Pesquisar
Quem está on line

Entrar
Usuário:
Senha:
Permanecer Logado automaticamente em cada visita
 






Selecionados Rumos Itaú Cultural Artes Visuais 2008-2009

 
Novo Tópico   Responder Mensagem    Página Principal -> Rumos Artes Visuais
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor 
 Mensagem
Leandro de Paula



Registrado em: Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969
Mensagens: 5

MensagemEnviada: Qui Ago 14, 2008 1:37 pm    Assunto: Selecionados Rumos Itaú Cultural Artes Visuais 2008-2009 Responder com Citação

Selecionados Rumos Itaú Cultural Artes Visuais 2008-2009

Alan Campos - Santarém - PA
Alberto Bitar - Belém - PA
Alice Shintani - São Paulo - SP
Alvaro Seixas - Niterói - RJ
Amalia Giacomini - Rio de Janeiro - RJ
Amanda Mei - São Paulo - SP
Ana Holck - Rio de Janeiro - RJ
Ariel Ferreira - Belo Horizonte - MG
Bárbara Wagner - Recife - PE
C. L. Salvaro - Curitiba - PR
Carlota Mazon - Mogi–Mirim -.SP
Coletivo Gráfica Utópica - O Circo dos Sonhos - Rio de Janeiro - RJ
Daniel Herthel - Belo Horizonte - MG
Diego Belda - São Paulo - SP
Dirceu Maués - Belém - PA
Elieni Tenório - Belém - PA
Ernani Chaves - Montenegro - RS
Fabricio Lopez - São Paulo - SP
Felipe Cohen - São Paulo - SP
Felipe Scandelari - Curitiba - PR
Flávio Araújo - Belém - PA
Gabriel Netto - Porto Alegre - RS
Grupo Empreza - Goiânia - GO
Ilma Guideroli - Campinas - SP
Jaqueline Vojta - Rio de Janeiro - RJ
Julia Amaral - Florianópolis - SC
Juliana Notari - Olinda - PE
Kilian Glasner - Recife - PE)
Laerte Ramos - São Paulo - SP
Laila Terra - São Paulo - SP
Letícia Ramos - São Paulo - SP
Luciano Zanette - São Paulo - SP
Marcelo Moscheta - Campinas - SP
Marina de Botas - Fortaleza - CE
Mergulho - Porto Alegre - RS
Nino Cais - São Paulo - SP
Rafael Alonso - Rio de Janeiro - RJ
Rafael Carneiro - Ibiúna - SP
Ricardo Mello - Porto Alegre - RS
Shima - São Paulo - SP
Sofia Borges - São Paulo - SP
Tiago Carvalho - Coronel Fabriciano - MG
Tiago Romagnani - Florianópolis - SC
Vitor Cesar - Fortaleza - CE
Yana Tamayo - Brasília - DF

Itaú Cultural divulga os selecionados no Programa Artes Visuais 2008/2009

Selecionados representam 11 estados e abrangem todas as regiões do Brasil; a edição deste ano bateu o recorde em relação às anteriores, com 1617 inscritos; para Paulo Sérgio Duarte, coordenador geral da equipe de curadores, predomina uma arte eminentemente urbana com raros diálogos com a natureza

O Itaú Cultural encerrou o processo de seleção dos trabalhos da quarta edição do Rumos Artes Visuais 2008/2009. Do total de 1617 inscritos, oriundos de todos os estados brasileiros, foram selecionados 45 artistas, ou coletivos, como previsto no edital lançado pela instituição em março. Eles representam 11 estados e cobrem todas as regiões do país. Segundo a curadoria, registra-se uma forte presença de trabalhos de alta qualidade em fotografia e também em vídeos – neste caso, quase sempre apresentados como uma instalação. Já a pintura, aparece como uma questão contemporânea em diversos artistas. No conjunto, a tendência é representar o Brasil urbano, muito mais do que rural.

“O que predomina é uma arte eminentemente urbana com raros diálogos com o meio rural ou, mais simplesmente, com a natureza”, observa Paulo Sérgio Duarte, coordenador geral da equipe de curadores que foi a campo pelo país e compôs a comissão de seleção. O Brasil rural, de acordo com ele, é eclipsado nestes projetos por outro, urbano, moderno, complexo e contraditório.

Na análise do curador-coordenador, o artista cidadão – aquele que habita a cidade – apresenta poéticas muito individualizadas que, mesmo quando dialoga com o entorno imediato, sempre procura evitar aproximações fáceis e diluídas. Segundo observa, mesmo a pintura aparece em diversos artistas como uma questão contemporânea. “A diversidade, o caráter plural da arte contemporânea, e seu caráter exploratório de novos territórios de produção de sentido, mais que apenas experimental, é o que me parece ser a tendência predominante: a cidade e não mais o ateliê parece ser o grande laboratório desses artistas.”

Recorde de inscrições e abrangência nacional
O número de projetos inscritos nesta edição – 1617 – bateu recorde em relação às anteriores. A primeira (1999/2000) recebeu 1.576 portfólios. Na edição seguinte (2001/2003), o programa recebeu 1.495 inscrições; e 1342 na terceira edição (2005/2006).

Dos 45 trabalhos selecionados neste ano, 26 respondem pela região sudeste (16 de São Paulo, sete do Rio de Janeiro e três de Minas Gerais); sete são do sul (três do Rio Grande do Sul, dois de Santa Catarina e dois do Paraná). Da região norte foram selecionados cinco trabalhos, todos do Pará. Do nordeste foram mais cinco: três de Pernambuco e dois do Ceará. Mais dois trabalhos (um do Distrito Federal, outro de Goiás) vieram do Centro-Oeste.

Os trabalhos contemplados serão exibidos integralmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, em 2009 – e em mais quatro cidades (a definir), com diferentes recortes curatoriais para cada uma. Serão divulgados, ainda, em catálogo geral analítico, a ser publicado no final do processo, e no site do Itaú Cultural. A premiação inclui quatro bolsas-ateliê no Brasil e no exterior para artistas que se destacarem durante o programa, com valor a ser definido.

O programa
A proposta do Rumos Itaú Cultural Artes Visuais é garimpar o melhor da produção contemporânea em todo o Brasil. Com base na realidade de cada região, o programa tem o objetivo de mapear, diagnosticar e fomentar a produção visual, detectando suas direções e apresentando os resultados em exposições e em um catálogo geral analítico.

O Rumos deste ano reuniu a experiência acumulada nas edições anteriores, contando com uma comissão curatorial maior, sob a coordenação do curador carioca Paulo Sérgio Duarte. Quatro outros curadores foram responsáveis por regiões diferentes daquelas onde estão acostumados a atuar e contaram com o apoio de dois assistentes curatoriais locais, que ajudaram na pesquisa e na pré-seleção dos projetos. Alexandre Sequeira (PA) cuidou das regiões Sul e algumas cidades do Sudeste; Christine Mello (SP) foi para as regiões Norte e Nordeste; Marília Panitz (DF), foi responsável por parte do Nordeste e algumas cidades do Sudeste; e Paulo Reis (PR) seguiu para a região Centro-Oeste e parte do Sudeste.

Entre março e maio deste ano, a equipe curatorial fez, ainda, palestras e debates, com mediação do crítico e pesquisador Guy Amado em 19 cidades. O grupo discutiu com o público temas relacionados à arte contemporânea, como indústria cultural, consumo, globalização, mercado e produção, formação do artista, espaços de exibição, história da arte, entre outros.
Voltar ao Topo

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Página Principal -> Rumos Artes Visuais Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.


Powered by phpBB © 2001, 2004 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB