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julho 8, 2009

Chamadas de artigos para Revista Marcelina 3

A Revista Marcelina é a publicação semestral do curso de Mestrado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina (FASM).

Tema: Como pertencer e criticar? Depois de uma atuação nos anos 1960-70, que se caracterizou por uma posição à margem dos circuitos de difusão e consumo, hoje a idéia de “crítica institucional”, e até mesmo de “arte conceitual”, pressupõe alianças. Como evitar o jogo institucional da arte? Ao mesmo tempo que produzem imagens e objetos, artistas assumem outros papéis de agenciamento e mediação, possibilitando uma inserção mais complexa da potência poética e criativa na trama social. Qual a extensão da responsabilidade artística e intelectual na vida pública?

Lembre-se que somente trabalhos inéditos em território nacional serão analisados e que o rigor das citações e das fontes é indispensável para garantir a qualidade da leitura oferecida.
Enviar artigo ou dúvidas para: mirtes.oliveira@fasm.edu.br

Envio de propostas até 15 de setembro de 2009.

Faculdade Santa Marcelina – Unidade Perdizes
Rua Dr. Emilio Ribas, 89
www.fasm.edu.br

Sobre a Revista Marcelina

A Revista Marcelina caracteriza-se por ser um espaço de divulgação das pesquisas acadêmicas em andamento nas universidades e faculdades brasileiras, a fim de agilizar a troca de idéias e debate em todos os Estados, permitindo assim acolher reflexões que não têm espaço próprio. O primeiro número foi marcelina [antropofágica] e o segundo marcelina [ficções].

Ainda que de caráter científico, publica também artigos com uma linguagem menos acadêmica (relatos de experiências de ensino, por exemplo) e contempla atividades culturais já inseridas no circuito de consumo, preservando o espírito crítico. A conversa dialógica com um curador já configurou uma seção fixa na qual tenta-se delinear as premissas, tarefas e estratégias de uma prática experimental em busca de metodologia. Outra sessão fixa publica uma argüição em destaque, como estímulo à produção de pensamento durante a defesa do mestrado que geralmente fica restrita entre paredes.

Critérios para publicação

1. Informações gerais

Marcelina é uma revista semestral do Mestrado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina (Fasm, São Paulo), e tem por objetivo criar um outro lugar de debate, além das salas de aula e dos grupos de estudo, no campo das artes – garantindo visibilidade para todas as manifestações expressivas, independentes de seu caráter efêmero – e da música.

Duas vezes por ano, surge uma marcelina com um adjetivo inspirado a partir de seu dossiê temático.

Informações imprescindíveis para a publicação:

Os artigos e ensaios entregues devem ser originais e acompanhados de documento de transferência de direitos autorais, contendo a assinatura do(a) autor(a).

Com periodicidade semestral, o prazo para entrega dos originais será: até 10 de maio (para a edição de agosto) e até o dia 10 de dezembro (para a edição de março).

O autor poderá, a seu critério, associar-se a 1 (um) co-autor.

O Conselho Editorial pode sugerir temas, autores e artigos; a decisão de publicação dos trabalhos cabe aos editores.

Os artigos aprovados pelos editores serão submetidos a um preparador e a um revisor de texto, para que sejam publicados.

Opiniões, dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como exatidão de datas e referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.

Preparação dos originais

Apresentação

Os artigos poderão ser redigidos em português e/ou em idioma estrangeiro (inglês, francês, espanhol), desde que providos de tradução aprovada pelos autores.

Os trabalhos devem ser apresentados em 3 (três) vias impressas, com cópia das ilustrações, e em disquete (formato RTF, fonte Times New Roman 12) ou CD, fiel ao original.

Os textos devem ter no máximo vinte laudas (padrão de 2100 caracteres = trinta linhas, setenta toques), com espaçamento 1.5, incluídas as ilustrações.

Figuras ou ilustrações devem ser enviadas também separadamente em formato Tiff com pelo menos 300 dpi de resolução.

Incluir uma folha de rosto com as seguintes informações: título do artigo em português e inglês; o(s) nome(s) do(s) autor(es); informações sobre sua filiação acadêmica e sobre divulgação anterior do mesmo texto ou de parte dele (em congressos ou eventos da área).

Estrutura do trabalho

Os trabalhos devem obedecer à seguinte seqüência:

Título; subtítulo.

Autor(es) [por extenso, nome completo].

Filiação científica do(s) autor(es) [indicada em nota de rodapé: departamento, instituto ou faculdade, universidade-sigla, cidade, estado, país].

Resumo/Abstract: português/inglês, de no máximo dez linhas, ou noventa palavras; palavras-chave/key words de seu tema (com até sete palavras retiradas de thesaurus da área, se houver); texto; referências [trabalhos citados no texto].

Descrição

Referências. Devem ser dispostas em ordem alfabética, reunidas no final do artigo, iniciadas pelo sobrenome dos autores. Se superior a três, usa-se o primeiro nome e et al. É essencial a informação de todos os dados da obra referenciada, de forma a facilitar a padronização a cargo da editora responsável pela produção editorial. Os elementos essenciais são: autor(es), título, local, editora e data de publicação. Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência, para melhor identificar o documento.

Exemplos de referências:

Livros e outras monografias

HARNONCOURT, N. O diálogo musical. Tradução de Luiz Paulo Sampaio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.

GROUT, D. J.; PALISCA, C. A history of Western music. New York: W. W. Norton, 1996.

BANISTER, J. et al. The ariels songs in the play call’d the tempest. Londres: [s.n.], 1670.

Capítulos de livros

JOHNSON, W. Palavras e não palavras. In: STEINBERG, C. S. Meios de comunicação de massa. São Paulo: Cultrix, 1972. p. 47-66.

Artigos de periódicos

ALESSANDRINI, R. Performance practice in the secconda prattica madrigal. Early Music, v. XXVII, n. 4, p. 633-639, 1999.

Em meio eletrônico

KELLY, R. Eletronic publishing at APS: its not just online journalism. Disponível em: . Acesso em: 25/nov./1998.

Dissertações e teses

MACHADO, A. Esther Scliar – um olhar perceptivo. 2002. 276f. Dissertação (Mestrado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

Citação no texto

O autor deve ser citado no texto entre parênteses pelo sobrenome, separado por vírgula da data de publicação (Barbosa, 1980). Se o nome do autor estiver no texto, indica-se apenas a data entre parênteses: “Morais (1955)”. Quando necessário especificar páginas, estas seguem a data, separadas por vírgula e precedida de p. (Munford, 1949, p. 513). Diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem ser discriminadas por letras minúsculas após as datas: (Peside, 1927a ), (Peside, 1927b).

As citações textuais devem ser colocadas entre aspas. As citações longas (mais de três linhas) aparecem no artigo impresso com destaque, e devem ser digitadas com tabulação no início do parágrafo ou [...] se é um recorte; pula-se uma linha antes e uma depois do texto citado com recuo. No caso de citações traduzidas de outro idioma, colocar em nota de rodapé o texto no idioma original.

Notas

Devem ser reduzidas ao mínimo e apenas explicativas, colocadas no pé de página. As remissões devem ser feitas por números, entrelinha superior e colocadas à margem lateral do texto. Ex.: Adams.¹

Anexos/Apêndices

Serão incluídos somente quando imprescindíveis à compreensão do texto (colocados antes das referências bibliográficas).

Tabelas

Devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos e encabeçadas pelo título, em letra normal do texto, sem ponto final.

Figuras

Desenhos, gráficos, partituras, mapas, esquemas, fórmulas, modelos (em papel vegetal e tinta nanquim, ou computador-laser); fotografias (em papel brilhante); cromos (em forma de fotografia).

As figuras e suas legendas devem ser claramente legíveis após sua redução no texto impresso.

Devem ser indicados, a lápis, no verso: autor, título abreviado e sentido da figura.

Legendas das ilustrações nos locais em que aparecerão as figuras, numeradas consecutivamente em arábico e iniciadas pelo termo FIGURA.

Unidade de medidas e símbolos; siglas

Devem restringir-se apenas àqueles usados convencionalmente ou sancionados pelo uso internacional. Unidades não-usuais devem ser claramente definidas no texto e indicadas as fontes.

Siglas de três letras sempre em maiúsculas. Exemplos: CNI, FMI, MAM, USP.

Siglas a partir de quatro letras, ou mais, são grafadas em caixa alta e baixa, salvo se não forem legíveis. Exemplos: Fasm, Faap, Masp e Sesc.

Convenções gráficas

Toda pessoa citada que não estiver viva deve aparecer data de nascimento e morte entre parênteses quando o autor se refere a uma personalidade importante para seu raciocínio. Tais históricos devem ser evitados em casos de metáforas, enumerações ou qualquer categoria vaga para a estrutura lógica e discursiva do texto.

A grafia dos séculos em arábico.

Posted by Ananda Carvalho at 3:32 PM