home | Magazines | PublicaƧƵes participantes | ParticipaĆ§Ć£o do canal | Os 3 temas | Patrocinadores
apresentaĆ§Ć£o contribuiƧƵes lista de publicaƧƵes apresentaĆ§Ć£o das publicaƧƵes

Economia do sistema de arte: o exemplo da documenta, de Kati Morawek Beat Weber, para a Malmoe

Economia do sistema de arte: o exemplo da documenta

Texto de Kati Morawek Beat Weber, da Malmoe, publicado no Online Journal da documenta.

A abertura da documenta 12 em junho foi um acontecimento em diferentes aspectos: enquanto os recordes alcançados por obras de arte em leilões e exposições pautaram o jornalismo cultural nos últimos anos, a cobertura da documenta se concentrou somente em seu conteúdo artístico. A documenta se posiciona como um contra-modelo ao mundo da arte dominado pelo mercado. Suas preocupações principais giram em torno da "educação" e "emancipação", temas presentes em matérias sobre a exposição. Ao mesmo tempo, não há notícias sobre as condições de trabalho ou a economia do evento. As questões estéticas dominam, a despeito do fato de que a economia da documenta é um exemplo excelente para o funcionamento do sistema de arte. Como participante do documenta magazines, Malmoe pôde perceber um pouco de como isto se dá.

O projeto documenta magazines convidou cerca de 90 publicações independentes, pertencentes ao campo da cultura e da teoria política e provenientes de diferentes partes do mundo, para se articularem e refletirem sobre os principais tópicos da documenta 12.

As publicações participantes foram encorajadas a publicar e discutir artigos, elaborados a partir dos temas propostos pela equipe curatorial da mostra, através de uma plataforma eletrônica desenvolvida pela instituição. A documenta iria posteriormente selecionar os trabalhos mais interessantes para a produção dos três volumes de seu próprio magazine, que acompanharam a exposição. Como contrapartida, seriam oferecidas possibilidades de redes de trabalho e processos colaborativos com outras publicações, assim como a perspectiva de convites para workshops e conferências internacionais. Contudo, nenhum recurso financeiro foi oferecido para o trabalho das publicações participantes, exceto para os autores escolhidos para serem publicados nos magazines da documenta.

Por um lado, temos um interessante projeto: ao invés de trabalhar com as sofisticadas mídias estabelecidas no mundo da arte, a documenta propôs dar voz a publicações "marginais" de todo o mundo e fornecer a elas uma possibilidade de troca.

Por outro lado, a forma e o enquadramento deste projeto são bastante típicos do campo das artes, fazendo dele um bom exemplo sobre o funcionamento do sistema de arte em geral.

Leia o artigo completo, em inglês, no Online Journal da documenta 12.