Pesquisar
Quem está on line

Entrar
Usuário:
Senha:
Permanecer Logado automaticamente em cada visita
 






COMUNICADO Seminário das Câmaras Setoriais de Artes Visuais

 
Novo Tópico   Responder Mensagem    Página Principal -> Como nos organizar como um setor cultural?
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor 
 Mensagem
Canal Contemporâneo



Registrado em: Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969
Mensagens: 3

MensagemEnviada: Sex Jun 17, 2005 11:23 pm    Assunto: COMUNICADO Seminário das Câmaras Setoriais de Artes Visuais Responder com Citação

COMUNICADO MINC - FUNARTE
Escolha dos Representantes para o Seminário das Câmaras Setoriais de Artes Visuais, abrangendo os segmentos de Artes Visuais, Artes Tecnológicas, Artes Gráficas, Fotografia, Arquitetura e Design

Data provável do seminário, ainda a ser confirmada, dias 17, 18 e 19 de agosto de 2005

Até 8 de julho de 2005

Funarte / CEAV
Rua da Imprensa 16/13 º andar, Centro, 20030-120, Rio de Janeiro - RJ
cavisuais@funarte.gov.br
Em breve mais informações no www.funarte.gov.br

O Centro de Artes Visuais da Funarte, tendo recebido recentemente do MINC a missão de viabilizar a realização de seminário sobre a Câmara Setorial na área de sua competência, comunica a todos os setores representativos do país que se considerem incluídos no campo das Artes Visuais, que promovam encontros da classe em seus respectivos Estados, onde deverão ser discutidas diretrizes e organizada uma pauta de assuntos e ainda indicada a representação que participará do “Seminário das Câmaras Setoriais de Artes Visuais”, a realizar-se em agosto (provavelmente nos dias 17, 18 e 19), no Rio de Janeiro.

A data limite para apresentação da referida representação é dia 8 de julho de 2005, quando deverá ser encaminhado um documento para a Funarte/ Rio de Janeiro, Rua da Imprensa, 16/13 º andar (CEAV) – Cep:20030-120, Rio de Janeiro, RJ, que poderá ser entregue pessoalmente ou por correio (postado até a data limite de 8 de julho de 2005).

O documento deverá constar dos nomes completos, assinaturas e números dos registros de indentidade dos participantes das reuniões que indicaram os representantes, juntamente com os nomes dos eleitos para a referida representação, acompanhados de seus nomes completos, assinaturas, RGs e contatos (telefone e/ou endereço eletrônico).

Os Estados e segmentos que não apresentarem seus representantes até esta data não poderão participar do Seminário uma vez que a Funarte necessita de tempo hábil para viabilizar administrativamente a organização do evento, incluindo disponibilização de passagens e diárias e outros procedimentos imprescindíveis.

Estamos ainda preparando um documento mais extenso compreendendo histórico e posicionamento do Centro de Artes Visuais/Funarte incluindo sugestões temáticas cabíveis da discussão para ser enviado a todas as áreas em processo de mobilização.

Câmaras Setoriais

As iniciativas do Ministério da Cultura no campo participativo provocaram a mobilização e organização de vários segmentos ligados às diversas linguagens de expressão artística. A proposta ministerial para a formação das Câmaras Setoriais de Cultura tem gerado grupos e fóruns em diversas regiões do país, voltados ao debate e a formulação de políticas públicas para as diversas linguagens artísticas.

As Câmaras Setoriais pretendem se constituir em espaços consultivos e de debates para a formulação de políticas públicas para os diversos atores da sociedade, visando fornecer elementos para tomadas de decisão, monitoramento das ações do governo e subsídios para elaboração de diretrizes, estabelecendo uma relação mais democrática entre o Estado e produtores culturais e artistas.

A construção da Câmara poderá contribuir para a mudança de paradigmas na relação Estado-sociedade-cultura ao estimular a escuta dos vários segmentos e a formação de uma cultura política não-clientelista, seja da sociedade ou do mercado. Desta forma pode refletir a preocupação de novos tempos na política e no desenvolvimento cultural do país.

Pretende-se a partir da escuta do MINC/FUNARTE e de vários representantes das artes visuais e participantes do GT, definir um Seminário Nacional que contribua para a definição conceitual do que conforma o campo das Artes Visuais.

O Seminário deverá contribuir para o diálogo entre os vários segmentos, a ampliação, conexão entre as dinâmicas locais e a câmara setorial.

A idéia é construir um Seminário Nacional que considere não apenas a reflexão sobre conceitos e experiências, mas que também se constitua em espaço de debates enfatizando o papel da arte no processo de diálogo.

O Seminário contará com a participação de 40 pessoas dos vários segmentos das Artes Visuais (artes visuais, gráficas, design, fotografia e arte tecnológica) e debaterá aspectos conceituais sobre a abrangência das artes visuais hoje e o seu campo de ação e indicações para a composição da câmara setorial.
Voltar ao Topo

Fábio Carvalho



Registrado em: Terça-Feira, 5 de Julho de 2005
Mensagens: 1
Localização: Rio de Janeiro
MensagemEnviada: Ter Jul 05, 2005 7:30 pm    Assunto: bem vindos e bom trabalho para nossos representantes Responder com Citação

Participei ontem da reunião e votação no Parque Lage, e embora uma certa falta de objetividade às vezes, e aparente inexperiência de algumas pessoas para participar de um debate democrático, acho que o resultado foi muito positivo, pois ao menos agora temos representantes.

Só me ficou uma insatisfação: senti falta de que os candidatos a representante e apoio se apresentassem brevemente, para que pudéssemos saber melhor em quem estávamos votando. Embora conheça a quase totalidade dos que se candidataram, fiquei na dúvida de quem era o Sr. Alexandre Lambert, de onde e a que veio, o que ele faz em artes visuais, uma vez que desde o início, pelo que pude acompanhar aqui no Canal, e na reunião de ontem, ele parece ter tomado a frente nas discussões, e era evidente que ele queria ser O representante de classe.

Que fique claro: não estou questionando o Sr. Alexandre, apenas fiquei na dúvida de quem ele era e de onde veio, pois perguntei a alguns conhecidos no local, que também não souberam me informar. Naturalmente não participei por compromissos pessoais às reuniões anteriores, então não posso reclamar. Mas naturalmente não me incomodaria em conhecer um pouco mais da biografia deste nosso agora representante.

Sinto por Basbaum não ter se candidatado como representante; com ele estaríamos muito bem representados, junto com Márcio e Patrícia, como vimos pela votação em massa que ele recebeu, ovacionada ao final da contagem dos votos por ele recebidos.

De toda forma, parabéns Patrícia, Márcio, Alexandre e grupo de apoio; vocês tem um trabalho árduo pela frente, contem com minha ajuda.
_________________
abraços,
Fábio Carvalho
-------------------------------
Rio de Janeiro - RJ
www.fabiocarvalho.art.br
Voltar ao Topo
Visitar a homepage do Usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Página Principal -> Como nos organizar como um setor cultural? Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.


Powered by phpBB © 2001, 2004 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB