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abril 26, 2006

Ciclo de palestras: Narrativas Líquidas na PUC, São Paulo

Narrativas Líquidas
Ciclo de palestras e projeções reflete sobre a arte de criar ausências e evitar explicações

3 de maio a 19 de junho de 2006

PUC-SP Campus Monte Alegre
Auditório Banespa, Biblioteca Central
Rua Monte Alegre 984, São Paulo - SP
http://netart.incubadora.fapesp.br/
Realização: Grupo de Pesquisa net art: perspectivas criativas e críticas (PUC-SP/CNPq)
Coordenação: Giselle Beiguelman e Marcus Bastos

O Grupo de Pesquisas "net art: perspectivas criativas e críticas" promove um ciclo de vídeo, dvd e microcinema com palestras e debates no auditório Banespa (PUC-SP, campus Monte Alegre) de 03/05 a 19/06.

'Narrativas Líquidas - desdobramentos do audiovisual on e off-line' tem por objetivo apresentar e discutir trabalhos audiovisuais que, ao expandir as fronteiras das linguagens digitais, dialogam com essa prática que consiste, em grande parte, em uma arte de evitar explicações pré-concebidas.


Programação:

3 de maio, 16h30
Parabolic People, Sandra Kogut (video)

22 de maio, 14h30
Things Spoken, Agnes Hegedüs (CD-ROM, 1998) - [13terStock], Florian Thalhofer, (DVD-ROM, 2004)

29 de maio, 16h30
db cinema e jig sound, Jim Andrews (Web, 2005)

19 de junho, 15h
fastscapes/slowscapes, Giselle Beiguelman (celular, 2006)

Posted by João Domingues at 11:34 AM

Oficinas Deleuze e a Cultura Contemporânea na PUC, Rio de Janeiro

Oficinas Deleuze e a Cultura Contemporânea

9 a 12 de maio de 2006, 19-22h30

Campus da PUC-Rio - Auditório do RDC
Rua Marquês de São Vicente 225, Gávea, Rio de Janeiro - RJ
coloquiodeleuze@hotmail.com
Realização: Curso de Especialização em Filosofia Contemporânea da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro


Programação:

3ª feira (09/05/06) - Deleuze e a Literatura
Karl Erik Schollhammer (PUC-Rio)
Claudia Castro (PUC-Rio)
Ovidio de Abreu (UFF)

4ª feira (10/05/06) - Deleuze e o Cinema
James Arêas (UERJ)
Jorge Vasconcelos (UGF)
Paulo Oneto (UERJ)
Ivana Bentes (UFRJ)

5ª feira (11/05/06) - Deleuze e a Política
Giuseppe Cocco (UFRJ)
Maurício Rocha (UERJ/PUC-Rio)
Adriano Pilatti (PUC-Rio)
Tatiana Roque (UFRJ)

6ª feira (12/05/06) - Deleuze e a Filosofia
Kátia Muricy (PUC-Rio)
Antônio Cavalcanti Maia (UERJ/PUC-Rio)
Karla Chediak (UERJ)
Guilherme Castelo Branco (UFRJ)

Posted by João Domingues at 10:16 AM | Comentários (1)

abril 25, 2006

Inscrições: Dynamic Encounters - International Art Workshops Londres / Amsterdã 2006

Dynamic Encounters - International Art Workshops
Londres / Amsterdã 2006
Agnaldo Farias: professor da USP, curador do Instituto Tomie Ohtake - SP
Charles Watson: professor da Escola de Artes Visuais do Parque Laje - RJ
Fernando Cocchiarale: curador do MAM - RJ e professor da EAV Parque Lage
Frederico Carvalho: Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Stella Gambling: Palestrante do National e Tate Gallery, PHD em História da Arte
Jens Hoffmann: diretor de exposições ICA

Inscrições abertas

Informações: 21-2553-3748 / 2553-9224 / 2554-8890 / 2223-0710
wats352@attglobal.net
Período: 28 de maio a 12 de junho de 2005
Coordenação: Charles Watson
Instituições: Rijksmuseum, Museu Stedelijk, Museu Vincent van Gogh, Casa de Rembrandt, National Gallery, Tate Modern, Tate Britain, Institute of Contemporary Art, Hayward Gallery, Courtauld Institute, entre outros
Todas as aulas e palestras em português


O projeto Dynamic Encounters, realizará em sua 24ª edição, mais um International Art Workshop. Serão 10 dias de visitas com palestras e discussões sobre arte e arquitetura, nos principais museus, galerias e ateliers de Amsterdã e Londres, com ênfase na arte moderna e contemporânea.

Posted by João Domingues at 11:29 AM | Comentários (1)

abril 20, 2006

Inscrições: Escola de Nova York: formação e desdobramento da arte moderna, com Rodrigo Andrade no Maria Antonia, São Paulo

Fontes da Arte Contemporânea
Curso Escola de Nova York: formação e desdobramento da arte moderna, com Rodrigo Andrade

Inscrições até 4 de maio de 2006

Centro Universitário Maria Antonia - 2° andar - sala de cursos
Rua Maria Antonia 294, São Paulo - SP
11-3255-7182 - r: 32 e 33 ou cursosma@usp.br
www.usp.br/mariantonia
Período: 4 a 25 de maio de 2006
Horário: quintas-feiras, 16-18h
Preço: R$ 120

Com aulas fartamente ilustradas, o curso focaliza os artistas norte-americanos que surgiram depois da II Guerra: Jackson Pollock, Barnett Newman, Willen DeKooning, Marc Rothko, Cliford Still, Hans Hoffmann, Phillip Guston, entre outros. O objetivo é combinar a visão panorâmica com análises de obras específicas, retrocedendo e avançando no tempo, para mostrar como o espaço da arte moderna se formou e se desdobra até hoje. Assim, a produção daqueles artistas é comparada com a da geração posterior de Nova York (Robert Rauschenberg, Jasper Jonhs, Andy Warhol, Donald Judd), em que o espaço da arte torna-se plenamente moderno, com o fazer da obra articulando-se ao aspecto não-artístico das coisas fabricadas.

Rodrigo Andrade é artista plástico, um dos fundadores do grupo Casa 7, nos anos 80, realizou diversas exposições individuais e coletivas, nos principais espaços expositivos do país, dentre os quais, a XVIII Bienal de São Paulo.Foi professor de história da arte contemporânea no MAM - SP.


Programação:

4 de maio - Action painting: a hegemonia norte-americana e a crise do humanismo histórico

11 de maio - Ação e matéria: expansionismo norte americano e existencialismo europeu

18 de maio - "Quantidade = qualidade": a arte como criação de fatos estéticos.

25 de maio - Desdobramento e ruptura. Arte sem convenções: arte e não-arte.

Posted by João Domingues at 11:05 AM

abril 17, 2006

Seminário: Mídia da Crise ou Crise da Mídia?, na UFRJ, Rio de Janeiro

Mídia da Crise ou Crise da Mídia?
Seminário Internacional sobre Mídia e Democracia e novas formas de ativismo político

26 a 28 de abril de 2006

Universidade Federal Do Rio de Janeiro - Campus da Praia Vermelha
Auditório do CFCH
Av. Pasteur 250, Urca, Rio de Janeiro - RJ
Informações: 21-3873-5067 / 2295-9449
Realização: Escola de Comunicação da UFRJ e Rede Universidade Nômade
Organização geral: Ivana Bentes (Professora e Diretora da Escola de Comunicação da UFRJ)
Apoio: MinC

Mídia da Crise ou Crise da Mídia? - Programação:

26 de abril, quarta-feira
10-13h - Midiocracia
Como a democracia se constitui em aliança, conflito e composição com os meios de Comunicação. Democracia pela mídia e governo dos meios de comunicação.
Palestrantes:
Wanderley Guilherme dos Santos - Cândido Mendes
José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil
Paulo Henrique Amorin , TV Record
Ricardo Kotscho, Globo/Universidade
Giuseppe Cocco -Rede Universidade Nômade e UFRJ
Mediador: Sérgio Sá Leitão (MinC)

14h - Apresentação de Projetos de Midiativismo: Teatro do Oprimido, Apresentação de filmes e vídeos curtos sobre Mídia, Apresentação de Projetos de Comunicação

15h-18h - Midiativismo
Os novos intelectuais e atores políticos que utilizam a mídia e suas linguagens como forma de ativismo político e estético. A política do simbólico.
Palestrantes:
Franco Berardi - Rekombinant e Universidade de Bolonha
Raul Sanchez - Universidad Nomada de Madrid
Wallace Hermann Rádios Comunitárias e PontoComSaúde
Geo Brito -CTO e Universidade Nômade
Giuliano Bonorandi - Ação Cultura Digital e Rádio Interferência
Mediadora: Tatiana Roque - Rede Universidade Nõmade e UFRJ


27 de abril, quinta-feira
10h-13h- A Mídia da Midia
Como a mídia vem cobrindo temas que afetam seu próprio negócio: a TV Digital, Ancinav, a Lei Geral de Comunicações, Softwares Livres, etc.
Palestrantes:
Gabriel Priolli - Televisão América Latina (TAL)
Diogo Moyses - Rede Intervozes
Sérgio Amadeu- Faculdade de Comunicação Cásper Líbero
Manoel Rangel - Diretor da Ancine
Mediador: Esther Hanburguer (USP e Folha de São Paulo)

14h - Apresentação de Dossiês, materiais na internet, capas de revista, sobre a cobertura e imagens da mídia dos temas debatidos, emissões de Rádio

15h-18h - NegroAtivismo
Como a mídia vem cobrindo temas polêmicos como as cotas, a bolsa família e as políticas de discriminação afirmativa. Mídia Negra
Palestrantes:
Alexandre Nascimento - PVNC e Rede Universidade Nômade
Adair Rocha (Minc)
Júlio César Tavares - UFF
Marcio Alexandre, Revista Afirma
Jeferson De - Movimento Dogma Feijoada
Edson Cardoso - Jornal IROHÍN
Mediador: Márcio André, Rede Universidade Nômade

28 de abril, sexta-feira
10h-13h - Mídias de Resistência
Como os movimentos sociais, Ongs, terceiro setor e sociedade civil fazem midia
Palestrantes:
Dojival Vieira - Afropress
Joaquim Palhares -Agência Carta Maior
Celso Horta, CUT
Claudia Cardoso - Midi@ética
Romano, RadioAberta
Ericson Pires, Hapax e Rede Universidade Nômade
Mediador: Giuseppe Cocco - Rede Universidade Nômade e Revista Global

14h - Intervenções estéticos-midiáticas, emissões de Rádio,video, etc. Exibição de vídeos da CUFA, Afroreggae, Cia Etnica de Dança, clips-favelas

15h-18h - Comunicando as Favelas
As Imagens das favelas na mídia e a produção cultural, audiovisual, midiática dos movimentos saídos das favelas e periferias
Palestrantes:
Jailson de Souza - Escola Crítica de Comunicação Popular da Maré
Carmem Luz - Cia Étnica de Dança
Nega Gizza, CUFA
Écio Salles - Afroreggae
Ivana Bentes - ECO
Paulo Vaz - Pós-ECO
Mediadora: Ilana Strozenberg ECO

18h - ENCERRAMENTO - Festa e Manifestos

Posted by João Domingues at 11:14 AM

Inscrições: Curso Ainda é Performance Arte?, de Daniela Labra, no Murillo La Greca, Recife

Curso Ainda é Performance Arte?
Professora: Daniela Labra, Curadora Independente e Pesquisadora

Inscrições abertas

Museu Murillo La Greca
NAE - Núcleo de Ações Educativas em Artes Visuais
Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti 366, Parnamirim, Recife - PE
81-3268-8011, mediacaocultural@gmail.com ou murillolagreca@gmail.com
Período: 15 a 20 de maio, 18h30-21h30
Preço: R$30


O Curso
O curso, contemplado pelo edital, será ministrado pela curadora independente e pesquisadora Daniela Labra, tem caráter teórico e prático. O objetivo é abordar e discutir os seguintes aspectos da Performance Arte: seu surgimento e legitimação enquanto linguagem autônoma; a Performance Arte e a multimídia - o registro e a obra original; o sentido radical performático e sua diluição no mercado da arte; e o seu legado estético na produção de arte atual.

As aulas serão divididas em momentos teóricos e práticos, onde está prevista apresentação e discussão de portfólios dos alunos participantes ou de artistas locais convidados para apresentarem seu material à turma. Serão ainda dirigidas a profissionais das artes visuais, do teatro e das artes do corpo em geral, assim como também dirigida ao público interessado.

O Programa
Os movimentos do Happening (1960) e da Performance Arte (1970) consistiram em ações plástico-narrativas ligadas à corrente da Live Art, a qual clamava pela eliminação das barreiras entre arte e vida. Seu projeto se baseava na reordenação da estrutura temporal-espacial de uma obra, cuja origem está nas vanguardas interdisciplinares do século XX.

De forte caráter político no princípio, tais ações foram impulsionadas por sentimentos de ruptura com relação aos mecanismos do mercado de arte e por desejos de transformar o lugar do indivíduo numa sociedade que se espetacularizava. Aos poucos, a Performance Arte foi se aliando às tecnologias de reprodução da imagem e as obras foram ganhando um eminente caráter de mise-en-scène. Desse modo, surgiram sub-produtos da performance ao vivo, com ações pensadas apenas para o suporte tecnológico (fotografia, vídeo, webcams).

Trinta anos após a explosão da Performance Arte como movimento de vanguarda, seu legado foi assimilado pelo sistema das artes e hoje se integra ao quadro das linguagens artísticas contemporâneas. A performance hoje é uma disciplina que não mais se restringe às artes, e seu estudo integra áreas da antropologia, da sociologia, do teatro, da dança, entre outras.

Daniela Labra
Daniela Labra é curadora independente e pesquisadora, pós-graduada em Comunicação e Arte pela Universidade Complutense de Madrid e mestre em Artes pela Unicamp. Desde 2003 realiza projetos de intercâmbio cultural e arte contemporânea, tendo desenvolvido curadorias e oferecido palestras na Holanda, Inglaterra e Finlândia sobre a produção de arte jovem no Brasil. Atualmente coordena a Agência Verbo - um braço institucional da Galeria Vermelho (SP), para a promoção e divulgação da performance arte. Pertence ao corpo editorial da Revista Número (SP) desde 2003 e tem publicado em revistas especializadas de arte e catálogos de exposições. Mantem o site www.artesquema.com.

Posted by João Domingues at 11:00 AM

abril 10, 2006

Chamada aos candidatos: Le Pavillon / Palais de Tokyo, França

Le Pavillon / Palais de Tokyo

Chamada aos candidatos até 30 de abril de 2006

Palais de Tokyo/ Le Pavillon
Sélection
13, avenue du Président Wilson 75116 Paris
+33 1 47 23 90 94 ou pavillon@palaisdetokyo.com
www.palaisdetokyo.com
É necessário o conhecimento da língua francesa ou inglesa

Chamada aos candidatos: Le Pavillon / Palais de Tokyo

Le Pavillon, laboratório de Pesquisa artística do Palais de Tokyo, local de criação contemporânea em Paris, convoca sua sétima promoção de jovens artistas e profissionais da arte contemporânea de todos os horizonte geográficos para um período de 8 meses, de novembro de 2007 a junho de 2008.

O objetivo desse programa é oferecer aos jovens profissionais (artista, arquiteto, coreógrafo, crítico de arte, pesquisador, curador, escritor, editor, galerista, grafista...) arte contemporânea, um local e intercâmbios multidisciplinares e de experimentações no próprio âmbito de uma instituição artística na França.

Leia abaixo o edital em francês e inglês

Le Pavillon

Plusieurs temps de travail jalonnent la période de résidence au Pavillon : développement de recherches personnelles, rencontres avec des personnalités du monde de l'art en interaction avec l'activité du Palais de Tokyo, participation à des workshops en France et à l'étranger, réalisations collectives ouvertes à toutes les pratiques artistiques…

CONDITIONS

Profil des participants : Jeunes artistes ou critiques d'art internationaux niveau BAC + 5 ou possédant une expérience professionnelle équivalente. La maîtrise du français et / ou de l'anglais est nécessaire. Ouvert à toutes les disciplines artistiques.

Frais d'inscription : Grâce à un partenariat avec l'école Nationale Supérieure des Arts de Cergy, l'inscription au Pavillon permet aux artistes de bénéficier d'une couverture sociale étudiante. Chaque artiste doit prendre en charge les droits d'inscription (d'environ 300 €), ainsi que les frais de sécurité sociale (d'environ 190 €). Ces montants ne sont pas fixés par avance et sont soumis à modifications chaque année.

Frais de voyage et visa : Chaque artiste doit prendre en charge les frais de son voyage ainsi que, si nécessaire, les démarches liées à l'obtention de son visa. Le Pavillon peut à cet égard fournir une attestation de participation.

Bourses : Chacun des artistes sélectionnées reçoit pendant 8 mois une bourse mensuelle. Pour information, les artistes de la promotion 2005/2006 ont obtenu des bourses de 1000 euros par mois.

Logement : Le Pavillon ne dispose pas de résidence.

Contact: pavillon@palaisdetokyo.com

MODALITÉS DE RECRUTEMENT

Afin de procéder au recrutement des candidats, nous vous demandons de proposer un projet en réagissant à un thème défini au moment de chaque recrutement.

Vous concevrez un projet d'œuvre pouvant s'inscrire dans la problématique de l'invisible et du fantomatique, de l'immatériel ou du furtif sans pour autant renoncer à une dimension spectaculaire.
Pas de support, de médium ou d'espace défini a priori pour sa présentation, à vous de définir le cadre.
Rendu du projet sur un support électronique et sous forme de planches imprimées format A4.

Afin de mieux connaître les candidats, nous vous demandons de joindre les éléments suivants à votre dossier :

1/ La fiche d'inscription complétée, accompagnée de :
- une lettre de motivation qui exprime votre intérêt pour ce programme
- un curriculum vitae
- une photocopie de la carte d'identité ou du passeport
- deux photographies

2/ Un dossier artistique comprenant :
- un descriptif des œuvres comportant une fiche technique sur support papier
- une vingtaine de reproductions du travail sur support papier
- et/ou une bande sonore (10 minutes maximum) sur CD
- et/ou une compilation de travaux vidéo (maximum 15 minutes en VHS, mini dv ou dvd)
- et/ou un lien vers un site Internet…

CALENDRIER DE RECRUTEMENT

Appel à candidature : mi-mars
Dépôt des dossiers : fin avril
Présélection sur dossier : mi-mai
Sélection finale sur entretien : juin

Conditions de participation : les éventuels frais de déplacement du candidat pour l'entretien de sélection finale ne seront pas pris en charge par Le Pavillon.

Les dossiers doivent parvenir au Pavillon à cette adresse :
Palais de Tokyo/ Le Pavillon
Sélection
13, avenue du Président Wilson 75116 Paris

*Les candidats peuvent récupérer leur dossier à l'issue de la sélection et ce avant le 30 septembre sur rendez-vous au Palais de Tokyo, ou ils peuvent joindre une enveloppe timbrée au format du dossier, libellée à leurs noms et adresse. Le Pavillon ne pourra pas être tenu pour responsable en cas de perte au cours de l'envoi ou de dommage causé au cours de l'examen du dossier. Au-delà de la date susmentionnée, Le Pavillon ne pourra pas garantir la conservation du dossier.

ENGLISH VERSION

The programme of Le Pavillon will be punctuated with various events and may take very different form; personal research, meetings with various figures from the world of art directly linked to the overall project of the "Palais de Tokyo", Workshops in different countries, creative production whether collective or individual open to all types of artistic practices, ...

CONDITIONS

Participants' profile: Young artists or curator with a Bac + 5-level of studies or equivalent professional experience. Knowledge of French and/or English is required.

Enrolment fees: Thanks to a special partnership with the Ecole nationale supérieure d'arts de Cergy, enrolment in Le Pavillon program enables artists to take advantage of student insurance and medical coverage. Each artist is responsible for enrolment fees and social security fees, which amounts are about 300 euros and 190 euros respectively.

Travel expenses and visa : Each artist is responsible for travel expenses and for visas. The Pavillon can provide an attestation of participation.

Study grants: Each of the selected artists will receive a monthly grant from €800 to €1000 during the 8-month program.

Living accommodations: Le Pavillon has no student housing of its own.

Contact: pavillon@palaisdetokyo.com

HOW TO APPLY

Candidates are asked to make a proposal based on a theme selected for each recruitment.

You shall conceive a project, which is to be kept within the problematic of the invisible and the ghostly, the immaterial or the furtive, without abandoning a spectacular idea and/or dimension.
No pre-defined medium or space for its presentation; up to you to decide this framework.
Return of the project both on digital medium and printed A4 plates.

You should include the following items with your application:

1/ The completed application form along with :
- a cover letter explaining your interest in this program
- a curriculum vitae
- a photocopy of your ID or passport
- two photos of yourself

2/ An overall art dossier comprising :
- 20 or so reproductions of work on a paper support
- and/or a CD (maximum 10 minutes)
- and/or a compilation of video work (maximum 15 minutes VHS, mini DV or DVD)
- and/or any other pertinent document
- and/or Website address

DEADLINES

Selection campaign: Mid-March
Files deposit: end of April
Preselection jury (initial selection based on candidat's dossiers) : mid-May.
Final jury (interviews with short-listed candidates): mid-June

Participation conditions: the Pavillon won't be responsible for potential travel expenses.

All documents must be sent to this address:
Palais de Tokyo/ Le Pavillon
Selection
13, avenue du Président Wilson
75116 Paris, France

* Candidates who wish to have their dossier returned to them at the end of the selection process are requested either to pick it up personally (by appointment) at the Palais de Tokyo before 30 September, or to include a self-addressed stamped envelope corresponding to the format of the dossier.

Posted by João Domingues at 10:25 AM

abril 7, 2006

Inscrições: ARTEDUCA - Arte-educação e Tecnologias Contemporâneas 2006: curso de educação à distância

ARTEDUCA - Arte-educação e Tecnologias Contemporâneas 2006: curso de educação à distância

Inscrições até 27 de abril de 2006

Arteduca - UNB
grupoarteduca@gmail.com
www.arteduca.unb.br
Preço: 4 parcelas de R$ 130
Arte-educação e Tecnologias Contemporâneas 2006: 2 de maio a 18 de julho de 2006

Procedimentos para inscrição: encaminhar currículo e carta de intenções para o e-mail do Arteduca (grupoarteduca@gmail.com)


ARTEDUCA - Arte-educação e Tecnologias Contemporâneas 2006: curso de educação à distância

O Instituto de Artes da Universidade de Brasília , por meio do Grupo Arteduca , idealizou o curso de pós-graduação lato sensu ARTEDUCA - Arte-educação e Tecnologias Contemporâneas, destinado à formação de professores e profissionais da educação, que atuem no contexto escolar.

Trata-se de uma especialização oferecida na modalidade à distância, com o objetivo de promover a formação de professores, para o planejamento e implementação de projetos relacionados com a arte e a cultura, com base na arte-educação e visando a construção colaborativa de uma metodologia interdisciplinar de trabalho no contexto escolar.

Os estudos e as práticas são efetivados por meio de estratégias de educação a distância, fundamentadas na auto-aprendizagem, em trabalhos colaborativos e na articulação dos estudos realizados no curso com a prática profissional dos próprios professores/alunos matriculados no curso.

As atividades serão desenvolvidas no ambiente virtual de aprendizagem da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (SEED/MEC), com apoio do Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília (CEAD/UnB) .

Para ingressar no ARTEDUCA - Arte-educação e Tecnologias Contemporâneas 2006 , os candidatos deverão ser aprovados em uma etapa preliminar a ser realizada por meio do curso de extensão Estratégias de Aprendizagem a Distância, planejado exclusivamente para preparar os candidatos para o prosseguimento de estudos e pesquisas em ambientes virtuais de aprendizagem e para a participação em formações a distância on line.

1ª ETAPA: curso de extensão ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA

Características do Curso

A DISTÂNCIA - com uso do e-ProInfo - ambiente colaborativo digital do Programa de Informática na Educação, da Secretaria de Educação a Distância, do Ministério da Educação - ProInfo/SEED/MEC - e dos recursos e ferramentas disponíveis no mesmo.

IDIOMA - português

MODULAR - conforme programa apresentado

NÍVEL DE FORMAÇÃO - aperfeiçoamento

CARGA HORÁRIA - 180 horas

CERTIFICAÇÃO - emitida pela Universidade de Brasília (UnB), que, por sua vez, é credenciada pelo MEC para a oferta de cursos a distância (Portaria MEC nº 4.055/2003).

PÚBLICO-ALVO - professores e profissionais graduados, de qualquer área de conhecimento, que atuem na educação.

PROGRAMA DO CURSO DE EXTENSÃO

* Módulo 1 - Fundamentos do Curso - 02/05 até 15/05/2006
* Módulo 2 - Aprender a aprender em Educação a Distância - 16/05 até 05/06/2006
* Módulo 3 - Estratégias de Aprendizagem on-line - 06/06 até 26/06/2006
* Módulo 4 - Abordagens teóricas aplicadas à educação a distância - 27/06 até 18/07/2006

CALENDÁRIO

· Inscrição : 06/03 a 27/04/2006

· Período de realização : 02/05 até 18/07/2006

INVESTIMENTO

· Mensalidade do curso de extensão : 4 parcelas de R$ 130,00

· Custo total do curso de extensão : R$ 520,00

PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO - encaminhar currículo e carta de intenções para o e-mail do Arteduca (grupoarteduca@gmail.com) - entre os dias 06 e 27/04/2006.

SOBRE A SELEÇÃO
Critérios de avaliação para ingresso na 1ª etapa (curso de extensão)

Queremos representar um diferencial positivo e contribuir para elevar a qualidade da educação em nossas escolas. Nossos critérios de avaliação estão, portanto, relacionados com as possibilidades de alcançar esses objetivos.

Temos, também, interesse em contemplar a diversidade em relação à cultura e ao conhecimento. Dessa forma, buscaremos em nossa seleção abranger todas as áreas de conhecimento e analisaremos as possibilidades de contribuição dos candidatos para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares nos contextos escolares, considerando sempre a experiência prévia de cada um. Não estaremos procurando apenas professores mais experientes. Buscaremos contemplar as diversidades culturais, regionais e sociais, de maneira a promover um intercâmbio construtivo entre os participantes.

Na carta de intenções e no currículo dos candidatos serão buscadas informações que demonstrem a possibilidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, para a promoção da melhoria da qualidade da educação nos contextos escolares de atuação desses candidatos.

Ao inscrever-se no curso, o professor/aluno deverá ter plena consciência de que estará assumindo o compromisso com a aplicação do projeto no contexto escolar, mesmo que ele não atue diretamente na escola contemplada .

Verificaremos, também, se os mesmos são graduados, pois, como se trata de um processo seletivo para uma pós-graduação, esse é um pré-requisito básico.

Para ingressar na especialização, os professores/alunos matriculados na extensão deverão demonstrar que se tornaram aptos para participar das atividades individuais e colaborativas propostas ao longo do curso; que estão preparados para participar com autonomia, disciplina e responsabilidade de um curso a distância; que adquiriram o conhecimento necessário para utilizar os recursos disponibilizados no ambiente e-ProInfo e, que dispõem de equipamento adequado para realizar esse acesso, de forma a participar com a devida assiduidade, de todas as atividades propostas ao longo do curso.

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DO CURSO DE EXTENSÃO E INÍCIO DA MATRÍCULA NO ARTEDUCA 2006 : 17/07/2006

2ª ETAPA - Pós-Graduação lato sensu ARTEDUCA: ARTE-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS -CONTEMPORÂNEAS 2006

Características do Curso

A DISTÂNCIA - com uso do e-ProInfo - ambiente colaborativo digital do Programa de Informática na Educação, da Secretaria de Educação a Distância, do Ministério da Educação - ProInfo/SEED/MEC - e dos recursos e ferramentas disponíveis no mesmo.

IDIOMA - português

MODULAR - conforme programa apresentado

NÍVEL DE FORMAÇÃO - especialização

CARGA HORÁRIA - 510 horas

DURAÇÃO - 1 ano

CERTIFICAÇÃO - emitida pela Universidade de Brasília (UnB), que, por sua vez, é credenciada pelo MEC para a oferta de cursos a distância (Portaria MEC nº 4.055/2003).

PÚBLICO-ALVO - professores e profissionais graduados, de qualquer área de conhecimento, que atuem na educação básica ou superior.

PROGRAMA E CALENDÁRIO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Módulo 1 - A Arte-educação no Brasil - O Processo histórico - 01/08 até 22/08/2006 - 45h

Ementa: Apresentação dos Fundamentos do Arteduca, informações básicas sobre o curso - programa, objetivos, metodologia e estratégias de desenvolvimento.
Estudos teóricos referentes à educação em arte na primeira metade do século XX. Temas abordados neste módulo: a educação em arte no Brasil, educação geral e o processo histórico; a i nfluência de John Dewey na Educação em Arte no Brasil; a Educação Tradicional versus Educação Nova; a "livre expressão" e a Educação Através da Arte e, a influência de Piaget e Vigotsky na educação brasileira.

Módulo 2 - Bauhaus - 23/08 até 12/09/2006 - 45h

Ementa: A proposta didática do módulo Bauhaus tem como objetivo a aquisição de conhecimentos básicos sobre a instituição de ensino alemã denominada Bauhaus e a influência por ela exercida sobre o ensino das escolas de arte, design e arquitetura durante todo o Sc. XX e início do Sc. XXI. Estão incluídos no módulo um Breve Histórico, os Propósitos Pedagógicos, os Cursos Preliminares, algumas Oficinas e o Curso de Arquitetura.

Módulo 3 - Construção de um modelo nacional de educação - 13/09 até 03/10/2006 - 45h

Ementa: Serão tratados neste módulo, os seguintes temas: o Modernismo e a Semana de 22; Brasília: a proposta pedagógica da nova capital; a proposta de Lúcio Costa para o ensino do desenho e a abordagem teórica proposta por Paulo Freire para um novo modelo nacional de educação .

Módulo 4 - Arte-educação em uma perspectiva pós-moderna - 04/10 até 24/10/2006 - 45h

Ementa: Neste Módulo serão procedidas algumas reflexões acerca da a pós-modernidade idealizados estudos a respeito das implicações da reforma curricular brasileira na educação em arte.

Módulo 5 - A Proposta Triangular - 25/10 até 07/11/2006 -30h

Ementa: Origens e pressupostos fundamentais da Proposta Triangular de Arte-educação.

Módulo 6 - Arte e tecnologia - 08/11 até 28/11/2006 - 30h

Ementa: Este Módulo trata da história de alguns conceitos sobre a relação da arte e dos meios de comunicação utilizados pela educação a distância, tais como o rádio, os correios e a Internet.

Módulo 7 - Construção de uma síntese dialética - 29/11 até 20/12/2006 - 45h

Ementa: Temas abordados neste módulo: abordagens teóricas sócio-interacionistas - o construtivismo, construcionismo e o co-construtivism; a Biologia do Conhecer proposta por Humberto Maturana e a Proposta Triangular de Educação em Arte, suas origens e ações.

Módulo 8 - Elementos do projeto interdisciplinar - 26/02 até 27/03/2007 - 45h

Ementa: A interdisciplinaridade nos contextos escolares. Elementos do projeto interdisciplinar: temática, objetivos, referencial teórico, metodologia, cronograma e estratégias de implementação. Estudos individuais e colaborativos para elaboração do projeto de ensino e aprendizagem e análise das possibilidades de aplicação no contexto escolar. Processo de aplicação do projeto na escola e na comunidade.

Módulo 9 - Tecnologias Contemporâneas na escola - 28/04 até 24/04/2007 - 45h

Ementa: Análise do potencial dos programas governamentais para a implementação e dinamização do uso das tecnologias nos contextos escolares.

Módulo 10 - Projeto Interdisciplinar - 24/04 até 15/05/2007 - 45h

Ementa: Levantamento e análise de propostas teórico-metodológicas para a elaboração de projeto de pesquisa nos contextos escolares.

Módulo 11 - Trabalho de Conclusão do Curso - 15/05 até 13/07/2007 - 45h

Ementa: Monografia, envolvendo elaboração de projeto didático. A Interdisciplinaridade nos contextos escolares. Projeto de ensino e projeto de aprendizagem. Abordagens teórico-metodológicas aplicadas aos projetos interdisciplinares.

Módulo 12 - Seminário de Conclusão do Curso - 16/07 até 21/07/2007 - 45h

Ementa -Seminário Presencial - apresentação dos Projetos Interdisciplinares e encerramento do curso.

INVESTIMENTO

Mensalidade do curso de especialização : 12 parcelas de R$ 220,00

Custo total do curso de especialização : R$ 2.640,00

SOBRE A SELEÇÃO PARA O ARTEDUCA 2006

Os alunos serão selecionados pro meio da avaliação da participação no curso de extensão ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA . Conforme critérios estabelecidos e apresentados no item Critérios de avaliação para ingresso na 1ª etapa (curso de extensão).


PROCEDIMENTOS PARA MATRÍCULA

Por meio de solicitação de inscrição na especialização no ambiente e-ProInfo. Serão aceitas as solicitações dos alunos aprovados na seleção realizada no curso de extensão.

MAIS INFORMAÇÕES PODERÃO SER BUSCADAS NO SITE DO GRUPO ARTEDUCA - www.arteduca.unb.br .

Posted by João Domingues at 11:05 AM