home | Magazines | Publicações participantes | Participação do canal | Os 3 temas | Patrocinadores
presentation contributions
Tema 2

A vida como ela é: Canal Contemporâneo lança grupo no Youtube

Canal Contemporâneo

“A vida como ela é” é a tradução do Canal Contemporâneo para o segundo tema do projeto documenta 12 magazines. Através de um grupo criado no sítio Youtube, estaremos abrigando e desenvolvendo diferentes leituras sobre o leitmotiv "O que é a vida crua (What´s bare life)?" proposto pela documenta 12. Roger Buergel, diretor artístico da mostra, salienta no tema os aspectos que se referem à vulnerabilidade inerente à condição humana, os limites físicos e subjetivos daquilo que convencionamos enquanto "sujeito". Inspirado na célebre coluna de Nelson Rodrigues, o grupo busca refletir, a partir de apropriações do cotidiano e novas criações audiovisuais da comunidade, as características desta questão na realidade brasileira.

Fragmento de "Os melhores do Youtube", matéria publicada originalmente na Revista do Globo, do jornal O Globo, em 3 de setembro de 2006.

Patrícia Canetti, criadora do Canal Contemporâneo (um dos maiores portais brasileiros sobre as artes visuais), está empolgada com um grupo do Youtube que faz diferentes leituras do leitmotiv "O que é a vida crua? (What´s bare life?)", proposto pela 12ª. documenta de Kassel, a maior mostra de vanguarda contemporânea. Inspirado em Nelson Rodrigues, o Canal Contemporâneo integra este grupo e abre espaço para a interpretação do que significa "A vida como ela é": "Mais do que sugerir às pessoas o que ver no Youtube, gostaria de reforçar o mais importante que a rede nos traz: seja você mesmo na mídia e saia inventando formas de comunicação e socialização".

Conheça o grupo no sítio Youtube