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abril 16, 2019

Editais de Ocupação de Artes Visuais e Fotografia da FCS 2018 / 2019 - Selecionados

A Fundação Clóvis Salgado divulga os vencedores da edição 2019 dos Editais de Ocupação de Artes Visuais e de Fotografia. Ao todo, cinco artistas foram selecionados pela banca. Desse total, três projetos serão expostos nas galerias do Palácio das Artes. Os outros dois trabalhos vão ocupar a CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais. A relação dos vencedores e suplentes pode ser conferida no site da FCS.

Para ocupação das Galerias do Palácio das Artes foram selecionados Rodrigo Arruda (São Paulo-SP), para a Galeria Genesco Murta, com a exposição “Prelúdios ou temores”; Lorena D’arc (Belo Horizonte-MG), para a Galeria Mari’Stella Tristão, com o trabalho Leite derramado; e Renata Cruz (São Paulo-SP) para a Galeria Arlinda Corrêa Lima, com “Para sempre e um dia”. Os suplentes são Márcio Diegues (Rio de Janeiro-RJ), com a exposição “Como sobreviver a um naufrágio”, para a galeria Arlinda Corrêa Lima; Julia Panadés, com o trabalho “Corpo em obra”, para a Mari’Stella Tristão; e Daniel Jablonski (São Paulo-SP), com a exposição (still) Brazil, na Genesco Murta.

Já a CâmeraSete receberá as exposições individuais Impulsos imitativos, de Élcio Miazaki (São Paulo-SP) para o Espaço 1, e Arquipélago, de Victor Galvão (Belo Horizonte-MG), no Espaço 2. Os suplentes são Samy Sfoggia (Porto Alegre-RS), com a exposição “Aféfé Ikú” (Espaço 1) e Cecilia Urioste (Recife-PE), com a mostra “Para levantar as forças” (Espaço 2).

As propostas foram selecionadas por uma banca composta pela curadora independente Marci Silva, pelo artista plástico Marco Paulo Rolla e por Uiara Azevedo, gerente de artes visuais da Fundação. O julgamento da comissão foi baseado nos critérios de qualidade e contemporaneidade, relevância estética e conceitual, originalidade e ineditismo em Belo Horizonte e adequação aos espaços físicos pretendidos.

Edital de Ocupação – O Edital de Artes Visuais da FCS contemplou trabalhos de Adriana Maciel, André Griffo, Bete Esteves, Claudia Tavares, Éder Oliveira, Isabel Löfgren e Patricia Gouvêa, Juliana Gontijo, Luis Arnaldo, Marcelo Armani, Nydia Negromonte, Ricardo Burgarelli e Ricardo Homen. Já o Edital de Fotografia contemplou trabalhos dos artistas Daniel Oliveira, Letícia Lampert, Luiza Baldan, Nelton Pellenz, Tiago Aguiar e do Coletivo Família de Rua.

Posted by Patricia Canetti at 9:20 AM

Verbo 2019 - Chamada para Projetos

Verbo 2019: 15a Mostra de performance arte - Chamada de projetos

De 8 de abril a 8 de maio de 2019, estarão abertas as inscrições para envio de projetos para a 15ª edição da Verbo, que ocorrerá de 8 a 13 de julho em São Paulo/SP, e de 16 a 18 de julho em São Luís/MA.

[scroll down for English version]

Poderão participar da seleção, projetos ao vivo de artistas ligados ao campo das artes visuais, da dança, da literatura, da música, e da moda.

A seleção de projetos ficará a cargo da artista, curadora e gestora cultural, Samantha Moreira, e do diretor artístico da Verbo, Marcos Gallon.

Os interessados em participar da seleção de projetos poderão encaminhar até 3 propostas , acompanhadas dos documentos abaixo:

1_Formulário de inscrição preenchido disponível para download no link: https://we.tl/t-T7PycKVbeZ

2_CV, Portfolio atualizado, e bibliografia*.

3_Links para visualização de registros em vídeo do projeto.

Informações e envio de projetos: verbo@galeriavermelho.com.br


Verbo 2019: 15th Performance Art Festival - Open Call

From April 8 to May 8, 2019, we will be receiving applications for the 15th edition of the Verbo, which will be held from 8 to 13 July in São Paulo / SP, and from July 16 to 18 in São Luís /Maranhão.

Live projects by artists from visual and performing arts, literature, music and fashion can apply.
Projects will be selected by artist, curator and cultural manager, Samantha Moreira, and the artistic director of Verbo, Marcos Gallon.

Those interested in applying may send up to 3 proposals, accompanied by the following documents:

1_Application form available for download at: https://we.tl/t-T7PycKVbeZ

2_CV, updated portfolio, and bibliography.

3_Links to view project video records.

Information and submission of projects: verbo@galeriavermelho.com.br

Posted by Patricia Canetti at 9:13 AM

abril 10, 2019

II Salão Mestre D'Armas - Arte Contemporânea - Inscrições

Convocatória selecionará 15 artistas visuais do DF e Entorno e premiará todos os selecionados de acordo com colocação

Estão abertas as inscrições para o II Salão Mestre D'Armas - Arte Contemporânea, mostra de artes visuais que traz a arte como fio condutor para a luta histórica da defesa do patrimônio cultural de Planaltina. Serão selecionados 15 artistas que irão expor seus trabalhos durante os meses de maio e julho no MHAP - Museu Histórico e Artístico de Planaltina, localizado em um casarão construído no século XIX e que é um dos locais de resistência cultural da cidade. As inscrições seguem até o dia 23 de abril.

Em sua segunda edição, a Mostra propõe o intercâmbio entre a produção artística contemporânea e a tradição de Planaltina, ocupando espaços, dinamizando a economia local e chamando a atenção da sociedade quanto à necessidade de valorização e preservação do patrimônio material e imaterial do nosso país.

Para se inscrever é necessário ser artista residente do DF e Entorno. O edital permite um mínimo de três obras por artista em diversas linguagens visuais, tais como desenho, pintura, instalação, performance, fotografia, escultura e muitos outros. O resultado da convocatória sairá no site da Mostra, no dia 27 de abril, e a exposição será de 18 de maio a 21 de julho.

Os artistas que forem contemplados para o Salão serão premiados da seguinte forma: 1º lugar - Prêmio Ouro: R$10.000,00. 2º lugar - Prêmio Prata: R$ 7.000,00. 3º lugar - Prêmio Bronze: R$ 6.000,00. Os classificados entre 4º e 15º lugares receberão o Prêmio de Participação no valor de R$ 3.000,00. Para mais detalhes acesse o edital no site www.salaomestredarmas.com.br

EDITAL

Edital II Salão Mestre D’Armas
Arte Contemporânea

Em sua segunda edição o Salão Mestre D’Armas - Arte Contemporânea tem por objetivo selecionar, exibir e premiar a produção artística contemporânea do Distrito Federal e em seu Entorno.

O II Salão Mestre D’Armas – Arte Contemporânea é realizado pela AACHP - Associação dos Amigos do Centro Histórico de Planaltina DF, com patrocínio do FAC - Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

O Comitê de Seleção e Premiação, composto por 3 (três) especialistas em Artes Visuais, com reconhecida trajetória em todo o território nacional, que também fará a curadoria e selecionará 15 (quinze) artistas produzidas por artistas residentes no Distrito Federal e no Entorno.

Os 15 (quinze) artistas selecionados exibirão suas obras no MHAP - Museu Histórico e Artístico de Planaltina.

PARTICIPAÇÃO

Poderão participar artistas residentes no Distrito Federal e seu Entorno, em conformidade com a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE/DF) 1 .

Serão aceitas inscrições de propostas nas seguintes linguagens das Artes Visuais: desenho, gravura, pintura, escultura, objeto, fotografia, vídeo arte, vídeo instalação, performance (com registro), arte computacional e demais mídias contemporâneas. Projetos de intervenção urbana (com registro), poderão ser realizados em áreas internas ou externas do MHAP – Museu Histórico e Artístico de Planaltina.

As obras deverão ter no máximo as seguintes medidas: 2,00m altura x 2,00m largura no caso de obras bidimensionais; 2,00m altura x 0,8m largura x 0,8m profundidade no caso de trabalhos tridimensionais.

Cada artista poderá inscrever até 3 (três) obras nas linguagens acima mencionadas. Dípticos, trípticos e polípticos serão considerados obras únicas. Os artistas que inscreverem instalações, performances ou intervenções urbanas deverão apresentar apenas 1 (um) projeto. O Júri poderá optar pela escolha de um número menor do total de obras enviadas por cada artista.

Aos selecionados será solicitada uma carta de anuência à participação e para a cessão do uso das imagens das obras selecionas para uso sem fins lucrativos e exclusivo às publicações referentes à divulgação de impressos ou virtuais do Salão Mestre D’Armas. Para propostas realizadas em grupo faz-se obrigatório que apenas 1 (um) representante assine a ficha de inscrição. A carta deve ser assinada em concordância com os termos do presente Edital.

Não serão aceitos trabalhos que utilizem materiais perecíveis ou outros elementos que coloquem em risco a equipe ou o público da exposição, ou que danifiquem e/ou impliquem em modificações estruturais nos espaços expositivos do MHAP - Museu Histórico e Artístico de Planaltina.

As inscrições são gratuitas e terão início às 9h do dia 15 de março de 2019 até às 17h do dia 23 de abril de 2019. A entrega do material poderá ser feita pelos Correios – por meio do sistema SEDEX, com a data limite de postagem de 23 de abril de 2019 – ou por entrega pessoal, em envelope lacrado, no endereço abaixo, com os dizeres:

II SALÃO MESTRE D’ARMAS - ARTE CONTEMPORÂNEA
AACHP - Associação dos Amigos do Centro Histórico de Planaltina-DF

A/C da Coordenação do II Salão Mestre D’Armas
Espaço Cultural Renato Russo
Comercio Residencial Sul 508 Asa Sul
Brasília – DF
70351-515

Os organizadores não se responsabilizam pelo extravio de inscrições e não serão aceitas as inscrições que forem enviadas fora do prazo estabelecido neste edital.

REQUISITOS PARA A INSCRIÇÃO

Para a efetivação da inscrição deverão ser encaminhados ao Espaço Cultural Renato Russo: cópia simples do RG e CPF; comprovante de residência; ficha de inscrição preenchida digitalmente no site www.salaomestredarmas.com.br, impressa e assinada pelo próprio artista ou, no caso de inscrição de trabalho de autoria coletiva, pelo artista representante do grupo; portfólio, contendo fotos dos trabalhos inscritos, acompanhadas por especificações técnicas (título, técnica, materiais, dimensões, data, instruções de montagem/realização), ampliadas em tamanho mínimo 18x24cm e máximo A4 (21x29,7cm); todo o material em meio digital gravado em 2 (dois) DVDs ou 2 (dois) pen drives. Os arquivos digitais deverão estar no formato PDF, JPG, GIF, MPG, WMV, AVI, MP3 ou WMA; carta de anuência assinada por todos os participantes do grupo, no caso de inscrição de trabalho de autoria coletiva (modelo em anexo).

Obras audiovisuais, eletrônicas ou computacionais devem ser disponibilizadas em 2 (duas) cópias de DVD ou pen drives, com a obra gravada em looping. Trabalhos de performances deverão conter um descritivo completo do trabalho e registro em imagens de sua realização.

Instalações e/ou obras tridimensionais deverão anexar plantas e instruções de montagem, relação de necessidades técnicas e materiais necessários, além de informações que auxiliem na montagem do trabalho. Caso a Produção do Prêmio julgue necessário, o artista selecionado será convidado para a montagem de sua obra.

Performances deverão conter um descritivo completo do trabalho e, registro em imagens de sua realização.

Como contrapartida, os artistas selecionados deverão se comprometer a participar em grupo de um encontro com o público para debate sobre suas obras, como parte da programação do II Salão Mestre D’Armas - Arte Contemporânea durante o período da exposição. Na ficha de inscrição, o artista deve indicar 3 (três) possíveis datas e horários entre os dias 18 de maio de 2019 a 21 de julho de 2019. As datas e horários serão estabelecidos posteriormente pela organização.

O envio da ficha de inscrição devidamente assinada implica na concordância integral com os termos deste edital.

DA SELEÇÃO

A seleção dos trabalhos será realizada pelo Júri. O resultado da premiação dos 3 (três) primeiros colocados será divulgado no dia da abertura do II Salão Mestre D’Armas- Arte Contemporânea.

A relação das 15 (quinze) artistas selecionadas será anteriormente divulgada no site www.salaomestredarmas.com.br a partir do dia 27 de abril de 2019.

Critérios de avaliação do Júri:

1. Clareza dos objetivos do projeto ou da obra;
2. Relevância e consistência conceitual do projeto ou da obra;
3. Proposta inovadora;
4. Adequação física do projeto ao espaço expositivo;
5. Viabilidade técnica do projeto.

Caberá ao Júri a escolha do número de obras selecionadas de cada artista inscrito. Essa escolha deverá considerar a relação entre as obras selecionadas e o espaço disponível para a exposição.

Na primeira etapa serão selecionados os 15 (quinze) artistas que comporão a exposição no MHAP - Museu Histórico e Artístico de Planaltina, a realizar-se no período de 18 de maio de 2019 a 21 de julho de 2019.

Os artistas selecionados para a mostra terão prazo de 5 (cinco) dias para confirmar sua participação por meio da entrega dos documentos de autorização de uso e reprodução de imagens (Anexo do edital); Termo de aceite das condições do edital (Anexo do edital); Declaração de representação legal para exposição (Anexo do edital); cópia de RG e CPF do artista ou representante legal do grupo.

Em caso de descumprimento do prazo, o artista ou grupo será desclassificado. A documentação supracitada somente deverá ser enviada em caso de seleção do artista ou grupo para a mostra. A entrega dos documentos poderá ser feita pelos Correios – por meio do sistema SEDEX, com a data limite de postagem de 23 de abril de 2019 – ou por entrega pessoal, em envelope lacrado, até as 17 horas do dia 23 de abril de 2019, no endereço:

II SALÃO MESTRE D’ARMAS ARTE CONTEMPORÂNEA
AACHP - Associação dos Amigos do Centro Histórico de Planaltina-DF

A/C da Coordenação do II Salão Mestre D’Armas
Espaço Cultural Renato Russo
Comércio Residencial Sul 508 Asa Sul
Brasília – DF
70351-515

A segunda etapa, também realizada pelo Júri, definirá entre os 15 (quinze) artistas selecionados, os 3 (três) primeiros prêmios.

Os nomes dos artistas premiados serão divulgados durante a cerimônia de abertura da exposição. A relação dos premiados será divulgada no site www.salaomestredarmas.com.br em 19 de maio de 2019.

TRANSPORTE E SEGURO DAS OBRAS

As despesas com transporte das obras selecionadas serão de inteira responsabilidade dos próprios artistas selecionados.

A Produção do II Salão Mestre D’Armas Arte Contemporânea receberá as obras selecionadas do dia 28 de abril de 2019 a 07 de maio de 2019, das 9h às 18h, no MHAP - Museu Histórico e Artístico de Planaltina, localizado na: Praça Cel. Salviano Guimarães, nº 24 – Setor Tradicional, Planaltina-DF. As obras deverão ser recebidas impreterivelmente no período indicado.

A embalagem das obras é de responsabilidade dos próprios artistas selecionados. As obras enviadas devem ser acondicionadas em embalagens apropriadas e resistentes, acompanhadas das respectivas instruções de reembalagem. Recomendamos o uso de caixas de madeira, tubos de PVC, plástico bolha, ou similares. As obras em papel deverão vir com suporte apropriado para sua apresentação. A organização não se responsabilizará por danos provenientes da não utilização de suporte apropriado para as obras.

O seguro das obras, se desejado, deverá ser contratado e pago pelo próprio artista. A organização da mostra não se responsabilizará por eventuais danos às obras decorrentes de transporte, sinistros e outros acontecimentos imprevistos.

MONTAGEM

Equipamentos eletrônicos e quaisquer outros materiais especiais necessários à montagem/apresentação das obras deverão ser fornecidos pelo artista. O pleno funcionamento dos materiais é de responsabilidade do artista, que deverá repará-los ou substituí-los assim que comunicado. A voltagem em Brasília é de 220 volts.

Os artistas que apresentarem performances deverão agendar junto à Produção do Prêmio as datas e horários de realização das ações propostas.

PREMIAÇÃO

Os 15 (quinze) artistas selecionados serão contemplados da seguinte forma:

• 1º lugar: Prêmio aquisitivo a ser pago ao artista que tiver sua obra avaliada como a melhor no processo de seleção. Valor da premiação: R$ 10.000,00.
• 2º lugar: Prêmio aquisitivo a ser pago ao artista que tiver sua obra avaliada como a segunda melhor no processo de seleção. Valor da premiação: R$ 7.000,00.
• 3º lugar: Prêmio aquisitivo a ser pago ao artista que tiver sua obra avaliada como a terceira melhor no processo de seleção. Valor da premiação: R$ 6.000,00.
• 4º a 15º lugar: Prêmio participação. Valor da premiação: R$ 3.000,00.


O pagamento dos prêmios em dinheiro só poderá ser efetuado mediante apresentação de nota fiscal em nome do premiado, ou empresa da qual seja sócio (que possa exercer tal atividade) ou, se não for possível, Recibo de Pagamento Autônomo (RPA).

Todos os impostos correm por conta do premiado. Do valor bruto de cada prêmio serão descontados os valores referentes aos impostos, de acordo com a legislação vigente.

Os valores de premiação serão depositados nas contas fornecidas pelos artistas/autores na ficha de inscrição em até 15 (quinze) dias após o recebimento da nota fiscal ou Recibo de Pagamento Autônomo (RPA).

Não poderão ser realizados pagamentos em contas de terceiros. Em caso de inexistência de conta em nome do artista/autor inscrito, a premiação será cancelada, cabendo ao Comitê de Premiação e Seleção a indicação de outro participante para recebimento do prêmio.

DISPOSIÇÕES FINAIS

A Comissão Organizadora rejeitará inscrições que não estejam de acordo com os termos e condições deste regulamento.

As obras selecionadas não poderão ser retiradas ou modificadas a partir da data de entrega à produção do II Salão Mestre D’Armas - Arte Contemporânea, até o final do período de exposição.

Os prêmios são pessoais e intransferíveis.

Os casos omissos a este edital serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

CHECK LIST DE DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO

1. Cópia simples do RG e CPF;

2. Comprovante de residência;

3. Ficha de inscrição preenchida digitalmente no site www.salaomestredarmas.com.br, impressa e assinada pelo próprio artista ou, no caso de inscrição de trabalho de autoria coletiva, pelo artista representante do grupo;

4. Portfólio contendo fotos dos trabalhos inscritos, acompanhadas por especificações técnicas (título, técnica, materiais, dimensões, data, instruções de montagem/realização).

5. Carta de anuência assinada por todos os participantes do grupo, no caso de inscrição de trabalho de autoria coletiva (modelo em anexo).

REVISÃO DE DOCUMENTOS PARA CONFIRMAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DOS SELECIONADOS

1. Cópia de RG e CPF do artista ou representante legal do grupo;

2. Termo de cessão de uso de imagem assinado pelo artista (modelo anexo);

3. Declaração de representação legal para a exposição, assinada (modelo anexo);

4. Termo de aceite das condições do edital, assinado (modelo anexo).

CRONOGRAMA

Inscrições 15.03.2019 a 23.04.2019
Encerramento inscrições Às 17h do dia 23.04.2019
Divulgação dos selecionados, no site 27.04.2019
Confirmação da participação 28.04.2019 a 02.05.2019
Entrega de obras, no MHAP 28.04.2019 a 07.05.2019
Premiação 18.05.2019
Divulgação dos premiados, no site 19.05.2019
Período da exposição 18.05.2019 a 21.07.2019

NOTA 1 Lei Complementar nº 94, de 19 de fevereiro de 1998 e regulamentada pelo Decreto nº 2.710, de 04 de agosto de 1998, alterado pelo Decreto nº 3.445, de 04 de maio de 2000.; com nova redação pela Lei Complementar nº 163, e 14 de junho de 2018 onde Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno é constituída pelos municípios de Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Alto Paraíso de Goiás, Alvorada do Norte, Barro Alto, Cabeceiras, Cavalcante, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Flores de Goiás, Formosa, Goianésia, Luziânia, Mimoso de Goiás, Niquelândia, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, São João d'Aliança, Simolândia, Valparaíso de Goiás, Vila Boa e Vila Propício, no Estado de Goiás, e de Arinos, Buritis, Cabeceira Grande e Unaí, no Estado de Minas Gerais. Será exigida a comprovação de residência do artista no ato da inscrição.

Para baixar edital, ficha de inscrição, carta de anuência, termo de imagem e termo de aceite, acesse esta página.

Posted by Patricia Canetti at 12:42 PM

abril 7, 2019

Convocatória Motorhome [PPPP] - Inscrições

Motorhome [PPPP] é um programa de performance realizado em trânsito, através do deslocamento de artistas pelo interior do Estado do Rio Grande do Sul ao longo de um mês a bordo de um motorhome, espécie de casa-veículo-espaço de trabalho que nos permite tanto a experiência do deslocamento, como da convivência, da troca e do aprender coletivo e em contexto.

Inscrições online até 11 de abril de 2019

O PPPP [Programa Público de Performance Península] torna pública a chamada de artistas para a segunda edição de residências artísticas comissionadas através do edital Procultura FAC RS juntospelacultura#2

Motorhome [PPPP] é um programa de performance realizado em trânsito, através do deslocamento de artistas pelo interior do Estado do Rio Grande do Sul ao longo de um mês a bordo de um motorhome. Trata-se do desdobramento do Programa Público de Performance Península [PPPP], realizado em 2016/2017 no espaço Galeria Península em Porto Alegre, que fomenta as práticas performativas e efêmeras e tem como objetivo ativar trocas entre artistas locais, nacionais e internacionais através de residências artísticas, oficinas e um grupo de estudos.

Motorhome [PPPP] surge do desejo de propor um novo formato para a continuidade do PPPP – mais móvel, que possa abrir espaço para novos intercâmbios e circulações, bem como formas de produzir conhecimento e maneiras de pensar as práticas performativas e efêmeras. A forma encontrada é a de um motorhome, espécie de casa-veículo-espaço de trabalho que nos permite tanto a experiência do deslocamento, como da convivência, da troca e do aprender coletivo e em contexto.

Como podemos transformar a experiência do deslocamento em uma grande performance de longa duração onde a instabilidade intrínseca da estrada e suas paisagens, a vivência em um motorhome e em alguns acampamentos podem desestabilizar a própria prática da performance? Como é ter uma base de trabalho em constante mudança e movimento? Como a paisagem em constante mudança pela estrada afeta a prática contemporânea de artistas-pesquisadores? Como este lugar em trânsito é afetado pela passagem de artistas a cada novo lugar e a cada novo trajeto? Estas são algumas das questões que movem o projeto.

Ele está interessado na potência da mobilidade, do deslocamento, no mover-se como proposição, no espaço de eterna fronteira e heterotopia do movimento, no fluxo que é o próprio corpo e na estrada como ponto de partida para trocas e criação. Neste sentido, o motorhome não é só o veículo que nos possibilita tal deslocamento de maneira mais integral, mas um corpo performático per se.

Motorhome acontecerá em movimento, pelo interior do Rio Grande do Sul, com paradas para ações performativas, conversas e oficinas em 4 cidades do estado (Caxias do Sul, Santa Maria, Pelotas e Porto Alegre). Ao todo, contará com 4 artistas participantes com pesquisas e poéticas voltadas para a reflexão dos corpos dissidentes, corpos periféricos, fronteiras e diversidade, com forte reflexão política e social a partir dos seus lugares de vida que serão selecionados através de convocatória pública. Trata-se de uma residência em deslocamento na qual, em cada parada umx artista pega carona no motorhome onde encontra outrx artista começando ali sua prática em colaboração. Ao chegar em outra parada, a dupla de artistas em colaboração realiza uma ação pública podendo tomar formas variadas – conversa, performance, caminhada, reflexão, texto e/ou oficina com a comunidade local.

Serão 4 residências ao total, constituídas a partir da formação de 4 duplas de artistas-pesquisadores que em rede construirão as suas práticas. O projeto terá o encerramento em Porto Alegre com exibição do vídeo-doc produzido durante as residências e uma conversa aberta ao público compartilhando a experiência.

Pré- requisitos
Estar residente no Rio Grande do Sul no período do projeto;
Ter disponibilidade para viajar por uma semana na nossa caravana;
Ter disponibilidade para estar presente na data de fechamento do projeto para uma conversa pública coletiva na cidade de Porto Alegre, data entre junho e agosto de 2019;
Ter desejo de trabalhar em colaboração com outro artista;
Cada artista deverá como contrapartida apresentar alguma atividade pública, seja performance, fala, vídeo, foto ou oficina.

Tempo de Duração de cada cidade
1 semana para cada artista;

Tempo total das residencies como um todo
4 semanas (1 mês);

Cachê: R$1.000
Ajuda de custo para material: R$ 500
Total: R$ 1.500

Cronograma de viagens
POA/ Caxias 19 de maio
Residência Caxias 20, 21, 22 e 23 de Maio.

Saída POA/ Caxias/ Santa Maria 24 de Maio
Residência Santa Maria 25, 26, 27 e 28 de Maio.

Saída Santa Maria/ Pelotas 29 de Maio.
Residência Pelotas 30, 31 de Maio e 01, 02 de Junho.

Saída Pelotas/ Porto Alegre 03 de Junho.
Residência Porto Alegre 04, 05, 06 e 07 de Junho.

A convocatória está disponível através do formulário on-line
https://goo.gl/forms/HD4ehn79bynF96593

mais envio de portfólio para o email: pppp.motorhome@gmail.com

Cronograma convocatória
Convocatória aberta até 11 de abril
Entrevistas com artistas pré-selecionados por skype de 15 a 18 de abril
Divulgação dos selecionados 28 de abril

Posted by Patricia Canetti at 10:32 AM

7ª edição do Prêmio Indústria Nacional Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas - Finalistas

Conheça os finalistas do Prêmio Indústria Nacional Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas

Esta edição selecionou 30 artistas de todas as regiões do país, dez a mais do que nos anos anteriores. Em setembro, eles participam de uma exposição coletiva no Museu de Arte Brasileira, em São Paulo.

O 7º Prêmio Indústria Nacional Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas anunciou, na quarta-feira (4), os 30 artistas selecionados entre 688 inscritos de 24 estados e do Distrito Federal. É a primeira vez que mais de 20 artistas são escolhidos como finalistas. A divulgação ocorreu durante a feira SP- Arte. O Prêmio Marcantonio Vilaça é considerado uma das mais tradicionais premiações de arte do país e completa 15 anos em 2019.

A cada edição, o prêmio contempla cinco artistas, que, além da bolsa de R$ 50 mil, têm sua produção acompanhada por um crítico ou curador de arte. Além disso, participam de exposições itinerantes com suas entre capitais de diferentes regiões do país.

Em outro fato inédito, a seleção alcançou artistas de todas as regiões brasileiras. Pela primeira vez, por exemplo, nomes do Acre e Sergipe estão entre os selecionados. Além disso, também pela primeira vez, foram selecionados 15 artistas mulheres e 15 artistas homens.

Fizeram parte do júri os críticos Ana Avelar, Clarissa Diniz, Gabriela Motta, Josué Mattos, Marcus de Lontra Costa e os artistas Bernardo Mosqueira e Rochelle Costi. “O aumento na quantidade e qualidade dos portfólios recebidos reflete a importância do prêmio e é resultado da continuidade da iniciativa, do profissionalismo das equipes responsáveis e de uma clara concepção de conceitos e propósitos”, ressalta Lontra.

EXPOSIÇÃO DOS FINALISTAS - Em setembro, os 30 finalistas participam de uma exposição coletiva no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado (MAB – FAAP), em São Paulo. No evento de abertura, serão conhecidos os cinco vencedores.

PROJETO ARTE E INDÚSTRIA – Esta edição dá continuidade ao Projeto Arte e Indústria, que ocorre pela quarta vez paralelamente ao Prêmio e homenageia artistas com processos de criação relacionados à produção industrial. Depois de Abraham Palatnik, Amélia Toledo e Sérvulo Esmeraldo, desta vez o destaque será a pintora, gravadora, escultora e desenhista carioca Anna Bella Geiger. A mostra de seus trabalhos e de artistas contemporâneos que dialogam com sua obra ocorre simultaneamente à dos 30 finalistas da 7ª edição do Prêmio no MAB-FAAP. Trabalhos da homenageada poderão ser vistos também na fase itinerante da exposição dos premiados.

O PRÊMIO – o Prêmio Indústria Nacional Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). A última edição em 2017 recebeu 637 inscrições e os artistas premiados foram: Daniel Lannes (RJ), Fernando Lindote (SC), Jaime Lauriano (SP), Pedro Motta (MG) e Rochelle Costi (SP).

CONFIRA A RELAÇÃO DOS ARTISTAS SELECIONADOS

Alan Adi (Sergipe)
Aline Motta (Rio de Janeiro)
Ana Hupe (Rio de Janeiro)
Ana Mazzei (São Paulo)
Ana Teixeira (São Paulo)
Anna Costa e Silva (Rio de Janeiro)
Clara Ianni (São Paulo)
Dalton Paula (Goiás)
Dora Longo Bahia (São Paulo)
Eduardo Frota (São Paulo)
Fabrício Lopez (São Paulo)
Guto Lacaz (São Paulo)
Haesbaert (Rio Grande do Sul)
Isabela Prado (Minas Gerais)
Ismael Monticelli (Rio Grande do Sul)
João Modé (Rio de Janeiro)
Juliana Notari (Pernambuco)
Letícia Ramos (Rio Grande do Sul)
Lívia Flores (Rio de Janeiro)
Mônica Nador (São Paulo)
Nydia Negromonte (Minas Gerais)
Osvaldo Carvalho (Rio de Janeiro)
Pedro França (São Paulo)
Pedro Marighella (Bahia)
Rafael Bqueer (Pará)
Raquel Nava (Distrito Federal)
Rodrigo Bueno (Ceará)
Ueliton Santana (Acre)
Vitor Cesar (Ceará)
Vivian Caccuri (São Paulo)

Posted by Patricia Canetti at 8:25 AM