Vídeo PANORAMAS
AGENDA DE EVENTOS
Anthony McCall na Luciana Brito, São Paulo
Stephen Dean na Casa Triângulo, São Paulo
Marina Weffort + Wagner Malta Tavares na Marília Razuk, São Paulo
Evany Cardoso nas Cavalariças da EAV Parque Lage, Rio de Janeiro
Le Parc Lumière: performance de João Penoni na Daros, Rio de Janeiro
Acervo MAM - Obras restauradas no MAM, Rio de Janeiro
ARTE EM CIRCULAÇÃO
Cosmogonia de Evany Cardoso por Marisa Flórido
COMO ATIÇAR A BRASA
Carioca ocupa Guggenheim de Bilbao por Camila Molina, Estado de S. Paulo
Pedra no sapato do Guggenheim, Walid Raad vem à Bienal por Silas Martí, Folha de S. Paulo
Anthony McCall, Circulation figures, 1972-2010
Anthony McCall
8 de fevereiro, sábado, 10-19h
Luciana Brito Galeria
Rua Gomes de Carvalho 842, Vila Olímpia, São Paulo
Terça a sábado, 10-19h
Exposição até 15 de março de 2014
Sobre a mostra
Enviado por Stella Mendes
volta ao topo
Stephen Dean, Olé 2
Stephen Dean
8 de fevereiro, sábado, 12-17h
Casa Triângulo
Rua Pais de Araújo 77, Itaim Bibi, São Paulo
Terça a sábado, 11-19h
Exposição até 15 de março de 2014
Sobre a mostra
Enviado por Casa Triângulo
volta ao topo
Marina Weffort
Lugar das coisas
+
Wagner Malta Tavares
WMT
8 de fevereiro, sábado, 12-17h
Galeria Marília Razuk
Rua Jerônimo da Veiga 131b e 62, Itaim Bibi, São Paulo
Segunda a sexta, 10h30-19h; sábado, 12h-17h
Exposição até 15 de março de 2014
Enviado por Marcela
volta ao topo
Evany Cardoso
Evany Cardoso
Cosmogonia
Curadoria de Marisa Flórido
7 de fevereiro, sexta-feira, 19h
Escola de Artes Visuais do Parque Lage - Galeria Cavalariças
Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro
Diariamente, 10-17h
Exposição até 30 de março de 2014
Texto curatorial
Enviado por Bárbara Chataignier
volta ao topo
João Penoni
Performance
João Penoni
Lúmen
7 de fevereiro, sexta-feira, 19h
+
CIRCUITO
Julio Le Parc
Le Parc Lumière - Obras cinéticas
Curadoria de Hans-Michael Herzog e Käthe Walser
12 de outubro a 23 de fevereiro de 2014
Casa Daros
Rua General Severiano 159, Botafogo, Rio de Janeiro
Quarta a sábado, 11-19h; domingo e feriado, 11-18h
Sobre a performance
Enviado por Beatriz Caillaux
volta ao topo
Ivan Serpa, Forma em evolução, 1952 - tinta alquídica sobre aglomerado, 89cm x 74 cm
Acervo MAM - Obras restauradas
Alberto Magnelli, Djanira, Ivan Serpa, Jorge Páez Vilaró, Lygia Clark, Manabu Mabe, María Luisa de Pacheco, Michel Patrix, Nelson Leirner, Oton Gliha, Serge Poliakoff, Silvia de Leon Chalreo, Wega Nery
8 de fevereiro, sábado, 15h
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Av Infante Dom Henrique 85, Parque do Flamengo, Rio de Janeiro
Terça a sexta, 12-18h; sábado, domingo e feriado, 12-19h
Exposição até 13 de abril de 2014
Enviado por Beatriz Caillaux
volta ao topo
ARTE EM CIRCULAÇÃO
Cosmogonia de Evany Cardoso
MARISA FLÓRIDO
Em Cosmogonia de Evany Cardoso, a aurora e a noite dos tempos são convocadas sob a “mão sonhadora para uma rivalidade da delicadeza”. Testemunham antigas promessas e desencantos. Suas serigrafias se instalam no espaço expositivo ensaiando a coreografia do universo, ou, antes, nossas presunçosas tentativas de dar-lhe desenhos, medida e contorno, de decifrar elos e extrair analogias e concordâncias entre as coisas e os seres. Uma “não-paisagem”, diz a artista, que constata a impossibilidade de enquadrar o universo em uma totalidade fechada e decifrável.
Leia a continuação no blog Arte em circulação
volta ao topo
COMO ATIÇAR A BRASA
Carioca ocupa Guggenheim de Bilbao
Matéria de Camila Molina originalmente publicada no jornal Estado de S. Paulo em 31 de janeiro de 2014.
Museu ganha retrospectiva do artista Ernesto Neto
Dançando debaixo de uma árvore, olhando-a como se fosse um pulmão, o artista Ernesto Neto descobriu, como conta, uma frase – “A Terra é o corpo”. Escrita em néon e em círculo, é ela que vai receber os visitantes da grande exposição que o carioca inaugura no próximo dia 13 no museu Guggenheim de Bilbao, Espanha.
O Corpo Que Me Leva, título da mostra, apresenta obras criadas pelo brasileiro desde 1989, como o trabalho Copulônia, uma de suas primeiras experiências com formas orgânicas, neste caso, feitas de meias de nylon que carregam esferas de chumbo – “semente de tudo”, ele a exibiu pela primeira vez na Galeria Macunaíma da Funarte, no Rio –, até a monumental Leviathan Thot (Fêmea) de 2006. Dependurada no átrio do edifício, na “garganta” do espaço interno do museu – que, do lado de fora, é a expressão máxima da arquitetura espetaculosa de Frank Gehry –, a instalação faz menção ao organismo feminino e ao monstro do mar descrito no Antigo Testamento.
Leia a continuação no blog Como atiçar a brasa
volta ao topo
COMO ATIÇAR A BRASA
Pedra no sapato do Guggenheim, Walid Raad vem à Bienal
Matéria de Silas Martí originalmente publicada no jornal Folha de S. Paulo em 2 de fevereiro de 2014.
Dias antes desta entrevista, o artista libanês Walid Raad enviou uma série de regras para a conversa. Ele não poderia ser gravado nem fotografado e pediu para ler as anotações do jornalista.
Raad, 46, um homem magro de cabeça raspada, tem a fala pausada e calculada. Usa metáforas cheias de belas imagens para descrever o mais sangrento dos episódios, da mesma forma que suas obras dissecam a violência que corrói o Oriente Médio com uma frieza ímpar.
Leia a continuação no blog Como atiçar a brasa
volta ao topo
Os e-nformes são publicados duas vezes por semana: às segundas e quintas-feiras.
Cadastre-se online para receber gratuitamente os destaques de nosso conteúdo, ou escolha a opção de associação paga para receber a edição completa de nosso informativo. Como associado, você terá um perfil publicado na seção Comunidade e também terá acesso ao histórico de treze anos de e-nformes. Veja online os valores e formas de pagamento, que incluem parcelamentos mensais, com uso de cartão de crédito.
Siga o Canal no Twitter e Facebook!