Pesquisar
Quem está on line

Entrar
Usuário:
Senha:
Permanecer Logado automaticamente em cada visita
 






Dúvidas sobre o resultado do Sérgio Porto 2005

 
Este Fórum está Bloqueado. Você não pode enviar, responder ou editar mensagens   Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder    Página Principal -> Dúvidas sobre o resultado do Sérgio Porto 2005
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor 
 Mensagem
Canal Contemporâneo



Registrado em: Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969
Mensagens: 3

MensagemEnviada: Seg Abr 25, 2005 1:17 pm    Assunto: Dúvidas sobre o resultado do Sérgio Porto 2005 Responder com Citação

Em 18 de novembro, o e-nforme do Canal anunciou as inscrições para a Seleção das Galerias do Sérgio Porto. A chamada dava o prazo de 30 de novembro de 2004 para o encerramento das inscrições e anunciava que o resultado seria conhecido na primeira semana de janeiro de 2005.

Desde janeiro, aqueles que enviaram seus portfolios têm se perguntado o que haveria acontecido, pois o resultado não havia sido divulgado até a semana passada, quando o RioArte anunciou não apenas os nomes dos selecionados, mas também o nome de um novo curador, Luis R. Cancel. (Divulgado no e-nforme de 25/04 do Canal e também no Salões&Prêmios.) Foi anunciado a "escolha artística" do novo curador e nada foi dito a respeito da Seleção que se daria a partir dos portfolios que foram enviados para a Seleção.

Pelo tempo que demorou, imaginamos que a seleção dos portfolios já havia sido feita, mas não sabemos o que ocorreu com ela... Quem participou da comissão desse ano? (Na edição passada, ela foi formada por Claudia Saldanha, Cristina Salgado e Carlos Martins.) Por que a Comissão foi descartada e foi substituída por um curador?

Como anteriormente já tivemos processos de editais interrompidos, como foi o caso da penúltima Bolsa RioArte, quando a seleção feita foi simplesmente descartada pelo Secretário de Cultura Ricardo Macieira e um novo Edital lançado, entendemos que é da ordem da normalidade para essa gestão, que processos públicos sejam interrompidos e alterados.

Por esse motivo e por ter sido porta voz da Seleção em questão em nossa comunidade, o Canal Contemporâneo propõe um debate para aprofundarmos o entendimento público da questão e para tornarmos mais transparente e democrático os processos que envolvem as Artes Visuais na cidade do Rio de Janeiro.
Voltar ao Topo

Rodolfo Caesar



Registrado em: Sábado, 30 de Abril de 2005
Mensagens: 1

MensagemEnviada: Sáb Abr 30, 2005 4:25 pm    Assunto: Duvidas Responder com Citação

Querido Canal,


Nao sou das artes plasticas, e por isso fiquei quieto ate' agora.
Mas passeando pelo forum pra dar uma olhada vi que a mensagem
anterior 'a esta tinha 91 leituras e nenhuma resposta!

Eu acho que alguma coisa vai mal quando um contrato e' rompido
(com tantas pessoas!), muita gente sabe, e ninguem faz nada...

Sou de uma area que ja' esta' praticamente podre por falta de
reclamacao, a musica. Vejo com pena voces copiando nosso
modelo.


Rodolfo Caesar
Voltar ao Topo

Guilherme Bueno



Registrado em: Segunda-Feira, 30 de Mai de 2005
Mensagens: 1

MensagemEnviada: Seg Mai 30, 2005 10:42 pm    Assunto: seleção sergio porto Responder com Citação

acho que não seria demais, como cidadão, contribuinte, interessado em artes plásticas, etc., solicitar aos responsáveis pelo Espaço Sergio Porto uma justificativa - uma ata - ofical fundamentando sua nova escolha.
Para mim o problema central começa no silêncio enolvido nesta decisão. Em nenhum momento soubemos o que motivou o cancelamento do processo anterior que já se encontrava concluído. Não estou questionando o valor dos artistas selecionados, mas a forma como as coisas ocorreram. Fica o mistério sobre que houve. Os novos responsáveis acharam fracos os trabalhos da seleção anterior, a um tal ponto que se mostrava emeregencial cancelar o veredicto anterior? Qual seria o mal de trazer a público as motivações que concorreram então para a decisão de uma nova lista? Que mal representa para o profissional que ocupa agora um cargo de natureza intelectual / cultural ( sobretudo consideradas as referências pelas quais ele nos foi apresentado) tornar públicos com todas as letras os seus pensamentos ? É útil lembrar que o Sérgio Porto, como o estado, não é uma entidade privada, mas, sendo um bem público, pertence a todos nós. Temos o direito de saber os critérios e conceitos que norteiam sua programação.
Enfim, por quê as pessoas - sobretudo em funções públicas - não esclarecem os seus atos? Desconfio que não deveremos ter um futuro promissor a esperar de um sistema cultural (se é que temos isto) que nunca assume a responsabilidade de expor seus juízos, cujas decisões evitam pronunciar suas razões, o que nos deixa incertos quanto a sua legitmidade. A palavra "crítica" se converte então em um sinônimo pomposo para "elogio", pois o ato de discussão e reflexão de fato continua secundário...
Por outro lado, uma pergunta e um lembrete aos demais envolvidos. O silêncio deles é igualmente grave, pois assinalam sua concordância com o rompimento das diretrizes anteriores. Isto me faz supor que eles estão satisfeitos com estas mudanças, e transmitem a sensação de que consideram sua exclusão justa. Do caso contrário, por que preferem não se manifestar?
Finalmente uma hipótese. Este ambiente de silêncio parece revelar um temor de represália e boicotes, uma oportunidade que se perca, uma porta que se feche. Podemos indagar sobre o que esperar de instituições que não foram capazes de respeitar seu próprio edital. Mas, como conclusão, penso o seguinte: calado ninguém muda nada. Nem devemos esperar que alguém apareça para fazer algo por nós. Historicamente já conhecemos as conseqüências - corte de verbas, fechamento de espaços, encerramento de programas, desinteresse geral. Este são as perpectivas que desejamos para nós? Ou vamos continuar esperando que caia do céu uma chance? Do céu caem meteoros, aviões, chuvas. Estas últimas, em particular, enchem as cidades. Mas isto já é outra história...
Voltar ao Topo

Mostrar os tópicos anteriores:   
Este Fórum está Bloqueado. Você não pode enviar, responder ou editar mensagens   Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder    Página Principal -> Dúvidas sobre o resultado do Sérgio Porto 2005 Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.


Powered by phpBB © 2001, 2004 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB