Página inicial

Salões & Prêmios

 


novembro 2013
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
Pesquise em
salões & prêmios:

Arquivos:
As últimas:
 

maio 26, 2011

Concurso de Arte Digital Para Estudantes da 2° Mostra 3M de Arte Digital - Inscrições e informações para o artista

Concurso de Arte Digital Para Estudantes da 2° Mostra 3M de Arte Digital


Dois trabalhos de estudantes serão escolhidos para integrar, ao lado de nomes consagrados nacionais e internacionais, a II Mostra 3M de Arte Digital e o respectivo catálogo.

A participação é aberta a estudantes universitários de graduação, mestrado ou doutorado de todo o Brasil. Os interessados devem enviar as obras, até dia 10 de julho, para novostalentos@mostradeartedigital.com.br , nos formatos: digital, vídeo, imagem estática a ser impressa, slide show, animação e software. Além de receber obras finais, a iniciativa incentiva também o envio de projetos ainda não executados. Os nomes escolhidos para integrar a 2º Mostra 3M de Arte Digital serão revelados no final de julho.

A seleção vai avaliar a utilização inovadora de formas de expressão – internet, imagens criadas em forma digital, softwares e conceitos avançados –, além da contextualização do trabalho dentro do que existe de arte digital.

A 2º Mostra 3M de Arte Digital, que tem o patrocínio da 3M do Brasil, será realizada em setembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo. A curadoria será de Julius Wiedemann, editor da Taschen, pesquisador dedicado à convergência entre cultura, tecnologia e comunicação.

Comissão de seleção:
Gil Giardelli
Giselle Beiguelman
Heloisa Boarque de Holanda
Luli Radfahrer
Marcelo Tas

Inscrições até 10 de julho

Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura 664, Barra Funda, São Paulo - SP
11-3823-4600 e novostalentos@mostradeartedigital.com.br
www.memorial.sp.gov.br

Informações para o artista sobre o custo-benefício de editais
As informações abaixo, todas de caráter objetivo, copiadas do edital, servem para ajudar o artista iniciante a decidir sobre a sua participação no evento em questão. Leia sobre esta iniciativa do Canal no Salões&Prêmios.

CONTRAPARTIDA PARA SELECIONADOS: Participação na 2° Mostra 3M de Arte Digital

CUSTOS OPERACIONAIS: nenhum

REGULAMENTO

O Concurso de Arte Digital Para Estudantes da 2° Mostra 3M de Arte Digital tem como objetivo incentivar a expressão artística de forma inovadora e com o uso de ferramentas digitais dos mais variados tipos. Utilizando a obra algum (ou mais de um) meio digital, esta mesmo será considerada, contanto que preencha também os requisitos abaixo.

O julgamento do Concurso de Arte Digital Para Estudantes da 2° Mostra 3M de Arte Digital terá um foco na utilização inovadora de formas de expressão, e além de obras finais, também incentiva o envio de projetos, que foram conceituados e não executados. Serão observados com atenção a utilização da internet, de imagens criados em forma digital, a utilização de software e o pensamento em conceitos inovadores, além da contextualização do trabalho dentro do que existe de arte digital.

Requerimentos:

- Estar registrado e cursando curso universitário em nível de graduação, mestrado ou doutorado;
- Mandar os trabalhos dentro dos formatos estabelecidos no critério “Apresentação”

A Apresentação:

- O envio do trabalho terá de ser feito de forma digital, em forma de vídeo, imagem estática a ser impressa, slide show de imagens, animação e software;
- A apresentação no museu, caso a obra seja escolhida, poderá contar com a utilização de projeção, impressão digital, computador, teclado, mouse, monitor;
- Detalhes da apresentação, caso a obra seja escolhida, serão negociados entre os artistas e os curadores;

Premiação:

- Os dois artistas mais votados participarão da exposição e farão parte do catálogo da exposição;

O Júri:

- Um júri de 5 profissionais irá julgar os trabalhos. Eles serão, Marcelo Tas, Heloisa Boarque de Holanda, Luli Radfahrer, Giselle Beiguelman e GilGiardelli;

Processo de avaliação:

- O processo de seleção dos projetos será feito em duas fases, sendo a primeira fase uma eliminação simples pela maioria (com 3 votos ou mais positivos, o trabalho passa para a segunda fase), e sendo a segunda fase com o critério de notas;
- Para a segunda fase, cada trabalho que passou da primeira fase receberá nota de 1 a 5, de onde se tirará uma media das notas;
- Em caso de empate, o presidente do Júri (a ser escolhido uma semana antes da votação) terá o voto de desempate;
- Os critérios para a avaliação serão primeiramente os seguintes: inovação, criatividade, uso de técnica digital, adequação do recurso técnico à obra, obras e projetos que sejam produzidas em ambiente gráfico, computacional ou que dialoguem diretamente com este meio e que apresentem conteúdo significativo perante a produção artística digital nos dias de hoje;

Datas:

10 de julho – envio da obras pelos novos talentos
De 11 à 19 de julho – processo de seleção em 2 fases
20 de julho – resultado final dos novos talentos

Posted by Gilberto Vieira at 2:27 PM

maio 23, 2011

2° Prêmio Belvedere-Paraty - Inscrições e informações para o artista

2° Prêmio Belvedere-Paraty

A Galeria Belvedere promove um concurso anual de arte contemporânea com tema variável a cada ano, voltado a todos os artistas brasileiros que se confrontam com a linguagem contemporânea, nas modalidades de pintura, escultura, fotografia, digital-art e vídeo.

A primeira edição se concluiu no més de maio 2010, mais de 1800 pessoas de 106 cidades do Brasil, de Manaus a Porto Alegre, visitaram o edital no site da galeria, 75 foram os inscritos confirmados, de 8 estados brasileiros mais o E.U.A. 25 artistas foram selecionados para exposição na galeria Belvedere. A vencedora foi Khaori Wakamatsu, de Mogi das Cruzes, SP, recebeu o troféu das mãos da grande atriz Maria Della Costa. A jovem pintora foi em Florença Itália no mês de setembro 2010, recebida pelo representante do setor “Cultura della Provincia di Firenze”, dott. Sandro Belisario. Khaori abre agora sua xposição individual na galeria Belvedere.

A segunda edição 2011 tem como tema “a força da diversidade”. A diversidade é um tema muito debatido na cultura contemporânea, o dialogo entre localismos e globalismos procura uma explosão de novas poéticas cada vez mais corajosas, com o risco sempre presente da cair no vórtice do ridículo e do cativo gosto. Mas a diversidade está se tornando um bem cada vez mais raro, pois a globalização e a difusão das notícias nos assemelham mais e mais. Afinal a diversidade é mais geográfica? Racial? Cultural? Geracional? Econômica? Sexual? Essa é a pergunta que o segundo prêmio Belvedere Paraty lança no ar.

Comissão de seleção

Emanoel Araújo (artista, Diretor-curador do Museu Afro Brasil de SP)
Francesca Sorace (curadora da editora de livros de arte Charta, Milão-Nova York)
Éder Chiodetto (fotografo e curador de fotografia no Mam SP)
Monica Filgueira, (galerista SP)
Liege M. Gonzales, (editora da revista DAS artes, RJ)
Márcio Franco (artista, curador da Casa da Cultura de Paraty)
Cesare Pergola (arquiteto-artista, diretor da Galeria Belvedere em Paraty)

Inscrições até 10 de julho de 2011

Informações para o artista sobre o custo-benefício de editais
As informações abaixo, todas de caráter objetivo, copiadas do edital, servem para ajudar o artista iniciante a decidir sobre a sua participação no evento em questão. Leia sobre esta iniciativa do Canal no Salões&Prêmios.

GANHO PARA PREMIADOS: O vencedor da etapa final do Prêmio Belvedere-Paraty 2011 será premiado com uma viagem a Florença, Itália (passagem aérea e hospedagem para 10 dias, para duas pessoas), e terá agendada uma exposição individual na próxima edição do Prêmio Belvedere Paraty Arte Contemporânea.

EDITAL

Objetivos
Promover as linguagens da arte contemporânea nas modalidades de pintura, escultura, fotografia, vídeo e digital-art; descobrir novos talentos no circuito brasileiros com um projeto de alcance internacional.

Participação
Aberto para artistas em atividade no Brasil, tanto brasileiros como estrangeiros residentes no País, sem limitação de faixa etária, sendo que os jovens menores de 30 anos pagarão metade do valor da inscrição

Tipologia das obras
Serão aceitas obras inéditas, nunca expostas previamente, pertinentes ao tema, nas seguintes modalidades e formatos :

-pintura: técnica livre (incluso mosaico, colagem, etc.), dimensão máxima 100x100cm
-fotografia: p&b ou cor, dimensão máxima 100x100cm
-digital-art, impressão de dimensão máxima 100x100cm
-escultura, livre escolha de material com dimensão máxima 100x100x100cm
-vídeo, duração máxima 10minutos.

Inscrição
Preencher a ficha disponível no do site www.belvedereparaty.com
Depositar o custo de inscrição de R$100,00 (cem reais) na conta bancaria da Galeria (Banco do Brasil agencia 2406-6 conta17028-3, Belvedere design e restauração Ltda. CNPJ-10268138/0001-20).

Para artistas menores de 30 anos - completos até 30/04/2011 – a inscrição é de R$50,00 (cinquenta reais)
Enviar através do email premio@belvedereparaty.com a ficha de inscrição preenchida e o comprovante de pagamento da taxa de inscrição. O artista receberá um email de confirmando sua participação.

Condições de participação

Primeira etapa
Enviar, via internet, os materiais abaixo:

Imagem – 3 no máximo – da obra inscrita, com vista geral e detalhes, em arquivo .JPEG, com tamanho igual ou inferior a 1024 x 768 pixels. Para os trabalhos em vídeo, postar na internet e enviar link de visualização;

Ficha técnica do trabalho, com título, ano, dimensão e técnica utilizada, bem como um pequeno texto descritivo sobre a obra (máximo 20 linhas)

Curriculum Vitae do artista (máximo 30 linhas)

(Cada concorrente pode enviar a proposta de uma única obra para cada inscrição.)

Segunda etapa
Uma Comissão Julgadora, convidada pelo evento, composta por nomes expoentes do Circuito Cultural Contemporâneo Brasileiro selecionará um mínimo de 30 trabalhos que farão parte da etapa de premiação. Essas obras serão expostas em uma mostra coletiva em Paraty, durante o CONTEMPORÂNEA ART PARATY – Festival de Artes Visuais, edição 2011.
As obras selecionadas deverão ser enviadas à Galeria Belvedere – Rua Marechal Deodoro, 340 – CEP 23970-00 – Paraty, RJ – no prazo do cronograma abaixo, em condições finais de exposição.

Prêmio
O vencedor da etapa final do Prêmio Belvedere-Paraty 2011 será premiado com uma viagem a Florença, Itália (passagem aérea e hospedagem para 10 dias, para duas pessoas), e terá agendada uma exposição individual na próxima edição do Prêmio Belvedere Paraty Arte Contemporânea.

Critérios de avaliação
contemporaneidade da linguagem
originalidade da obra
impacto comunicacional e visual

Comissão Julgadora
Emanoel Araújo (artista, Diretor do Museu Afro Brasil de SP)
Francesca Sorace (curadora da editora de livros de arte Charta, Milão-Nova Iorque)
Éder Chiodetto (fotografo e curador no Mam SP)
Monica Filgueira, (galerista SP)
Liege M. Gonzales, (editora da revista DAS artes, RJ)
Márcio Franco (artista, curador da Casa da Cultura de Paraty)
Cesare Pergola (artista e arquiteto, diretor da Galeria Belvedere em Paraty)

(No caso de um membro do júri estar impossibilitado de participar das reuniões, será substituído por uma personalidade escolhida pelos curadores do premio)

Cronograma
25 maio 2011 - abertura das inscrições
10 julho - término da inscrição e entrega de material (via internet)
15 julho - divulgação da lista dos selecionados para a exposição
25 julho - término de recebimento das obras para exposição
30 julho - anúncio do vencedor

Disposições gerais
A decisão da Comissão é soberana e irrevogável, não cabendo recursos.
As obras escolhidas para a segunda etapa serão enviadas e retiradas por conta dos artistas. A galeria se responsabiliza pelas obras a partir do momento em que as mesmas se encontrarem sob sua guarda até o final do período expositivo.
O artista é responsável pela autoria e originalidade da obra apresentada.
A participação no concurso implica no conhecimento e aceitação deste regulamento.

Em caso de duvida, entrar em contato com a Coordenação do Prêmio:
Cesare Pergola, telefone (24)3371-4101, email premio@belvedereparaty.com

Paraty, maio 2011

Ficha de Inscrição
Edital

Posted by Gilberto Vieira at 6:09 PM

17º Salão Unama de pequenos formatos - Premiados

17º Salão Unama de pequenos formatos - Premiados

Grânde Prêmio
Danielle Fonseca - Pará - A dobra somo nós

Prêmio especial "Graça Landeira"
Ramon - Pará - Xilografias Hq1, 2 e 3

Prêmios Aquisitivos
Claudia Hersz - Rio de Janeiro - Broken China
Erinaldo Cirino - Pará - Interseção III
Reynaldo Candia - São Paulo - Teu amigo que te quer

Comissão de Premiação: Armando Queiroz (PA), Elza Lima (PA) e Geraldo Teixeira (PA)

Posted by Gilberto Vieira at 5:39 PM

Residência Instituto Sacatar - Selecionados

Residência Instituto Sacatar - Selecionados


O Instituto Sacatar tem a satisfação de anunciar a chegada de um novo grupo de artistas contemplados, cada um, com um período de residência de oito semanas de duração em sua sede, na ilha de Itaparica, Bahia. Os futuros residentes chegarão a Salvador no dia 6 de junho de 2011 e logo seguirão para o Sacatar, onde permanecerão até 1º de agosto do mesmo ano.

Ao todo seis artistas foram premiados com bolsas para o Sacatar. Destes, três são brasileiros e outros três são artistas internacionais (dois norte-americanos e uma japonesa), sendo que um dos residentes já esteve no Sacatar anteriormente e retornará à Bahia por convite do Instituto.

Artistas Contemplados

Alice Miceli – Brasil
Felipe Lara – Brasil
Gerald Cyrus – EUA
Lucimar Bello – Brasil
Maggie Smith – EUA
Mari Ogihara – Japão

Posted by Gilberto Vieira at 4:37 PM

maio 17, 2011

17º Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil Mostra Panoramas do Sul - Selecionados

17º Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil Mostra Panoramas do Sul - Selecionados

Com trabalhos em vídeo, performances, instalações, objetos, publicações, pinturas, fotografia e outros, a exposição compõe uma amostra abrangente da produção contemporânea das diversas regiões do Sul geopolítico do mundo – América Latina, África, Leste Europeu, Oriente Médio e Ásia. De setembro/outubro a dezembro, o eixo Panoramas do Sul do Festival ocupa uma área de cerca de 2 mil metros quadrados no SESC Belenzinho, zona leste de São Paulo.

Os participantes foram escolhidos por uma comissão formada pelos curadores Fernando Oliva e Marcio Harum, e pelo artista Felipe Cohen, entre 1.295 inscritos. "É recorrente nos trabalhos um certo atravessamento da forma e do conteúdo numa síntese que não se afasta das grandes questões do mundo contemporâneo e nem se circunscreve ao universo das artes visuais", diz Oliva. Experiências em trânsito são recorrentes entre as obras, como as indagações sobre natureza e arquitetura, e os dispositivos que mapeiam afetos e inventariam memórias.

Veja a lista completa dos selecionados:

Adriano Costa (Brasil-SP)
Akram Zaatari (Líbano)
Alexandre B (Brasil-MG)
Ali Cherri (Líbano)
Ana Prata (Brasil-MG)
Andre Favilla (Brasil-SP)
Andrei Rubina Thomaz (Brasil-RS)
Angelica Mesiti (Austrália)
Anna Baumgart (Polônia)
Aya Eliav e Ofir Feldman (Israel)
Ayrson Heráclito (Brasil-BA)
Bakary Diallo (Mali)
Bao lixin (China)
Basma Alsharif (Kwait)
Bogdan Perzynski (Polônia)
Bouchra Khalili (Marrocos)
Carla Zaccagnini (Argentina/Brasil-SP)
Carlos Adriano (Brasil-SP)
Carlosmagno Rodrigues e Alonso Pafyeze (Brasil-MG)
Chico Dantas (Brasil-PB)
Christian Delgado e Nicolás Testoni (Argentina)
Cinthia Marcelle (Brasil-MG)
Claudia Joskowicz (Bolívia)
Cristiano Lenhardt (Brasil-RS)
Damir Ocko (Croácia)
Dan Boord e Luis Valdovino (Argentina/EUA)
Dan Halter (Zimbábue)
Daniel Salamanca (Colômbia)
Danillo Barata (Brasil-BA)
Deyson Gilbert Silva e Sousa (Brasil-PE)
Dirceu Maués (Brasil-PA)
Dor Guez (Israel)
E. S. Mayorga (México)
Eder Santos (Brasil-MG)
Edwin Sanchez (Colômbia)
Fabiano Gonper (Brasil-PB)
Federico Lamas (Argentina)
Felipe Barros (Brasil-AL)
Felipe Bittencourt (Brasil-RJ)
Gabriel Mascaro (Brasil-PE)
Galina Myznikova e Sergey Provorov (Rússia)
Gianfranco Foschino (Chile)
Gisela Motta e Leandro Lima (Brasil-SP)
Gregg Smith (África do Sul)
HeeWon Lee (Coreia do Sul)
Ian Haig (Austrália)
Ilan Waisberg (Brasil-MG)
Iván Marino (Argentina)
Jonathas de Andrade (Brasil-AL)
José Villalobos Romero (México)
Laerte Ramos (Brasil-SP)
Lara Arellano (Argentina)
Leandro Cardoso (Brasil-SP)
Liu Wei (China)
Lucia Mindlin Loeb (Brasil-SP)
Luciana Ohira e Sergio Bonilha (Brasil-SP)
Luis F. Ramirez Celis (Colômbia)
Luiz Roque (Brasil-RS)
Marcello Mercado (Argentina)
Marcellvs L. (Brasil-MG)
Marcia Vaitsman (Brasil-SP)
Marcio Shimabukuro (Brasil-SP)
Marek Ranis (Polônia)
Maya Watanabe (Peru)
Merilyn Fairskye (Austrália)
Michel Groisman (Brasil-RJ)
Mihai Grecu (Romênia)
Milton Machado (Brasil-RJ)
Moran Shavit (Israel)
Natasha Mendonça (Índia)
Nazareno (Brasil-SP)
Nicola Morton (Austrália)
Nurit Sharett (Israel)
Orit Ben-Shitrit (Israel)
Pablo Lobato (Brasil-MG)
Paula Garcia (Brasil-SP)
Petrina Hicks (Austrália)
Rafael Urban (Brasil-PR)
Ricardo Carioba (Brasil-SP)
Roberto Winter (Brasil-SP)
Roderick Steel (Brasil-RS)
Rodrigo Bivar (Brasil-DF)
Rolando Vargas (Colômbia)
Ronaldo Miranda (Brasil-SP)
Sarah Jane Gorlitz e Wojciech Olejnik (Polônia, Canadá)
Sebastian Diaz Morales (Argentina)
Shaun Gladwell (Austrália)
Sherman Ong (Malásia)
Taryn Takahashi (Peru)
Tatiana Blass (Brasil-SP)
Tenzin Phuntsog (Índia)
Theo Craveiro (Brasil-SP)
Tiago Romagnani Silveira (Brasil-SC)
Vinicius Duarte (Brasil-SP)
Wagner Malta Tavares (Brasil-SP)
Wagner Morales (Brasil-SP)
Ximena Velásquez Sánchez (Colômbia)
Zafer Topaloglu (Turquia)

Posted by Cecília Bedê at 6:37 PM

maio 12, 2011

Prêmio Bolsa incentivo 62º Salão de Abril - premiados

Prêmio Bolsa incentivo 62º Salão de Abril

"Toda escolha envolve renúncia. Essa afirmação possui um eco maior na atual edição do Salão de
Abril, pois a pesquisa teórica, a qualidade técnica e a ousadia no fazer são dados em comum que
entrelaçam todos os trabalhos.

Sabemos que o território da arte não é uma zona de conforto, está mais para busca do que para
encontro, exige do caminhante uma jornada de herói pela procura dos lugares de abandono do
sentido e de reconstrução da subjetividade.

O tema do Salão, "subjetividade das formas do eu", lançou uma provocação e algumas perguntas.
Em tempos batizados como pós-modernos, no emaranhado da teia de percepções de mundo préfabricadas, estereotipadas, qual o efetivo espaço do desejo, da liberdade, da autonomia? Na força
opressora do poder simbólico, que consegue anuência ao seu ordenamento fútil e egóico sem
aparente dispêndio de energia, qual o posição dos artistas diante do que prende, sufoca, mutila?
Diante do que constrói grades e cercas na vontade de viver, de criar, de amar e de inventar algo
realmente novo, uma outra forma de viver além desta que nos impõem?

A escolha, portanto, foi tarefa árdua. Entre tantas produções primorosas, duas conseguiram um
encaixe maior no espaço aberto por nossas expectativas. A primeira, penetrou no âmago de uma
camada complexa e profunda. Um sentido humano que nos habita mas que ainda não foi
pronunciado nem definido, e que, por isso mesmo, arrebata. Arte, portanto. O trabalho desenvolvido
por Angella Conte possui essa força de entreabrir uma janela, uma passagem para o indizível, o
inacessível, o vedado. Prisioneiros que anseiam escapulir no mais profundo de nós, no território do
inconsciente humano.

Das grades simbólicas para os prisioneiros das grades de ferro e seus familiares, o pictórico de
Clarissa Campelo revela sentidos menosprezados em uma sociedade que utiliza o cárcere como
recurso de controle de classe social. Todos sabem, a maioria finge não saber e o barco segue seu
rumo.

Um rumo com incerteza de porvir. Para quem conseguir abrir o cadeado e caminhar com o mínimo
de autonomia viver é destino incerto, correnteza violenta, travessia ousada. Eis a escolha: livre ou
encarcerado viver?

A bolsa residência, com o propósito de aprofundamento de pesquisa, é destinada para as duas
artistas citadas acima, com o destaque para o mérito de todos os trabalhos que compõem o Salão."

Comissão Curatorial

Vencedoras

Angella Conte
Clarissa Campelo

Posted by Marília Sales at 4:39 PM | Comentários(1)

maio 11, 2011

IV Mostra Live Cinema 2011/ mLC - Inscrições e informações para o artista

Mostra Live Cinema 2011

A IV Mostra Live Cinema (mLC 2011) é uma mostra expositiva de performances audiovisuais, de Live Cinema, Live Images e de qualquer outro tipo de manifestação que utilize a performance e elementos
audiovisuais manipulados em tempo real em sua apresentação.

A mLC 2011 acontecerá no teatro do Oi Futuro Ipanema, na cidade do Rio de Janeiro, dos dias 01 a 04 de setembro de 2011.

Todos as formas e experiências de performances audiovisuais que sejam baseadas na performance ao vivo usando-se softwares e hardwares de manipulação de imagem, som, dados e luz em tempo real são encorajadas a participar mediante o envio de propostas de trabalhos inéditos ou não.

Serão aceitas performances audiovisuais nacionais e internacionais, que se apresentarão até duas vezes cada uma, durante duas das noites de performances da mLC 2011, podendo haver ou não a inclusão de
performances adicionais convidadas de acordo com a decisão da comissão organizadora.

Curador da Mostra: Luiz Duva.


Inscrições até 01 de julho de 2011.

Endereço para inscrição e envio dos materiais adicionais:
IV Mostra Live Cinema.
Rua Major Sertório 557, apto 8ab. Vila Buarque. São Paulo -SP
CEP: 01222-001

Ficha de inscrição

Informações para o artista sobre o custo-benefício de editais
As informações abaixo, todas de caráter objetivo, copiadas do edital, servem para ajudar o artista iniciante a decidir sobre a sua participação no evento em questão. Leia sobre esta iniciativa do Canal no Salões&Prêmios.

GANHO PARA INSCRITOS: nenhum

GANHO PARA PREMIADOS:
_ Cachê a título de ajuda de custo referentes as suas apresentações na mostra de R$ 1. 000, 00 (hum mil reais) por apresentação.

_ Passagem aérea de ida e volta da sua cidade natal para a cidade do Rio de Janeiro, mais hospedagem por no máximo três dias da mLC 2011 (café da manhã e almoço).

_ A mLC 2011 disponibilizará somente os suportes de exibição de imagem mais um mixer de vídeo/áudio e o sistema de som para as performances. Computadores, hardwares e interfaces são de responsabilidade de cada um dos performers ou coletivos e deverão ser disponibilizados pelos mesmos.

CUSTOS OPERACIONAIS:

- projeto, release, fotos (300dpi), documentação em vídeo se a performance já foi apresentada no caso de projeto inédito, apresentar portfólio doartista/coletivo proponente em website ou DVD contendo outros trabalhos do gênero ou referências da obra proposta.

- número de participantes para a ação

- mini currículo do realizador e dos envolvidos

- mapa de palco

- envio do material pelo correio.


Termos e condições para a realização das inscrições:

_ entende-se como performances audiovisuais a apresentação de uma peça ou composição multimídia onde as imagens, os sons, a luz e/ou os objetos de cena são manipulados ao vivo e em tempo real pelo performer diante da platéia.

_ o tempo máximo de cada apresentação será de 30 minutos podendo haver concessões, em casos excepcionais, de tempo extra de acordo com a decisão da comissão organizadora.

_ As performances serão apresentadas no teatro do Oi Futuro de Ipanema que tem um palco com as seguintes dimensões: 5m de frente por 7m de fundo e 3.60m de altura.

_ o suporte ou os suportes de exibição utilizados na mLC 2011 assim como a proposta de ambientação dos mesmos, serão desenvolvidos em função do conjunto dos projetos selecionados para cada uma das noites da mostra.

_ os projetos inscritos devem levar em consideração as dimensões do palco do teatro do Oi Futuro Ipanema devendo a proposta expositiva (números de suportes para exibição das imagens e proposta de ambientação) ser adequada ao mesmo.

_ à critério dos organizadores da mLC 2011 a exeqüibilidade técnica da performance será levada em consideração como critério para a seleção dos projetos.

_ cada performer ou coletivo receberá para participar da mLC 2011 um cachê a título de ajuda de custo referentes as suas apresentações na mostra. O cachê será pago mediante apresentação de nota fiscal de empresa do responsável pelo projeto e pela inscrição do mesmo. O cachê será pago através de cheque nominal a empresa emissora da nota fiscal.

_ cada performer ou coletivo residente fora da cidade do Rio de Janeiro receberá uma passagem aérea de ida e volta da sua cidade natal para a cidade do Rio de Janeiro, mais hospedagem por no máximo três dias da mLC 2011 (café da manhã e almoço). Poderá haver concessões, em casos excepcionais, de passagens aéreas adicionais assim com hospedagem e alimentação para mais de um artista ou coletivo de acordo com a decisão da comissão organizadora.

_ a mLC 2011 disponibilizará somente os suportes de exibição de imagem mais um mixer de vídeo/áudio e o sistema de som para as performances. Computadores, hardwares e interfaces são de responsabilidade de cada um dos performers ou coletivos e deverão ser disponibilizados pelos mesmos.

_ cada artista ou coletivo pode inscrever quantos projetos quiser.

Informações que devem constar em cada uma das propostas enviadas:

_ ficha de inscrição preenchida pelo responsável pelo projeto com nome e dados pessoais do responsável pela performance, pela assinatura do contrato e recebimento do cachê.

_ número de participantes que fazem parte da apresentação da performance.

_ descritivo do projeto da performance contendo descrição conceitual e técnica do projeto proposto (rider técnico de imagem e som).

_ informar se o projeto é inédito ou não. Caso a performance já tenha sido apresentada anteriormente indicar o(s) local(is) e data(s).

_release, fotos (300dpi) e documentação em vídeo da performance para os projetos já apresentados. No caso de projeto inédito, apresentar portfólio do artista/coletivo proponente em website ou DVD contendo outros trabalhos do gênero ou referências da obra proposta.

_ mini currículo do realizador e dos envolvidos.

_ mapa de palco.

Endereço para inscrição e envio dos materiais adicionais:

_ as inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas mediante envio pelo correio eletrônico (inscricao@livecinema.com.br) da ficha de inscrição, da descrição do projeto e do portfólio do artista até 01 de julho de 2011.

_ materiais adicionais contendo por exemplo o portfólio do artista ou coletivo em DVD devem ser enviados até a data de 01 de julho de 2011 para:

IV Mostra Live Cinema.
Rua Major Sertório 557, apto 8ab. Vila Buarque.
São Paulo. SP. CEP: 01222-001.

_ não serão aceitas correspondências postadas após a data limite de inscrição.

_ a inobservância de algum dos critérios estabelecidos ou a falta dos materiais solicitados implicará na invalidação automática da inscrição efetuada.

_ os materiais enviados para seleção não serão devolvidos em nenhuma hipótese.

SELEÇÃO

A seleção dos trabalhos será feita pela comissão organizadora da mLC 2011 mediante apreciação da ficha de inscrição, do projeto descritivo da performance proposta e da análise do portfólio do artista ou coletivo inscrito.

A comissão organizadora da mLC 2011 poderá contribuir com a programação convidando artistas nacionais e/ou internacionais para a edição da IV Mostra Live Cinema.

DOS DIREITOS AUTORAIS E USO DE IMAGEM DOS ARTISTAS SELECIONADOS

Para a divulgação da mostra:

_ caso selecionado, os participantes dos projetos desde já autorizam a mLC 2011 a utilizar suas imagens e currículos para exibição em mídia impressa, eletrônica e internet, exclusivamente para a divulgação da IV Mostra Live Cinema.

_ a utilização ora prevista não tem limitação temporal ou numérica e é válida para todo o Brasil e o exterior, sem que seja devida nenhuma remuneração, a qualquer título.

_ cada artista ou coletivo participante da mLC 2011 autoriza a documentação em vídeo e áudio da sua performance para que essa documentação, na íntegra ou em partes, faça parte do banco de dados do site da Mostra Live Cinema, de suas Redes Sociais (Youtube, Vimeo, Flickr, FaceBook etc.) assim como dos produtos de divulgação de futuras mostras desde que sem fins comerciais.

Das Obras de Terceiros:

_ Os selecionados serão responsáveis pela obtenção de toda e qualquer autorização, licenciamento ou cessão de direitos, relativos a obras (textos, músicas, fotografias etc.) ou imagens de terceiros necessários para o pleno atendimento de toda a legislação incidente sobre o projeto/obra, em especial,
a legislação autoral e as referentes ao uso de registros de imagem e voz.

_ A mLC 2011 verificará a regularidade de todos os direitos autorais, conexos e de imagem presentes ou incidentes na versão final do projeto, ficando a seu exclusivo critério decidir a sanção ao projeto que
desatender essas exigências.

_ A mLC 2011 se reserva o direito de solicitar, a qualquer tempo, documentos que comprovem as declarações dos participantes.

_ O artista ou coletivo inscrito e contemplado responderá, de forma exclusiva e integral, por eventuais reclamações, questionamentos, acusações ou alegações de plágio ou violação a direitos autorais,
conexos, patrimoniais, de propriedade industrial, de titularidade de terceiros, dentre outros, inclusive pela omissão de informações, assegurando a Mostra Live Cinema o pleno ressarcimento por possíveis
prejuízos sofridos pela mostra a esse título.

Do Resultado
_O Resultado dos artistas selecionados será anunciado no site da mLC 2011 (www.livecinema.com.br).

_Os selecionados serão comunicados por correio eletrônico. Os que não responderem em tempo hábil às exigências documentais nos prazos e limites estabelecidos após a confirmação da seleção serão automaticamente excluídos do evento.

OUTRAS INFORMAÇÕES
_ Questões não-previstas no presente regulamento serão avaliadas e decididas sob exclusivo critério da comissão de organização da mLC 2011.

_ O ato de inscrição implica automática e plena concordância com os termos deste regulamento.

_ Dúvidas poderão ser esclarecidas pelo e-mail: info@livecinema.com.br
www.livecinema.com.br

Posted by Marília Sales at 11:48 AM

maio 4, 2011

Bolsas de Incentivo à Formação/Oficinas - Centro de Formação em Artes Visuais (Cfav) 2011 - Selecionados

Bolsas de Incentivo à Formação/Oficinas - Centro de Formação em Artes Visuais (Cfav) 2011 - Selecionados

O Centro de Formação em Artes Visuais – CFAV da Prefeitura do Recife finalizou na última terça, 26/4, o processo de seleção para ocupação anual da pauta de oficinas em 2011. Foram selecionados 9 projetos que receberão um prêmio/bolsa no valor de R$ 3.000,00 a R$ 4.000,00.

Os premiados irão ministrar oficinas que farão parte da programação de ações da instituição ao longo do ano.

A instituição recebeu ao todo 71 projetos, de candidatos de diversos estados, como Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e São Paulo.

Os critérios de avaliação foram: Apresentação do Projeto, Conteúdo da Oficina, Viabilidade do Projeto e Adequação do projeto ao CFAV.

Comissão de seleção: Beth da Matta, Juliana Notari, Mabel Medeiros, Marcio Almeida, Renata Gamelo

Foram selecionados os seguintes projetos.

Oficina: Performance - Compartilhando, Roubando e Emprestando Simultaneamente
Proponente: Micheline Silva Torres de Almeida
Local: Rio de Janeiro/RJ

Oficina: Cartazística: Arte,Cultura e Criação de Cartazes
Proponente: Paulo Eduardo Moretto
Local: São Paulo / SP

Oficina: Técnomanias: Usos Digitais para Equipamentos Analógicos
Proponente: Lia Letícia Ferreira Leite
Local: Recife/PE

Oficina: Introdução ao Storyboard: Uma Abordagem Prática
Proponente: Isac de Menezes Galvão
Local: Barcelona - Espanha

Oficina: Curadorismo
Proponente: Daniela Castro
Local: São Paulo / SP

Oficina: Desenho
Proponente: Renato Jorge Valle
Local: Recife/PE

Oficina: Caderno de notas práticas nº 3
Proponente: Marcio Harum
Local: São Paulo / SP

Oficina: Videoarte - Teoria e Prática
Proponente: Oscar Manoel Salazar Malta
Local: Recife/PE

Oficina: Corpo/Objeto - Corpo/Abrigo
Proponente: Claudia Herszenhut
Local: Rio de Janeiro/RJ

Posted by Marília Sales at 12:57 PM