Página inicial

Cursos e Seminários

 


novembro 2013
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
Pesquise em
Cursos e Seminários:
Arquivos:
As últimas:
 

março 24, 2013

Ciclo de Portfólios 2013 na Casa Tomada, São Paulo

O Ciclo de Portfólios é um programa anual onde jovens artistas e pesquisadores atuantes em São Paulo são convidados a apresentar seus portfólios, aproveitando-se da estrutura informal da Casa Tomada para uma discussão onde ocorra uma troca mais direta entre público e participantes. Para a apresentação, os participantes são convidados a ocupar espaços da Casa com trabalhos, vestígios de processos, referências e tudo aquilo que aproxime o público de seu universo.

Portfólios de: Breno Rotatori, Flora Leite, Galciani Neves, Guga Szabzon, Jaime Lauriano, Luiz Roque, Nino Cais, Paulo Miyada, Rodolpho Parigi

21 de março a 11 de abril de 2013, quintas-feiras, sempre às 20h

Casa Tomada
Rua Brás Cubas 335. Aclimação, São Paulo
11-2532-7455 ou info@casatomada.com.br

PROGRAMA

21/03 - Rodolpho Parigi | Flora Leite
28/03 - Nino Cais | Guga Szabzon
04/04 - Breno Rotatori | Jaime Lauriano
11/04 - Luiz Roque | Paulo Miyada + Galciani Neves

Posted by Patricia Canetti at 2:32 PM

março 21, 2013

Curso “O que a arte (loucura) tem a dizer sobre a loucura (arte)” no MAM, Rio de Janeiro

O curso apresenta um panorama de algumas das articulações entre a arte e a loucura. Serão realizados seis encontros na Cinemateca do MAM, onde em cada um deles será explorada uma vertente do tema.

Professores: Guilherme Gutman, Luiz Camillo Osorio, Marta Mestre

Inscrições até 29 de março de 2013 - quartas-feiras, às 19h, de 03/04 a 15/05 - Valor: R$100

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - Cinemateca
Av. Infante Dom Henrique 85, Parque do Flamengo, Rio de Janeiro
21-3883-5600 ou atendimento@mamrio.org.br

APRESENTAÇÃO

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro realiza, de 3 de abril a 15 de maio de 2013, sempre às quartas-feiras, às 19h, o curso “O que a arte (loucura) tem a dizer sobre a loucura (arte)”. Ministrado por Guilherme Gutman, com participação de Luiz Camillo Osorio e Marta Mestre, será apresentado um panorama de algumas das articulações entre a arte e a loucura. Serão realizados seis encontros na Cinemateca do MAM, onde em cada um deles será explorada uma vertente do tema.

“O itinerário terá como ponto de partida a ideia - a ser discutida - de que haveria na loucura qualquer coisa de original no sentido forte do termo, ou seja, que na produção plástica e discursiva do louco surgiria, em cores vivas, a enunciação de uma verdade primeira”, explica Guilherme Gutman. “Esta perspectiva de algum modo fascinou um segmento do mundo das artes, como quem, siderado por uma espécie de fonte de água cristalina e pura, imagina que dela brotaria a força criativa em seu estado bruto. Em torno dessa idéia, grupos se formaram e se desfizeram, artistas e críticos elaboraram as suas obras tendo como uma importante baliza a busca dessa espontaneidade inventiva da qual a loucura seria capaz de dar notícias. É também desenhada uma paisagem na qual a livre criação dos primitivos, das crianças e dos loucos estabelece algo que poderíamos conceber como uma borda. De um lado ou de outro de tal franja - os personagens se movimentam: médicos e loucos aprisionam ou libertam em teorizações e em desatinos toda uma produção singular, frequentemente desconcertante e, eventualmente, extraordinária”, completa.

PROGRAMA

3 de abril de 2013, 19h
“Antes da Arte, a Loucura”, com professor Guilherme Gutman.

10 de abril de 2013, 19h
“Tornar-se Louco”, com o professor Guilherme Gutman.

17 de abril de 2013, 19h
“Artes dos Outros/ Outros da Arte”, com a professora Marta Mestre.

24 de abril de 2013, 19h
“Expressão e Construção - Flavio de Carvalho, Almir Mavignier e Lygia Clark”, com o professor Luiz Camillo Osorio.

8 de maio de 2013, 19h
“Os Médicos”, com o professor Guilherme Gutman.

15 de maio de 2013, 19h
“Os Loucos”, com o professor Guilherme Gutman.

PEQUENA BIOGRAFIA

Guilherme Gutman é médico psiquiatra e psicanalista, professor de psicologia da PUC-Rio, mestre e doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ, curador e crítico de arte.

Luiz Camillo Osorio é Doutor em Filosofia, Professor do Departamento de Filosofia da PUC-Rio e Curador do MAM-Rio.

Marta Mestre é Curadora-assistente no MAM-Rio. Graduada em História da Arte, Mestre em Cultura e Comunicação.

Posted by Patricia Canetti at 5:01 PM

março 20, 2013

Inhotim: Seminário Natureza, Poesia e Tempo na Biblioteca Luiz de Bessa, Belo Horizonte

Inhotim Escola em Belo Horizonte: Seminário com artistas oficializa entrada do Instituto no Circuito Cultural Praça da Liberdade

Palestrantes: Arto Lindsay, Camila Mota, Ernesto Neto, Jorge Macchi, Rodrigo Moura, Rivane Neuenschwander, Tunga

22 e 23 de março de 2013

Teatro da Biblioteca Pública Luiz de Bessa
Praça da Liberdade, Belo Horizonte
Inscrições online

Integrando o Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Instituto oficializa a abertura do programa Inhotim Escola nos dias 22 e 23 de março, com o Seminário Natureza, Poesia e Tempo, na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa. O evento vai contar com a presença de importantes artistas do acervo do Inhotim, como Tunga, Ernesto Neto, Jorge Macchi e Rivane Neuenschwander, além do músico e produtor Arto Lindsay e a atriz e diretora artística do Teatro Oficina, Camila Mota. Logo em seguida, o público será convidado para participar da ação com poemas, textos e instrumentos musicais em um sarau na Praça da Liberdade.

Inhotim Escola marca a chegada do Inhotim na cidade de Belo Horizonte, por meio de um programa de ações desenvolvido especialmente para este novo contexto, constituindo-se como um espaço de encontros, trocas e convivência. Por meio desta plataforma, Inhotim pretende expandir sua atuação para além do seu espaço físico em Brumadinho, uma oportunidade para desdobrar as atividades lá centradas em programas discursivos e reflexivos. O projeto Inhotim Escola tem o objetivo de promover a difusão, formação e fomento de artes visuais e meio ambiente, a partir de estratégias educativas, de inclusão social e cidadania. O local irá abrigar exposições de arte, atividades educativas, cursos, oficinas, mostras de filmes, vídeo, apresentações de música, teatro, dança e encontro com artistas.

O Inhotim Escola terá sua sede construída nos edifícios do Palacete Dantas e Solar Narbona, antiga sede da Secretaria Estadual de Cultura. O projeto de restauro e a adaptação arquitetônica dos prédios encontram-se em desenvolvimento e prevê espaços de convivência, biblioteca, galeria, café/bistrô, lojas, pátio/praça, auditório e salas multiuso. Nesta fase inicial, enquanto o espaço físico não é inaugurado, o programa vai priorizar a realização de atividades em parceria com instituições culturais já em funcionamento no Circuito Cultural Praça da Liberdade. Desta forma pretende-se promover a integração e um intenso diálogo com equipamentos da Praça, fortalecendo a ideia de Circuito e fomentando o sistema cultural de Belo Horizonte.

A programação completa do evento de inauguração do Inhotim Escola e inscrições gratuitas poderão ser feitas pelo site www.inhotim.org.br/inhotimescola. Vagas limitadas.

PROGRAMA
Inscreva-se online

22 de março, sexta-feira, 19h30
Palestra de Tunga

23 de março, sábado
10h às 12h – Mesa redonda com Camila Mota, Ernesto Neto e Rodrigo Moura
14h às 16h – Mesa redonda com Arto Lindsay, Jorge Macchi e Rivane Neuenschwander

Sarau na Praça - Aberto ao público
16h30 – Com programação de música, poesia, teatro, dança
Local: Praça da Liberdade

Posted by Patricia Canetti at 1:59 PM

Curso de arte contemporânea "De Leonardo ao Digital" na Nara Roesler, São Paulo

Curso navega pela arte contemporânea a partir da história da arte

Conteúdo com abordagem inovadora para as múltiplas facetas da arte contemporânea: parte da inserção histórica e expressões clássicas para fazer relações imediatas com a cena atual.

Professores: Daniela Bousso, Lucia Santaella, Martha Gabriel, Nancy Betts, Priscila Arantes, Regina Johas

Inscrições em 27 e 28 de Março, 11-16h, e 1 e 2 de abril, 16-20h

Galeria Nara Roesler
Avenida Europa 655, Jardim Europa, São Paulo
www.facebook.com/DeLeonardoAoDigital

APRESENTAÇÃO

Lúcia Santaella e Daniela Bousso coordenam a série de aulas com especialistas em arte contemporânea na Galeria Nara Roesler entre Abril e Junho.

Duas das maiores especialistas na cena artística contemporânea estão juntas para compartilhar o conhecimento acumulado em décadas de carreira e fazer provocações sobre estética, conceitos, mercado e intersecções da arte durante os próximos 3 meses. O curso de História da Arte Contemporânea - De Leonardo ao Digital começa em Abril, na Galeria Nara Roesler, em São Paulo, com vagas limitadas.

O conteúdo tem uma abordagem inovadora para as múltiplas facetas da arte contemporânea: parte da inserção histórica e expressões clássicas para fazer relações imediatas com a cena atual. Num dia, por exemplo, conversa-se sobre Leonardo da Vinci e as novas mídias.

No outro, a arte moderna de Oiticica e Lygia Clark é relacionada aos transcinemas e às transformações sociais provocadas pelo ativismo artístico. No total, são 27 horas em 09 encontros semanais, com certificado de participação.

Esta é a quarta edição do curso, que adquiriu vida própria em São Paulo e agora recebe apoio da Galeria Nara Roesler em São Paulo.

Curadorias: Algumas aulas contarão com uma curadoria especial feita pela Galeria Nara Roesler, criando diálogos entre o conteúdo das aulas e a produção de artistas presentes em seu acervo.

A Galeria possui obras de artistas como Julio Le Parc, Abraham Palatnik, Helio Oiticica. Tomie Ohtake, Vik Muniz, Antonio Dias, Brigida Baltar, Cão Guimarães, Alice Miceli, entre outros importantes nomes da arte brasileira.

HORÁRIO

Quartas-feiras, das 18h30 às 21h30 – De 17/04 à 19/06

MATRÍCULA

R$ 580,00 à vista, ou em 3 x de R$ 210,00 em cheques pré-datados para dias 10/04, 10/05 e 10/06

SOBRE OS DOCENTES

Martha Gabriel
Diretora de tecnologia da New Media Developers. Coordenadora e professora do curso de MBA em Marketing da HSM Educação. Palestrante internacional ministrando apresentações nos Estados Unidos, Europa e Ásia. Premiada três vezes como melhor palestrante em congressos nos Estados Unidos. Autora de 4 livros, inclusive o best seller “Marketing na Era Digital“. Reviewer da LEA – Leonardo Electronic Almanac, MIT.

Nancy Betts
Graduada em Licenciatura em Educação Artística (1992 – FAAP) e Mestre em Comunicação e Semiótica (2002 – PUC/SP). Professora de Evolução das Artes Visuais (História da Arte) na Faculdade de Artes Plásticas – FAAP. Integrou até 2009 o corpo docente dos cursos de Pós-graduação lato sensu de Audiovisual e Design Gráfico, do SENAC/SP, nas disciplinas de Semiótica da imagem e do som e Comunicação, Linguagem e Sentido respectivamente. Curadora independente e pesquisadora cadastrada no CNPq. Atuando principalmente nas linguagens da Arte, Tecnologia e Design, nos seguintes temas: poéticas de apropriação, intertextualidade, interface crítica, interatividade, semiótica discursiva, efeitos de sentido.

Priscila Arantes
Pesquisadora, curadora, professora. É diretora do Paço das Artes desde 2007 e docente da Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP) no curso de Arte: história, crítica e curadoria (graduação e pós graduação). É pós-doutora junto à Penn State University (USA) e integra o grupo de pesquisa cadastrado no CNPq Arte: história, crítica e curadoria. Foi diretora-adjunta de programação do Museu da Imagem e Som (2007-2011) e membro do Conselho Editorial da Revista do Pólo de Arte Contemporânea da Bienal Internacional de São Paulo (2010). É autora de Arte @ Mídia, finalista do 48º prêmio Jabuti, Estéticas Tecnológicas, Crossing (Travessias), dentre outros . Entre suas curadorias destacam-se: Fred Forrest (Paço das Artes, 2007), Assim é, se lhe parece e Projeto 5X5, ambas realizadas no Paço das Artes em 2011.

Regina Johas
Doutora em artes visuais pela ECA-USP, Regina Johas desenvolve seu trabalho artístico e teórico desde os anos 1980. É docente da area de artes plásticas na FAAP de São Paulo desde o sei retorno de um lingo período na Alemanha, onde aprofundou seus estudos de formação antes dea sua pós graduação na Eca. Dirige o atelier Veredas, um centro de exposições , reflexão e difusão da arte contemporânea em São Paulo desde o ano de 2010.

SOBRE AS COORDENADORAS

Daniela Bousso é historiadora, crítica e curadora de arte contemporânea e mídia-arte. Foi diretora do Paço das Artes (1997-2011) e do Museu da Imagem e do Som (MIS) (2007-2011) de São Paulo, responsável em 2007 pelo reposicionamento da instituição. Graduou-se em Artes Plásticas pela FAAP em 1980 com doutoramento em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com a tese “Metacorpos: a trajetória da subjetividade ao longo de um século” (2006) que será publicada ainda em 2013. Foi curadora de dezenas de exposições, como Salas Dennis Oppenheim e Tony Oursler, na 24@ Bienal de São Paulo, (1998), Rede de Tensão, 50 anos da Bienal de São Paulo (2001), “Interconnect @ between attention and immersion” (ZKM, Karlsruhe, Alemanha, 2006), Paralela (S. Paulo, 2006), e "Pipilotti Rist” (Paço das Artes e MIS, 2009) entre outras.

Lucia Santaella é professora titular da PUC/SP, Livre-Docente em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. É Diretora do CIMID, Centro de Investigação em Mídias Digitais, da PUC/SP e Coordenadora do Centro de Estudos Peirceanos. Coordenou o lado brasileiro do projeto de pesquisa Probral (Brasil-Alemanha/Capes-DAAD, 2000-2003) sobre relações entre palavra e imagem nas mídias. É presidente honorária da Federação Latino-Americana de Semiótica e Vice Presidente da Associación Mundial de Semiótica Massmediática y Comunicación Global, México, desde 2004. É membro correspondente brasileira da da Academia Argentina de Belas Artes, eleita em 2002. É membro do Advisory Board do Peirce Edition Project em Indianapolis, USA. Foi membro dos grupos idealizadores e realizadores dos projetos de implantação dos cursos de graduação em Jornalismo, do curso de Publicidade e do curso multidisciplinar em Tecnologia e Mídias Digitais da PUC-SP.

Tem 28 livros publicados, entre os quais destacam-se:
- Arte e Cultura, equívocos do elitismo (1982, Cortez);
- O que é Semiótica (1983, Brasiliense);
- Cultura das Mídias (1992, Experimento);
- Culturas e artes do pós-humano. Da cultura das mídias à cibercultura (2003, Paulus).
- Comunicação e semiótica (com Winfried Nöth, 2004, Hacker).
- Por que as comunicações e as artes estão convergindo? (2005, Paulus).

Posted by Patricia Canetti at 1:02 PM

março 13, 2013

Ações Curatoriais com Ananda Carvalho na Oswald de Andrade, São Paulo

A produção artística contemporânea discute a problemática do espaço, da autoria, da participação, do efêmero e do processo. Entretanto, como as ações curatoriais lidam com essas questões? Esta oficina apresenta um mapeamento de estratégias curatoriais que dialogam com as linguagens produzidas na arte contemporânea. Procura discutir exemplos dos modos de ação desenvolvidos pelos curadores em relação ao espaço expositivo, as proposições de texto, organização de arquivos e processos artísticos e refletir como essas ações comunicam o pensamento curatorial. 
 Também serão feitas visitas a exposições em cartaz no período.

Coordenação: Ananda Carvalho

Público: estudantes de artes visuais, artistas plásticos, educadores e gestores culturais


Inscrições até 1 de abril de 2013 - 08/04 a 13/05: segundas-feiras – 14-17h (encontros sábados: 27/04 e 11/05)

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios 363, Bom Retiro, São Paulo
11-3222-2662, 3221-4704 ou oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br
Inscrições: Segunda a sexta, 9-20h; sábado, 10-17h30

CONTEÚDO


  • O espaço expositivo e o histórico das exposições;

  • Curadores Autores: Harald Szeemann, Pontus Hultén, Walter Hopps, Walter Zanini;

  • Bienal de São Paulo;

  • Ações curatoriais realizadas em galerias;

  • Ações curatoriais realizadas em instituições;

  • Ações curatoriais realizadas em espaços alternativos.

SELEÇÃO


  • carta de interesse e breve currículo


  • 20 vagas

PROFESSORA
Ananda Carvalho é curadora, crítica de arte e professora universitária. Doutoranda e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Escreve e pesquisa sobre arte contemporânea desde 2007. Integra o Núcleo de Críticos do Paço das Artes, foi júri de pré-seleção da Temporada de Projetos 2013, participou da residência Ateliê Aberto #5 na Casa Tomada e foi colaboradora do Canal Contemporâneo.

Posted by Patricia Canetti at 2:31 PM

março 7, 2013

Curso Colecionar: entender e participar do sistema de arte contemporânea com Paula Braga na Ema Gordon Klabin, São Paulo

A Fundação oferece cursos livres, palestras e oficinas de estudo sobre arte, história e cultura ligado à coleção e a biografia de Ema Klabin. Inspirado na atuação da colecionadora de arte, este curso apresenta uma introdução ao sistema de arte contemporânea no Brasil. Além de estudar os principais agentes do sistema da arte, comentando o trabalho de galerias, críticos de arte, curadores e colecionadores, abordará temas fundamentais da história da arte brasileira a partir dos anos 60 e a atuação de jovens artistas que hoje figuram em grandes exposições e feiras internacionais.

Professora: Paula Braga

Inscrições abertas - 4 encontros, 19h30 às 21h30, nos dias 19 e 26 de março e 2 e 9 de abril de 2013 - R$320 (20% de desconto para estudantes)

Fundação Cultural Ema Gordon Klabin
Rua Portugal 43, Jd. Europa, São Paulo
11-3062-5245
www.emaklabin.org.br

Paula Braga é doutora em Filosofia pela USP, com ênfase em Estética e mestre em História da Arte pela University of Illinois, EUA. Participa do conselho curatorial de galerias em São Paulo. Colabora frequentemente na redação de catálogos de diversas galerias e para revistas especializadas em arte. Tem seus trabalhos acadêmicos publicados em revistas como Concinnitas (Brasil), Ramona (Buenos Aires) e Third Text (Londres). É organizadora da primeira coletânea de textos sobre a obra de Hélio Oiticica, Fios soltos: a arte de Hélio Oiticica, 2008 e autora de Singularidade, multiplicidade, Hélio Oiticica, a ser publicado em 2013.

Posted by Patricia Canetti at 8:08 PM | Comentários (1)

Investigando objetos: desenhando o acervo da Ema Gordon Klabin com Adalgisa Campos, São Paulo

A oficina propõe o contato com uma seleção de objetos do acervo, em propostas que abordam o desenhar como instrumento de investigação e de reflexão. Ao longo de 12 encontros, divididos entre aulas práticas, expositivas e de discussão coletiva, os participantes deverão elaborar e desenvolver um projeto pessoal de desenho envolvendo a observação das peças do acervo da Fundação. Os projetos serão acompanhados, discutidos, desenvolvidos e partilhados no decorrer da oficina.

Professora: Adalgisa Campos

Inscrições abertas - sábados, 10-13h, início em 16 de março de 2013 - R$180 mensais (20% de desconto para estudantes)

Fundação Cultural Ema Gordon Klabin
Rua Portugal 43, Jd. Europa, São Paulo
11-3062-5245
www.emaklabin.org.br

Adalgisa Campos (São Paulo, 1971) graduou-se pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP em 1993. Entre 1994 e 2001 viveu na França, onde pós graduou-se pela École Nationale Supérieure des Arts Décoratifs. De volta ao Brasil, obteve o título de mestre pelo Instituto de Artes da UNICAMP. Estudou desenho com Cassio Michalany, Carlos Fajardo e Silvio Dworecki em seus ateliês e foi aluna de Monique Kissel na Universidade de Paris-8.

Em seus trabalhos reúne vídeos, performances e desenhos in situ ou sobre papel, constituindo conjuntos que investigam relações entre ação e figura, travadas no âmbito do desenhar. Participa desde 1993 de exposições individuais, coletivas, mostras e festivais no Brasil, França, Alemanha e Canadá. Dentre os mais recentes, destacam-se: Conjunto Discreto - Galeria do Instituto de Artes da UNICAMP, Rito #4 - Festival de Apartamento, Campinas (2012); Confluências: Sylvia Furegatti e Adalgisa Campos - ATAL, Campinas (2011); 20 Anos do Programa de Exposições - CCSP - São Paulo (2010); Do Papel ao
Pixel - Galeria Marta Traba, Memorial da América Latina – São Paulo (2009); Passagens Secretas –
Centro Cultural São Paulo, SP, Programa de Exposições 2008 – Museu de Arte de Ribeirão Preto, SP
(2008); Bienal de Arte do Triângulo – Uberlândia, MG (2007); VERBO – Galeria Vermelho, São Paulo, 34°
Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto – Santo André (2006); Adalgisa Campos / Carol Sawyer –
Or Gallery, Vancouver, Canadá (2003); Vertical - Galeria Adriana Penteado Arte Contemporânea, São
Paulo, Salon d’Angers, França, Leergut Abholen – Adalgisa Campos, Sofia Hulten, Sybil Kohl - Galeria
Rampe003, Berlim, Garage Festival – Stralsund, Alemanha (2001); Jeune Création 2000 – Paris,
França (2000).

Posted by Patricia Canetti at 7:41 PM

Curso sobre Organização Profissional do Artista Plástico com José Francisco Alves, Porto Alegre

A Secretaria da Cultura de Porto Alegre, por meio do Atelier Livre Xico Stockinger, segue oferecendo o curso semestral Organização Profissional do Artista Plástico, um curso único em instituições de ensino de arte do Brasil, voltado para a orientação dos aspectos práticos e legais da atividade do artista plástico.

Professor: José Francisco Alves

Público-alvo: artistas e interessados em conhecer o funcionamento do sistema das artes plásticas no Brasil

Inscrições abertas - quartas-feiras, 9-12h, início em 13 de março de 2013

Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre Xico Stockinger
Av. Érico Veríssimo 307, Porto Alegre
51-3289-8057 / 8058

PROGRAMA

  • os aspectos legais da atividade de artista, desde a legislação a respeito do exercício da profissão;
  • a análise e o conhecimento da proteção dos direitos autorais para o artista plástico, a análise da situação atual da legislação, em vias de mudanças propostas pelo governo federal;
  • o funcionamento do sistema institucional e comercial;
  • as oportunidades na carreira.
José Francisco Alves é professor de escultura do Atelier Livre, doutor em artes visuais (UFRGS) e curador-chefe do MARGS.
Posted by Patricia Canetti at 12:12 PM

Curso de inglês voltado às artes na Mamute, Porto Alegre

Curso de inglês voltado a conversação em inglês sobre o universo das artes.

Professora: Elisa Townsend, em parceria com a English Office

Inscrições abertas - terças-feiras, 18h30-20h30, início em 12 de março de 2013 - R$ 240 mensais

Estúdio Galeria Mamute
Rua Caldas Júnior, 375, Centro Histórico, Porto Alegre
51-3286 2615
www.galeriamamute.com.br

Sobre Elisa Corrêa S. Townsend
Cidadã americana e brasileira, viveu de 2001 a 2012 nos EUA.
É ex-estudante do IBA - Instituto de Belas Artes de Porto Alegre, RS e neta de Tasso Corrêa, que foi o fundador do IBA e seu Diretor por 30 anos. Também é formada em Administração e Direito pela PUCRS, e fez curso de pós-graduação *lato sensu* nas Escolas da AJURIS e da AMATRA-FEMARGS. Produziu eventos artísticos e exposições de arte para Nayá Corrêa (sua mãe), Maria Inês Rodrigues (gravurista), Waldeny Elias (pintor), Guma (escultor), Tânia Resmini (ceramista), sendo os últimos três para a antiga Galeria de Artes Artemages. Foi produtora artística da Banda Excalibur e da banda Texas (Frank Solari, Roger Solari, Richard Powell e Phillip Powel). Freqüentadora assídua dos museus e galerias de arte da região Midsouth americana, lá deixou vários amigos, dentre eles, donos de galerias de arte: Brooks Museum of Art , Dixon Gallery, David Lusk. Nos EUA, Elisa trabalhou como docente em ESL (English as a Second Language). Trabalhou como Mediadora de Conflitos, "Real Estate Trilingual Closing Officer" e "Trilingual Export Coordinator". É ex professora da ULBRA e PUCRS e foi palestrante sobre e-Commerce e formação de negociadores eletrônicos na ESA da OAB-RS, FIERGS e FUNDATEC. Coordenou um site americano de vendas de arte e música online. Sempre preocupada com os interesses da classe artística, possui obras publicadas, dentre elas, uma obra coletiva onde participou com o tema “Direitos do Autor na Era Digital” – Curitiba, Ed. Juruá, 2002.

Posted by Patricia Canetti at 11:18 AM

março 5, 2013

Workshop com Orlando Britto Jinorio no MAM, Rio de Janeiro

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro realiza nos dias 20, 21 e 22 de março de 2013, das 16h às 19h, o workshop “Viver a Arte/ Viver da Arte”, com curador e historiador espanhol Orlando Brito.

Inscrições até 15 de março de 2013

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Av. Infante Dom Henrique 85, Parque do Flamengo, Rio de Janeiro
21-2240-4944 ou atendimento@mamrio.org.br

OBJETIVO

O objetivo do workshop é envolver os participantes no trabalho de curadoria que tem sido realizado por Orlando Britto Jinorio há mais de vinte anos, em algumas áreas de ação conhecidas até recentemente como "periféricas", mas fundamentais para a construção de novas geografias da arte contemporânea. “Uma experiência que tem como base a cumplicidade entre artistas e não-artistas, disciplinas e saberes de diferentes áreas, e a capacidade da arte e da cultura para ajudar a transformar positivamente a sociedade, entendido como um espaço de liberdade inevitável”, explica o curador.

ORLANDO BRITTO JINORIO

Nasceu em 1963, em Las Palmas de Gran Canaria, nas Ilhas Canárias, Espanha. Graduado em Historia da Arte pela Universidade de Granada, Espanha, foi diretor do Centro Atlântico de Arte Moderna, CAAM, Las Palmas de Gran Canaria, Espanha. Crítico e historiador de arte, curador independente e de projetos de arte contemporânea, gerente cultural. Atua há mais de duas décadas trabalhando intensamente no campo da criação artística contemporânea, desenvolvendo projetos que afetam o conceito de um encontro e de troca de experiências entre artistas de várias origens e contextos locais, nacionais e internacionais.

Posted by Patricia Canetti at 7:05 PM

março 3, 2013

Cursos do primeiro semestre de 2013 no MAM São Paulo

O Museu de Arte Moderna de São Paulo abre cursos de desenho, cenário, fotografia, livro, pintura e arte contemporânea, cultura contemporânea, filosofia e história da arte.

Professores: Daniel Salum, Dudi Maia Rosa, Gal Oppido, Juliano Pessanha, Karina Bacci, Magnólia Costa , Marcelo Greco, Marcello Vitorino, Mário Saladini, Paulo Pereira, Pedro França, Simonetta Persichetti, Stephan Doitschinoff, Tuneu

Inscrições abertas

Museu de Arte Moderna de São Paulo / MAM-SP
Av. Pedro Álvares Cabral s/nº, Portão 3, Parque do Ibirapuera, São Paulo
5085-1312 ou cursos@mam.org.br
www.mam.org.br

PROGRAMAS

Daniel Salum
Fotografia Intermediária

Neste curso, o aluno aprofunda conceitos de iluminação por meio de aulas teóricas e práticas. Temas como retrato e still são utilizados para enfatizar o desenvolvimento técnico e a linguagem fotográfica pessoal. É necessário possuir equipamento fotográfico com possibilidade de operação manual.

Público que já tenha feito curso básico ou tenha conhecimento prévio das operações manuais com a câmera.
Início 13/03. Quartas, das 20h às 23h.
Duração 4 meses. R$ 320/mês.

Dudi Maia Rosa
Desenho

O desenho de observação é usado como instrumento para o desenvolvimento da percepção visual e como ponto de partida para a discussão de questões ligadas à arte contemporânea. Aulas com modelo vivo alimentam o debate sobre a produção dos participantes.

Público adulto.
Início 12/03. Terças, das 17h às 19h30.
Duração 4 meses. R$ 310/mês.

Gal Oppido
Luz Marginal Procura Corpo Vago

Critérios de reflexão sobre a imagem estática pautam exercícios de percepção da luz, desde a solar até as discretas luzes domésticas. A luz é entendida como formadora de conteúdos plásticos, a partir da sua incidência em corpos nus, objetos e paisagens cotidianas. Além das aulas no ateliê, há sessões em estúdio. É necessário possuir equipamento fotográfico com possibilidade de operação manual e tripé.

Público adulto, com iniciação em fotografia ou linguagem visual.
Início 11/03. Segundas, das 20h30 às 23h.
Duração 4 meses. R$ 310/mês.

Juliano Pessanha
As Poéticas do Estranhamento e da Sustentação

O curso pretende discutir e confrontar topologicamente as poéticas do negativo e da ex-timidade presentes no pensamento de Heidegger, Blanchot e outros autores da filosofia e da literatura com as poéticas da intimidade e da sustentação presente na obra de Winnicott,Sloterdijk e Bachelard.

Público adulto.
Início 14/03. Quintas, das 20h às 22h.
Duração 4 meses. R$ 290/mês.

Karina Bacci
Fotografia Básica

Com aulas teóricas e práticas, o curso parte de referências à produção de diversos fotógrafos e relaciona conceitos da linguagem fotográfica a aspectos técnicos como enquadramento, luz, velocidade, abertura e profundidade de campo. É necessário possuir equipamento fotográfico com possibilidade de operação manual.

Público adulto.
Início 11/03. Segundas, das 18h15 às 20h15.
Duração 4 meses. R$ 290/mês.

Paulo Pereira
Fotografia Básica

Com aulas teóricas e práticas, o curso parte de referências à produção de diversos fotógrafos e relaciona conceitos da linguagem fotográfica a aspectos técnicos como enquadramento, luz, velocidade, abertura e profundidade de campo. É necessário possuir equipamento fotográfico com possibilidade de operação manual.

Público adulto.
Início 15/03. Sextas, das 19h às 21h.
Duração 4 meses. R$ 290/mês.

Pedro França
Arte Contemporânea

O curso pretende oferecer um panorama de questões relevantes para a discussão contemporânea em artes visuais a partir da análise dos processos dos artistas que serão o ponto de partida para reflexões mais gerais. Filmes, textos e imagens serão os recursos utilizados para traçar as relações históricas e esboçar conceitos a partir das poéticas individuais de artistas como Marcel Duchamp, Joseph Beuys, Cildo Meireles, Jasper Johns / Robert Rauschenberg entre outros.

Público adulto.
Início 16/03. Sábado, das 10h30 às 12h30.
Duração 4 meses. R$ 290/mês.

Magnólia Costa
Vivendo com Estilo. Arte, Moda, Arquitetura e Design

O conceito de estilo é o ponto de partida para a compreensão dos modos de vida no mundo contemporâneo. O curso propõe a análise dos aspectos simbólicos dos estilos a partir das conexões entre arte, moda, arquitetura e design, mostrando como a cultura das aparências se consolida à medida que a o indivíduo busca construir sua identidade ao adotar um estilo.

Público adulto.
Início 14/03. Quintas, das 15h às 17h.
Duração 4 meses. R$ 290/mês.

Arte, Cultura Contemporânea e Outros Mistérios

Manifestações da cultura contemporânea são apresentadas neste curso, à luz de conceitos da filosofia e da sociologia. Além do campo das artes plásticas, são explorados os campos da arquitetura, da música, do cinema e da literatura dos anos 1950 aos dias de hoje.

Público adulto.
Início 11/03. Terças, das 18h às 20h.
Duração 4 meses. R$ 290/mês.

Marcello Vitorino
Fotografia Básica

Uma introdução ao universo da Fotografia, estimulando pensamento e produção. A proposta é que jovens e adultos tenham contato com princípios como o da formação da imagem, técnica, linguagem e história, trabalhando sempre entre a teoria e a prática. Estão previstas saídas fotográficas, portanto é necessário que os interessados possuam equipamento com possibilidade de ajustes manuais.

Público iniciante em fotografia.
Início 15/03. Sextas, das 19h às 21h.
Duração 4 meses. R$ 290/mês.

Marcelo Greco
Fotografia Autoral 1. A Fotografia como Forma de Expressão

O objetivo do curso é contribuir para a reflexão sobre o processo criativo de cada aluno, questionando suas escolhas temáticas a partir da discussão sobre as condições culturais que o influenciam e orientando-o para o desenvolvimento da percepção de seu próprio olhar. São apresentados trabalhos de diversos fotógrafos consagrados, situando sua produção historicamente.

Público iniciante em fotografia.
Início 14/03. Quinta, das 19h às 21h.
Duração 4 meses. R$ 290/mês.

Fotografia Autoral 2. A Fotografia como Forma de Expressão

Depois de desenvolver o olhar no curso Fotografia Autoral 1, o aluno aprofunda a reflexão sobre seu processo criativo criando imagens, editando-as e formatando-as para a produção de um material que pode ser exposto ou publicado em livro. Em cada aula discutem-se os erros e acertos na edição e finalização no trabalho de outros fotógrafos.

Público que já participou do curso 1 ou mediante entrevista agendada.
Início 14/03. Quintas, das 20h às 22h.
Duração 4 meses. R$ 290/mês.

Livro de Autor

O livro sempre foi um dos principais meios de difusão da fotografia. Sua estrutura física permite a construção de trabalhos poéticos com maior consistência narrativa que uma exposição e, além disso, pereniza o trabalho. Com o advento de novas tecnologias surge um caminho novo e rico em possibilidades para a criação e distribuição de livros autorais. Este curso visa orientar o autor na produção de um livro de fotografia. Da definição do projeto, criação e discussão do livro de autor, projeto gráfico, impressão e encadernação. Todas as etapas do processo serão discutidas.

Público deve estar preparado para desenvolver um livro a partir de um projeto fotográfico já em desenvolvimento.
Início 12/03. Terças, das 20h às 22h.
Duração 4 meses. R$ 290/mês.

Mário Saladini
Cenário. A Construção do Espetáculo

A construção do espetáculo se constitui através de vários elementos intrínsecos. O tema será abordado através de aulas teóricas interligando artes plásticas, teatro, cinema e moda visando ampliar a capacidade de análise na elaboração de espaços cenográficos.

Público adulto.
Início 13/03. Quartas, das 17h30 às 19h30.
Duração 4 meses. R$ 290/mês.

Tuneu
Aquarela

Desenvolvimento de linguagem pessoal, valorizando o desenho e investigando recursos da técnica da aquarela.

Público adulto.
Início 13/03. Quartas, das 8h30 às 10h30.
Duração 4 meses. R$ 290/mês.

Simonetta Persichetti
Pensando a Fotografia Contemporânea

A partir de estudos de sociólogos sobre a sociedade contemporânea do espetáculo e a fluidez dos nossos tempos, este curso propõe pensar a fotografia contemporânea. Novas formas de visualidades, o Instagram, sua estética, o novo fotojornalismo e as novas formas simbólicas da imagem fotográfica.

Público adulto.
Início 07/03. Quintas das 20h15 às 22h15.
Duração 6 aulas. R$ 435.

Stephan Doitschinoff
Processos Autorais em Desenho e Pintura

Para pessoas com experiência em desenho e pintura, esse é um curso prático com foco no processo de criação autoral. Durante as aulas, a prática do desenho e pintura com tinta acrílica são acompanhadas pelo artista Stephan Doitschinoff que orientará nas pesquisas, referências e no desenvolvimento estético, buscando o desenvolvimento do estudo e estilo próprio de cada participante.

Para a participação será realizado um processo seletivo.
Início 21/03. Quintas das 09h às 12h.
Duração 4 meses. R$ 290.

Posted by Patricia Canetti at 4:36 PM

Seminário Transmuseu 2013

Seminário Transmuseu 2013
Novas plataformas de ação para o museu no mundo contemporâneo

O encontro visa debater os desafios atuais dos museus de arte contemporânea num mundo em contínua transformação. Novas tecnologias, redes de comunicação interativas e colaborativas, sistemas informatizados de gerenciamento, novos perfis profissionais no campo dos museus, além da incessante experimentação da produção artística contemporânea. Tal situação traz novas demandas e exigências para os museus, mas também novas inspirações para sua prática nos campos de preservação, comunicação e gestão.

Palestrantes: André Stolarski, Antonio Mirabile (França), Earlwyn Covington (França), Evgen Bavcar (Eslovênia/França), Fátima Freire Dowbor, Fernando Oliva, Henilton Menezes, Jane Deeth (Austrália), Lia Chaia, Luís Otávio Ribeiro, Paula Alzugaray, Regina Silveira, Sam Bompas (Inglaterra), Sérgio Branco; mediação: Cristiane Gonçalves, Daina Leyton, Felipe Chaimovich, Lívia Razente, Mariana Giorgetti Valente

13, 14 e 15 de março de 2013

Museu de Arte Moderna de São Paulo – Auditório Lina Bo Bardi (200 lugares)
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portão 3, Parque do Ibirapuera, São Paulo
11-5085-1300
www.mam.org.br
Sujeito à lotação do auditório. Confirme sua presença transmuseu@mam.org.br
Entrada gratuita

PROGRAMAÇÃO *

13 de março, quarta-feira

Mesa 1 - 10h30
Museu como uma marca cultural – novas perspectivas de comunicação e financiamento

O papel da comunicação e da gestão estratégica de marca (branding) de museus contemporâneos, as políticas de fomento à cultura no âmbito público e as novas estratégias de financiamento colaborativo (crowdfunding).

Convidados
André Stolarski (Brasil) - designer, coordenador de comunicação da Bienal de São Paulo
Henilton Menezes (Brasil) - Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura
Luís Otávio Ribeiro (Brasil) - administrador, cofundador da plataforma de crowdfunding Catarse
Mediação
Lívia Razente - coordenadora da área de parceiros corporativos do MAM São Paulo

Mesa 2 - 14h30
Pensando a reserva técnica de um museu de arte contemporânea

A reconfiguração dos espaços e procedimentos de uma reserva técnica no museu de arte hoje, a complexidade de incorporar a produção contemporânea em museus e a perspectiva de uma artista com relação à preservação de suas obras.

Convidados
Antonio Mirabile (França) - conservador e restaurador, consultor da UNESCO
Regina Silveira (Brasil) - artista
Mediação
Cristiane Gonçalves - coordenadora do acervo do MAM São Paulo

14 de março, quinta-feira

Mesa 3 - 10h30
Arte contemporânea e novas mídias

A história e as tendências contemporâneas da produção artística em novas mídias e questões relativas à sua preservação e exibição no contexto do museu.

Convidados
Paula Alzugaray (Brasil) - curadora, crítica de arte e jornalista especializada em artes visuais
Lia Chaia (Brasil) - artista
Mediação
Felipe Chaimovich - curador do MAM São Paulo

Mesa 4 - 14h30
Mediação educativa como contraponto

Os desafios dos setores dedicados à mediação educativa e ao atendimento de público diverso. A potencialidade do museu para promover uma experiência significativa para os sujeitos, a reorientação da postura adotada pelos museus junto ao público estarão no centro das discussões.

Convidados
Evgen Bavcar (Eslovênia/França) - filósofo, cineasta e fotógrafo (depoimento em vídeo)
Jane Deeth (Austrália) - artista, pesquisadora e consultora em projetos de engajamento de novos públicos para a arte
Fátima Freire Dowbor (Brasil) - educadora e consultora pedagógica
Mediação
Daina Leyton - coordenadora da área educativa e de acessibilidade do MAM São Paulo

15 de março, sexta-feira

Mesa 5 - 10h30
Propriedade intelectual no campo criativo contemporâneo

As tensões da arte contemporânea com relação a aspectos legais. A propriedade intelectual e os direitos autorais relativos à prática artística (apropriações) e à proteção de processos e ideias (em projetos, programas e metodologias).

Convidados
Sérgio Branco (Brasil) - advogado especialista em propriedade intelectual, professor da Fundação Getúlio Vargas - FGV
Fernando Oliva (Brasil) - curador, professor do curso de artes plásticas da FAAP
Mediação
Mariana Giorgetti Valente - advogada especializada em direitos autorais, pesquisadora da FGV e do Cebrap

Mesa 6 - 14h30
Experimentações gastronômicas no museu

Experiências sinestésicas, degustativas, que provocam uma oxigenação dos espaços institucionais de arte e cultura ao abrigar e estimular o pensamento de como um programa de um museu de arte contemporânea pode ir além da estrita contemplação visual.

Convidados
Sam Bompas (Inglaterra) - cofundador, junto com Harry Parr, do estúdio de experiências artístico-gastronômicas Bompas & Parr
Earlwyn Covington (França) - professor na Escola Superior de Arte e Design de Reims - ESAD, é colaborador do designer culinário Marc Bretillot
Mediação
Felipe Chaimovich - curador do MAM São Paulo

Programação sujeita a alteração. Acompanhe no site do MAM.

Posted by Patricia Canetti at 2:39 PM