Página inicial

Quebra de Padrão

 


julho 2021
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Pesquise em
Quebra de Padrão:

Arquivos:
As últimas:
 

outubro 15, 2007

CONEXÃO Fortaleza - Entre flores e impressões, por Eunice Siebra

jussara_correia1.jpg

Quando as memórias e os desejos se encontram...

EUNICE SIEBRA

Nada parece permanecer tão resguardado do que nossas lembranças. Viemos ao mundo com uma nativa capacidade de produzir e arquivar imagens, mesmo aquelas que não se reproduziram efetivamente no dito "mundo real".

Uma sensação mista de curiosidade e nostalgia se fez presente quando me proporcionei a tarefa de assistir ao vídeo Estão Voltando as Flores , da artista Jussara Correia, uma entre os trinta artistas selecionados do 58º Salão de Abril 2007, em Fortaleza.

O vídeo apresenta uma seqüência de cenas que a priori podem parecer desconexas e, exatamente por isso, a necessidade de estabelecer links entre as imagens se manifesta como algo, no mínimo, desafiador. Encarei.

jussara_correia2.jpg

Entre bicho, valsas e vermelho derramado, o vídeo se debruça sobre o universo feminino. Uma lagartixa solitariamente anda por uma superfície desnivelada e é ela -a lagartixa- o elo entre todas a outras figuras femininas que aparecem posteriormente e que constroem a poética do vídeo.

Metaforicamente, a lagartixa se apresenta como pano de fundo da narrativa. Uma espécie de voyer, que observa uma mulher em pleno mergulho íntimo em suas lembranças cujas forças de vida se afirmam na capacidade de sedução, de busca e de prazer. Uma mulher derrama um líquido vermelho sobre a pia, higieniza a alma, transborda vida... Cenas de dança entre casais dão uma pitada de humor e serenidade ao vídeo em contraposição ao enigmático e cinza percurso da lagartixa que inicia e encerra o trabalho, voltando ao seu esconderijo anterior.

Os bichinhos de Jussara observados em outros trabalhos da artista -coelhos que compartilham do espaço vazio e noturno de uma rua; centopéia num desfile triunfante ao som de uma marcha nupcial; lagartixa ferida no solo narrando sensações de impotência; cavalinho preso a uma haste que roda em círculos almejando fuga e liberdade; lagartas que "dançam" ao som de Grieg sob uma caixa aberta com os escritos ainda estou tentando- parecem dar conta de nos mostrar um cotidiano carregado de poesia e, contraditoriamente, solitário e pueril.

Jussara Correia inaugura uma fase de trabalhos em vídeo com um discurso narrativo mais extenso e roteirizado, sem perder a característica de imprimir simbolismos e deixá-los nas entrelinhas.

jussara_correia3.jpg

Estão Voltando as Flores fala das memórias sejam elas solitárias ou compartilhadas. Um feminino pardo e multicor lançado na própria estética do vídeo.

Como entrar nos escombros das memórias de outros e, daí, identificar e extrair nossos próprios feixes de desejos e prazeres?

Jussara propõe essa alucinada aventura em que na sutileza dos gestos escondem-se raros instantes.

Existir somente, não basta.

Posted by Oficina at 7:08 PM