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setembro 27, 2017

Chamada para colaborações: Arte&Ensaios 34 [Horizonte de eventos]

Arte & Ensaios é uma publicação semestral organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes, UFRJ. Ao longo de sua existência, a revista tem se destacado pela publicação de textos relevantes para o campo da arte, contando com a colaboração de autores nacionais e estrangeiros, professores e alunos do Programa. As colaborações externas são extremamente importantes em cada edição, pois exibem o universo de pesquisa acadêmica ao relacionar o estado do problema intelectual referido pelo tema da revista aos textos traduzidos de autores internacionais.

Envio de artigos, resenhas e ensaios visuais até 30 de setembro de 2017

Gostaríamos de informá-los(as) sobre o recebimento de propostas para o número em processo de edição, cujo tema é [Horizonte de eventos], no período de 21 de agosto a 30 de setembro de 2017. Reforçamos que todas as colaborações serão submetidas ao comitê editorial da Arte & Ensaios, a quem cabe a decisão sobre a publicação do artigo, ensaio visual ou resenha. Autores que já tiverem colaborações publicadas em números anteriores devem cumprir o período de 2 anos para nova submissão.

A&E 34 :: [HORIZONTE DE EVENTOS]

[Horizonte de eventos] é o termo que designa o espaço em torno do buraco negro. Um lugar de gravidade absoluta, pura atração, onde tudo o que dele se aproxima, na região chamada horizonte de eventos, passa a girar na mesma direção e velocidade da gravidade do buraco, até ser sugado por ele. Logo que absorvida, a matéria é convertida em singularidade. Ou seja, nada desaparece; tudo se transforma na mesma substância do buraco – singularidade.

É dessa capacidade de hibridismo, transformação e transdisciplinaridade que quer tratar a edição 34 da Revista Arte & Ensaios quando propõe o tema [Horizonte de eventos]. A revista convida a discutir esse avizinhamento de fronteiras cada vez mais esgarçadas entre a arte e os horizontes nebulosos que se apresentam. Encontramos na metáfora apresentada pelo buraco negro a sugestão de que mesmo no momento máximo da escuridão, há [horizonte de eventos] e possibilidades de criação.

Relembramos que as colaborações submetidas e publicadas na revista 34 serão posteriormente disponibilizadas online no site da Arte & Ensaios.

Confira as diretrizes de publicação.

Quer colaborar conosco? Acesse com seu login/senha.

Não tem login/senha? Acesse a página de cadastro.

Agradecemos desde já sua colaboração,

Comissão Editorial da Revista Arte & Ensaios

Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAV - EBA/UFRJ)

https://revistas.ufrj.br/index.php/ae/index

Posted by Patricia Canetti at 7:18 PM

setembro 25, 2017

Em Primeira Pessoa: Anna Maria Maiolino conversa sobre sua trajetória no CPF do Sesc, São Paulo

A trajetória artística de Anna Maria Maiolino perpassa a experimentação com diferentes suportes e mídias, bem como se concebe por meio de diversas linguagens, tal como o desenho, pintura, gravura, escultura, instalação, fotografia e performance. Sua obra pertence a importantes coleções públicas e privadas em todo o mundo, incluindo a Galeria Nacional de Arte Moderna, em Roma (Itália), Pinacoteca do Estado de São Paulo, Reina Sofia, em Madrid (Espanha) e MoMA, em Nova Iorque (EUA).

26 de setembro de 2017, terça-feira, das 19h às 21h

Centro de Pesquisa e Formação do Sesc
Rua Dr. Plínio Barreto 285 – 4º andar, São Paulo, SP
Segunda a sexta, das 10h às 22h; sábados, das 9h30 18h30
11-3254-5600

Artista ítalo-brasileira, Maiolino se mudou para o Rio de Janeiro em 1960, onde frequentou cursos livres de pintura e xilogravura na Escola Nacional de Belas Artes. Na escola conheceu artistas como Antonio Dias e Rubens Gerchman, com os quais participou da Nova Figuração, movimento que se afirmou no início da década de 60 no Brasil. Maiolino fez parte do grupo de artistas que integrou, em 1967, a mostra Nova Objetividade Brasileira, no MAM, no Rio de Janeiro e assinou a "Declaração de Princípios Básicos da Vanguarda", junto com Hélio Oiticica, Antonio Dias, Rubens Gerchman, Lygia Clark, Lygia Pape, entre outros.

Atualmente vive e trabalha em São Paulo. Em 1989 recebeu da Associação Brasileira de Críticos de Arte o Prêmio Mário Pedrosa por melhor exposição do ano. Em 2017, o MoCA, de Los Angeles, inaugura uma exposição retrospectiva da artista Anna Maria Maiolino.

Posted by Patricia Canetti at 1:02 PM

setembro 24, 2017

Debates da Arte Contemporânea: Ivo Mesquita e Rochelle Costi no Espaço das Artes ECA-USP, São Paulo

A sétima edição da série Debates da Arte Contemporânea traz uma conversa entre artista Rochelle Costi e o crítico e curador Ivo Mesquita, com mediação de Nicolas Amaral, da ECA-USP.

25 de setembro de 2017, segunda-feira, às 19h30

Espaço das Artes ECA-USP (antigo MAC-USP) - Auditório
Rua da Praça do Relógio 160, Cidade Universitária, São Paulo

Nesse novo encontro da série, Rochelle divide a mesa com Mesquita para conversar sobre sua extensa produção artística bastante ligada à fotografia, atualmente com trabalhos em exibição em São Paulo, como nas exposições 6º Prêmio Marcantonio Vilaça, no MuBE – Museu Brasileiro de Escultura e São Paulo não é uma cidade, no novo Sesc 24 de Maio. Serão abordadas questões como as transfigurações dos usos habituais da imagem, que animam a obra de Rochelle Costi, em diálogo com a reflexão crítica de muitos anos desenvolvida por Ivo Mesquita sobre a produção de arte contemporânea no país.

Debates da Arte Contemporânea é um projeto desenvolvido por professores e graduandos do Depto. de Artes Plásticas da ECA-USP, que promove mesas de debate com artistas, críticos, historiadores e pesquisadores de arte, criando um espaço de discussão contínua sobre a produção recente na arte contemporânea. A iniciativa pretende também colocar em pauta o debate já existente na esfera das artes na própria Universidade e no meio cultural da cidade.

Rochelle Costi formou-se em Comunicação Social na PUC-RS, em Porto Alegre (1981). Fez também diversos cursos livres, na Fundação Escola Guignard e na UFMG, em Belo Horizonte (1982), na St. Martin's School of Arts e na Camera Work, em Londres (1991-92). Seu trabalho com fotografia, vídeo e instalação é geralmente organizado em séries, lidando com o deslocamento de escalas, pontos de vista e outros parâmetros habituais da circulação de imagens no mundo contemporâneo. Recebeu o Prêmio Marc Ferrez da Funarte (1997) e a Bolsa Vitae de Artes (2000). Participou da 24a e da 29a Bienal Internacional de São Paulo. Entre suas exposições individuais mais recentes podem ser citadas Contabilidade (galeria Anita Schwartz, Rio de Janeiro) e Reprodutor (The Photographer’ Gallery, Londres), ambas em 2016.

Ivo Mesquita é curador independente. Graduado e pós-graduado em História da Arte pela Universidade de São Paulo, foi Diretor Artístico da Fundação Bienal de São Paulo (1999- 2000), Diretor Artístico do Museu de Arte Moderna de São Paulo (2001-2002), Curador da 28ª Bienal Internacional de São Paulo (2008), Curador-Chefe e Diretor Artístico da Pinacoteca do Estado de São Paulo (2002-2015). Das diversas exposições que idealizou e desenvolveu como curador, destacam-se Cartographies (Winnipeg Art Gallery, Winnipeg, Canadá, 1993) e F[r]icciones (Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madri, 2000). Desde 1996 e por mais de uma década, foi professor visitante no Centro de Estudos de Curadoria do Bard College, Nova Iorque, EUA.

Nicolas Mangolim Amaral é graduando no Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP.

Posted by Patricia Canetti at 1:58 PM

setembro 18, 2017

26º Encontro Nacional da ANPAP: Programação Geral

Programação definitiva do 26º Encontro Nacional da ANPAP em Campinas, SP

25 a 29 de setembro de 2017

Credenciamento, Abertura e Palestras
PUC Campinas - Campus 1 - Auditório D. Gilberto
Rua Profa. Ana Maria Silvestre Adade, Parque das Universidades

Comunicações
PUC Campinas - Campus 1 - Prédio H15
Av. Rto Benedito José Barreto Fonseca, H15 - Parque dos Jacarandás

PROGRAMAÇÃO GERAL

Ver tabela com todas as comunicações de Simpósios e Comitês

Simpósios aprovados

25 de setembro, segunda-feira

09h00-10h40 Fórum dos Coordenadores da Graduação, Pós-Graduação e Galerias
10h40-11h00 café
11h00-12h00 Fórum dos Coordenadores da Graduação e Pós-Graduação
tarde
12h00-14h00 almoço
14h00-15h40 Fórum dos Coordenadores da Graduação e Pós-Graduação
15h40-16h10 café
16h10-17h50 Fórum dos Coordenadores da Graduação e Pós-Graduação

26 de setembro, terça-feira

09h00-10h40 Fórum dos Coordenadores da Graduação, Pós-Graduação e Galerias
10h40-11h00 café
11h00-12h00 Fórum dos Coordenadores da Graduação, Pós-Graduação e Galerias
tarde
12h00-14h00 almoço
14h00-15h40 Fórum de Editores de Revistas e Galerias / Credenciamento
15h40-16h10 café
16h10-17h50 Fórum de Editores de Revistas e Galerias / Credenciamento
18h00-19h00 Abertura do 26o Encontro Nacional ANPAP
19h00-20h00 Abertura Mostra 30 anos

27 de setembro, quarta-feira

09h00-10h40 Simpósios 1-12
10h40-11h00 café
11h00-12h00 Conferência
tarde
12h00-14h00 almoço
14h00-15h40 Comitês 1-5
15h40-16h10 café
16h10-17h50 Comitês 1-5
18h00-19h00 Reunião dos Comitês
19h00-20h00 Assembleia extraordinária
20h00-22h00 Jantar por adesão

28 de setembro, quinta-feira

09h00-10h40 Simpósios 1-12
10h40-11h00 café
11h00-12h00 Conferência
tarde
12h00-14h00 almoço
14h00-15h40 Comitês 1-5
15h40-16h10 café
16h10-17h50 Comitês 1-5
18h00-19h00 Conferência
19h00-20h00 Reunião Conselho Deliberativo / Lançamento Livros
20h00-22h00 Festa por adesão

29 de setembro, sexta-feira

09h00-10h40 Simpósios 1-12
10h40-11h00 café
11h00-12h00 Conferência
tarde
12h00-14h00 almoço
14h00-15h40 Assembleia ordinária
15h40-16h10 café
16h10-17h50 Assembleia ordinária

30 de setembro, sábado
passeio gourmet por adesão [na região de Campinas]

1 de outubro, domingo
visita museus por adesão [em São Paulo]

Posted by Patricia Canetti at 11:46 PM

Curso "Di Cavalcanti e a arte moderna no Brasil" na Pinacoteca, São Paulo

Em paralelo à exposição retrospectiva “No subúrbio da modernidade – Di Cavalcanti 120 anos”, o curso propõe uma série de encontros que situam o artista no quadro do movimento modernista. Além de abordar as várias maneiras como o pintor desenvolve e procura fixar uma ideia de “arte moderna e brasileira”, o curso tratará de temas em debate no contexto artístico no Brasil na primeira metade do século XX, como a noção de identidade nacional e as recepções críticas às primeiras manifestações do abstracionismo.

23 de setembro a 11 de novembro de 2017, seis encontros , sempre das 15h às 17h

Pinacoteca de São Paulo
Praça da Luz, 02, Bom Retiro, São Paulo, SP
Informações: site da Pina, cursos@pinacoteca.org.br ou 11- 3324-1000
Inscrições: clique aqui

O curso completo custa R$ 400,00 e pode ser pago à vista por boleto ou em até 3x no cartão de crédito. Estudantes pagam a metade do valor. Amigos da Pinacoteca têm desconto de 10%. Para participar, os interessados devem efetuar a inscrição pelo site da Pina. Serão 120 vagas.

Acompanhe abaixo as datas, temas e profissionais responsáveis por cada aula.

23/09: No subúrbio da modernidade – José Augusto Ribeiro
30/09: A produção gráfica de Di Cavalcanti - Ana Paula Cavalcanti Simioni
7/10: O meio artístico no Brasil nos anos 1930 e 1940 – Regina Teixeira de Barros
14/10: Di Cavalcanti e Portinari: duas visões da arte social – Annateresa Fabris
4/11: Figuração x abstração – Glória Ferreira
11/11: Tradição e ruptura – Ana Maria Belluzzo

Posted by Patricia Canetti at 5:59 PM