Página inicial

Salões & Prêmios

 


novembro 2013
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
Pesquise em
salões & prêmios:

Arquivos:
As últimas:
 

outubro 27, 2013

Convocatória nacional para participar da Desvenda, Feira de Arte Contemporânea - Cinco Años Sin Perder La Ternura

Desvenda, Feira de Arte Contemporânea - Cinco Años Sin Perder La Ternura

Além de comemorar o aniversário do projeto, a atual edição marca também a mudança de endereço da Feira que, a partir de agora, acontecerá bimestralmente no espaço Guarda-chuva, em São Paulo.

Curadoria de Floriana Breyer e Rodrigo Lourenço

Inscrições de de 23 de outubro a 25 de novembro de 2013

Espaço Guarda-chuva
Rua Lavradio 141, Barra Funda, São Paulo
desvenda@gmail.com
http://desvenda.net

O que é a Desvenda?

A DESVENDA, Feira de Arte Contemporânea surgiu do desejo de um grupo de artistas, por um espaço específico, onde se pudesse, de forma desburocratizada e sem intermediários, divulgar e comercializar o resultado de suas pesquisas em arte, junto a um público heterogêneo.

Sediada inicialmente na Travessa Venezianos, na Cidade Baixa/Porto Alegre, atua ininterruptamente desde dezembro de 2008. O intercâmbio, que inicialmente se dava somente entre os artistas locais, rapidamente ganhou outras proporções e a DESVENDA passou a abrigar artistas diversas regiões do país, criando assim uma inédita rede autônoma de artistas/produtores.

As feiras de Intercâmbio da Desvenda já participaram de diversos festivais, encontros e salões, tal como o SPA das Artes (Recife), Bienal do Mercosul (POA), Salão de Abril (Fortaleza), Festival Fora-do-Eixo (Brasília), Festival Cidade de Porto Alegre (POA), Desvenda no Pelourinho (Salvador), Espaço Dobradiça (Santa Maria), Casa de Cultura Mário Quintana (POA), Estação das Artes (Montenegro/RS), entre outros. Hoje participam da Desvenda mais de 200 artistas de todo país e a cada dia mais pessoas se agregam a esse movimento.

Como se dará a seleção dos trabalhos?

Os artistas interessados em participar devem preencher o formulário online. Serão informados por email os artistas selecionados, bem como os detalhes para o envio/execução/etc das propostas/obras. A curadoria será de Floriana Breyer e Rodrigo Lourenço.

Qual o prazo de envio dos trabalhos?

25 de novembro é a data limite. A divulgação da seleção será dia 2 de dezembro.

Como é a ocupação do espaço expositivo pela Desvenda?

A Desvenda tem como inspiração para sua proposta de montagem os antigos gabinetes de curiosidades. Os artistas selecionados, se desejarem, podem participar dessa montagem.

Qualquer artista pode participar? Há uma curadoria?

Sim, qualquer artista pode participar. Os critérios de seleção são: originalidade, ter uma produção recente, já ter participado de uma exposição coletiva ou individual, ter um blog ou semelhante divulgando seu trabalho, estar disposto a dividir espaço e promover uma troca intensa com variadas formas, conceitos e técnicas artísticas.

Que tipo de trabalho artístico pode participar da Desvenda?

A Desvenda não discrimina qualquer tipo de manifestação da cultura: poderão dividir espaço performers, publicações, dançarinos, vídeos, esculturas, cozinheiros, gravuras, músicos, intervenções, desenhos, fotografias, DJs, atores e todo tipo de inspiração. A curadoria terá a responsabilidade de elaborar critérios outros que visem garantir a diversidade e representatividade da seleção.

Quanto custa participar da Desvenda?

O artista tem dois custos:

1) O transporte (entrega e devolução) de sua obra.

2) A Desvenda é um projeto independente. Não está vinculado a qualquer ONG, associação, fundação ou entidade outra entidade pública ou privada. Não recebe recursos provenientes de edital, prêmio ou leis de incentivo e/ou renúncia fiscal. Para cobrir seus custos sugere aos artistas que, a título de apoio ao projeto, doem 30% do valor dos trabalhos que forem efetivamente vendidos.

As obras não estarão cobertas por qualquer tipo de seguro.

Por que e para que existe a Desvenda?

A Desvenda pretende colaborar com a expansão dos limites geográficos da arte contemporânea, muitas vezes identificado como manifestações exclusivas dos grandes centros urbanos, uma ação inovadora que busca romper com esse paradigma que em nada colabora para o desenvolvimento de uma cultura democrática e inclusiva. Essa iniciativa mostra que o artista pode encontrar o seu papel (e o de seu trabalho) na sociedade e que estes podem construir uma relação sem intervenções de instituições, curadores ou marchands. Com isso, pensamos que a feira colabora na desconstrução da equivocada ideia de que a obra de arte só pode ser consumida e apreciada por um seleto e abastado grupo de colecionadores/especuladores de arte. A organização colaborativa proposta pela DESVENDA demonstra que artistas integrados conseguem chegar ao seu público e que, coletivamente, existe a possibilidade de se propor soluções e modos para tornar o acesso, a circulação e a produção artística mais justa, democrática e solidária.

Posted by Patricia Canetti at 3:11 PM

Edital Programa de Exposições Galeria Ibeu 2014 - Inscrições

O Programa de Exposições Galeria Ibeu 2014 que contemplará propostas de exposições individuais a serem realizadas na Galeria de Arte Ibeu no período de janeiro de 2014 a março de 2015. O presente edital tem como objetivo apresentar um recorte da produção artística contemporânea e fomentar a discussão sobre a diversidade poética e a pluralidade de temas e suportes acionados pelas linguagens contemporâneas.

Inscrições de 17 de outubro a 14 de novembro de 2013

Galeria de Arte Ibeu
Av. Nossa Senhora de Copacabana, 690 2° andar, Copacabana, Rio de Janeiro

EDITAL

1. DO OBJETO

1.1. O presente edital visa selecionar propostas de exposições individuais de artistas ou coletivos brasileiros ou estrangeiros residentes no país. Tais propostas serão realizadas na Galeria de Arte Ibeu no período de janeiro de 2014 a março de 2015, integrando o calendário de exposições e atividades da Galeria. Fica a cargo da Comissão Cultural do IBEU a curadoria das exposições e a adequação de cronograma.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1. As inscrições serão realizadas em uma única etapa, a saber:

2.1.1. A partir de ficha de inscrição disponível em http://ibeugaleria.blogspot.com, devidamente preenchida, impressa e enviada por Correios (Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 690 2° andar, Copacabana, CEP 22050-001, Rio de Janeiro/RJ) ou entregue pessoalmente na Galeria de Arte Ibeu (horário de funcionamento: segunda a sexta, de 13h às 19h) no período de 17 de outubro a 14 de novembro de 2013.

2.1.2 A ficha de inscrição impressa e preenchida deve vir acompanhada de CD contendo Portfólio e Proposta de Exposição em formato PDF. Não serão aceitos portfolios e propostas expositivas em versão impressa.

2.2. O Portfólio em CD deverá conter:

2.2.1. Currículum vitae contendo formação artística e acadêmica, além de dados pessoais, endereço, telefone e e-mail para contato;

2.2.2. lmagens de no mínimo 8 (oito) e no máximo 15 (quinze) trabalhos recentes (a partir de 2012), sendo imprescindível que cada imagem seja acompanhada por legenda contendo nome do artista, título da obra, dimensões e demais dados técnicos necessários.

2.3. A Proposta Expositiva deverá conter:

2.3.1. Descrição sucinta e objetiva, em 1 lauda no máximo, da proposta/conceito a ser apresentado na Galeria de Arte Ibeu; projeto expográfico compreendendo uma previsão (quantidade) de obras a serem apresentadas. A planta da Galeria Ibeu está disponível no blog http://ibeugaleria.bIogspot.com.

2.4. Artistas que participaram da coletiva NOVÍSSIMOS 2013 não poderão inscrever-se neste edital, podendo concorrer a partir da edição de 2015.

2.5. Não serão aceitas obras no ato da inscrição.

2.6. O material especificado (Ficha de Inscrição e CD) deve ser enviado por Correios (carta registrada ou Sedex) ou entregue pessoalmente no seguinte endereço:

Galeria de Arte Ibeu
Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 690 2° andar
Copacabana Rio de Janeiro
CEP 22050-OO1 RJ

2.6.1. Todas as propostas devem ser enviadas até o dia 14 de novembro de 2013, sendo esta a data final de postagem das mesmas. A Galeria de Arte Ibeu não se responsabiliza por eventuais envelopes extraviados pelos Correios.

2.7. A Galeria de Arte Ibeu rejeitará quaisquer inscrições que não estejam de acordo com os termos deste Edital, cuja inscrição implica na automática e plena concordância das normas nele estabelecidas.

3. DA SELEÇÃO

3.1. Os portfólios serão examinados e selecionados pela Comissão Cultural do Ibeu, sendo a decisão da Comissão soberana e irrecorrível.

3.2. As propostas podem estar sujeitas a ocupar meia galeria, no formato de duas mostras paralelas, caso a Comissão Cultural julgue pertinente.

3.3. O resultado da seleção será divulgado pelo blog da Galeria Ibeu no dia 13 de dezembro de 2013.

3.4. O material de inscrição não será devolvido.

3.5. As propostas selecionadas receberão uma ajuda de custo para cobrir despesas de produção (transporte de obras; molduras/chassis e demais acabamentos; traslados) no valor de até 600 (seiscentos) reais, sendo necessárias notas e comprovantes fiscais para reembolso. Maiores detalhes sobre este procedimento de reembolso serão devidamente comunicados a todos os selecionados.

4. DAS OBRIGAÇÕES DOS SELECIONADOS

4.1. Responder, dentro do prazo que lhe for concedido, às solicitações da Galeria de Arte Ibeu.

4.2. Fornecer equipamentos e materiais especiais eventualmente previstos para a instalação ou exibição das obras tais como projetores/datashow, computadores, monitores de TV, aparelhos de DVD entre outros.

4.3. Entregar e retirar as obras a serem expostas nas datas e prazos estabelecidos oportunamente pela Comissão Cultural do Ibeu.

4.4. Entregar um cd/dvd com fotos em alta resolução dos trabalhos selecionados para publicação em peças gráficas referentes à exposição.

4.5. No caso de trabalhos em tela com chassi, estes deverão vir acompanhados de acabamento em fio de aço/arame para a colocação dos mesmos na parede; trabalhos em moldura com vidro (desenhos, fotografias, dentre outros) devem igualmente vir com semelhante acabamento (gancho "jacaré", fio de aço/arame etc).

4.6. Todo artista selecionado deverá doar uma obra para o acervo do Instituto Brasil-Estados Unidos. Tal obra deverá ter sido parte de sua exposição individual na Galeria Ibeu. No caso de Instalações e Performances, a Comissão Cultural do Ibeu, juntamente com o selecionado, decidirá a obra a ser doada.

5. DAS OBRIGAÇÕES DO IBEU

5.1. Produzir material gráfico para a divulgação da exposição;

5.2. Montagem e desmontagem da exposição;

5.3. Oferecer coquetel de inauguração.

6. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

6.1. Serão respeitados os critérios de classificação e distribuição dos projetos no calendário de exposições da Galeria de Arte Ibeu. Em caso de desistência por parte do artista ou impossibilidade do mesmo no cumprimento das normas deste Regulamento, tal artista selecionado não será remanejado para expor em outra data. Cabe exclusivamente à Comissão Cultural do Ibeu estabelecer o cronograma de exposições da Galeria de Arte Ibeu, não sendo aceitos pedidos de alterações de datas por parte dos artistas ou coletivos.

6.2. O Ibeu não se responsabiliza por quaisquer danos causados às obras durante o período de exposição, considerando também o momento de entrega e retirada dos trabalhos da Galeria.

6.3. O ato de inscrição implica a automática e plena concordância com todos os termos deste Edital, e a inobservância das normas estabelecidas por este Edital implica o indeferimento da inscrição do projeto.

6.4. Casos omissos serão definidos pela Comissão Cultural do Ibeu.

Para baixar o edital e a ficha de inscrição, acesse online.

Posted by Patricia Canetti at 12:24 PM

outubro 4, 2013

Prêmio Belvedere Paraty de Arte Contemporânea 2013 - Finalistas

Após a indicação do júri do 4º Prêmio Belvedere foram definidos os artistas finalistas que irão expor em Paraty, de 8 a 10 de novembro de 2013.

Júri de seleção e premiação: Cauê Alves, Flaviana Bernardo, Marcus Lontra Costa, Patricia Sada e Paula Alzugaray

Alexandre Hypólito Rio de Janeiro RJ
Camila Andrade São Paulo SP
Cássio Cricor São Paulo SP
Cássio Leitão São Paulo SP
Cecilia Walton São Paulo SP
Charly Techio Curitiba PR
Clara Benfatti São Paulo SP
Daniel de Souza São Paulo SP
Danielle Hittmair São Paulo SP
Diana Toloza São Paulo SP
Edna Canoso São Paulo SP
Efe Godoy Sete Lagoas MG
Elaine Pauvolid Rio de Janeiro RJ
Eva Castiel São Paulo SP
Flávia Duzzo Florianópolis SC
Graziela Pinto São Paulo SP
Gregori Homa Florianópolis SC
Gregorio Soares Brasília DF
Janaina Mello São Paulo SP
Janaina Wagner São Paulo SP
João César de Melo Santos SP
Leda Braga Ribeirão Preto SP
Luane Aires Rio de Janeiro RJ
Luiz Postal Curitiba PR
Marcelo Deguchi Londres UK
Mariana Galander São Paulo SP
Max Gomes São Paulo SP
Mayra Martins Redin Rio de Janeiro RJ
Nathalia Fuchs Águas de São Pedro SP
Paloma Passetto Londres UK
Patrícia Francisco São Paulo SP
Pedro Carneiro Rio de Janeiro RJ
Piti Tomé Rio de Janeiro RJ
Raphael Couto São Gonçalo RJ
Ricardo Moreno São Paulo SP
Tchelo São Paulo SP
Thays Tyr Brasília DF
Thiago Barros Rio de Janeiro RJ
Victor Leguy São Paulo SP

Posted by Patricia Canetti at 1:43 PM