Página inicial

Tecnopolíticas

 
Pesquise em
Tecnopolíticas:

Arquivos:
As últimas:
 

março 22, 2006

Brasil recebe proposta da China para criar padrão de TV digital

Brasil recebe proposta da China para criar padrão de TV digital

Matéria originalmente publicada no Globo Online, no dia 22 de março de 2006

EFE

XANGAI - O Brasil recebeu uma proposta formal da China para desenvolver, em parceria com a Índia e a Rússia, um padrão de TV digital próprio como alternativa aos atuais modelos americano, europeu e japonês, afirmou o secretário-executivo do Ministério da Cultura do Brasil, Juca Ferreira.

O secretário Juca Ferreira, que está em Xangai com a delegação brasileira que acompanha o vice-presidente José Alencar em visita à China, recebeu a proposta formal das mãos do responsável pela Comissão Econômica do governo de Xangai, Le Jingpeng.

- Neste momento o Brasil está discutindo qual padrão de televisão digital podemos adotar, e o que definirmos possivelmente atenderá a outros países da América Latina, que estarão juntos nisso - comentou Ferreira.

A China possui um protocolo próprio, que adotará para assegurar sua independência na aplicação desta nova tecnologia e para manter o controle sobre sua indústria e sobre a produção de componentes.

O secretário-executivo do Ministério da Cultura analisou como "muito inteligente" a proposta chinesa e disse que, com a lista de países que iriam compor o novo padrão - Brasil, Rússia, Índia e China, ou BRIC -, as quatro potências emergentes "teriam um grande mercado, assim como mais possibilidades tecnológicas de superar as limitações dos padrões já existentes".

Segundo Ferreira, para o Brasil, mesmo que a idéia não seja levada adiante, "pelo menos a proposta chinesa permitirá que tenhamos mais vantagens nas negociações, seja com o padrão japonês ou com o europeu".

Posted by João Domingues at 2:06 PM