Página inicial

Tecnopolíticas

 
Pesquise em
Tecnopolíticas:

Arquivos:
As últimas:
 

outubro 26, 2004

Primeiro vírus para Mac é detectado nos EUA

Matéria publicada originalmente no sítio Informática Terra, no dia 24 de outubro de 2004.

Primeiro vírus para Mac é detectado nos EUA

A triste realidade dos vírus e vermes cibernéticos atinge, pela primeira vez, os computadores Apple. Foi descoberto um novo worm que tem como alvo o sistema operacional Mac OS X.

De acordo com a Sophos, o worm Renepo, também conhecido como "Opener" (a mesma palavra, escrita ao contrário), tenta desabilitar os softwares de segurança instalados na máquina do usuário e permitir o acesso remoto de terceiros.

Ao ser executado, o Renepo faz uma cópia de si mesmo para o diretório local (/System/Library/StartupItems) e para todas as outras unidades montadas, incluindo outros computadores em rede. A praga também permite o acesso total aos elementos do StartupItems e desabilita o firewall do Mac OS X e outras soluções de segurança.

O worm cria a pasta "/.info" para armazenar todas as informações capturadas, como senhas e configuração do sistema afetado. Para ocultar sua presença, desabilita os comandos de "accounting e logging".

De acordo com Graham Cluley, consultor sênior de tecnologia da Sophos, "o Renepo faz tantas mudanças nos sistemas de segurança que o computador, uma vez infectado, tem poucas chances de proteção". Apesar de não ter constatado ainda nenhuma ocorrência de ataque do vírus, a Sophos alerta os usuários de Macintosh para ficarem atentos.

Posted by João Domingues at 2:17 PM