Página inicial

Tecnopolíticas

 
Pesquise em
Tecnopolíticas:

Arquivos:
As últimas:
 

novembro 23, 2004

União Européia discute adoção de software livre

Matéria publicada originalmente na Folha Online no dia 22 de novembro de 2004.

União Européia discute adoção de software livre

Governantes da Holanda e Irlanda pediram que líderes europeus considerem a adoção de software de código-fonte aberto. O anúncio foi feito durante uma conferência na Holanda para discutir padrões adotados no uso de software livre.

Durante o evento, diversos representantes de ministérios manifestaram interesse na adoção das ferramentas. De acordo com o apresentador do encontro, a tecnologia tem muita importância em toda a Europa.

O diretor da política de informação da Irlanda, Colm Butler, pediu que a comunidade ligada ao desenvolvimento de códigos abertos simplificasse as questões técnicas dessa tecnologia para que os tomadores de decisão pudessem compreendê-la melhor.

Já Frans Nauta, secretário de inovação holandês, enfatizou a necessidade de colaboração entre os governos e cidadãos, afirmando que os códigos abertos devem andar junto com uma plataforma de cooperação entre diversas partes.

Christian Hardy, do ministério das finanças francês, falou sobre a migração de 100 mil desktops do governo para o software OpenOffice --uma alternativa gratuita ao pacote Office, da Microsoft. De acordo com o site Vnunet, outros líderes europeus também contaram sobre suas experiências na adoção desse tipo de software.

Ação

Na semana passada, a Microsoft aproveitou um fórum governamental em Cingapura para disparar contra o Linux, maior concorrente do Windows. Segundo a empresa, órgãos governamentais que usem o sistema operacional de código-fonte aberto correm mais risco de serem alvo de processos.

O CEO da Microsoft, Steve Ballmer, justificou a ameaça dizendo que o software livre infringe mais de 228 patentes. "Qualquer dia alguém terá de cobrar pelo uso de produtos protegidos pela lei da propriedade intelectual", disse Ballmer.

Posted by João Domingues at 2:24 PM