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Brian Holmes, crítico cultural e ativista da rede

 
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Canal Contemporâneo



Registrado em: Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969
Mensagens: 3

MensagemEnviada: Dom Mai 14, 2006 8:18 pm    Assunto: Brian Holmes, crítico cultural e ativista da rede Responder com Citação

EMBODIED WE FLOW:
Tactics and Strategies of Information in Contemporary Social Movements

BRIAN HOLMES

Democracy's promise is unfulfilled - necessarily. This is because the representative mechanisms of today's democratic societies cannot "cover" the full extent of minority demands, except by covering them up with the languages of efficiency and profitability. Social movements therefore arise to put bodies on the line, to challenge the abstract logic of machines and money with living presence. What they make visible on the street is a missing feeling of direct participation, of community: what the anthropologist Victor Turner calls a "flow." But in today's mass-individual societies, such a feeling of community only arises, and only becomes effective, through tactics and strategies that manipulate the mediated flows of abstract information.

Drawing on the examples of the European "precarity" movements and of the recent events in France around the question of flexible labor, this paper explores the tactics and strategies of mediated information in contemporary social movements. How do ideas become "tactile," how do they touch individuals, inspiring them to join a human flow? How do minority ideas find the strategies that can allow them to enter and transform the dominant flows of abstract information, without betraying their embodied origins? The focus here is not on the single creator, the visual genius, but rather on the complex and sometimes ambiguous role of the media practitioner in the context of wider movements - in between the contradictory flows that define the democratic predicament.

Biografia

Crítico de arte, ensaísta e tradutor, Brian Holmes vive em Paris e se interessa pelos cruzamentos entre arte, economia política e movimentos sociais estando particularmente envolvido com o mapeamento do capitalismo contemporâneo. Desde o “Carnaval contra o Capitalismo” na cidade de Londres em 1999, Holmes tem tomado parte e escrito sobre inúmeras manifestações contra a globalização corporativa do mundo.

Fez doutorado sobre linguagens e literatura romântica na Universidade de Berkeley (Califórnia) e foi editor da versão inglesa do catálogo Documenta X, Kassel, Alemanha, 1997. Membro do grupo ativista de arte gráfica Ne pas plier (Não se curve) de 1999 à 2001, trabalha há pouco tempo com o grupo de arte conceitual parisiense Bureau d’études com o qual fundou revista “Autonomie artistique”.

Contribui regularmente com a lista de difusão Nettime e colabora com diversas revistas como a Springerin (Vienne) e a Parachute (Montréal). Autor do catálogo de textos Hieroglyphs of the Future: Art and Politics in a Networked Era (Zagreb: Arkzin, 2003). É autor do livro La personnalité flexible: pour une nouvelle critique de la culture. Também faz parte da redação da publicação Multitudes, tendo dirigido seu número espacial l’Art contemporain: la recherche du dehors, (Janvier 2004, Exils).
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Leandro de Paula



Registrado em: Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969
Mensagens: 5

MensagemEnviada: Ter Mai 16, 2006 6:00 pm    Assunto: a rede de mentiras entre arte e política Responder com Citação

Brian Holmes discute, em "Liar´s Poker", um dos motes de sua palestra no próximo dia 26: as relações entre a política e o sentido de uma arte pública em nossos dias. Aprofundando o debate acerca da representação, o teórico expõe sua visão crítica acerca do mercado e das políticas da arte, expandindo a análise para um de seus principais objetos de estudo - a noção de democracia:

"Quando se quer falar de política utilizando-se de estruturas artísticas, o resultado é mentiroso. Numa era como essa em que nos inserimos, quando a relação com a política é um dos argumentos que legitimam a existência de uma arte pública, a quantidade de armadilhas que cercam uma pessoa ao entrar num museu é maior do que se pensa."
(...)
"No mundo da arte altamente qualificado, muito mais do que em outros setores, o capital social é parcialmente adquirido pela acumulação de capital cultural, o que pode ser definido como a capacidade de produzir e fazer circular tipos específicos de signos, imagens e ações que são mais apreciados dentro de um campo dado."
(...)
"As estratégias do jogo da arte são inevitáveis hoje, assim como o esforço das instituições culturais (públicas ou privadas) em mediá-las entre a lógica do lucro e do prestígio e a procura por formas alternativas de valoração. Noutras palavras, na era do patrocínio corporativo e do estado neoliberal, a arte tem se tornado um território de extrema hipocrisia, refletindo, assim, a crise das democracias representativas."

Leia a íntegra do texto, em inglês, no sítio do 16 Beaver Group.
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Giselle Beiguelman



Registrado em: Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969
Mensagens: 0

MensagemEnviada: Ter Mai 23, 2006 6:51 pm    Assunto: Nanoaudiences Responder com Citação

Brian, I'm at Wiko again Smile
You know that I totally agree with you. Nevertheless, what about giving up thinking on minorities and begin to discuss temporary nanoaudiences?
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