Pesquisar
Quem está on line

Entrar
Usuário:
Senha:
Permanecer Logado automaticamente em cada visita
 






André Lemos (Centro Ciberpesquisa da UFBa)

 
Este Fórum está Bloqueado. Você não pode enviar, responder ou editar mensagens   Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder    Página Principal -> Conexões Tecnológicas - Pré-fórum online dos alunos do Senac
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor 
 Mensagem
Juliana Monachesi



Registrado em: Domingo, 5 de Dezembro de 2004
Mensagens: 33
Localização: são paulo
MensagemEnviada: Sex Abr 28, 2006 3:13 pm    Assunto: André Lemos (Centro Ciberpesquisa da UFBa) Responder com Citação

Finalmente, e não menos importante, a palestra "Software livre e globalização contra-hegemônica" será proferida por André Lemos, pesquisador de cibercultura que inventou o pólo baiano de estudos sobre o tema, que hoje é referência mundial. Proponho que a gente comece a discussão tentando destrinchar o que seria esta "globalização contra-hegemônica". Alguém se habilita?

Editado pela última vez por Juliana Monachesi em Qui Jun 15, 2006 8:53 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Visitar a homepage do Usuário
Patricia Canetti



Registrado em: Terça-Feira, 9 de Novembro de 2004
Mensagens: 29

MensagemEnviada: Ter Mai 09, 2006 4:23 pm    Assunto: resumo e bio Responder com Citação

Resumo

ANDRÉ LEMOS

As prática sociais emergentes com as novas tecnologias de comunicação nos colocam em meio a uma cultura da conexão generalizada, engendrando novas formas de mobilidade social e de apropriação do espaço urbano. Processos de territorialização e de desterritorialização estão em marcha, potencializados pelas tecnologias móveis. A noção de desterritorialização é uma constante em textos sobre a cibercultura. O argumento central desse artigo é que as tecnologias móveis não fomentam apenas processos de desterritorialização, mas novas reterritorializações, através de dinâmicas de controle e acesso à informação. Mostraremos que o ciberespaço e as tecnologias móveis criam territorializações em meio à tendência global desterritorializante da cultura contemporânea.

Biografia

André Lemos é professor da Faculdade de Comunicação da UFBa, Doutor em Sociologia (Sorbonne). Diretor do Centro Internacional de Estudos Avançados e Pesquisa em Cibercultura, Ciberpesquisa, consultor da Fapesp, CNPq e CAPES. Autor dos livros Cibercidade II (e-papers, RJ, 2005), “Cibercidades” (e-papers, RJ, 2004), “Olhares sobre a Cibercultura” (Sulina, 2003), “Cultura das Redes” (Edufba, 2002), “Cibercultura. Tecnologia e vida social na cultura contemporânea” (Sulina, 2002, 2004) e “Janelas do ciberespaço” (Sulina, 2000). Atualmente desenvolve pesquisa sobre o tema “Cibercidades” com apoio do CNPq (pesquisador nível 1). É membro do júri internacional do prêmio Best of Blogs (BoB), da “Deutsche Welle”, Alemanha e do “International Advisory Board” do Prêmio “Ars Electronica”, para a área de “Digital Communities”, Áustria. Foi presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação – COMPÓS - de 2003 a 2005.
Voltar ao Topo

Patricia Canetti



Registrado em: Terça-Feira, 9 de Novembro de 2004
Mensagens: 29

MensagemEnviada: Ter Mai 09, 2006 6:03 pm    Assunto: Cibercidades e territorializações Responder com Citação

“Mostraremos que o ciberespaço e as tecnologias móveis criam territorializações em meio à tendência global desterritorializante da cultura contemporânea.”

Por este objetivo demonstrado em seu resumo, considero que o Cibercidade nos servirá de base para a palestra de André Lemos no Conexões Tecnológicas. Neste texto, ele detalha quatro tipos de experiências que relacionam cidades e novas tecnologias de comunicação e informação, e demonstram diferentes variantes do termo. A seguir os dois parágrafos que concluem o verbete:

“A cibercidade é a cidade mundial. A compressão espaço-temporal, característica das telecomunicações contemporâneas, significa que os custos de interação entre áreas geograficamente separadas estão em declínio, enquanto a capacidade de informação está crescendo de forma exponencial. Os grandes centros urbanos atuam como operadores e receptores privilegiados dos produtos da era da informação. As cibercidades podem ser consideradas cidades da informação, cidades transnacionais, centros de troca de informações digitais na economia mundial, cidades globais. Esta nova revolução na infra-estrutura urbana é uma das mais fundamentais mudanças no desenvolvimento das redes urbanas desde o começo do século passado. O resultado é o movimento em direção ao gerenciamento em tempo real e ao desenvolvimento das redes de infra-estrutura hiperconectadas.

Atualmente, as tecnologias sem fio têm causado novas transformações na mobilidade urbana e, consequentemente, novos desenhos das cibercidades. Estas entram na era da computação ubíqua, pervasiva (“pervasive computing”) com os celulares 3G, Wi-Fi, Wi-Max, RFID, bluetooth. Exemplos dessa nova estrutura estão sendo construídos em cidades como São Francisco, Nova York, Paris, Londres, Seul, Toronto, São Paulo. Estas metrópoles estão se tornando cibercidades “desplugadas”. A cibercidade transforma-se então em um “ambiente” generalizado de conexão, envolvendo o usuário em plena mobilidade, interligando máquinas, pessoas e objetos urbanos. Nas cidades contemporâneas, os tradicionais espaços de lugar (rua, praças, avenidas, monumentos) estão, pouco a pouco, se transformando em ambiente generalizado de acesso e controle da informação. A cibercidade contemporânea caminha para se transformar em um lugar de conexão permanente, ubíquo, permitindo mobilidade e troca de informação em qualquer lugar e em qualquer tempo.”

Cibercidade
Verbete publicado no "Critical Dictionnary of Globalisations", do GERM (Group for Study and Research on Globalisations, França, ), com bibliografia, disponível em http://www.mondialisations.org/php/public/art.php?id=22897&lan=PO
Voltar ao Topo

Mostrar os tópicos anteriores:   
Este Fórum está Bloqueado. Você não pode enviar, responder ou editar mensagens   Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder    Página Principal -> Conexões Tecnológicas - Pré-fórum online dos alunos do Senac Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.


Powered by phpBB © 2001, 2004 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB