Pesquisar
Quem está on line

Entrar
Usuário:
Senha:
Permanecer Logado automaticamente em cada visita
 






Históricos das mobilizações regionais

 
Novo Tópico   Responder Mensagem    Página Principal -> Como nos organizar como um setor cultural?
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor 
 Mensagem
Canal Contemporâneo



Registrado em: Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969
Mensagens: 3

MensagemEnviada: Qua Ago 31, 2005 2:42 pm    Assunto: Históricos das mobilizações regionais Responder com Citação

Históricos da mobilizações e eleições de representantes da CS

Representação local: MS
Enviado por Sílvio Batistella
Sobre a mobilização:
Foi realizada uma reunião organizada pela FUNARTE, onde teve a participação de artistas, fotógrafos e agentes culturais do estado de MS. Através de uma eleição fui escolhido, juntamente com a Fotografa Elis Regina. Representação Centro oeste: perfil definido pelos representantes que contemplasse compromissos assumidos com a região e com conhecimento da mesma, que fosse articulador e com trânsito em todos os estados.

Editado pela última vez por Canal Contemporâneo em Qua Ago 31, 2005 4:05 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo

Canal Contemporâneo



Registrado em: Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969
Mensagens: 3

MensagemEnviada: Qua Ago 31, 2005 3:59 pm    Assunto: Mobilização regional: representação PR Responder com Citação

Representação local: PR
Enviado por Goto
Sobre a mobilização:
Durante encontro de representante da Funarte com a classe artística local, em junho de 2005, em Curitiba, na qual estiveram presentes agentes culturais de diversos segmentos artísticos, um pequeno grupo de artistas visuais resolveu promover encontros públicos semanais para discutir política cultural para nossa específica área de atuação. Criamos uma comunidade na internet (no site de software livre “www.converse.org.br”) denominada “câmara setorial - artes visuais - pr”, na qual passamos a postar semanalmente as questões discutidas nas reuniões. Divulgamos os encontros e convocamos outros agentes culturais para as reuniões, recebendo a adesão de alguns novos integrantes. Estudamos diversos documentos elaborados anteriormente pela classe artística e buscamos um espelhamento em alguns dos melhores projetos de ação cultural empreendidos no Brasil nos últimos 10 anos para termos uma base propositiva de trabalho, sem esquecer de incorporar também a nossa experiência pessoal como artistas, inclusive nossa análise crítica sobre o ambiente cultural local. Foi o único fórum público proposto regionalmente para discutir questões específicas de política cultural para a área, focando ainda na vindoura contribuição que queríamos dar às Câmaras Setoriais. Nossa proposta centrou-se na elaboração de novos formatos de projetos de fomento à produção artística. Por consenso do grupo indicou-se o nome de Goto como representante. Entretanto, em conversa com a Funarte para reivindicar e efetivar tal participação, constatou-se que a representação regional já havia sido assegurada por outro representante, indicado por associação representativa de classe. Coincidentemente o nome em questão havia sido sugerido pela Funarte para ser um dos convidados a participar do Seminário. Assim, mesmo havendo uma legitimidade processual de representação, efetivada através de reuniões públicas, comunidade na internet, e propostas elaboradas, a participação no seminário efetivou-se através de convite.


Enviado por Luiz Gustavo Vardânega Vidal Pinto
Sobre a mobilização:
A mobilização para a eleição como representante do Estado do Paraná deu-se através da equipe da Associação Profissional de Artistas Plásticos do Paraná (APAP-PR), entidade criada em 1984 a qual agrega mais de 800 artistas plásticos em todo o Estado do Paraná (inclusive interior), sendo que na oportunidade foram criadas diversas discussões com a categoria para que fossem definidos pontos críticos necessários para a classe e que não fossem comuns aos já apresentados por outros Estados. Como parceiros da discussão promovida pela APAP-PR uniram-se os grupos Satélite Criativo, Brasil D+ A+ (Direitos Autorais), AMA São Lourenço e Elos Clube (Clube de Difusão da Cultura Portuguesa).

Nome - A indicação unânime do meu nome foi pelo fato de ser artista plástico e advogado, tendo na qualidade de diretor jurídico da APAP-PR desenvolvido um grande trabalho no campo administrativo e gerencial junto a comunidade artística, tendo desenvolvido diversos trabalhos sobre direitos autorais, direito de imagem, arte digital, e na defesa dos artistas plásticos.

Editado pela última vez por Canal Contemporâneo em Qua Ago 31, 2005 4:01 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo

Canal Contemporâneo



Registrado em: Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969
Mensagens: 3

MensagemEnviada: Qua Ago 31, 2005 4:00 pm    Assunto: Mobilização regional: representação PB Responder com Citação

Representação local: PB
Enviado por Dyógenes Chaves
Sobre a mobilização:
Desde o inicio de 2005 tomamos conhecimento da mobilização pela criação da câmara setorial de artes visuais através de contatos com a própria FUNARTE (rede nacional de artes visuais e Coleção FUNARTE de Artes Visuais) e site do Minc. com material que recolhemos na internet (MinC) passamos a discutir o assunto no âmbito da associart-associação dos artistas plásticos da Paraíba. marcou-se uma reunião (dia 07/06) para se analisarem os documentos já existentes sobre o assunto. a reunião, realizada na Fundação Espaço Cultural da Paraíba e com 12 pessoas presentes, apenas constatou o que sempre soubemos: dificuldade de mobilização da classe e total desconhecimento do assunto câmara setorial de cultura. sugeriu-se então marcar uma nova reunião 15 dias depois, na sede da Associart, a partir de nova mobilização e divulgação pela imprensa, internet (fóruns e listeiros locais ligados à cultura) e no boca-a-boca, já com o intuito de estudar o assunto. no dia 30 de junho, com uma platéia de 15 pessoas, ainda decepcionante, que voltou a abordar assuntos como a própria história da câmara setorial de artes visuais (objetivos, andamento noutros estados, justificativas, etc.) em função da presença de outros artistas que não tinham participado da primeira reunião. como um dos motivos alegados para a pouca participação dos artistas estava a escolha do lugar escolhido (a sede de uma ong), daí foi sugerido uma nova reunião em lugar mais central na cidade e em horário mais conveniente. também foi sugerido que cada ong até agora interessada indicasse, para essa próxima reunião, seu representante oficial, além de suas propostas e idéias para uma câmara setorial de artes visuais. finalmente, no dia 4 de julho, atendendo à solicitação da FUNARTE de não ultrapassar a data de 8 de julho, realizou-se a reunião final (3ª) com a presença de 09 pessoas, entre artistas e representantes de ong's, universidade, prefeitura, governo do estado, galerias privadas, e de setores como fotografia, arquitetura e HQ. ao final, sugeriu-se a composição da representação estadual com um titular (Dyógenes Chaves) e 04 suplentes (Lúcia França, Maria Botelho, Rodolfo Athayde e Neuma Sales). também ficou estabelecido a apresentação de um documento da paraíba e a determinação de novos encontros para o acompanhamento das atividades desta câmara setorial.
Voltar ao Topo

Canal Contemporâneo



Registrado em: Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969
Mensagens: 3

MensagemEnviada: Qua Ago 31, 2005 4:03 pm    Assunto: Mobilização regional: representação SC Responder com Citação

Representação local: SC
Enviado por Traplev
Sobre a mobilização:
Aqui em Santa Catarina e Florianópolis onde moro, a anos a prefeitura incentiva diretamente o folclore, boi de mamão, bruxas, etc. Agora com a assinatura do Plano Nacional de Cultura estão organizando uma conferência municipal de cultura. No Governo Estadual o governo PMDB, fez um desmonte na cultura, extinguindo a Fundação CAtarinense de Cultura, transformando-a até o final do ano em OS, ficando uma secretaria do Lazer para cultura, esporte e turismo. Acabaram-se os editais, acabou o salão, etc, etc, etc. Há anos também não havia esse interesse pela discussão publica de uma política cultural que realmente acompanha-se as necessidades da produção de arte.

Com a chamada da Funarte para tirar representação para a câmara de artes visuais, se juntaram pessoas interessadas em refletir e discutir formas e mecanismos de fomentação....desde então, começamos a nos reunir freqüentemente a partir de julho/agosto. Além de estar em discussão propostas de política nacional de artes visuais, o principal ponto que chegamos, é estar presente frente aos órgãos e conselhos de cultura do município e estado, propondo também as modificações refletidas pelo grupo.....
Voltar ao Topo

Canal Contemporâneo



Registrado em: Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969
Mensagens: 3

MensagemEnviada: Qua Ago 31, 2005 4:03 pm    Assunto: Mobilização regional: representação DF Responder com Citação

Representação local: DF
Enviado por Daniela Bezerra
Sobre a mobilização:
Sobre a eleição dos representantes das câmaras setoriais: A convite da Funarte/Bsb, estavam presentes no teatro Cassia Eller, artistas, professores da Universidade de Brasília, membros da associação dos artistas plásticos, entre outros. Após uma mostra do dvd do projeto redes, Vitor Ortiz falou sobre o trabalho da câmara setorial de artes visuais e da participação de dois representantes no processo de escolha da câmara num seminário no Rio de Janeiro nos dias 17, 18,19 de agosto de 2005. Os representantes e os suplentes foram eleitos em voto aberto por todos os presentes.
Voltar ao Topo

Canal Contemporâneo



Registrado em: Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969
Mensagens: 3

MensagemEnviada: Qua Ago 31, 2005 4:06 pm    Assunto: Mobilização regional: representação AL Responder com Citação

Representação local: AL
Enviado por Tchello d'Barros
Sobre a mobilização:
Em Alagoas artistas de várias vertentes das Artes Visuais fundaram há dois meses o Fórum Permanente de Artes Visuais de Alagoas, com o objetivo de aproximar artistas, produtores e curadores, para discutir os vários aspectos, problemas e possíveis soluções da produção contemporânea no Estado. Foi eleita a artista visual Ana Glafira como representante da classe, eleita na assembléia pública em evento promovido pelo órgão oficial da cultura em Alagoas, previamente divulgado no jornal de maior circulação no Estado. O artista visual Tchello d'Barros desenvolveu uma metodologia para que todo e qualquer artista apresentasse: a Situação que se deseja que evolua; a Ação correspondente para essa mudança; e o Resultado esperado com a ação implementada; cada um desses itens relacionados com instâncias de esferas Públicas, Educacionais, Institucionais, Privadas e Outras. As contribuições dos participantes geraram a Proposta de Alagoas encaminhada à Funarte pela representante eleita, que em votação no Seminário do Rio de Janeiro passou a integrar o quadro dos 15 integrantes da Câmara Setorial de Artes Visuais sendo que Tchello d'Barros ficou na condição de suplente.
Voltar ao Topo

João Domingues
Site Admin


Registrado em: Quarta-Feira, 24 de Novembro de 2004
Mensagens: 4

MensagemEnviada: Ter Set 06, 2005 3:16 pm    Assunto: Mobilização regional: representação RJ Responder com Citação

Representação local: RJ
Enviado por Jacqueline Mac-Dowell
Sobre a mobilização:
A escolha do representante para o Seminário das Câmaras Setoriais se deu de forma democrática. A partir de uma reunião presencial na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que gentilmente nos cedeu uma sala, no dia 13 de julho de 2005, às 18hs. Para tal seleção foi feito o aviso aos Arte-Educadores no geral por e-mail e no site da Associação dos Arte-Educadores do Rio de Janeiro, que é a forma utilizada para as comunicações. Apesar desta reunião ter me aprovado como representante da classe, não poderíamos fazer parte do percentual destinado ao Estado do Rio de Janeiro, pois esta escolha já havia acontecido no Parque Lage no dia 04 de julho. Então fomos como convidados pelos coordenadores das Câmaras Setoriais, o Sr. Xico Chaves e a Sra. Márcia Lontra, por acreditarem na importância da presença de uma arte-educadora em tal momento.

O grupo do qual faço parte é da “Assimilação Social da Produção” e dentro desse universo estamos como suplente no tópico de Legislação e Direito Autoral. As propostas apresentadas de um modo geral foram as seguintes: O tratamento para a área de formação seja chamado de Ensino de Arte e não mais Educação Artística (por entendermos que existe um especialista para cada linguagem e não um profissional que domine todas); Produção, Crítica, História da Arte e Estética da Arte faça parte do Ensino de Arte para formação básica da criança e do adolescente; Incentivo na criação de Núcleos de Arte na rede de ensino em todas as esferas; Intercâmbio com embaixadas e consulados com as escolas e os artistas, para inclusive exposições dos mesmos.
Voltar ao Topo

João Domingues
Site Admin


Registrado em: Quarta-Feira, 24 de Novembro de 2004
Mensagens: 4

MensagemEnviada: Ter Set 06, 2005 3:21 pm    Assunto: Mobilização regional: representação RS Responder com Citação

Representação local: RS
Enviado por Edgar Vasques
Sobre a mobilização:
A mobilização no RS sofreu com problemas históricos de articulação do setor das artes visuais e com a falta de tempo. Básicamente se deu em 3 momentos. Em julho, Vitor Ortiz organizou uma palestra, onde expôs a questão das Câmaras Setoriais. A partir daí, o pessoal do MInC em P.Alegre convocou ( via mail, por fone ou fax) pessoas e entidades ligadas às artes visuais para a eleição de 4 delegados ( 2 titulares e 2 suplentes) ao seminário no Rio. Nesta reunião, realizada na sede do Inst. do Patr. Hist. e Art. Nac.em P.Alegre, em 01/08, estiveram presentes representantes dos artistas plásticos, artistas gráficos, produtores culturais, de universidades, curadores e administradores, tanto da capital quanto de algumas cidades do interior do estado. Na ocasião ficou claro que havia uma certa defasagem de informação entre os presentes: havia os que já conheciam a questão há mais tempo, os que a conheciam desde a fala de Vitor Ortiz, e os que ( não tendo participado da palestra dele) praticamente ignoravam o assunto. Nessas condições, houve acordo de que era prematura a eleição, e convocou-se uma segunda reunião uma semana depois, no mesmo local, para que os participantes pudessem discutir o assunto nas suas bases de representação. Assim, no dia 08/08, com um pouco mais de clareza, celebrou-se a eleição, procurando contemplar tanto as artes plásticas quanto as artes gráficas, recortes majorítários das artes visuais no RS. Foram eleitos, por maioria simples de votos, Christiane Löff (artista plástica e ilustradora, ex-coordenadora de Artes Plásticas da Pref.Mun.de P.Alegre) e Edgar Vasques ( ver currículo acima) como titulares, e Umbelina Barreto ( artista plástica e professora universitária) e Leandro Bierhals ( ilustrador, cartunista, presidente da Grafar, associação de artistas gráficos) como suplentes.

Nas circunstâncias, com 8 dias entre a eleição e o seminário, os 4 eleitos fizeram um esforço para socializar as informações e buscar subsídios da comunidade das artes visuais, mas foi praticamente impossível consolidar um documento com propostas ao seminário. Os delegados tiveram tempo apenas de tomar pé em questões gerais, levantadas nas duas reuniões citadas e, principalmente na vídeo-conferência do dia 09/08.
Voltar ao Topo

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Página Principal -> Como nos organizar como um setor cultural? Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.


Powered by phpBB © 2001, 2004 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB