Pesquisar
Quem está on line

Entrar
Usuário:
Senha:
Permanecer Logado automaticamente em cada visita
 






Mensagem de Cristina Motta e resposta de Paulo Sérgio Duarte

 
Novo Tópico   Responder Mensagem    Página Principal -> Rumos Artes Visuais
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor 
 Mensagem
Leandro de Paula



Registrado em: Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969
Mensagens: 5

MensagemEnviada: Qua Ago 20, 2008 11:39 am    Assunto: Mensagem de Cristina Motta e resposta de Paulo Sérgio Duarte Responder com Citação

Citação:
Apresento aos internautas meu portifólio que tentou um lugar ao Sol no programa Rumos Itaú Cultural Artes Visuais que diz ter como objetivo incentivar artistas emergentes, atuantes no Brasil, que realizem trabalhos com fotografia, escultura, objeto, pintura, gravura, desenho, instalação, video-instalação, site, intervenções, novas tecnologias e performance; observando como critérios de seleção a qualidade das obras apresentadas e sua consonância entre regionalidade e contemporaneidade.

Infelizmente a arte fotográfica que faço não foi vista como tal... (Qualidade, contemporânea, e Regional). Como todo perdedor (A), não sei qual foi o critério de seleção, e até o presente momento, não recebi nenhum e-mail da citada instituição, avisando-me que não havia passado na tal seleção. QUE PENA!!!! A minha orelha jamais irei cortar. Acredito no meu trabalho e não falta-me vontade de criar/construir/descontruir, minhas imagens. Ja ia esquecendo-me: Quais foram os critérios do júri???? A arte tem que já estar integrada no sistema da Arte, como indústria (galerias,etc.)????

Sem mais,
Cristina Motta

Mensagem da artista Cristina Motta


Cara Cristina Motta,

O critério utilizado pelos curadores foi o da excelência dos trabalhos ponderado pela preocupação de não se deixar ofuscar pela grande concentração de inscritos da região sudeste (62,6%) e particularmente dos estados de São Paulo (38,2%) e Rio de Janeiro (15%). Essa preocupação, de modo nenhum se sobrepôs ao critério da excelência. Colaborou para essa ponderação termos quatro curadores de diferentes regiões do país e oito assistentes curatoriais de todas as regiões.

Como você sabe, todo juízo estético é subjetivo pela sua própria natureza. Não estamos diante de um concurso de matemática ou de engenharia onde podemos eleger com clareza critérios objetivos. Acredito que os membros da comissão estão credenciados pela sua experiência, materializada em seus currículos, em qualificar a escolha final, mas, mudássemos os membros, com pessoas de igual competência, e teríamos alguns nomes coincidindo e outros diferentes dessa escolha pela própria natureza do fenômeno artístico.

Atenciosamente,

Paulo Sergio Duarte
Coordenador Geral do Rumos Itaú Cultural Artes Visuais 2008-2009
Voltar ao Topo

José Bernnô



Registrado em: Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969
Mensagens: 1

MensagemEnviada: Qua Set 03, 2008 2:45 pm    Assunto: deletar mensagem Responder com Citação

Apóio o desabafo de Cristina Motta, mesmo sem conhecer seu trabalho e
não me cabe aqui questionar sobre critérios de seleção, mesmo porque acho que o júri tem competência para tal, mas existe indiferenças e negligências, que só nós artistas sentimos. Nos meus 59 anos, e mais de 30 anos respirando tintas e diluentes, produzindo pintura contemporânea brasileira e especialmente paulistana, também fui recusado no Rumos Itaú.
Então o juízo do gosto, como algo subjetivo,o que é? Estou em exposição que termina dia 12/09/2008, inaugurada em 05/08/2008, minha primeira individual em galeria de arte com curadoria de Cauê Alves que diz no texto do catálogo:"De um modo ou de outro,a pintura de José Bernnô não necessitaria ser associada à alguma outra já consagrada para ser reconhecida. Seu valor está em si mesma, internamente em sua composição nas relações que estabelece com o suporte, em seus elementos pictóricos."Em outro texto escrito para o jornal O ESTADO DE SÃO PAULO,do dia 19 de agôsto, no caderno 2, o critico Rodrigo Naves diz:"José Bernnô se esforçou para se por a altura da arte que sempre o encantou e hoje sem relativizações, faz um trabalho que está entre os melhores que a arte dos nossos dias alcançou. E a importância do que realiza reside justamente na capacidade de não ceder aos particularismos de uma cultura "marginal"cuja justificação muitas vezes se apóia apenas em paternalismos"Com quase 60 anos,espero que nos proximos 10 anos,se eu ainda existir,que meu trabalho seja visto por todas as pessoas possiveis deste pais,principalmente nessas grandes instituições.Quero ainda dizer que minha exposição,está um sucesso de crítica de publico e de vendas.Pena que o juri do Rumos não viu.

José Bernnô[url][/url]
Voltar ao Topo

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Página Principal -> Rumos Artes Visuais Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.


Powered by phpBB © 2001, 2004 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB