Pesquisar
Quem está on line

Entrar
Usuário:
Senha:
Permanecer Logado automaticamente em cada visita
 






Representantes eleitos para a CS de Artes Visua

 
Novo Tópico   Responder Mensagem    Página Principal -> Como nos organizar como um setor cultural?
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor 
 Mensagem
Canal Contemporâneo



Registrado em: Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969
Mensagens: 3

MensagemEnviada: Qua Ago 31, 2005 2:17 pm    Assunto: Representantes eleitos para a CS de Artes Visua Responder com Citação

Representantes eleitos para a Câmara Setorial de Artes Visuais

Durante o seminário ocorrido na Funarte no Rio de Janeiro, em 17, 18 e 19 de agosto de 2005, foram eleitos os 15 representantes eleitos da sociedade civil, que, juntamente com 5 representantes do governo, formarão a CS de Artes Visuais:

- Por área de atuação:

- Produção (4 vagas)

Titulares: Edgar Vasques (RS); Ana Glafira (AL); Tarcísio de Campos (MG); Newton Rocha Filho (PR).
Suplentes: Sérgio Franco (SP); Rejane Cantoni (SP); Daniela Bezerra (DF); Roaleno Ribeiro (BA).

- Âmbito Institucional (3 vagas)
Titulares: Wagner Barja (DF); Bruno Monteiro (PE); José Serafim Bertoloto (MT).
Suplentes: Carla Zaccagnini (SP); Cristiane Löff (RS); Márcio Botner (RJ).

- Recepção Pública (3 vagas)
Titulares: José Albio (CE); Luiz Gustavo Vardânega (PR); Tatiana Ferraz (DF).
Suplentes: Celso D'Elia (SP); Jaqueline Mac-Dowell; Tchello de Barros (AL)

- Por região (5 vagas):

- Norte:

Titular: Emanuel Franco (PA)
Suplente: Ronaldo Gama (AP)

- Nordeste:
Titular: Diógenes Gomes (PB)
Suplente: Paulo César Alves (MA)

- Sul:
Titular: Roberto Moreira (SC)
Suplente: Neno Brasil (SC)

- Sudeste:
Titular: Alexandre Lambert (RJ)
Suplente: Flávia Vivacqua (SP)

- Centro-Oeste:
Titular: Sílvio Batistella (MS)
Suplente: Fernando Costa Filho (GO)

Currículos dos representantes da CS de Artes Visuais

Sílvio Batistella (MS)
Titular eleito para a representação do Centro-Oeste:
Produtor cultural, Artista Visual, Arte Educador formado pela UFMS, Curador e coordenador da Mostra Brasil Central de Artes plásticas e coordenador das Artes Visuais do Festival de Inverno de Bonito, coordenador da Feira de Artes e Culturas do Festival América do Sul, Coordenador do XII Salão de Artes plásticas de MS.

Luiz Gustavo Vardânega Vidal Pinto (PR)
Titular eleito para a área de atuação Recepção Pública
Advogado, Pintor, Desenhista, Ilustrador, Gravador e Realizador de Arte Digital. Começou a desenvolver o seu trabalho artístico nos anos 90, tendo participado de diversas exposições e movimentos artísticos. No campo administrativo auxiliou na reorganização jurídica da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (APAP-PR) e desenvolveu inúmeros trabalhos relativos ao Direito Autoral e a imagem (propriedade intelectual), bem como criou o site da Associação (www.apap.com.br) e diversos projetos administrativos voltados à classe artística.

Dyógenes Chaves; Diógenes Gomes (PB)
Titular eleito para a representação do Nordeste:
Nasceu em Araçagi, Paraíba, 1959. É artista plástico, programador visual, designer de interiores (CEFET-PB), critico de arte (AICA/ ABCA), consultor de estamparia na indústria têxtil (sebrae-pb), e membro de várias ong's de artistas visuais sediadas no Estado da Paraíba (Clube da Gravura da Paraíba, rede para o movimento de artistas visuais e Associação Le Hors-Là). Atualmente, é Coordenador Estadual de Artes Plásticas (FUNESC-Fund. Espaço Cultural da Paraíba), Assessor da Divisão de Artes Plásticas do Municipio de João Pessoa (FUNJOPE-Fund. Cultural de João Pessoa), e membro da curadoria de artes visuais da Usina Cultural Saelpa e Aliança Francesa João Pessoa. Coordena as atividades do intercâmbio internacional (suíça e sul da frança) através das associações REDE e le Hors-là. Bolsista do governo francês na École Superieure des Beaux Arts Luminy (Marselha, 1997). participou de salões oficiais, exposições individuais e coletivas pelo país (Paraíba, Pernambuco, Rio, Paraná, Goiás, Ceará, Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina, entre outros) e exterior (França, Cuba, Alemanha, Portugal, Suiça, e Espanha) utilizando pintura, gravura, fotografia, video, mail-art, instalação e objeto. participou de vários júris de salões de arte e colabora com jornais locais (Paraíba) através de textos e ensaios críticos. Organizou o livro 'Núcleo de Arte Contemporânea da Paraiba/ NAC' para a coleção 'fala do artista' da FUNARTE, 2004.

Tchello d'Barros (AL)
Suplente eleito para a área de atuação Recepção Pública
Artista visual com 15 individuais, 5 livros publicados e pesquisas culturais em 20 países. Atua também como curador e produtor cultural em Alagoas e outros Estados.

Goto; Newton Rocha Filho (PR)
Titular eleito para a área de atuação Produção
Natural de Curitiba, 1970. Artista multipadronagem com trabalhos desenvolvidos em circuitos, intervenção urbana, ação coletiva, instalação, fotografia, escultura, desenho. Coordenador de ações culturais da EPA! (Expansão Pública do Artista), organismo com o qual realiza pesquisas, publica textos, organiza eventos artísticos, curadorias independentes, agenciamentos coletivos e projetos junto a comunidades, sempre focado na idéia de arte e cultura como ação crítica e patrimônio público. Propõe e participa de ações e exposições artísticas no Brasil, individuais e coletivas, há cerca de 10 anos. Mestre em Linguagens Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFRJ, em 2004. Especialista em História da Arte no século XX pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), 2000. Bacharel em Pintura, EMBAP, 1993.

Traplev, Roberto Moreira Junior (SC)
Titular eleito para a representação do SUL
Bacharelado em Artes Plásticas, Mestrando em Artes Visuais na Universidade do Estado de Santa Catarina. Por dois anos trabalhou no Projeto Agenda Cultural do Museu Victor Meirelles, recentemente realizou exposição individual no Museu de Arte Contemporânea de Goiás em Goiânia, recebeu Prêmio no 9º salão de artes de Itajaí no ano de 2003, participa das duas edições do Projeto Schwanke de Jaraguá do Sul com exposições em São Paulo e Florianópolis, expõe desde 1999. Em 2002 realizou com outros artistas a publicação Recibo. Atualmente escreve sobre artes visuais no jornal A Notícia no caderno Anexo, e realiza a pesquisa: Atuação e Crítica no contexto da Arte pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Participa das discussões sobre Política Nacional de Cultura e é representante da região Sul nas Câmaras Setoriais de Artes Visuais da FUNARTE - Ministério da Cultura. Está organizando a Exposição atuação transparente - Projeto Novos Laboratórios com artistas do Estado e fora, a ser realizada em setembro na sede da ACAP em Florianópolis.

Daniela Bezerra (DF)
Suplente eleita para a área de atuação Produção
Artista que trabalha há 14 anos em meios diversos como literatura, intervenção, performance, adesivo. Idealizadora do 24 horas de Atividades Performáticas, realizado em 2000, no Espaço Cultural 508 Sul, pelo 0.17 (projeto coletivo de arte, com direção rotativa e componentes flutuantes, ativo há 8 anos na cidade de Brasília), evento que contou com a participação de 42 artistas e público de mais de 700 pessoas. Participou de exposições como Situações Brasília (Conjunto Cultural da Caixa - 2005), Central de Dados (Funarte - 2004) e Obra Nome (Conjunto Cultural da Caixa - 2003). Sua investigação inclui termos como iconoclasmo, esquizofrenia, body art e apresenta predileção por questionamentos de autoria e projetos coletivos.

Cristiane Löff (1960)
Suplente eleita para a área de atuação Âmbito Institucional
Trabalha simultaneamente com design e artes plásticas.

Sua formação em artes e sua experiência profissional em design e comunicação se complementam. Formada em Artes pela UFRGS, fez especialização na Faculdad SanFernando em Madrid. Expôs no Brasil e Exterior. Desenvolve trabalho pessoal em Artes Plásticas em seu atelier. Seus trabalhos estão no acervo de Galerias como Arte&Fato, Bolsa de Arte e de colecionadores particulares. Desde de 1993 gerencia sua empresa de design Pró-Forma, que já atendeu diversos clientes entre eles: Bolsa de Arte, Blumenstrauss, Museu de Arte do RS, Rui Sphor, Fiamma Velas, Secretaria Municipal de Cultura, Associação Psicanalítica de Porto Alegre, Editora Mercado Aberto, entre outros.

1996 inaugura sua livraria na Rua Dona Laura nominada Documenta, onde se realizam encontros literários e exposições culturais. Em 2000 criou o espaço Natureza Viva - Flor i cultura, para comercialização de arranjos florais naturais e cursos sobre arte e arte aplicada. Foi editora de arte da Revista Aplauso em 2001. Desenvolve trabalho de ilustração editorial, em 2004 ilustra o livro infanto-juvenil “Finnício Rióvem” transcriação de James Joyce por Donaldo Schüler.

Com pós em design de produto pela PUC-RS, presta assessoria em design. Foi consultora do SEBRAE-RS entre 2001 e 2003 Foi Diretora do Setor de Mostras da Secretaria Municipal de Cultura, onde organizou exposições e foi curadora de mostras.

Em 2003 e 2004 foi Coordenadora de Artes Plásticas da Secretaria Municipal de Cultura Porto Alegre, coordenando o Atelier Livre da Prefeitura, o Setor de Mostras, a Galeria Iberê Camargo e a Pinacoteca Pública, realizando editais de ocupação dos espaços públicos da Prefeitura de Porto Alegre e salões de arte e desenho pra imprensa.

Atualmente é coordenadora da Galeria do Instituto Moreira Salles em Porto Alegre

Jacqueline Mac-Dowell (RJ)
Suplente eleita para a área de atuação Recepção Pública
Especialista em Arte-Educação e História da Arte; professora de graduação e especialização em Arte-Educação e História da Arte; professora da UERJ; professora de Artes Visuais e Informática do município do Rio de Janeiro; Representante e responsável pela Associação dos Arte-Educadores do Rio de Janeiro.

Edgar Vasques (RS)
Suplente eleito para a área de atuação Produção
Bacharel em Arquitetura ( UFRGS,1979). Ilustrador, cartunista, chargista, caricaturista e autor de HQ; artista plástico e publicitário, desde 1968.
-18 livros solo : 15 álbuns do personagem "Rango"; "Caras Pintadas" ( caricaturas) e "Sottovoce" ( novela policial em HQ), entre outros.
-20 livros em co-autoria :"O Analista de Bagé em quadrinhos" c/ L.F.Verissmo; "Histórias da História de P.Alegre" c/ L.Timm e Tabajara Ruas; "Pega pra Kaputt" c/ L.F.Verissimo, Josué Guimarães e Moacyr Scliar, entre outros.
- Exposições individuais ( desenhos e aquarelas ) em P.Alegre, Florianópolis, Goiânia, Curitiba,Piracicaba, Passo Fundo, entre outras.
- Expo. coletivas ( humor gráfico e HQ): P.Alegre, Curitiba, Rio, SP, Brasília,( Brasil); Angouleme, Paris, Sanary (França); Prato (Itália); Bs Aires ( Arg.); Knokke-Heist ( Bélgica) , entre outras.
- Publicações em: Porto Alegre (Correio do Povo, Folha da Manhã, Coojornal), São Paulo ( Playboy, Gazeta Esportiva), Rio ( Pasquim, Pasquim 21, Jornal do Brasil), Paris ( Charlie Mensuel) e Cidade do Mexico (Artes Visuales), entre outras.
- Representante do Brasil no Salão de HQ de Prato (Itália), 1986.
- Respresentante do Brasil no Seminário de Integração Regional "MIrando a los otros", em Salto (Uruguai), 1996.
-Representante do Brasil no Salão de Humor de Knokke-Heist (Bélgica) , 1998.
-Troféu HQ Mix de "Melhor Desenhista Nacional" em 1998.
Atualmente, publica a tira diária "Rango" no Jornal do Brasil (RJ), e prepara a edição comemorativa de 35 anos de "Rango".

NenoBrazil (www.nenobrazil.hpg.com.br) (SC)
Suplente eleita da Região Sul
expõe regularmente desde 1980 tendo sido premiado no mesmo ano no Salão da UDESC em 1993 é novamente premiado no 1º Salão Victor Meirelles, nos 25 anos participou de várias exposições com apenas 3 individuais - Espaço Oficina 1991 Fpolis, IEAVI Casa Mário Quintana 1996 e cousas na Fundação Hassis 2004 Fpolis.

Ex professor das Oficinas de Arte do Museu de Arte de Santa Catarina integrou o seu conselho curador de 2001 até 2004 permanecendo hoje apenas no conselho fiscal da AMASC. É também Presidente da Associação dos Artistas Plásticos de SantaCatarina desde 2000.

Trabalha desde 1997 com design gráfico e publicidade, possui vários prêmios como cenógrafo em teatro e vídeo e ano passado recebeu o prêmio de melhor direção de arte no 27º Guarnicê em São Luis do Maranhão com o curta “O Santo Mágico” baseado na obra literária de Harry Laus.
Voltar ao Topo

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Página Principal -> Como nos organizar como um setor cultural? Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.


Powered by phpBB © 2001, 2004 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB