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CE/PE/RJ/SP Regina Silveira no Museu Lasar Segall / Encontro Sul Americano – Inventando o Lugar no CCBNB
ANO 11 - N. 56 / 28 DE JULHO DE 2011

AGENDA DE EVENTOS
Estratégias para Luzes Acidentais na Luciana Brito, São Paulo
Mostra Coletiva na Progetti, Rio de Janeiro
Projeto Intervenções - Regina Silveira no Museu Lasar Segall, São Paulo
CIRCUITO Chelpa Ferro + Manuela Marques + Marilá Dardot na Vermelho, São Paulo
CURSOS E SEMINÁRIOS
Encontro Sul Americano – Inventando o Lugar no CCBNB, Fortaleza
Workshop de Curadoria e produção com Andrés Hernández no atelier a pipa, São Paulo
Escrituras do olhar: o espaço entre a palavra e a imagem com Edith Derdyk na Intermeios, São Paulo
SALÕES E PRÊMIOS Concurso de Videoarte da Fundação Joaquim Nabuco
COMO ATIÇAR A BRASA
Artistas tecnológicos evocam McLuhan por Silas Martí, Folha de S. Paulo
No passo do descompasso por Dellano Rios e Fábio Marques, Diário do Nordeste
LIVRARIA DO CANAL Revista Tatuí n. 4


Caio Reisewitz, Ministério das Relações Exteriores (Palácio do Itamaraty) VIII

Estratégias para Luzes Acidentais
Albano Afonso, Allan McCollum, AVPD, Caio Reisewitz, Cris Bierrenbach, Detanico Lain, Eder Santos, Fabiana de Barros & Michel Favre, Gabriel Acevedo Velarde, Geraldo de Barros, João Luiz Musa, Lucas Bambozzi, Pablo Lobato, Regina Silveira, Ricardo Carioba, Rochelle Costi, Rosana Ricalde, Tiago Tebet

Curadoria de Eder Chiodetto

30 de julho, sábado, 10h

Luciana Brito Galeria
Rua Gomes de Carvalho 842, Vila Olímpia, São Paulo - SP
11-3842-0634/0635
www.lucianabritogaleria.com.br
Terça a sexta, 10-19h; sábado, 11-17h
Exposição até 3 de setembro de 2011

Leia mais sobre a exposição

Leia o resumo na agenda
english

Enviado por Tatiana Gonçales tatiana@lucianabritogaleria.com.br
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Matheu Rocha Pitta, Fundo Falso #2

Mostra Coletiva
AoLeo, Alejandro Somaschini, Arto Lindsay, Bettina Vaz Guimarães, Chelpa Ferro, Daniel Blaufuks, Elisa Castro, Jannis Kounellis, Jimmie Durham, Jimson Vilela, Leonardo Monteiro, Livia Flores, Matheus Rocha Pitta, Romario, Sandra Cinto, Vivian Caccuri

30 de julho, sábado, 17h

Galeria Progetti
Travessa do Comércio 22, Centro, Rio de Janeiro - RJ
21-22219893 ou info@progettirio.com
www.progettirio.com
Terça a sábado, 12-18h
Exposição até 30 de setembro de 2011

Leia o resumo na agenda
english

Enviado por Paola Colacurcio paola@progettirio.com
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Regina Silveira, Glossário2 (Azul)

Projeto Intervenções
Regina Silveira
Glossário2 (Azul)

Curadoria de Jorge Schwartz e Marcelo Monzani

30 de julho a 23 de outubro de 2011

Museu Lasar Segall
Rua Berta 111, São Paulo - SP
11-5574-7322 ou info@mls.gov.br
www.museusegall.org.br
Terça a sábado e feriado, 14-19h; domingo, 14-18h

Leia o resumo na agenda
english

Enviado por Info Museu Lasar Segall info@mls.gov.br
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Chelpa Ferro, Spacemen/Cavemen

CIRCUITO
Chelpa Ferro
Spacemen/Cavemen

+

Manuela Marques

+

Marilá Dardot
Introdução ao Terceiro Mundo

27 de julho a 27 de agosto de 2011

Galeria Vermelho
Rua Minas Gerais 350, São Paulo – SP
11-3138-1520 ou info@galeriavermelho.com.br
www.galeriavermelho.com.br
Terça a sexta, 10-19h; sábado, 11-17h

Leia o resumo na agenda Chelpa Ferro / Manuela Marques / Marilá Dardot
english / english / english

Enviado por Marcos Gallon marcos@galeriavermelho.com.br
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CURSOS E SEMINÁRIOS
Encontro Sul Americano – Inventando o Lugar

Idealização e curadoria: Beatriz Lemos e Yuri Firmeza

Em formato de mesas-redondas, workshops e intervenções este encontro pretende reunir agentes formadores e articuladores de cenas artísticas em países da América do Sul. Com o intuito de apresentar e discutir o panorama das artes visuais na contemporaneidade o encontro tem como base a idéia de mobilidade, deslocamento e intercâmbio entre países deste continente focando em iniciativas, projetos e obras que estimulem ou problematizem a questão. Como conseqüência, as conversas pretendem discutir as realidades políticas e sociais de cada país representado através de suas respectivas dinâmicas de circulação internas e externas. O encontro reunirá críticos, curadores, artistas visuais e pesquisadores que estarão envolvidos - em sua maioria - em mais de uma atividade proposta para o evento, reconhecendo, assim, as diferentes atuações desses profissionais.

10 a 14 de agosto de 2011

Centro Cultural Banco do Nordeste - Fortaleza
Rua Floriano Peixoto 941, Centro, Fortaleza - CE
85-3464-3238 ou cultura@bnb.gov.br
www.bnb.gov.br/cultura

Leia a programação completa e publique seu comentário no blog Cursos e Seminários

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CURSOS E SEMINÁRIOS
Workshop de Curadoria e produção

Professor: Andrés Hernández

Serão cinco encontros onde se discutirá o que implica a criação de um projeto de exposição, através da definição de tarefas e grupos de trabalho, e que resultará na realização de uma exposição com obras a serem definidas pelos alunos a partir de uma seleção inicial do professor. Será analisada também a linha curatorial e expográfica da exposição, dentro do espaço do atelier a pipa. Sistema de arte, Leis de incentivo, Conservação de obras e Salões de arte são alguns dos conceitos que o professor/curador/produtor dará destaque.

8 a 12 de agosto, segunda a sexta, 20-22h

Valor: R$ 250,00

Atelier a pipa
Rua Fidalga 958, Vila Madalena (acesso pela R. Rodesia)
11-2506-0096 ou contato@apipa.com.br
http://atelierapipa.blogspot.com/

Leia a informação completa e publique seu comentário no blog Cursos e Seminários

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CURSOS E SEMINÁRIOS
Escrituras do olhar: o espaço entre a palavra e a imagem

Orientação: Edith Derdyk

Estes encontros terão como foco a observação de um olhar que opera entre a palavra e a imagem, estimulando a criação de uma poética pessoal na interação teórica e prática.

O ponto de partida para cada encontro será sempre a leitura de alguns fragmentos de livros, tais como: Palomar, de Ítalo Calvino, A paixão segundo G.H., de Clarice Lispector, O partido das coisas, de Francis Ponge, Livro de Areia, de J. L. Borges, e poemas de João Cabral de Melo Neto. São textos que estimulam algumas motivações e formulações poéticas, anunciando possibilidades de construção do olhar como gerador de múltiplos significados.

Os encontros pretendem proporcionar um trânsito entre distintas técnicas, linguagens, recursos e procedimentos gráficos: desenho, fotografia, poesia visual, xerox, colagem, vídeo, livro-objeto.

9 a 30 de agosto de 2011, terças, 20-22h

Editora Intermeios - Casa de Artes e Livros
Rua Luís Murat 40, Pinheiros, São Paulo - SP
11-2338-8851
www.intermeioscultural.com.br

Leia a informação completa e publique seu comentário no blog Cursos e Seminários

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SALÕES E PRÊMIOS
Concurso de Videoarte da Fundação Joaquim Nabuco

Com a finalidade de incentivar a produção audiovisual de caráter experimental, o Concurso de Videoarte da Fundação Joaquim Nabuco seleciona e premia projetos artísticos que utilizam suporte em vídeo para sua apresentação final. Em sua 5ª edição, o concurso premiará até duas propostas concedendo a cada uma delas prêmio no valor de R$ 25.000,00.

Inscrições: 8 de agosto a 8 de setembro de 2011

Fundação Joaquim Nabuco - Galeria Vicente do Rego Monteiro
Rua Henrique Dias 609, Derby, Recife - PE
81-3073-6692/6691 ou artes@fundaj.gov.br
www.fundaj.gov.br

Informações para o artista sobre o custo-benefício de editais
As informações abaixo, todas de caráter objetivo, copiadas do edital, servem para ajudar o artista iniciante a decidir sobre a sua participação no evento em questão. Leia sobre esta iniciativa do Canal no Salões&Prêmios.

GANHO PARA INSCRITOS: nenhum

GANHO PARA PREMIADOS: R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais), em valores brutos, a cada um dos 2 (dois) projetos vencedores.

CONTRAPARTIDA PARA SELECIONADOS: Realização de videoarte.

Leia a informação completa e publique seu comentário no blog Salões e Prêmios

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COMO ATIÇAR A BRASA
Artistas tecnológicos evocam McLuhan

Matéria de Silas Martí originalmente publicada na Ilustrada da Folha de S. Paulo em 21 de julho de 2011.

Criadores levam às suas obras noções exploradas pelo canadense, como a de máquinas como extensão do corpo

Três exposições em cartaz em São Paulo reúnem trabalhos que se apoiam na convergência de meios

Nas mãos de artistas das chamadas novas mídias, em três mostras agora em cartaz, o conceito popular de Marshall McLuhan, de que o meio é a mensagem, ganhou desdobramentos literais. São muitos meios, acionados ao mesmo tempo, para dar cabo de uma realidade híbrida, hiperconectada e ultraveloz.

"Tudo isso estava nas profecias dele", resume Marcos Cuzziol, curador de uma mostra de arte cibernética agora no Itaú Cultural. "As formas são empurradas no limite da velocidade e do seu potencial. A gente vive isso hoje."

Uma das obras de sua exposição, aliás, trabalha com mecanismos de leitura de imagens que codificam sons aleatórios e dependem desses mesmos sons para gerar novas versões de pulsos sonoros, numa cadeia de atos multiplicados, imprevisíveis.

Leia a matéria completa e publique seu comentário no blog Como atiçar a brasa

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COMO ATIÇAR A BRASA
No passo do descompasso

Matéria de Dellano Rios e Fábio Marques originalmente publicada no Caderno 3 do Diário do Nordeste em 21 de julho de 2011.

Atrasos e incerteza na liberação de recursos fragilizam a atuação da Secretaria da Cultura no que diz respeito ao financiamento de ações culturais e dão mostras da falta de prestígio da pasta no Governo. Secult justifica atraso em dar uma resposta pelo "ritmo" do Governo

Pouco mais de um mês após receber efetivamente seu novo titular, Francisco Pinheiro, a Secretaria da Cultura do Estado (Secult) é alvo de reclamações por parte de artistas e produtores culturais que denunciam o engessamento e ineficácia do Fundo Estadual da Cultura (FEC), uma das principais vias de financiamento de projetos culturais. O fundo recebe verba de empresas via dedução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). As empresas deduzem até 2% do valor que pagariam com o imposto e repassam o recurso ao FEC.

Em carta aberta divulgada na última terça-feira, dia 19, o diretor da Companhia Teatral Acontece, Almeida Jr. comunicou o cancelamento da participação de grupos de outros estados no Festival de Esquetes da Cia. Teatral Acontece (Fecta), a ser realizado de 3 a 13 de agosto, em Fortaleza, bem como a suspensão do pagamento dos mais de 300 artistas que participariam da mostra. O motivo? O recurso aprovado pelos proponentes no FEC não foi liberado.

Ao todo, 56 artistas de dez grupos de outros estados haviam passado por seleção e também teriam passagens, hospedagens pelo recurso. De acordo com o comunicado, o projeto foi inscrito em 17 de fevereiro deste ano e aprovado pela Secult para receber cerca de R$ 88 mil oriundos do FEC. A Secretaria justifica que o atraso no pagamento é devido ao próprio funcionamento burocrático do Monitoramento de Projetos Prioritários do Governo do Estado (MAPP), que centraliza todos os pagamentos nas mãos do governador Cid Gomes. Os projetos aprovados pelo órgão seriam, então, encaminhados ao governador e, só após a aprovação deste, receberiam a verba.

O caso da Cia. Teatral Acontece é apenas um entre as tantas reclamações de artistas e produtores culturais que acusam o novo sistema de inviabilizar projetos, uma vez que em grande parte eles dependem de um calendário pré-estabelecido para acontecer. "Como a última pauta que ele (o governador Cid Gomes) vai olhar é a da Cultura e o secretário não tem autonomia de gerir sua secretaria, quem paga somos nós, artistas", critica Almeida Jr.

Ele conta que o mesmo teria acontecido em 2009. "Nós ganhamos e não recebemos. Porque, quando o governador Cid Gomes viu no MAPP, o evento já tinha acontecido. Ficamos com o prejuízo", lembra.

Leia a matéria completa e publique seu comentário no blog Como atiçar a brasa

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LIVRARIA DO CANAL
Revista Tatuí n. 4
Tema: a idéia de coerência na arte

Preço: R$ 8 + correio

Como comprar: clique aqui para se informar

Formato fechado: 21 x 15 cm
Nº páginas: 60
Impressão: cor
Tiragem: 1500
Peso: 100g

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TEXTOS DO E-NFORME
Estratégias para Luzes Acidentais na Luciana Brito, São Paulo

Os trabalhos selecionados por Eder Chiodetto ocuparão todos os espaços da galeria, propondo diálogos paralelos através da luz e sombra, muitas vezes revelando acidentes da percepção. Segundo Chiodetto, o projeto tem como ponto de partida a relação estabelecida entre esses “acidentes” e referenciais histórico-científicos importantes.

Segundo a pesquisa realizada por Chiodetto, Isaac Newton já havia sugerido, ainda no século 17, que a luz era formada por partículas. Algum tempo depois, no século 19, no entanto, experimentos demonstraram que a radiação luminosa é composta por ondas. Albert Einstein, por sua vez, inspirado pela física quântica, embaralhou todas essas convicções ao apresentar, em 1905, a teoria que lhe daria o prêmio Nobel, na qual comprovava que a luz ora se comporta como onda e ora como partícula. O que faz com que a luz tenha uma dupla natureza, de acordo com a pesquisa, está apoiado no princípio da incerteza e das probabilidades da teoria quântica, sobre a qual até hoje paira um mistério. Para o curador "a arte se vale destes acidentes de percurso que surgem na matéria da luz para criar um campo de tensões e reflexões. O dom de iludir gerado pela natureza errática e imprecisa dos efeitos da luz se torna, assim, um instrumental fecundo na criação de estratégias poéticas".

Estratégias para Luzes Acidentais, portanto, reúne obras de artistas que lidam com o limite da experimentação para obter uma expressão genuína e renovada. A luz, em diversos trabalhos, é o elemento que articula de forma subversiva o trânsito labiríntico entre a realidade visível e seu duplo ficcional, que se desprende do referente ao se transformar em representação. Assim, a Luz aparece como metáfora da iluminação, do pensamento e da percepção intuitiva. Ou, paradoxalmente, Quimera, como nos faz perceber a obra homônima de Regina Silveira.

É dessa forma que Lucas Bambozzi, Albano Afonso e Eder Santos criam deslocamentos inesperados ao gerar campos visuais ilusórios de alta densidade poética por meio de suas projeções. Já Caio Reisewitz e João Luiz Musa sublinham a luz em suas fotografias, como um agente que reconfigura, ritualiza e atribui nova dimensão a espacialidades do cotidiano.

Enquanto isso, as clássicas Fotoformas, de Geraldo de Barros, embotam o referente, levando a fotografia ao limite da abstração. Tiago Tebet, ao contrário, faz uso de uma curta variação do espectro de luz para representar uma delicada gradação tonal a partir de sua paleta de cinzas. Estratégia e sutileza semelhantes, realizadas a partir de pesquisa de materiais totalmente diversa, ocorre também nas “transparências” do AVPD, dupla de artistas dinamarqueses.

Rochelle Costi e Cris Bierrenbach revisitam suportes e técnicas históricas da fotografia, criando atmosferas densas e sensuais, nas quais a luz recodifica o referente, instaurando instantes de deslumbramento visual. Para Rosana Ricalde, a incapacidade de ver a luz é a referência, desconfigurando o livro e as páginas de Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago, para reconstruí-lo numa instalação, após eliminar as palavras que se referiam à cegueira.

Se reflexão e refração estão presentes na trama poética de várias obras, em outras a ausência disso é que atua para gerar desconforto e interrogar nossa percepção, como nos Five Plaster Surrogate, de Allan McCollum, feitos de pigmento negro que “devoram” a luz em processo análogo ao fenômeno dos corpos negros descrito por astrônomos. A dupla Fabiana de Barros & Michel Favre também parte de uma base negra sobre a qual fazem emergir luz a partir do calor, na série “Brûlures”. Em contraponto, Regina Silveira nos leva a observar a emissão de luz de corpos celestes nas obras Horizonte e Artefato. O artista peruano Gabriel Acevedo Velarde, por sua vez, no vídeo Worker, também parece observar luminárias como quem olha astros e galáxias.

Tomados pela mesma magia, o AVPD doma luzes artificiais, em “Window”, para que as mesmas se comportem como o sol, num curioso processo de prover organicidade a um produto industrial. De quebra, a Window cria um ponto de contato lúdico com a janela projetada por Lucas Bambozzi, e com a instalação externa Luminoso, de Regina Silveira, que ao refletir a luminosidade celeste ilude nossa visão, fazendo com que o céu se infiltre na arquitetura.

Black Sea, da dupla Detanico e Lain, e Éter, de Ricardo Carioba, são obras em vídeo que atuam diretamente na nossa percepção, muitas vezes emitindo informações que o cérebro e a visão não conseguem processar instantaneamente. Expiração 03, de Pablo Lobato, porém, é um vídeo em via de extinção. Sua última cópia será apagada definitivamente ao final da exposição pelo software criado para o projeto. O artista, subversivamente, faz com que a imagem digital ganhe uma condição de impermanência, comparável à mesma fragilidade do humano e sua finitude.

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