Página inicial

Cursos e Seminários

 


novembro 2013
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
Pesquise em
Cursos e Seminários:

Arquivos:
As últimas:
 

junho 4, 2012

Projeto Experiência com Paula Braga, Ana Maria Maia e Albano Afonso no Itaú Cultural, São Paulo

Projeto Experiência

Coordenação: Paula Braga

Orientadores: Ana Maria Maia, Albano Afonso, Paula Braga

Incentivar o pensamento sobre arte e o fazer artístico. Este é o objetivo do projeto Experiência, promovido pelo Itaú Cultural. Alunos inscritos em cursos de graduação de ensino superior de quaisquer cursos e períodos - desde que tenham produção em artes visuais - podem participar desta terceira edição coordenada pela pesquisadora e crítica de arte Paula Braga. O programa tem como foco principal abordar aspectos do fazer artístico, propondo questões relacionadas à atuação do artista no mundo de hoje.

Inscrições até 13 de julho de 2012

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
11-2168-1876
www.itaucultural.org.br

Podem se candidatar ao projeto Experiência estudantes de graduação de qualquer curso de ensino superior, desde que tenham produção em artes visuais. A ficha de inscrição está disponível no site - www.itaucultural.org.br/experiencia - e deve ser enviada pelo correio ou entregue pessoalmente no Itaú Cultural com carta de interesse, currículo, comprovante de matrícula da universidade e portfólio com cinco imagens impressas ou DVDs (para mídias digitais e DVDs), no mínimo, e, no máximo, 10.

A divulgação dos selecionados, em um total até 15, está programada para 31 de julho.

Sobre o programa

Por um período de cinco meses, eles participarão de encontros periódicos com Paula Braga para debates teóricos em que acontecerá leitura de portfólios, avaliação dos trabalhos e discussão sobre produção artística contemporânea, práticas possíveis, relações sociais, entre outros temas. Esse tipo de acompanhamento também será realizado por meio de conversas em grupo e individuais com o artista Albano Afonso e a crítica e curadora Ana Maria Maia.

Também estão previstas visitas técnicas à ateliês de artistas, instituições de arte e espaços em que acontecem práticas de arte e educação.

Mesas de debates abertas ao público também são novidade este ano. As palestras que em 2011 eram restritas a um grupo específico, estarão abertas a participação do público em geral - serão ao todo quatro encontros abertos ao público. As discussões giram em torno de temas pertinentes a formação de jovens artistas no Brasil, como mercado de arte e residências artísticas.

Todos esses encontros que integram o projeto Experiência se propõem a complementar a formação dos jovens que estão começando a atuar no mercado de arte, incentivando o diálogo e mostrando as diversas possibilidades de atuação - não só a produção artística como também arte-educação, mercado entre tantas outras áreas.

Biografia dos orientadores
Paula Braga é pesquisadora e crítica de arte independente, mestra em história da arte pela Universidade de Illinois, Estados Unidos, e doutora em filosofia da arte pela USP. Atualmente é pós-doutoranda no Instituto de Artes da Unicamp. Trabalhou em instituições de arte brasileiras e no Krannert Art Museum, Estados Unidos, e organizou o livro Fios Soltos - a Arte de Hélio Oiticica (Perspectiva, 2008). Seus projetos e publicações concentram-se em arte contemporânea brasileira.

Ana Maria Maia é jornalista, curadora e crítica de arte independente, além de mestra em história e crítica de arte pela Faculdade Santa Marcelina. Membro do Núcleo de Pesquisa e Curadoria do Instituto Tomie Ohtake, foi assistente de curadoria na 29ª Bienal de São Paulo e uma das curadoras da exposição Convite à Viagem, do Itaú Cultural.

Albano Afonso é artista multimídia e um dos fundadores e organizadores do Ateliê Fidalga, espaço aberto para trocas e discussões que estimulem o desenvolvimento de poéticas pessoais. Participou da 29ª Bienal de São Paulo e do Le Mois de laPhoto à Montréal, no Canadá, em 2011. Recentemente, integrou a exposição 7SP - SevenArtistsFrom São Paulo, no ContemporaryArtBrussels, na Bélgica.

* A entrega do material pode ser feita pessoalmente ou via correio no endereço:
Itaú Cultural: Avenida Paulista, 149 - 4º andar / Núcleo de Educação Cultural
São Paulo - SP - CEP 01311 000

Posted by Cecília Bedê at 5:25 PM