, por questões de trabalho, www.medialabmadrid.org.
Voltar ao Topo
Visitar a homepage do Usuário
lais.cerullo



Registrado em: Segunda-Feira, 3 de Abril de 2006
Mensagens: 12
Localização: são paulo
MensagemEnviada: Sex Mai 26, 2006 10:19 am    Assunto: comentários Responder com Citação

comentando um pouco sobre a entrevista acima:


"... o livre acesso e a circulação da informação que antes requeria meses de trabalho, deslocamentos e viagens, eu o posso realizar agora em questão de segundos ou horas. Também se facilitou muito o trabalho à distância, as colaborações e os modos e alcances da comunicação e participação em projetos."

Uma das grandes maravilhas da internet foi a facilidade no acesso da informação. Sem sair de casa, visitamos o mundo. Temos acesso a uma infinita biblioteca de informações, que se modifica a cada segundo, com inclusão de novas informações.
Quando fala-se de democracia da informação, entendo como a soma da facilidade no acesso e de upload de informações feitas por qualquer pessoa, principalmente em blogs e forum.


"Na era da informática e das telecomunicações, as novas práticas artísticas encontram possibilidades de expressão e experimentação sem precedentes. Não se trata apenas da incorporação de novas ferramentas, mas de trabalhar com novos conceitos, linguagens e dinâmicas relacionadas com a construção social da realidade."

Acredito que a internet é muito mais que uma ferramenta. Ela está modificando a maneira de pensar, de se relacionar etc das pessoas.
_________________
Laís Cerullo
pós mídias interativas - 3º semestre
Voltar ao Topo

MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Este Fórum está Bloqueado. Você não pode enviar, responder ou editar mensagens   Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder    Página Principal -> Conexões Tecnológicas - Fórum online Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.


Powered by phpBB © 2001, 2004 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB