Página inicial

Livraria do Canal

 

A Livraria on line:

- como comprar

- como vender

Pesquise na livraria:

Arquivos:
As últimas:
 

dezembro 12, 2005

Redes sensoriais: arte, ciência, tecnologia

redes sensoriais_1.jpg

Redes sensoriais: arte, ciência, tecnologia

Organização de Kátia Maciel e André Parente

Preço: R$ 45 + correio

Como comprar: clique aqui para se informar

Formato fechado: 16 X 23cm
Nº páginas: 334
Peso: 591g
Contra Capa
Textos de: Nina Czegledy, Michael Punt, Tania Fraga, Jim Gimzewsk, Victoria Vesna, Christa Sommerer, Laurent Mignonneau, Eduardo Kac, Roy Ascott, Margaret Dolinsky, Suzete Venturelli, Mario Maciel, Maia Engeli, Gilbertto Prado, Diana Slaterry, Donna Cox, Ron Wakkary, Peter Anders, Mike Phillips, André Parente, Ricardo Basbaum, Kjell Petersen, Karin Sondergaard, Simone Michelin, Yacov Sharir, Claudia Westermann, Dene Grigar, Lucas Bambozzi, Guto Nóbrega, Pia Tikka, Katia Maciel, Jill Scott e Roy Ascott

A coletânea sistematiza os primeiros resultados dos projetos de pesquisa levados a cabo pelo Núcleo de Tecnologia da Imagem, da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e pelo Centre for Advanced Inquiry in the Interactive Arts, University of Wales, College Newport, Reino Unido. Esses projetos têm buscado articular as teorias das novas tecnologias da imagem com a construção de formas inéditas de arte eletrônica.

Ao estabelecer modos contemporâneos de pensar as relações entre arte, ciência e tecnologia como agentes transformadores das escritas e das narrativas do homem, os 32 autores reunidos reportam o que tem acontecido em temas ainda polêmicos como cinema interativo, ambientes multiusuários, projeções imersivas e estruturas pós-biológicas.

Sumário:

Apresentação - Katia Maciel e André Parente

O Planetary Collegium
Roy Ascott

P A R T E 1 | Narrativas e escritas digitais

Cruzamento e colapso do tempo: reconstruindo narrativas
fílmicas históricas e ideológicas em um cenário transformado
Jill Scott

Transcinemas: um, nenhum e cem mil
Katia Maciel

Cinema (interativo) como modelo para a mente
Pia Tikka

Animalice: proposta para uma narrativa interativa
digital com base na lógica paradoxal de Lewis Carroll
Guto Nóbrega

Outros cinemas
Lucas Bambozzi

Literatura eletrônica: tipos e alguns exemplos
Dene Grigar

P A R T E 2 | Performances e interferências urbanas

Táticas para o espaço urbano e virtual: um jogo
Claudia Westermann

Projeto Cidade Inteligente
Yacov Sharir

O centro do crisol
Simone Michelin

Notas sobre a criação de uma ruptura na consciência
pelo movimento, geradora de um agenciamento artístico
Karin Sondergaard

Artistas performáticos como ferramentas
de criação de obras de arte telemáticas
Kjell Petersen

P A R T E 3 | Processos de visualização

Atravessamentos (Visorama-NBP)
André Parente e Ricardo Basbaum

Construções interativas
Mike Phillips

Sinergias: tecnologias em espaços físicos e ciberespaços
Peter Anders

Linguagem-padrão: uma abordagem em rede do design?
Ron Wakkary

A arte e a ciência da visualização: mapas metafóricos e modelos culturais
Donna Cox

Escrevendo na trilha da quarta dimensão: o modelo Glide de escrita multidimensional
Diana Slaterry

P A R T E 4 | Ambientes virtuais

Desertesejo: um projeto artístico de ambiente virtual multiusuário
Gilbertto Prado

Espaços alterados nos games em primeira pessoa
Maia Engeli

Arte nos motores gráficos dos jogos de computador
Suzete Venturelli e Mario Maciel

Artes e tecnologia imersiva de projeção
Margaret Dolinsky

P A R T E 5 | Estruturas pós-biológicas

Fluxo biofotônico:unindo realidades virtual e vegetal
Roy Ascott

O Oitavo Dia
Eduardo Kac

Da poesia da programação à pesquisa como forma de arte
Christa Sommerer e Laurent Mignonneau

A síndrome de nanomeme: borrar fato e ficção na construção de uma nova ciência
Jim Gimzewsk e Victoria Vesna

Pensando pensamentos líquidos
Tania Fraga

Nem Ciência nem História: arte pós-biológica e seus primos distantes
Michael Punt

Ciência, indústria e arte: a extensão biométrica do corpo humano
Nina Czegledy

Posted by João Domingues at 2:24 PM