Página inicial

Cursos e Seminários

 


março 2014
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
Pesquise em
Cursos e Seminários:
Arquivos:
As últimas:
 

janeiro 27, 2014

Bienal divulga os 17 nomes selecionados para Workshop

A 31ª Bienal de São Paulo anuncia hoje a lista de jovens curadores, críticos e agentes culturais selecionados para Workshop: Ferramentas Para Organização Cultural. Os nomes – onze brasileiros e seis internacionais – foram escolhidos entre as mais de 300 inscrições recebidas e contemplam uma extensa gama de formações e repertórios.

Os brasileiros selecionados são Ana Maria Maia (São Paulo/Recife), Daniel Jablonski (Rio de janeiro), Diego Matos (São Paulo/Fortaleza), Julio Martins (Belo Horizonte), Lucas Oliveira (São Paulo), Michelle Sommer (Porto Alegre), Sabrina Moura(São Paulo/Natal), Renan Araujo (Ribeirão Preto), Carolina Vieira (Fortaleza), Caroline Menezes (Rio de Janeiro/Londres) e Gabriela Motta (Porto Alegre). Entre os estrangeiros estão Lorenzo Sandoval (Madri-Espanha/Berlim-Alemanha), Monica Amieva (Cidade do México-México/Londres-Inglaterra), Florencia Portocarrero (Lima, Peru), Andres Ennen (Lima, Peru), Rodolfo Andaur (Santiago, Chile) e Ligia Afonso (Lisboa, Portugal).

Com participação de Walid Raad, Charles Esche, Ivo Mesquita, Ana Longoni e Pablo Lafuente, a primeira parte do workshop intitula-se "Escrevendo Histórias" e acontece entre os dias 27 e 31 de janeiro no Centro Cultural São Paulo (CCSP). Outros dois módulos acontecerão em maio e outubro de 2014.

A 31ª Bienal de São Paulo acontecerá de 6 de setembro a 7 de dezembro de 2014, no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera – São Paulo.

Posted by Patricia Canetti at 7:19 AM

janeiro 26, 2014

Programa Aprofundamento_Curadoria 2014/2015 na EAV Parque Lage, Rio de Janeiro

O Programa destina-se a pesquisadores em artes visuais que busquem o aprofundamento de sua formação no campo da curadoria, ampliação da discussão sobre esta questão, e o desenvolvimento de uma visão crítica sobre sua produção.

Professores: Fernando Cocchiarale, Guilherme Bueno, Ivair Reinaldim, Marcelo Campos

Inscrições até 19 de fevereiro de 2014

Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro, RJ

CONVOCATÓRIA

O Programa, promovido pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage, destina-se a pesquisadores em artes visuais que busquem o aprofundamento de sua formação no campo da curadoria, ampliação da discussão sobre esta questão, e o desenvolvimento de uma visão crítica sobre sua produção.

Sobre o Programa
O Programa, com duração de um ano e meio, de março de 2014 a junho de 2015, consiste de encontros semanais para debates teóricos com os professores do programa, participação em atividades da EAV propostas pelos professores, avaliação e discussão da produção dos alunos e palestras com convidados.

Parágrafo Único - O Programa será realizado na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, localizada na Rua Jardim Botânico n° 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro, RJ, CEP 22461-000.

Dos participantes
Artigo 1° - Poderão inscrever-se artistas e pesquisadores em artes visuais brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil, com idade superior a 21 anos, que busquem o aprofundamento de sua reflexão no campo da curadoria através de um programa de encontros semanais para leitura de textos, debates, palestras e discussão de propostas de trabalho.

Das inscrições
Artigo 2° - A Convocatória e a ficha para inscrição no Programa Aprofundamento_Curadoria 2014/2015 estão disponíveis no site www.eavparquelage.rj.gov.br e podem ser impressas para inscrição.

Os interessados podem obter mais informações através do telefone (0xx21) 3257-1800 / 3257 1803.

Parágrafo Primeiro - O prazo para as inscrições será de 07 de janeiro a 19 de fevereiro de 2014. O carimbo dos Correios, à época da postagem da proposta, será aceito como comprovante de data. O material deverá ser enviado para Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rua Jardim Botânico n° 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro, RJ, CEP 22461-000.

O envio deverá ser feito exclusivamente por essa modalidade, não serão aceitos envelopes entregues pessoalmente na Secretaria.

Parágrafo Segundo - Os resultados da seleção serão publicados no site www.eavparquelage.rj.gov.br e comunicados por e-mail aos selecionados.

Artigo 3° - Os interessados deverão enviar, em envelope A4, o seguinte material:

• ficha de inscrição, assinada pelo candidato;

• comprovante de depósito de taxa administrativa não reembolsável de R$50,00 em favor de:
AMEAV - Associação de Amigos da Escola de Artes
Visuais do Parque Lage
CNPJ 29.279.924/0001-50
Banco do Brasil
Agência 1572-5 - Jardim Botânico
C/C 6471-8;

• currículo resumido;

• portfolio de sua experiência profissional;

• 3 textos de sua autoria, publicados ou não, em no máximo 10 laudas;

• texto de, no máximo, duas laudas sobre as razões que o levaram a procurar o Programa;

• envelope subscrito e pré-selado (para devolução do material).

Parágrafo Primeiro - O material enviado sem envelope subscrito e pré-selado para devolução, deverá ser retirado na secretaria da EAV até o dia 21 de março. A partir desta data, o material será descartado.

Parágrafo Segundo - Não serão aceitas inscrições de funcionários e professores da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, da Associação de Amigos da Escola de Artes Visuais e Associação de Apoio às Instituições Culturais do Rio ou de seus parentes diretos.

Da seleção
Artigo 4° - A seleção dos inscritos será realizada por uma Comissão de Seleção composta pelos professores do Programa.

Parágrafo Primeiro - Os candidatos pré-selecionados através da análise de seus dossiês serão convocados para entrevista de seleção final.

Artigo 5° - Serão selecionados até 20 participantes a cada edição do Programa.

Parágrafo Único - As decisões da Comissão são soberanas e sobre elas não cabem recursos ou justificativas.

Das obrigações do candidato selecionado
Artigo 6º - O candidato selecionado pagará a importância de R$30,00 no ato da matrícula.

Artigo 7° - O candidato selecionado assinará um Termo de Compromisso com a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no qual se compromete a:

a) frequentar o mínimo de 75% dos encontros com os professores do Programa;
b) frequentar o mínimo de 75% das palestras com convidados;
c) fornecer à Escola de Artes Visuais, após a conclusão do Programa, relatório do curso, historiando atividades e trabalhos realizados;
d) autorizar o uso de imagens de aulas e debates para a promoção e divulgação do Programa pela EAV Parque Lage nas diversas mídias;
e) autorizar o uso de textos tais como resenhas ou ensaios, quando e se solicitado, na Portfolio, revista Digital da EAV Parque Lage

Parágrafo Primeiro - O candidato que cumprir todas as etapas previstas receberá certificado de participação no Programa. O não cumprimento das obrigações pelo candidato implicará no seu desligamento imediato do Programa.

Parágrafo Segundo - Os candidatos selecionados serão submetidos a uma avaliação de aproveitamento do programa a cada semestre. A direção da Escola poderá desligar alunos faltosos e convocar outros candidatos que durante o processo seletivo ficaram em lista de espera.

Das considerações gerais
Parágrafo Primeiro – Só é permitido se candidatar a um programa por processo seletivo.

Parágrafo Segundo - A Direção da Escola de Artes Visuais do Parque Lage decidirá sobre situações não previstas nesta Convocatória.

Parágrafo Terceiro - A inscrição implica, por parte dos inscritos, na plena aceitação de todas as condições acima relacionadas.

Cronograma
Início das inscrições: 07 de janeiro de 2014
Encerramento das inscrições: 19 de fevereiro de 2014
Pré-seleção: 24 a 26 de fevereiro de 2014
Entrevistas: 10 e 11 de março de 2014
Resultado: até 14 de março de 2014
Início das aulas: 17 de março de 2014

Coordenador
Fernando Cocchiarale

Professores
Fernando Cocchiarale
Guilherme Bueno
Ivair Reinaldim
Marcelo Campos

Posted by Patricia Canetti at 12:59 PM

Programa Aprofundamento_Criação artística 2014 na EAV Parque Lage, Rio de Janeiro

Programa anual destinado a artistas e pesquisadores em artes visuais, com processo de trabalho pessoal em desenvolvimento, que busquem o aprofundamento de sua formação e o desenvolvimento de uma visão crítica sobre sua produção.

Professores: Anna Bella Geiger, Fernando Cocchiarale, Marcelo Campos

Inscrições até 19 de fevereiro de 2014

Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro, RJ

CONVOCATÓRIA

O Programa, anual, é promovido pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage e destina-se a artistas e pesquisadores em artes visuais, com processo de trabalho pessoal em desenvolvimento, que busquem o aprofundamento de sua formação e o desenvolvimento de uma visão crítica sobre sua produção.

Sobre o Programa
Serão realizados encontros semanais com professores do Programa, para apresentação e avaliação dos trabalhos dos alunos, debates teóricos e palestras com convidados durante os períodos de março a junho e de agosto a novembro.

Serão realizadas, ainda, palestras com convidados, abertas ao público e encontros com artistas durante o programa.

Ao final do Programa, será realizada uma exposição na EAV Parque Lage com a produção dos participantes.

Uma publicação reunirá textos dos professores do Programa e imagens da exposição.

Parágrafo Único - O Programa será realizado na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, localizada na Rua Jardim Botânico n° 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro, RJ, CEP 22461-000.

Dos participantes
Artigo 1° - Poderão inscrever-se artistas e pesquisadores em artes visuais brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil, com idade superior a 21 anos, que busquem o aprofundamento de sua formação através de um programa de encontros semanais para discussão de trabalhos, leitura de textos e debates. Os encontros serão em conjunto com outros artistas e pesquisadores em artes visuais e orientados por equipe de profissionais das artes visuais com ampla experiência.

Das inscrições
Artigo 2° - A Convocatória e a ficha para inscrição no Programa Aprofundamento_Criação artística 2014 estão disponíveis no site www.eavparquelage.rj.gov.br e podem ser impressas para inscrição.

Os interessados podem obter mais informações através do telefone (0xx21) 3257-1800 / 3257 1803.

Parágrafo Primeiro - O prazo para as inscrições será de 07 de janeiro a 19 de fevereiro de 2014. O carimbo dos Correios, à época da postagem da proposta, será aceito como comprovante de data. O material deverá ser enviado para Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rua Jardim Botânico n° 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro, RJ, CEP 22461-000.

Parágrafo Segundo - Os resultados da seleção serão publicados no site www.eavparquelage.rj.gov.br e comunicados por e-mail aos selecionados.

Artigo 3° - Os interessados deverão enviar, em envelope A4, o seguinte material:

• Ficha de inscrição, assinada pelo candidato;

• Comprovante de depósito de taxa administrativa não reembolsável de R$50,00 em favor de:
AMEAV - Associação de Amigos da Escola de Artes
Visuais do Parque Lage
CNPJ 29.279.924/0001-50
Banco do Brasil
Agência 1572-5 - Jardim Botânico
C/C 6471-8;

• Currículo resumido;

• Portfólio impresso em tamanho A4 (21 cm x 29,7cm) contendo no mínimo 10 imagens de seus trabalhos, e trazendo no verso os dados técnicos da obra (nome do artista, título, dimensões, materiais utilizados e ano de execução);

• CD ou DVD, no caso de trabalhos desenvolvidos em vídeo, videoinstalação ou performance, com duração máxima de 05 minutos no formato .mpeg;

• Pesquisadores deverão enviar, no mínimo, 3 textos de sua autoria, publicados ou não, em no máximo 10 laudas;

• Texto de, no máximo, duas laudas do próprio artista ou pesquisador sobre sua produção e sobre as razões que o levaram a procurar o Programa;

• Duas cartas de apresentação e referência de profissionais do campo das artes;

• Envelope subscrito e pré-selado (para devolução do material).

Parágrafo Primeiro- O material enviado sem envelope subscrito e pré-selado para devolução, deverá ser retirado na secretaria da EAV até o dia 21 de março. A partir desta data, o material será descartado.

Parágrafo Segundo- Não serão aceitas inscrições de funcionários e professores da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, da Associação de Amigos da Escola de Artes Visuais, Associação de Apoio às Instituições Culturais do Rio ou de seus parentes diretos.

Da seleção
Artigo 4° - A seleção dos inscritos será realizada por uma Comissão de Seleção composta pelos professores do Programa e um convidado, escolhido entre críticos de arte, curadores e artistas de destaque no panorama nacional.

Parágrafo Primeiro - Os candidatos pré-selecionados através da análise de seus dossiês serão convocados para entrevista de seleção final.

Artigo 5° - Serão selecionados até 20 artistas ou pesquisadores a cada edição do Programa.

Parágrafo Único - As decisões da Comissão são soberanas e sobre elas não cabem recursos ou justificativas.

Das obrigações do candidato selecionado
Artigo 6º - O artista ou pesquisador selecionado pagará a importância de R$30,00 no ato da matrícula.

Artigo 7° - O artista ou pesquisador selecionado assinará um Termo de Compromisso com a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no qual se compromete a:

a) frequentar o mínimo de 75% dos encontros com os professores do Programa;
b) frequentar o mínimo de 75% das palestras com convidados;
c) fornecer à Escola de Artes Visuais, após a conclusão do Programa, relatório do curso, historiando atividades e trabalhos realizados;
d) autorizar o uso de imagens de suas obras, de aulas, debates e processo de montagem de exposição para a promoção e divulgação do Programa pela EAV Parque Lage nas diversas mídias ou para a inclusão na publicação prevista;
e) nas exposições ou divulgação do trabalho realizado no período do Programa mencionar o Programa Aprofundamento realizado pela EAV Parque Lage.

Parágrafo Primeiro - O artista que cumprir todas as etapas previstas receberá certificado de participação no Programa. O não cumprimento das obrigações pelo candidato implicará no seu desligamento imediato do Programa.

Parágrafo Segundo - Os artistas selecionados serão submetidos a uma avaliação de aproveitamento do programa no mês de junho. A direção da Escola poderá desligar alunos faltosos e convocar outros candidatos que durante o processo seletivo ficaram em lista de espera.

Das considerações gerais
Parágrafo Primeiro – Só é permitido se candidatar a um programa por processo seletivo.

Parágrafo Segundo - A Direção da Escola de Artes Visuais do Parque Lage decidirá sobre situações não previstas nesta Convocatória.

Parágrafo Terceiro - A inscrição implica, por parte dos inscritos, na plena aceitação de todas as condições acima relacionadas.

Cronograma
Início das inscrições: 7 de janeiro de 2014
Encerramento das inscrições: 19 de fevereiro de 2014
Pré-seleção: 24 a 26 de fevereiro de 2014
Entrevistas: 10 e 11 de março de 2014
Resultado: até 14 de março de 2014
Início das aulas: 17 de março de 2014

Coordenador
Anna Bella Geiger

Professores
Anna Bella Geiger
Fernando Cocchiarale
Marcelo Campos

Posted by Patricia Canetti at 12:30 PM

janeiro 20, 2014

Vitamina 2E1 - 6 programas intensivos em 2014

O projeto Vitamina 2e1 consiste em programas de aprofundamento intensivo, teórico e prático, sobre um assunto específico e importante nas práticas e reflexões artísticas contemporâneas.

Para 2014, oferecemos seis títulos, cujos temas são: desenho, performance, fotografia, história da arte, pintura e instalação. Todos oferecidos nos modelos presencial e a distância.

Inscrições até 19 de fevereiro de 2014

Ateliê Coletivo 2e1
Rua Teixeira e Souza 252, São Paulo
11-2476-7472 | 2476-7492 ou online
Segunda a sexta, 14-18h

APRESENTAÇÃO

Todos os seis programas ocorrerão por 10 meses, com recesso entre junho/julho. Os cinco títulos que correspondem a linguagens artísticas contarão com debates e palestras com dezenas de profissionais renomados*, acompanhamento de projetos dos participantes e discussão de fundamentação teórica atualizada. Já o programa de história da arte tratará de uma história recente, a partir da década de 1960, cujo referencial teórico passa pela filosofia e antropologia, além da história.

* Interlocutores convidados já confirmados
Alvaro Seixas, Ana Elisa Egreja, Artur Lescher, Bruno Dunley, Bruno9li, Cadu, Carmela Gross, Celina Yamauchi, Claudio Bueno, Daniel Albuquerque, Debora Bolsoni, Edith Derdyk, Edu Brandão, Enrique Radigales, Fabio Zimbres, Felipe Cohen, Fernanda Chieco, Fernando Oliva, Georgia Kyriakakis, Guto Lacaz, João Musa, Kilian Glasner, Laura Belém, Laura Lima, Laura Vinci, Lenora de Barros, Lia Chaia, Lourenço Mutarelli, Lucas Arruda, Lucia Koch, Lucio Agra, Luiz Roque, Marcelo Moscheta, Marcelo Solá, Marion Velasco, Marina Rheingantz, Mario Ramiro, Marta Bogéa, Marta Soares, Maurício Ianês, Nazareno, Nino Cais, Nelson Felix, Nuno Ramos, Patricia Leite, Paula Garcia, Paulo Climachauska, Paulo Monteiro, Paulo Pasta, Pedro David, Rafael Alonso, Rafael Assef, Rafael Carneiro, Raul Mourão, Regina Silveira, Ricardo Basbaum, Rodolpho Parigi, Rodrigo Andrade, Rodrigo Bivar, Rodrigo Braga, Rubem Grilo, Rubens Mano, Sandra Cinto, Sérgio Sister, Sofia Borges, Tadeu Chiarelli, Tatiana Blass, Thiago Martins de Mello, Tiago Judas, Wagner Malta Tavares, Yara Pina, Vanderlei Lopes.

Vitamina Desenho
Coordenação Daniel Caballero
Segundas-feiras, de 17 de março a 15 de dezembro, das 15 às 18h.

Com forte conteúdo visual, o Vitamina Desenho abordará assuntos-chave para entender as implicações próprias do desenho e suas relações com outras linguagens. Debates, encontros de acompanhamento e bibliografia serão pautados pelos seguintes tópicos: O risco como atitude para definir as coisas, A minha mão de Deus, Do carvão ao vetor: Relações entre tecnologia e arte, A Imaginação cavando a superfície, 32.000 anos de expansões, Arte replicante circulando idéias perigosas, Incorporando pedaços de realidade, Por que gostamos de desenhos incompletos?, Naturezas atormentadas, Habitando o mundo, Estratégias nômades.

Vitamina Performance
Coordenação Bruno Mendonça
Segundas-feiras, de 17 de março a 15 de dezembro, das 19 às 22h.

O Vitamina 2e1 Performance consiste em um programa teórico-prático que tem como objetivo ampliar a noção de performance no contexto da arte contemporânea e propor o aprofundamento e acompanhamento de artistas e profissionais que já possuem uma produção neste sentido ou que estão interessados em desenvolver algum tipo de prática neste campo. Através de aulas expositivas, debates com artistas, teóricos e curadores e aulas práticas os participantes terão a oportunidade de fazer parte de um processo intenso. Com a participação de nomes já conhecidos do campo da performance e outros menos óbvios a ideia do programa é abordar a prática da performance de forma expandida.

Vitamina Fotografia
Coordenação Ding Musa
Terças-feiras, de 18 de março a 16 de dezembro, das 15 às 18h.

Sob o título “Fotografia não é arte (mas pode ser)”, o enfoque do programa é o da fotografia como mídia para arte hoje; como os artistas se utilizam da fotografia para fazer arte; o que faz parte da linguagem fotográfica e com o que se alinham as diversas formas de expressão que se utilizam dessa mídia; a fotografia como construção.

Vitamina “Uma outra história da arte – a arte a partir de 1960″
Coordenação José Bento Ferreira
Terças-feiras, de 18 de março a 16 de dezembro, das 19 às 22h.

Considerar o fenômeno da “arte global” pode não resolver o problema da história da arte a partir dos anos 60, mas põe em xeque os próprios conceitos de história da arte e obra de arte. Como construções do pensamento, esses conceitos não caíram do céu, surgiram em épocas específicas e em lugares específicos. As mudanças históricas significativas que atingiram esses lugares revelaram sua especificidade e consequentemente a particularidade dos conceitos que se acreditava universais, como liberdade, democracia, indivíduo, amor e arte.

Vamos seguir as pistas sugeridas por certos pensadores, como Hans Belting, Georges Didi-Huberman e Arthur C. Danto, e estudar os artistas comentados por eles, como Andy Warhol, Joseph Kosuth, John Baldessari, Yves Klein, Nam June Paik, Hiroshi Sugimoto, Alfredo Jaar, Bill Viola, Peter Greenaway, entre outros.

Nossas discussões ocorrerão segundo os seguintes tópicos, que devem ocupar, cada um, o número de encontros que o grupo julgar necessário: Arte e iconoclastia: Platão e o repúdio às imagens, imagens sagradas, “época das imagens”, “época da arte” e “época da reprodutibilidade técnica”; Em torno do “Laocoonte”: Greenberg e a pretensão de universalidade do modernismo, Matisse e o pescador de Thera, Lessing e a especificidade do meio, uma iconologia do Laocoonte; Antropologia das imagens: uma teoria da imagem, a imagem e a morte, fundamentos da antropologia; Arte global: novos artistas, mercados e instituições em tempos pós-coloniais, América Latina, Ásia e África; Sobre o conceito de fim: o fim da arte, o fim da história da arte e a sobrevivência das imagens.

Vitamina Pintura
Coordenação Ana Prata
Quartas-feiras, de 19 de março a 17 de dezembro, das 15 às 18h.

O Vitamina Pintura propõe uma abordagem mais ensaística e menos historiográfica, pautando-se na análise das obras de alguns artistas selecionados, buscando compreender, a partir das obras, questões importantes na trajetória da pintura ao longo do século XX e início do século XXI. Desde o surgimento da pintura abstrata até os dias de hoje, trataremos de dois à quatro artistas por década, pensando suas particularidades e também questões comuns a cada período. Ao longo do curso faremos acompanhamento e desenvolvimento dos trabalhos dos alunos e debates com artistas convidados.

Vitamina Instalação
Coordenação Douglas de Freitas
Quartas-feiras, de 19 de março a 17 de dezembro, das 19 às 22h.

O Vitamina Instalação explorará questões e conceitos inerentes ao tema, assim como o acompanhamento, desenvolvimento dos trabalhos e projetos realizados pelos participantes ao longo do programa. Partindo do monumento clássico, passando pelo cubismo, surrealismo, dadaísmo, pop art, minimalismo, arte povera, arte conceitual e land art, iremos discutir estratégias da arte contemporânea ao se relacionar o espaço na escultura, instalação e arte pública.

INSCRIÇÃO

As inscrições ocorrerão por meio de envio de ficha de inscrição e um portfólio simples (com 5 a 10 imagens + CV) que localize a prática atual de cada inscrito. O mesmo deve ser enviado em PDF, até 5Mb para o email indicando o(s) programa(s) e em qual modalidade você quer participar (presencial ou a distância). Seu comprovante de inscrição será nossa resposta ao email recebido. OBS: Vídeos devem ser submetidos através de links no YouTube ou Vimeo. Não enviar arquivos em outro formato que não seja PDF.

No caso de o interessado não ter produção em arte, pedimos carta de intenção e CV.


  • Prazo para inscrição: até 19 de fevereiro. Não haverá prorrogação.

  • Análise dos portfólios e comunicação dos selecionados – 20 de fevereiro

  • Limite para pagamento das matrículas – 24 de fevereiro


MATRÍCULA

  • Matrícula e mensalidades – R$ 300,00 (01 curso)
  • 01 curso presencial ou a distância + 01 curso a distância – R$ 500,00 (30% de desconto no segundo curso em EaD).
  • 01 curso presencial ou a distância + 02 cursos a distância – R$ 650,00 (30% de desconto no segundo e 50% no terceiro curso, ambos deverão ser em EaD).
Poderão ocorrer alterações em datas e horários, de acordo com o número de interessados. Em caso de imprevistos, haverá substituição de palestrantes, sem alteração do programa. No decorrer do programa, algumas aulas poderão ser abertas para inscrições avulsas. Procure-nos em caso de dúvidas.
Posted by Patricia Canetti at 4:52 PM

Programa Capacitação de Mediadores na EAV Parque Lage, Rio de Janeiro

O Programa que acontece de março a junho, na EAV Parque Lage, tem bolsas destinadas a estudantes universitários de artes visuais e áreas afins, a partir de 18 anos, que visa capacitar os alunos para trabalhar como mediadores em museus e centros culturais. O curso, com duas etapas, é composto de aulas expositivas, leitura de textos, estudos de casos e atividades práticas envolvendo questões de ensino e aprendizagem em exposições. Durante o curso os alunos participam de estágio na EAV e na Casa França-Brasil, entre outras instituições. São oferecidas até 20 vagas por edição.

Professores: Cristina de Pádula, Maria Tornaghi e Tania Queiroz

As inscrições online até 13 de fevereiro de 2014 PRORROGADAS ATÉ 25 DE FEVEREIRO DE 2014 (taxa de R$ 10,00)

Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro, RJ
Convocatórias e inscrições: www.eavparquelage.rj.gov.br

APRESENTAÇÃO
O objetivo geral desse programa, semestral e gratuito, é capacitar estudantes a trabalhar em mediação, tornando-os aptos a proporcionar a públicos diferenciados novas possibilidades de aproximação com as exposições apresentadas em museus e centros culturais, bem como na própria EAV Parque Lage. O programa na edição de 2014.1 terá todas as suas vagas destinadas exclusivamente a bolsistas que devem ser estudantes universitários com mais de 18 anos.

Este novo modelo do programa de Capacitação de mediadores prevê acompanhamento e estágio como parte integrante do curso. As inscrições para o processo de seleção devem ser realizadas no site da EAV. Até 30 vagas.

PROFESSORES
Cristina de Pádula, Maria Tornaghi e Tania Queiroz

PÚBLICO
Estudantes universitários na área de artes visuais e afins que pretendem ter uma formação básica em mediação.

PROGRAMA

Etapa intensiva
28 a 30 de março, (6ª a dom) das 10h-13h.

Início da segunda etapa
03 de abril. A partir dessa data, encontros semanais de 3h sempre nas quintas-feiras, das 14-17h. Até junho de 2013.

Estágio de observação
Além dos encontros semanais de 3h, os alunos deverão cumprir obrigatoriamente 3h de estágio por semana nos espaços de exposições e produzir relatórios semanais.

Terá direito ao certificado de conclusão o aluno que tiver frequência mínima de 75% em cada uma das etapas. Será vetada a inscrição dos candidatos que, anteriormente, tiverem cursado sem concluir outro curso gratuito da EAV Parque Lage.

PROCESSO SELETIVO (passo a passo)

Acessar página do programa para ver informações atualizadas.

Posted by Patricia Canetti at 2:25 PM

janeiro 14, 2014

Programa Fundamentação na EAV Parque Lage, Rio de Janeiro

O Programa Fundamentação, semestral, visa oferecer ao aluno o início de formação em artes visuais. São oferecidas até 120 vagas por semestre. Nesta edição, todas as 120 vagas estão destinadas a bolsistas (estudantes com mais de 18 anos).

Professores: Alexandre Dacosta, Alexandre Sá, Bia Amaral, Brígida Baltar, Cristina de Pádula, Fernanda Lopes, Fred Carvalho, Ivair Reinaldim, João Modé

Público-alvo: O programa é destinado àqueles que procuram o início de uma formação em artes visuais. O programa na edição de 2014.1 terá todas as suas vagas destinadas exclusivamente a bolsistas que devem ser estudantes a partir de 18 anos, matriculados em instituições formais de ensino - públicas ou privadas - de ensino fundamental, médio, superior, técnico ou profissionalizante, em qualquer área de formação.

Inscrições online até 13 de fevereiro de 2014 PRORROGADAS ATÉ 25 de fevereiro de 2014

Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro, RJ
Convocatórias e inscrições: www.eavparquelage.rj.gov.br

ESTRUTURA DO PROGRAMA
O programa possui três disciplinas semanais obrigatórias - sendo duas práticas e uma teórica – com opções de horários em três turnos (Manhã de 10h-13h, Tarde de 14h-17h e Noite de 19h-22h) e conta também com uma palestra por mês, aos sábados.

Período letivo: 17 de março a 27 de junho de 2014

Estudos do Plano
Aborda questões referentes ao espaço bidimensional, tanto em sua utilização como suporte para a representação, quanto na afirmação de sua condição de objeto. São apresentados recursos gráficos e pictóricos tradicionais, bem como experimentais, por meio de exercícios práticos, leitura de textos e discussões.

Professores
Bia Amaral, Cristina de Pádula e Fred Carvalho

Opções de horário
Manhã: 5ª feira, 10h-13h
Tarde: 4ª feira, 14h-17h
Noite: 3ª feira, 19h-22h
Noite: 5ª feira, 19h-22h

Estudos do Espaço
Aborda questões referentes ao espaço tridimensional, às noções de objeto, escultura e instalação, bem como à participação do espectador na produção artística contemporânea, por meio de exercícios práticos, leitura de textos e discussões.

Professores
Alexandre Dacosta, Brígida Baltar e João Modé

Opções de horário
Manhã: 4ª feira, 10h-13h
Tarde: 5ª feira, 14h-17h
Noite: 2ª feira, 19h-22h
Noite: 4ª feira, 19h-22h

Teoria e História da arte
A disciplina articula história e teoria da arte, com ênfase na exploração de temas e questões gerais que perpassam o pensamento e a produção artística historicamente e em nossos dias, tais como a construção dos conceitos de arte e de artista e a dinâmica do sistema de arte.

Professores
Alexandre Sá, Fernanda Lopes e Ivair Reinaldim

Opções de horário
Manhã: 3ª feira, 10h-13h
Tarde: 3ª feira, 13h30-16h30
Noite: 3ª feira, 19h-22h
Noite: 4ª feira, 19h-22h

Encontros mensais com artistas
Os encontros visam aproximar os alunos de artistas com reconhecimento na cena artística e cultural, que compartilham suas experiências, sua rotina de trabalho e aspectos de sua trajetória e formação. Acontecem uma vez por mês, aos sábados. As datas serão informadas posteriormente.

Terá direito ao certificado de conclusão o aluno que tiver frequência mínima de 75% em cada uma das disciplinas / Encontros.

Será vetada a inscrição dos candidatos que, anteriormente, tiverem cursado sem concluir outro curso como bolsista na EAV Parque Lage.

PROCESSO SELETIVO (passo a passo)

Acessar página do programa para ver informações atualizadas.

Posted by Patricia Canetti at 9:28 AM

janeiro 10, 2014

Portfólio + Site de artista e Editais 2014 em fevereiro: Oficinas de férias a distância no 2E1

O projeto Oficinas 2E1 consiste em programas de curta duração (um mês), oferecidos 100% a distância, sobre um assunto operacional de interesse de artistas visuais. Atendendo aos pedidos por novas vagas, abrimos a possibilidade para inscrição nas oficinas de verão: Portfólio e Editais, no mês de fevereiro.

Inscrições abertas até 7 de fevereiro - Início em 11 e 12 de fevereiro de 2014

Ateliê Coletivo 2E1
Rua Teixeira e Souza 252, Barra Funda, São Paulo
11-2476-7472 / 7492 ou atendimento@doiseum.com
Segunda a sexta, das 14h às 18h

EMENTAS

Férias 2E1 – Portfólio
1- O portfólio: o que é; tipos; escolha da imagem; legenda de obra; textos e clipping; impressões recomendadas; portfólio digital.
2- Web site de artista: estrutura do site; plataformas gratuitas; ferramentas de publicação de som e vídeo.
3- Produção do portfólio e site, com acompanhamento durante todo o processo.
4- Análise dos portfólios e sites, com feedback personalizado.

Férias 2E1 – Editais
1- Os editais: o que são; tipos; planejamento estratégico com relação a objetivos do artista e agenda anual.
2- Documentação: imagens das obras inscritas e portfólio; projeto expositivo e memorial descritivo; conceito; objetivo e justificativa; maquete física e SkechUp.
3- Desenvolvimento de um projeto, com acompanhamento durante todo o processo.
4- Análise dos projetos e feedback, com feedback personalizado.

Metodologia de Educação a Distância (EaD)
. Todos os programas serão feitos através do computador conectado à internet.
. Haverão quatro encontros síncronos, ou seja, em tempo real com a coordenadora do programa onde serão ministrados os conteúdos e haverá reuniões de tira-dúvidas.
. Durante todo o período do curso haverá acompanhamento assíncrono através de troca de emails e grupo de discussão.

HORÁRIO
Encontros semanais, terças (portfólio) e quartas-feiras (editais) das 14 às 17h ou das 18 a 20h. Primeiros encontros em 11 e 12 de fevereiro de 2014.

INVESTIMENTO
Parcela única de R$ 180,00/cada oficina

Inscrições até 07 de fevereiro de 2014. Vagas limitadas.

Posted by Patricia Canetti at 10:12 AM

O Processo Criativo - Módulo 1 com Charles Watson na EAV, Rio de Janeiro

O Processo Criativo - Módulo 1

O Workshop completo do Processo Criativo consiste em três módulos complementares, porém autônomos. Cada módulo contém uma série de palestras provocativas ministradas em regime intensivo. Amplamente ilustradas com textos, vídeos e exercícios, e usando fontes das mais diversas disciplinas, as palestras demonstram que a semelhança entre as dinâmicas criativas supera a diferença entre as linguagens. Entendendo os mecanismos que limitam a criatividade, podemos desenvolver estratégias que, ludicamente, contornam essas limitações.

Professor: Charles Watson

Público alvo: Desenhado para grupos multidisciplinares, incluindo empresários, publicitários, arquitetos, designers, e todos que se interessam pelo processo de inovação e para quem a geração de novas ideias se tornou fundamental

31 de janeiro a 2 de fevereiro de 2014 - sexta, 19-22h; sábado e domingo, 14-18h - Valor: R$ 515

Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro, RJ
Informações: 21-2553-3748 / 9224 ou contato@dynamicencounters.com.br
Inscrição, diretamente no Parque Lage: 21-3257-1800

SOBRE OS TRÊS MÓDULOS

MÓDULO I - OS FUNDAMENTOS


  • introdução / considerações gerais / definição

  • o contexto / o campo semântico

  • criatividade e limites

  • dicotomias da inovação

  • 10,000 horas / o laboratório

  • talento / trabalho duro

  • motivação

  • a engenharia do erro

  • serendipity

  • etapas incipientes de estruturas úteis

  • modelo pós darwiniano

  • o gene inútil / o modelo evolutivo

  • o olhar do outro / bootstrapping / domesticação do anárquico

  • complexidade / emergence e inserção do randômico


MÓDULO II - ESTRATÉGIAS / ESTRUTURAS RECORRENTES

  • pedágio de pensamento

  • suposições inapropriadas

  • fragmentação

  • geração de alternativas

  • entre categorias

  • looping, circularidade, sistemas autorreferenciais

  • saturação

  • analogia e formação de metáfora

  • inversão


MÓDULO III - VISUALIZAÇÃO

  • percepção

  • modelos do mundo

  • a grande divisória / dicotomia esquerda direita

  • visualização / mind flying

  • imaginação

  • desenho

  • manipulação

Posted by Patricia Canetti at 7:57 AM

janeiro 9, 2014

Programação da mostra Promptus de Performance no SESC Santo Amaro, São Paulo

Brasil e México se unem no evento Promptus – Mostra Brasil-México de Performance, que traz alguns importantes artistas que trabalham com performances nos dois países. A mostra acontece entre 14 de janeiro e 23 de fevereiro, no SESC Santo Amaro e traz, além de ações performáticas, uma exposição, workshops e palestras.

Participantes: Amor Experimental, Bia Medeiros, Diana Olalde, Eleonora Fabião, Joanna Barros, Katnira Bello, Luiz Carlos Garrocho, Mário Ramiro, Martín Rentería, Naira Ciotti, Omar Gonzalez, Peter Pal Pelbart, Rodrigo Munhoz, Rogério Nagaoka, Samira Br, Sara Panamby, Suely Rolnik, Victor de La Roque, Victor Martínez, Victor Sulser

Curadoria de Lucio Agra

14 de janeiro a 23 de fevereiro de 2014

Sesc Santo Amaro
Rua Amador Bueno 505, Santo Amaro, São Paulo

PROGRAMAÇÃO

PERFORMANCES
Em cada um dos dias, haverá duas performances, sempre com um brasileiro e um mexicano, para que o público possa vez trabalhos dos dois países.

Local: Espaço das Artes (1º andar)

21 de janeiro, terça-feira, 20h30

Rogério Nagaoka e Victor Sulser
Em sua performance Rogério Nagaoka (Brasil) englobam conceitos de arte de ação, desenho, pintura, desvendando o conteúdo de uma parede. Já o mexicano Victor Sulser propõe fazer uma relação entre pessoas e seus estereótipos, usando objetos como balões, lâmpadas, ligações elétricas, etc.
* Não recomendado para menores de 12 anos

22 de janeiro, quarta-feira, 20h30

Martín Rentería e Victor de La Roque
O mexicano Martín fará uso de elementos e inspirações da cidade, que irá coletar no período de residência; o trabalho do brasileiro Victor ainda está sendo desenvolvido por meio de um diálogo com vídeos.
* Não recomendado para menores de 12 anos

23 de janeiro, quinta-feira, 20h30

Joanna Barros e Katnira Bello
A mexicana Katnira segue a linha de outros trabalhos, levando ao público uma apresentação em que o femino é o foco. Joanna (Brasil) leva para a sua performance um trabalho baseado na memória e que transita entre a performance e o desenho e que terá como fonte de inspiração a residência no PROMPTUS – Mostra Brasil-México de Performance
* Não recomendado para menores de 12 anos

24 de janeiro, sexta-feira, 20h30

Amor Experimental e Omar Gonzalez
Em sua performance, o artista mexicano Omar Gonzalez transporta grandes barras de gelo pelo espaço. Já Rodrigo Munhoz (Brasil), criador do Amor Experimental, faz uso de materiais inusitados como massa de pão com o qual discute sua autobiografia.
* Não recomendado para menores de 12 anos

25 de janeiro, sábado, 18h

Diana Olalde e Samira Br
Diana traz do México a terra que usará em sua performance. Ela mistura essa terra com elementos brasileiros para fazer desenhos. Já Samira apresenta uma versão revisitada de Eu Nasci Aqui, no qual usa instalação e vídeo para discutir aspectos de sua biografia, ligados ao lugar onde nasceu, em Bauru, interior de São Paulo.
* Não recomendado para menores de 12 anos

26 de janeiro, domingo, 18h

Sara Panamby e Victor Martínez
O mexicano Victor fará uso do material recolhido no seu workshop para criar esse trabalho apresentado na mostra. Já Sara Panamby faz uma performance com o auxílio de seu companheiro, Felipe Espíndola, levando ao público um um experimento no terreno das modificações corporais e da body art.
* Não recomendado para menores de 18 anos


BATE-PAPOS

15 de janeiro, quarta-feira, 20h
Local: Sala Múltiplo Uso
Lucio Agra, Martin Rentería e Rogério Nagaoka
Conversa sobre o tema da mostra com o curador e co-curador do evento no Brasil e o curador/ diretor do festival Transmuted (Martin Renteria).
* Não recomendado para menores de 10 anos

16 de janeiro, quinta-feira, 19-21h
Local: Sala Múltiplo Uso
Conversa com artistas mexicanos residentes
Os representantes mexicanos contam as suas experiências e relatam sua participação no projeto.
* Não recomendado para menores de 10 anos

17 de janeiro, sexta-feira, 19-21h
Local: Espaço das Artes (1º andar)
Conversa com artistas brasileiros residentes
Artistas conversam sobre seus trabalhos e experiências performáticas dentro da urbanidade e contemporaneiade da cidade de São Paulo.
* Não recomendado para menores de 10 anos

CURSOS

Local: Sala de Oficinas

18 de janeiro, sábado, 13-17h e 19 de janeiro, domingo, 10h30-14h30

Workshop com Victor Martinez
Membro do coletivo 19concreto com quem realizou apresentações e instalações em 1990, Victor Martinez estudou no “La Esmeralda” (INBA) e em cursos de filosofia e composição musical. Seu trabalho inclui mídias como vídeo, pintura, gravura, fotografia, multimídia, arte objeto, arte ação e estética relacional, investigando o significado do homem no contexto urbano e no meio ambiente, noção de entorno, a crise das ideologias e do império da razão, o corpo como a geografia e a memória como vestígio da existência.
* Não recomendado para menores de 16 anos

22 de fevereiro, sábado, 13-17h e 23 de fevereiro, domingo, 10h30-14h30

Workshop com Rodrigo Munhoz

Artista visual, performer, educador e criador da plataforma colaborativa Amor Experimental. Dentre os eventos em que participou, cabe destacar: Perfor 1 (Centro Cultural da Espanha e Cine Galpão); SPectrum SomAperformance (Associação Brasil Performance); Circuito Bode Arte – RN (ColetivoES3 – Rio Grande do Norte); Performa Paço (Paço das Artes – Universidade de São Paulo); Tubo de Ensaios (Universidade de Brasília); Ubicidades (COLABOR - PGEHA - Universidade de São Paulo); 6aBienal do Esquisito (Museu Olho Latino – Atibaia); Mostra Sesc de Culturas do Cariri (Ceará); PERFOR 3 (Instituto Volusiano) e Cinecleta (Prêmio Criando Asas 2012).
* Não recomendado para menores de 16 anos

PALESTRAS

Local: Sala Múltiplo Uso

21 de janeiro, terça-feira, 17h30

Peter Pal Pelbart
O artista conversa sobre seus trabalhos e experiências performáticas dentro da urbanidade e contemporaneidade de grandes metrópoles como São Paulo e Cidade do México.
* Livre

22 de janeiro, quarta-feira, 17h30

Bia Medeiros
Graduada em educação artística pela PUC/RJ, Bia Medeiros possui mestrado em estética e doutorado em artes pela Sorbonne, Paris. Lecionou no período de 1984 e 1988 em Adac, Paris. Atualmente, é professora do Instituto de Artes da UnB e é presidente da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, Anpap. Bia Medeiros é coordenadora do Grupo de Pesquisa Corpos Informáticos. Os trabalhos desse grupo compõem-se de mostras de vídeo, espetáculos e performances e já foram apresentados em Vitória, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, França, Holanda, Estados Unidos e Grécia.
* Não recomendado para menores de 10 anos

23 de janeiro, quinta-feira, 17h30

Mário Ramiro
Artista multimídia, formado pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Foi integrante do grupo de intervenções urbanas 3NÓS3 e participante do movimento da arte e tecnologia no Brasil nos anos oitenta. O conjunto de sua obra inclui a criação de intervenções urbanas, redes telecomunicativas, esculturas, instalações ambientais, fotografia e arte sonora. Participou também dos coletivos Autopsi, Hostilzinhos, Os Macaco e Snervo. É mestre em fotografia e novas mídias pela Escola Superior de Arte e Mídia de Colônia, na Alemanha, e doutor em artes visuais pela Universidade de São Paulo. Trabalha atualmente como professor do Depto. de Artes Visuais e do programa de Pós-graduação da Escola de Comunicações e Artes da USP. É integrante do coletivo Kurokos de performance sonora.
* Não recomendado para menores de 10 anos

28 de janeiro, terça-feira, 20h

Luiz Carlos Garrocho
Atua na pesquisa e criação cênica (interface entre Performance e Teatro Físico), filosofia, arte-educação e projetos culturais. Formou-se em Filosofia pela UFMG em 1992 e concluiu o Mestrado em Artes pela Escola de Belas Artes/UFMG, em 2007, com a dissertação Cartografias de uma improvisação física e experimental, sob a orientação do artista e professor Fernando Mencarell. Integra o Coletivo Contraponto, de pesquisas em Performance Urbana e Teatro Físico. Sua trajetória inclui práticas e estudos em Arte Educação, tendo em vista, principalmente, a cultura lúdica da infância.Trabalhou também na área das políticas públicas para a cultura como gestor, coordenador e formulador de projetos e ações, com ênfase na experimentação artística.
*Não recomendado para menores de 10 anos

4 de fevereiro, terça-feira, 20h

Naira Ciotti
Professor-performer, com Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (1983). Mestrado concluído em 1997 com o título O híbrido professor-performer: uma prática, sob a orientação da Prof. Dr. Ana Cristina Pereira.
* Não recomendado para menores de 10 anos

11 de fevereiro, terça-feira, 20h

Suely Rolnik
Psicoterapeuta, crítica cultural (nas revistas Parachute, canadense e Zehar, espanhola), professora e integrante do Núcleo de Estudos da Subjetividade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, além de professora convidada do Programa de Estudos Indepentendes do Museu de Arte Contemporânea de Barcelona (MacBa). Suas pesquisas e trabalhos acadêmicos são dedicados às políticas de subjetivação através de uma perspectiva transdisciplinar, além de refletir sobre a arte contemporânea e sua interface com a política e a clínica terapêutica.
* Não recomendado para menores de 10 anos

18 de fevereiro, terça-feira, 20h

Eleonora Fabião
Artista conversa sobre seus trabalhos e experiências performáticas dentro da urbanidade e contemporaneidade de grandes metrópoles como São Paulo e Cidade do México.
* Não recomendado para menores de 10 anos

Posted by Patricia Canetti at 10:59 AM

Dynamic Encounters - Argentina 2014

No ano em que o projeto Dynamic Encounters completa 22 anos, faremos uma viagem especial à Argentina, onde iremos conhecer Buenos Aires e Salta. Em Buenos Aires, visitaremos museus, galerias de arte e ateliers de artistas que trabalham na cidade. Além disso, vamos conhecer o Museo James Turrell em Salta, a maior coleção dedicada ao artista numa das mais antigas bodegas da região.

Professores: Charles Watson, Fernando Cocchiarale e Luiz Alberto Oliveira

19 a 26 de Abril de 2014 - Inscrições abertas

Dynamic Encounters
Informações: 21-2553-3748 / 9224 ou por email

VISITAS
Museo James Turrell (Bodega Colomé)
MALBA – Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires
Museo Nacional De Bellas Artes
Fundación Proa
Colección Fortabat
Faena Arts Center
Galerias: Ignacio Liprandi, Ruth Benzacar, Rolf Art, Forster Catena

PROGRAMAÇÃO
(sujeito a mudanças)

* Todas as aulas e palestras em português

19 de abril, sexta-feira

Chegada em buenos aires
Dia livre
20h - Jantar com o grupo

20 de abril, sábado

8h - Café da manhã
9h30 - Saída do Hotel
10h - MUSEO NACIONAL DE BELLAS ARTES
Cranach, El Greco, Rubens, Velásquez, Goya, Courbet, Manet, Monet, Degas, Sisley, De Chirico, Jean Dubuffet, Paul Klee, Modigliani, Fernand Léger, Franz Kline, Lucio Fontana, Victor Grippo, Julio Le Parc, León Ferrari, entre outros.
13h - Almoço
14h30 - MALBA – Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires
Joaquim Torres-García, Rafael Barradas, David Alfaro Siqueiros, Diego Rivera, Portinari, Di Cavalcanti, Antonio Berni, Wilfredo Lam, Roberto Matta, Jorge de la Vega, Antonio Dias, Fernando Botero, Nelson Leirner, Rubens Gerchman, Mira Schendel, Hélio Oiticica, Lygia Clark, León Ferrari, Julio Le, Parc, Victor Grippo, entre outros.
20h - Jantar livre

21 de abril, domingo

8h - Café da manhã
9h - Saída do Hotel
10h - COLLECCIÓN FORTABAT
Gustav Klimt, Marc Chagall, Salvador Dalí, Roberto Matta, Auguste Rodin, Johann Moritz Rugendas, Andy Warholl, J. M. William Turner, Antonio Berni, Carlos Alonso, Juan León Palliere, Raúl Soldí, entre outros.
13h - Almoço
14h30 - FAENA ARTS CENTER
17h - Volta ao hotel
20h30 - Jantar livre

22 de abril, segunda-feira

8h - Café da manhã
9h - Saída do Hotel
10h - Fundación PROA
- Artists' Film International
- El Fotolibro Latinoamericano
13h30 - Almoço
15h - VISITA A ATELIÊ DE ARTISTA
19h - ENCONTRO DO GRUPO NO HOTEL: Discussão com professores
20h30 - Jantar livre

23 de abril, terça-feira

8h - Café da manhã
9h - Saída do Hotel
10h - GALERIAS
Ignacio Liprandi
Ruth Benzacar
Rolf Art
Forster Catena
13h30 - Almoço
15h - VISITA A ATELIÊ DE ARTISTA
20h - Jantar livre

24 de abril, quarta-feira

8h - Café da manhã
Saída do Hotel
IDA A SALTA
Vôo Buenos Aires – Salta
Ônibus até a Estancia de Cafayate
Instalação no hotel
19h30 - Jantar livre
21h - ENCONTRO DO GRUPO NO HOTEL: Discussão com professores

25 de abril, quinta-feira

8h - Café da manhã
9h30 - Saída do hotel
12h - MUSEO JAMES TURRELL (Bodega Colomé)
O Musell James Turrell é parte da Hess Art Collection e foi aberto em 2009. O museu é dedicado exclusivamente à obra do artista de James Turrell, um dos mais renomados artistas contemporâneos, interessado principalmente em questões como luz e espaço. O museu apresenta obras que contemplam cinco décadas de trabalho do artista.
18h - Volta ao hotel
20h30 - Jantar livre

26 de abril, sexta-feira

6h - Café da manhã
8h - Saída do hotel
Ônibus de volta a Salta
Vôo Salta – Buenos Aires – Brasil
17h - VOLTA AO BRASIL

PROFESSORES / EQUIPE DE APOIO
Charles Watson: professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage – RJ
Fernando Cocchiarale: curador independente e professor da Escola de Artes Visuais – RJ
Luiz Alberto Oliveira: professor e pesquisador da UFRJ e do CBPF – RJ

Posted by Patricia Canetti at 10:22 AM