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ES/DF/PE/RJ/SP Saint Clair Cemin + Tiago Tebet na Luciana Brito / Bolsas de incentivo à formação/oficinas CFAV 2011 - Inscrições e informações para o artista
ANO 11 - N. 18 / 21 DE MARÇO DE 2011

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AGENDA DE EVENTOS
Rodrigo Mogiz na Ibeu, Rio de Janeiro
Mostra Nova Cultura Contemporânea + Palestras no Casa França-Brasil + EAV Parque Lage, Rio de Janeiro
Alvaro Seixas na Amarelonegro, Rio de Janeiro
Festival Performance Arte Brasil no MAM, Rio de Janeiro
Adriano Motta + Jorge Rodriguez-Aguilar na Mercedes Viegas, Rio de Janeiro
Saint Clair Cemin + Tiago Tebet na Luciana Brito, São Paulo
Dawit L. Petros + Hilal Sami Hilal na Marília Razuk, São Paulo
Palestras Ciclo de Portfólios na Casa Tomada, São Paulo
Edital 11 no MAES, Vitória
Newman Schutze na Sala Recife, Recife
CIRCUITO
Cris Bierrenbach na Funarte, Brasília
Octopus Garden na Central Galeria, São Paulo
CURSOS E SEMINÁRIOS
Atelier Audiovisual com luiz duVa, São Paulo
A pintura brasileira depois do conceitualismo com Daniela Name no POP, Rio de Janeiro
SALÕES E PRÊMIOS Bolsas de incentivo à formação/oficinas CFAV 2011 - Inscrições e informações para o artista
COMO ATIÇAR A BRASA
Veto a repasse do MinC ameaça Brasil em Veneza por Fabio Cypriano, Folha de S. Paulo
Matérias e réplicas sobre o uso da Lei Rouanet para o blog de poesia de Maria Bethânia, Andrucha Waddington e Hermano Vianna

Rodrigo Mogiz  na Galeria de Arte Ibeu
Rodrigo Mogiz, Entre tuas feridas, Bordados e pintura sobre entretela, 35 x 50 cm, 2010

Rodrigo Mogiz
Com quem você tem bordado?

23 de março, quarta-feira, 20h

Galeria de Arte Ibeu
Av. N. Sra. Copacabana 690, 2o andar, Rio de Janeiro - RJ
21-3816-9473 ou galeria@ibeu.org.br
http://ibeugaleria.blogspot.com
Segunda a sexta, 13-19h
Exposição até 6 de Maio de 2011

Leia o resumo na agenda
english

Enviado por Rodrigo Mogiz rmogiz@gmail.com
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Mostra NOVA Cultura Contemporânea + Palestras no Casa França-Brasil  + EAV Parque Lage
Rebecca Ward


Mostra Nova Cultura Contemporânea

AlbiNOi, Ana Taratiel (OVNI), B. Fleischman, Basavizi, Beast, Checho Gonzales, Clemens Behr, Cristopher Chichocki, Eltono, Evan Voytas, Filippo Minelli, Gabriela Maciel, Hapax , Heleno Bernardi, Henrique Fogaça, Hildur Guonadottir, Isan, Jeffers Egan, Mark Jenkins, Max Hattler, Maya Hayuk, Michael Vorfeld , Miltos Manetas, MOMO, Mulheres Barbadas, Novi_Sad, Objeto Amarelo, Karl Kliem, Kit Webster, Lucy McRae, Optical Machines, Quayola , Rafael Rozendaal
, Rebecca Ward, Rosa Menkman, Sculpture, Shima , Yochai Matos, Sosaku Myasaki , Robert Seidel , Sebastien Preschoux, Sergei Sviatchenko, Tofer Chin, Zimoun

Curadoria de David Quiles Guilló

21 de março, segunda -feira, 18h30

Casa França-Brasil
Rua Visconde de Itaboraí 78, Centro, Rio de Janeiro - RJ
21-.2332-5120 ou info@casafrancabrasil.rj.gov.br
www.casafrancabrasil.rj.gov.br
Terça a domingo, das 10-20h

+

EAV Parque Lage
Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ
21-3257-1800 ou eav@eav.rj.gov.br
www.eavparquelage.rj.gov.br
Terça a sexta, 12-20h; sábado e domingo, 12-17h
Exposição até 30 de abril de 2011

Leia o resumo na agenda no Casa França-Brasil / EAV Parque Lage
english
/ english

+

Palestras
Nova Cultura Contemporânea
Batman Zavareze, Beast e Mark Jenkins, Clemens Behr, David Quiles Guilló, Eltono, Gabriela Maciel, Guto Nobrega, Karl Kliem, Jeffers Egan, Maya Hayuk, MOMO, Lucy McRae, Mathias Holmberg, Max Hattler e Robert Seidel, Michael Vorfeld, Miltos Manetas, Mulheres Barbadas, Objeto Amarelo, Optical Machines, Rafael Rozendaal, Rebecca Ward, Sebastien Preschoux

22 de março a 27 de abril de 2011, terças e quartas, 19h30-21h

EAV Parque Lage - Salão Nobre
Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ
21-3257-1800 ou eav@eav.rj.gov.br
www.eavparquelage.rj.gov.br
Programação completa

Enviado por Meio e Imagem meioeimagem@gmail.com
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Alvaro Seixas na Amarelonegro
Alvaro Seixas, 2010

Alvaro Seixas

22 de março, terça-feira, 19h

Galeria Amarelonegro Arte Contemporânea
Av. Visconde de Pirajá 111, loja 2, Ipanema, Rio de Janeiro - RJ
21-2549-3950 ou amarelonegro@amarelonegro.com
www.amarelonegro.com
Segunda a sexta, 10-20h; sábado, 10-16h
Exposição até 20 de abril de 2011

Leia o resumo na agenda
english

Enviado por amarelonegro amarelonegro@amarelonegro.com
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Festival Performance Arte Brasil no MAM
Lourival Cuquinha

Festival Performance Arte Brasil
Alex Hamburger (RJ), Alexandre Sá (RJ), Ana Montenegro (SP), Armando Queiroz (PA), Aslan Cabral (PE), Cecília Aprigliano (DF), Claudia Paim (RS), Coletivo Filé de Peixe (RJ), Corpos Informáticos (DF), Daniel Toledo (RJ) , Davi Ribeiro (RJ), Edson Barrus (PE/RJ), Fernanda Bec (PR), Fernanda Magalhães (PR), Flávia Vivacqua (SP), Franklin Cassaro (RJ), Gê Orthof (DF), GIM (RJ), Grupo Empreza (GO), Grupo SYA (CE), Jéssica Becker (PR), João Rosa (SC), Juliana Notari (PE), Lourival Cuquinha (PE), Luana Aguiar (RJ), Maicyra Leão (DF), Maíra Vaz Valente (SP), Marcela Levi (RJ), Marco Paulo Rolla (MG), Marcus Vinícius (ES), Margit Leisner (PR), Mauricio Ianês (SP),Michel Groisman (RJ), Micheline Torres (RJ), Nadam Guerra (RJ), Opavivará (RJ), Orlando Maneschy (SP), Otávio Donasci (SP), Pontogor (RJ), Ronald Duarte (RJ), Shima (SP), Victor de La Rocque (PA), Yftah Peled (SC), Zmário (BA)

Palestrantes: Beth da Matta (PE), Bia Medeiros (DF), Daniela Mattos (RJ), Fábio Ferreira (RJ), Fernando Cocchiarale (RJ), Lucio Agra (SP), Luiz Camillo Osorio (RJ), Marcos Gallon (SP), Nayse Lopez (RJ), Orlando Maneschy (PA), Otávio Donasci (SP), Paulo Bruscky (PE), Paulo Reis (PR), Regina Melim (SC), Solon Ribeiro (CE), Yuri Firmeza (CE)

Curadoria geral: Daniela Labra (RJ)

Equipe Curatorial: Beth da Matta (PE), Bia Medeiros (DF), Daniela Mattos (RJ), Orlando Maneschy (PA), Paulo Reis (PR), Regina Melim (SC)

Assistente de Curadoria: Julia Pombo (RJ)

22 de março, terça-feira, 14h

Museu de Arte Moderna MAM Rio
Av. Infante Dom Henrique 85, Parque do Flamengo, Rio de Janeiro - RJ
21-2240-4640 ou mam@mamrio.org.br
www.mamrio.com.br
Realização: Apoio a Festivais de Fotografia, Performances e Salões Regionais Funarte/MinC
Apoio: Verallia
Exposição até 27 de março de 2011

Programação do Festival Performance Arte Brasil no MAM, Rio de Janeiro

Leia o resumo na agenda
english

Enviado por Beatriz Caillaux beatriz@cwea.com.br
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Adriano Motta na Mercedes Viegas Arte Contemporânea
Adriano Motta, da série Free Jazz, 2011

Jorge Rodriguez-Aguilar na Mercedes Viegas Arte Contemporânea
Jorge Rodriguez-Aguilar, Titoté, 2010


Adriano Motta

Trabalhos recentes

+

Jorge Rodriguez-Aguilar
Remípedes mutantes

Curadoria de Fernando Cocchiarale

23 de março, quarta-feira, 19h

Mercedes Viegas Arte Contemporânea
Rua João Borges 86, Gávea, Rio de Janeiro - RJ
21-2294-4305 ou galeria@mercedesviegas.com.br
www.mercedesviegas.com.br
Segunda a sexta, 12-19h; sábado, 15-19h
Exposição até 23 de abril de 2011


Leia o resumo na agenda sobre Adriano Motta / Jorge Rodriguez-Aguilar
english / english


Enviado por Mercedes Viegas galeria@mercedesviegas.com.br
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Saint Clair Cemin  na Luciana Brito
Saint Clair Cemin


Tiago Tebet na Luciana Brito
Tiago Tebet, Green Wall

Saint Clair Cemin
O Triunfo da Razão Natural

+

Tiago Tebet
Standard

22 de março, terça-feira, 19-23h

Luciana Brito Galeria
Rua Gomes de Carvalho 842, Vila Olímpia, São Paulo - SP
11-3842-0634 ou info@lucianabritogaleria.com.br
www.lucianabritogaleria.com.br
Terça a sexta, 10-19h; sábado, 11-17h
Exposição até 30 de abril de 2011


Sobre a exposição de Saint Clair Cemin / Tiago Tebet

Leia o resumo na agenda sobre Tiago Tebet / Saint Clair Cemin
english / english

Enviado por Ana Carolina Ralston carol@ferrazmoda.com
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Dawit L. Petros na Marília Razuk
Dawit Petros, Sem título, Mimesis - The Woodstock Series, 2007

Hilal Sami Hilal na Marília Razuk
Hilal Sami Hilal, Território do Possível, 2011

Dawit L. Petros
Mimesis

+

Hilal Sami Hilal
Território do possível (The Woodstock Series)

24 de março, quinta-feira, 20h

Galeria Marilia Razuk
Rua Jerônimo da Veiga 62, Itaim Bibi, São Paulo - SP
11-3079-0853 ou galmariliarazuk@uol.com.br
www.galeriamariliarazuk.com.br
Segunda a sexta, 10h30-19h; sábado, 11-15h
Exposição até 23 de abril de 2011

Leia o resumo na agenda sobre Dawit L. Petros / Hilal Sami Hilal
english
/ english

Enviado por Marcy Junqueira marcy@pooldecomunicacao.com.br
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Palestra
Ciclo de Portfólios
Felipe Góes, Gui Mohallem, Regina Parra, Theo Craveiro

24 de março de 2011, quinta-feira, 19h30-22h30

Casa Tomada
Rua Brás Cubas 335, Aclimação, São Paulo - SP
11-2532-7455
www.casatomada.com.br
Segunda a sexta, 14-20; sábado e domingo, 11-18h
Vagas limitadas por ordem de chegada

Enviado por Thereza Farkas thereza@casatomada.com.br
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Edital 11 no MAES
Victor Monteiro

Edital 11
Fátima Nader, Ignez Capovilla, Júlio Tigre, Tom Boechat, Victor Monteiro

22 de março a 8 de maio de 2011

Museu de Arte do Espírito Santo – Dionísio Del Santo
Av. Jerônimo Monteiro, 631 – Centro, Vitória - ES
27-3132 8390 ou maes.comunicacao@secult.es.gov.br
www.museudeartes.wordpress.com
Terça a sexta-feira, 10-18h; Sábado, Domingo e Feriado, 12-18h

Veja programação completa no blog www.museudeartes.wordpress.com
Todas as atividades serão transmitidas ao vivo através do www.portalyah.com

Leia o resumo na agenda
english

Enviado por Melina Almada Sarnaglia melalmada@gmail.com
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Newman Schutze na Sala Recife
Newman Schutze

Newman Schutze
Desenhos de água

23 de março a 20 de abril de 2011

Sala Recife
Rua Agenor Lopes 100, Boa Viagem, Recife - PE
81-3465-8165
www.salarecife.com.br
Segunda à sexta, 14-18h

Leia o resumo na agenda
english


Enviado por Gil Vicente gilvicenterecife@gmail.com
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Cris Bierrenbach na Funarte
Cris Bierrenbach

CIRCUITO
Cris Bierrenbach
Orange Gardens

25 de fevereiro a 24 de abril de 2011

Complexo Cultural Funarte - Galeria Fayga Ostrower
Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural, Brasília - DF
61-3322-2076 / 2029 ou visuaisbsb@funarte.gov.br
www.funarte.gov.br
Segunda a domingo, 9-21h

Leia o resumo na agenda
english


Enviado por Iara Martorelli iaramartorelli@gmail.com
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CIRCUITO
Octopus Garden
Alexis Iglesias, Claudio Matsuno, Luciano Zanette, Monica Rizolli, Nilson Sato, Nino Cais, Paula Ordonhes, Reynaldo Candia

Curadoria de Cláudio Matsuno

25 de fevereiro a 26 de março de 2011

Central Galeria de Arte Contemporanea
Av. Rebouças 1545, São Paulo - SP
11-2613-0575 ou info@centralgaleriadearte.com
www.centralgaleriadearte.com
Terça a sexta, 11-19h; sábado, 11-18h

Leia o texto de Juliana Monachesi

Leia o resumo na agenda
english


Enviado por Central Galeria info@centralgaleria.com
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CURSOS E SEMINÁRIOS
Atelier Audiovisual

Professor: luiz duVa

O Atelier Audiovisual é um espaço para reflexão, prática, análise e desenvolvimento de projetos de instalação ou performances que utilizem na sua criação, produção ou apresentação técnicas de manipulação de som e imagem em tempo real. Tem como alvo artistas em início de carreira ou artistas já estabelecidos que queiram conhecer ou se aprofundar em técnicas de edição de audio e vídeo em tempo real para uso em seus próximos trabalhos.

Inscrições até 4 de abri de 2011

Duração: 3 meses

Leia a informação completa e publique seu comentário no blog Cursos e Seminários

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CURSOS E SEMINÁRIOS
A pintura brasileira depois do conceitualismo no POP

Professora: Daniela Name

Após duas décadas marcadas pela arte conceitual, houve no Brasil uma recuperação da pintura pela “Geração 80”, formada por artistas como Beatriz Milhazes, Daniel Senise, Luiz Zerbini, Leonilson, Leda Catunda, Nuno Ramos, Suzana Queiroga, Luiz Pizarro, Cristina Canale e Karim Lambrecht. O curso irá traçar um panorama dessa produção, conhecida por ter amadurecido a ideia de pintura expandida que, afastando-se da execução tradicional, incorporou novos suportes, aprofundando o diálogo com a história, a arquitetura, a publicidade e as linguagens artísticas de rua.

28 de abril; 5, 12 e 19 de maio de 2011, quintas-feiras, 19h30-21h30

Leia a informação completa e publique seu comentário no blog Cursos e Seminários

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SALÕES E PRÊMIOS
Bolsas de incentivo à formação/oficinas CFAV 2011

A Fundação de Cultura Cidade do Recife com apoio da Secretaria de Cultura da Cidade do Recife através do Centro de Formação em Artes Visuais (CFAV), promoverá o V Concurso para Bolsas de Incentivo à Formação/Oficinas do CFAV, concedendo bolsa à arte-educadores, artistas (ou grupos) e demais profissionais da cadeia produtiva das artes visuais inscritos e selecionados como ministrantes dos cursos, oficinas e workshops na modalidade de incentivo à formação, observando-se o seguinte:

Bolsa de Incentivo à Formação: para a realização de oficinas práticas e/ou teóricas de arte.

Comissão de seleção: composta por três membros especializados, a serem convidados pela Gerência do CFAV. Os integrantes da Comissão de Seleção poderão ser substituídos a qualquer tempo, em caso de impossibilidade de participação.

Período de inscrições: 14 de março a 15 de abril de 2011

Informações para o artista sobre o custo-benefício de editais
As informações abaixo, todas de caráter objetivo, copiadas do edital, servem para ajudar o artista iniciante a decidir sobre a sua participação no evento em questão. Leia sobre esta iniciativa do Canal no Salões&Prêmios.

GANHO PARA INSCRITOS: nenhum

GANHO PARA SELECIONADOS e ou PREMIADOS: o valor da bolsa para os selecionados será de R$3.000 a R$4.000 para cada bolsa selecionada, conforme cada caso.

CUSTOS OPERACIONAIS:
- Apresentação (em formato A4 ou A3) contendo proposta descritiva e ilustrativa da ação; também será aceito material ilustrativo complementar, como croquis, esquemas gráficos, mapas; bem como curriculum vitae, portfólio, catálogos, folders e artigos em revistas ou jornais.
- O interessado em concorrer BOLSAS DE INCENTIVO À FORMAÇÃO/OFICINAS DO CFAV deve encaminhar, no ato de solicitação da inscrição, as informações e os documentos abaixo indicados, reunidos em um único envelope lacrado e com a identificação do inscrito:
- Ficarão sob responsabilidade do ministrante da oficina custos com, hospedagem e alimentação, no caso de proponentes que não residam na cidade. Ficam também a cargo dos selecionados despesas relativas à aquisição e/ou aluguel de material ou equipamentos utilizados nas oficinas caso o CFAV não possua disponível na data da realização da oficina.

Leia a informação completa e publique seu comentário no blog Cursos e Seminários

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COMO ATIÇAR A BRASA
Veto a repasse do MinC ameaça Brasil em Veneza

Matéria de Fabio Cypriano originalmente publicada no caderno Ilustrada do jornal Folha de S. Paulo em 16 de março de 2011.

Lei prejudica acordo com a Bienal de SP para representação do país na mostra italiana

Legislação que proíbe repasses inviabiliza convênio que estabelece que Funarte custeie exposição de brasileiro

A representação brasileira na 54ª Bienal de Veneza "encontra-se seriamente ameaçada". A afirmação foi escrita por Heitor Martins, presidente da Fundação Bienal, em carta à ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e ao ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota.

Leia a continuação e publique seu comentário no blog Como atiçar a brasa

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COMO ATIÇAR A BRASA
Matérias e réplicas sobre o uso da Lei Rouanet para o blog de poesia de Maria Bethânia, Andrucha Waddington e Hermano Vianna

MinC autoriza Maria Bethânia a captar R$ 1,3 milhão para criar blog e gera polêmica na web

Matéria originalmente publicada no caderno Cultura do jornal O Globo em 16 de março de 2011.

RIO - A cantora Maria Bethânia entrou nos Trending Topics Brasil do Twitter na manhã desta quarta-feira, depois de ter recebido autorização do Ministério da Cultura para captar R$ 1,3 milhão, destinados à criação de um blog. De acordo com a colunista Monica Bergamo, da "Folha de S.Paulo" , a página "O Mundo Precisa de Poesia" terá um vídeo diário da cantora interpretando poemas, numa série de 365 clipes dirigidas por Andrucha Waddington.

No site do MinC, onde os detalhes do projeto estão disponiveis para consulta pública, ele é descrito como "um calendário virtual, que apresentará ao público 365 pílulas diárias de pura poesia. Uma forma democrática e idealista de levar poesia para a vida das pessoas por meio da mais potente ferramenta de comunicação do mundo atual". Do total do valor solicitado, R$ 1.798.600,00, foram aprovados para captação R$ 1.356.858,00.

Leia a continuação e publique seu comentário no blog Como atiçar a brasa

Polêmica sobre blog é equívoco, diz diretor

Matéria de Marcus Preto originalmente publicada no caderno Ilustrada do jornal Folha de S. Paulo em 17 de março de 2011.

Cineasta Andrucha Waddington defende projeto de Maria Bethânia, do qual participa, após críticas na internet

Ministério autorizou captação de R$ 1,3 mi para site com vídeos da cantora e afirma não haver irregularidade

O cineasta Andrucha Waddington, que vai dirigir os vídeos do blog O Mundo Precisa de Poesia, considera "um equívoco" a polêmica em torno da decisão do Ministério da Cultura, que autorizou, anteontem, a cantora Maria Bethânia a captar R$ 1,3 milhão para o projeto.

Leia a continuação e publique seu comentário no blog Como atiçar a brasa

A gritaria contra o blog de Maria Bethânia é uma mistura de ignorância, preconceito e mau-caratismo

Matéria de Jorge Furtado originalmente publicada no blog Casa de Cinema de Porto Alegre em 17 de março de 2011.

Ignorância, porque parte de idéia absolutamente falsa de que os produtores do blog – que pretende exercer a tarefa vital de divulgar a poesia – recebeu ou vai receber este dinheiro do governo. Juro que tenho saudade do tempo em que se lia fato ou ficção, hoje o que mais há são equívocos e mentiras, que não são um nem outro. O fato é que a única coisa que os produtores do blog receberam do governo foi a autorização para se humilhar, pedindo a empresários, de porta em porta, que considerem a possibilidade de, ao invés de entregar parte de seus impostos ao governo, patrocinar, com a vantajosa exposição de suas marcas, um blog de uma extraordinária artista brasileira, blog este que tem como objetivo divulgar a poesia, não há tarefa mais nobre. Nada garante que os produtores do blog terão sucesso em sua jornada de mendicância entre a elite empresarial brasileira, frequentemente iletrada. O mais provável é que consigam apenas uma parte desta verba e tenham que redimensionar o projeto, o que seria uma pena. Na minha opinião, o governo brasileiro deveria tirar do seu caixa o dinheiro (1,3 milhões de reais, uma ninharia perto da roubalheira do Detran gaúcho, dos pedágios paulistas, da máfia do governo Roriz/Arruda no DF, etc, etc...) e entregar para a Maria Bethânia, junto com um buquê de rosas e um cartão, pedindo desculpas pela confusão.

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Projeto aprovado pelo MinC prevê R$ 600 mil só para Bethânia

Matéria de Bernardo Mello Franco originalmente publicada no caderno Ilustrada do jornal Folha de S. paulo, em 18 de março de 2011.

O orçamento do futuro blog de Maria Bethânia, aprovado pelo Ministério da Cultura, reserva para ela um cachê de R$ 600 mil pela "direção artística" do projeto.

O valor equivale a 44% do total de R$ 1,35 milhão que a cantora foi autorizada a captar em dinheiro de renúncia fiscal, via Lei Rouanet.

Ela informou ontem, por meio de assessoria, que mantém a decisão de não fazer comentários sobre o assunto.

A remuneração está prevista no orçamento que Bethânia entregou à Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, responsável pela escolha dos projetos a serem beneficiados pela lei.

O documento, obtido pela Folha, apresenta a cantora como a única responsável pelas atividades de "direção artística, pesquisa e seleção de textos e atuação em vídeos" do blog de poesia.

Leia a continuação e publique seu comentário no blog Como atiçar a brasa

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TEXTOS DO E-NFORME

A coleção do Octopus por Juliana Monachesi

Um “jardim de polvo” é algo como uma coleção aleatória. Uma reunião de objetos que os tentáculos do polvo recolheram na infinidade oceânica de seu entorno e que este “organizou” em sua morada profunda. Se o título da mostra ecoa a canção homônima dos Beatles ou a iniciativa do curador Claudio Matsuno de reunir os oito artistas presentes nesta exposição, ele também sintetiza de forma lírica os mecanismos de criação das obras expostas.

Senão, vejamos. Os artistas cuja produção alcançou a maturidade na primeira década deste século têm algumas características em comum. Eles se apropriam de elementos históricos (da sociedade, da cultura, da arte) de maneira mais conciliatória do que combativa, diferente do modus operandi do artista moderno, que tinha sempre no horizonte negar a tradição. Eles possuem uma tendência à fabulação que mescla o real e o ficcional e à invenção de mitologias particulares.

O curador nos fala de “fabulações inócuas” reunidas em “um jardim cuja atmosfera emerge do trabalho de cada artista da exposição”. Assim, meu passeio pelo jardim do polvo se dá como uma aposta crítica em que o elemento que permeia todos os trabalhos é a apropriação afetiva da história e a tendência alegórica. É deste duplo prisma que eu proponho a análise das obras de Alexis Iglesias, Claudio Matsuno, Luciano Zanette, Monica Rizzolli, Nilson Sato, Nino Cais, Paula Ordonhes e Reynaldo Candia.

Como não ver um flerte com a tradição da pintura metafísica nas obras de Alexis Iglesias? Ou, ainda, um jogo com o fascínio do futurismo pelas máquinas de todo tipo? Em lugar de um combate moderno ou uma simples citação pós-moderna, o que vemos nestas pinturas é um fundo expressionista acolhendo ou mesmo estruturando a aparição do invento inócuo de alguma indústria fantástica da construção civil. Na tela de tons terrosos, é uma maravilha óptica que toma o primeiro plano e lança uma sombra duchampiana sobre uma bancada erodida pelo tempo, mas embelezada por uma luz sobrenatural.

É também em um oceano de referências tentaculares que vamos situar as obras de Luciano Zanette, Monica Rizzolli e Reynaldo Candia. A escultura de grandes dimensões em madeira de Zanette presta homenagem às cruzes pretas de Malevich e aos cubos abertos incompletos de Sol LeWitt, mas não de forma direta, senão como uma identificação a posteriori de um parentesco com os dois artistas: “Malevich e LeWitt contribuíram para a constituição do meu imaginário poético, que deve consideravelmente à economia de meios do construtivismo russo e do minimalismo norte-americano”.

Monica Rizzolli flerta com Klimt e Matisse nas três pinturas expostas, ao mesmo tempo em que insere seus personagens em uma “ambientação” geométrica, como se as mulheres que habitam os quadros e que desfilam uma infinidade de padronagens apropriadas da tradição folheassem um mostruário de gêneros pictóricos para escolher o fundo contra o qual querem aparecer. Reynaldo Candia é outro a afirmar sem rodeios os parentescos de sua produção recente: “minha influência são as fotocolagens realizadas na Europa Central durante os anos 1918 a 1945”. A forma dadaísta ou surrealista encontra em suas colagens uma vontade de oferecer representações paradoxalmente mais “realistas” da vida urbana.

Já os trabalhos de Claudio Matsuno, Nilson Sato, Nino Cais e Paula Ordonhes habitam o campo da fabulação. Matsuno inventa um microcosmo em que seres algo mutantes –assim como as flores de seu jardim– comportam-se de forma análoga aos seres humanos, por ascensão e queda, comunhão e isolamento, silêncio e agitação, nascimento e morte. Cabeças, galhos e teias formam o imaginário grotesco deste universo paralelo que, por meio de intervenções diretamente sobre a parede, é extravasado dos desenhos para a vida.

Os desenhos de Nilson Sato partem de registros fotográficos feitos pelo artista de personagens anônimos. Quando transferidos do contexto poluído das ruas de São Paulo para o branco do papel, além de “simplificados” em branco e preto, seus personagens passam a protagonizar, imaginariamente, uma espécie de storyboard, suspense noir em que, conforme a interpretação do curador, “uma impressão de espera e dúvida sugere que algo poderá acontecer a qualquer momento naquele trépido instante”.

Também na seqüência de fotos que Paula Ordonhes apresenta há um suspense instalado: uma história com muitos hiatos e em que o “fora de quadro” é permanentemente sugerido, sem nunca ser revelado. A artista incorpora diferentes personas, uma das quais talvez seja ela mesma, e nesse jogo de passar de um papel a outro sem conflito reside a maior opacidade da narrativa. O trabalho foi realizado em 2000 e, se o figurino anos 1970 tinha por objetivo retirar do tempo a ação fotografada, ao revisitar esta obra dez anos depois, a artista promove um encontro duplamente deslocado no tempo, que aumenta a ambigüidade entre real e ficcional.

Como Paula Ordonhes, Nino Cais protagoniza ações para serem fotografadas. Na obra exposta aqui, ele surge no lugar de uma mesa sobre a qual foi estendida uma toalha bordada para que um vaso de planta fosse ali depositado. Transformado em “aparador”, o artista realiza a operação inversa de trabalhos anteriores: em lugar de antropomorfizar os objetos do cotidiano, ele objetifica o próprio corpo, como a testar os limites da afetividade. No conjunto escultórico que junto da foto, uma fábula aplica à realidade, o artista mostra o caminho para encontrar a “galinha dos ovos de ouro” da arte.

Da mesma maneira que uma “coleção” do polvo só se torna algo além de casualidade pelo olhar humano, que quer ver ali um jardim cultivado pelo molusco, um crítico de arte não consegue deixar de ver sentidos ocultos onde um grupo de artistas –ou um artista-curador– quis apenas reunir um conjunto coerente de obras. Portanto, ao final do passeio por “Octopus’ Garden”, não há como não acrescentar que estas obras falam do assombro que deve tomar o artista quando, depois de cultivar cuidadosamente algumas idéias e alguns materiais, se vê diante de algo maior e mais insondável do que ele.

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