Página inicial

Cursos e Seminários

 


julho 2021
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Pesquise em
Cursos e Seminários:

Arquivos:
julho 2021
junho 2021
maio 2021
abril 2021
fevereiro 2021
janeiro 2021
dezembro 2020
novembro 2020
outubro 2020
setembro 2020
agosto 2020
julho 2020
junho 2020
abril 2020
março 2020
fevereiro 2020
janeiro 2020
dezembro 2019
novembro 2019
outubro 2019
setembro 2019
agosto 2019
julho 2019
junho 2019
maio 2019
abril 2019
março 2019
fevereiro 2019
janeiro 2019
dezembro 2018
novembro 2018
outubro 2018
setembro 2018
agosto 2018
julho 2018
junho 2018
maio 2018
abril 2018
março 2018
fevereiro 2018
janeiro 2018
dezembro 2017
novembro 2017
outubro 2017
setembro 2017
agosto 2017
julho 2017
junho 2017
maio 2017
abril 2017
março 2017
novembro 2016
outubro 2016
setembro 2016
agosto 2016
julho 2016
junho 2016
maio 2016
fevereiro 2016
janeiro 2016
novembro 2015
outubro 2015
setembro 2015
agosto 2015
julho 2015
junho 2015
maio 2015
abril 2015
março 2015
fevereiro 2015
dezembro 2014
novembro 2014
outubro 2014
setembro 2014
agosto 2014
julho 2014
junho 2014
maio 2014
abril 2014
março 2014
fevereiro 2014
janeiro 2014
dezembro 2013
novembro 2013
outubro 2013
setembro 2013
agosto 2013
julho 2013
junho 2013
maio 2013
abril 2013
março 2013
fevereiro 2013
janeiro 2013
dezembro 2012
novembro 2012
outubro 2012
setembro 2012
agosto 2012
julho 2012
junho 2012
maio 2012
abril 2012
março 2012
fevereiro 2012
janeiro 2012
dezembro 2011
novembro 2011
outubro 2011
setembro 2011
agosto 2011
julho 2011
junho 2011
maio 2011
abril 2011
março 2011
fevereiro 2011
janeiro 2011
novembro 2010
outubro 2010
setembro 2010
agosto 2010
julho 2010
junho 2010
maio 2010
abril 2010
março 2010
fevereiro 2010
janeiro 2010
dezembro 2009
novembro 2009
outubro 2009
setembro 2009
agosto 2009
julho 2009
junho 2009
maio 2009
abril 2009
março 2009
fevereiro 2009
janeiro 2009
dezembro 2008
novembro 2008
outubro 2008
setembro 2008
agosto 2008
julho 2008
junho 2008
maio 2008
abril 2008
março 2008
fevereiro 2008
janeiro 2008
dezembro 2007
novembro 2007
outubro 2007
setembro 2007
agosto 2007
julho 2007
junho 2007
maio 2007
abril 2007
março 2007
fevereiro 2007
janeiro 2007
dezembro 2006
novembro 2006
outubro 2006
setembro 2006
agosto 2006
julho 2006
junho 2006
maio 2006
abril 2006
março 2006
fevereiro 2006
As últimas:
 

setembro 19, 2011

Seminário Internacional Circuito e crítica da arte contemporânea pós mídias digitais no MIS, São Paulo

Seminário Internacional Circuito e crítica da arte contemporânea pós mídias digitais

Curadoria de Giselle Beiguelman
Participantes: Brian Mackern, Cauê Alves, Cristiana Tejo, Ivana Bentes, Jorge La Ferla, Josephine Bosma, Manuela Naveau, Priscila Arantes, Tadeu Chiarelli, Tania Aedo, Tiago Mesquita

O 9o Prêmio Sergio Motta de Arte de Arte e Tecnologia realiza nos dias 1o e 2 de outubro, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo – MIS-SP, o Seminário Internacional “Circuito e crítica da arte contemporânea pós mídias digitais”. Com curadoria de Giselle Beiguelman, esta edição conta com a participação dos críticos brasileiros Cauê Alves, Cristiana Tejo, Ivana Bentes, Priscila Arantes, Tadeu Chiarelli e Tiago Mesquita; e estrangeiros Brian Mackern (Uruguai), Jorge La Ferla (Argentina), Josephine Bosma (Holanda), Manuela Naveau (Áustria) e Tania Aedo (México).

1° de outubro, 11h30-15h30 e 2 de outubro,10-19h

Museu da Imagem e do Som - MIS
Avenida Europa 158, Jardim Europa, São Paulo - SP
11-21174777 ou mis@mis-sp.org.br
www.mis-sp.org.br

Programação

No dia 1 de outubro, a partir das 11h30, o Instituto Sergio Motta oferece um brunch de boas-vindas aos participantes e ao público presente. Com abertura de Camila Duprat, superintendente do ISM, e Giselle Beiguelman, o Seminário prossegue com apresentações breves dos críticos e curadores convidados em uma mesa informal de debates sobre as questões que hoje envolvem a crítica e o circuito artístico contemporâneo pós mídias digitais, aberta à participação do público.

A edição 2011 do Prêmio Sergio Motta foi dividida em duas categorias. Em Início de Carreira, os indicados são: Alice Miceli, Claudio Bueno, Jeraman, mmnehcft & MANIFESTO21.TV, Pablo Lobato, Panetone, Ricardo Carioba e Vivian Caccuri. E em Meio de Carreira, Dias & Riedweg, Lucas Bambozzi, Raquel Kogan e Zaven Paré.

No dia 2 de outubro, a partir das 10 horas, os críticos participantes do Seminário trabalham em duplas, tomando como ponto de partida a leitura crítica dos portfólios dos 12 artistas selecionados para discutir a inserção da produção de arte e tecnologia no circuito de difusão e crítica de arte contemporânea.

Durante a realização do Seminário, os participantes farão uma introdução ao público sobre o artista analisado, situando criticamente sua produção frente ao cenário nacional e internacional.

Segundo Giselle Beiguelman, os portfólios selecionados pelo júri em suas duas etapas – Seleção e Premiação - indicam o esgotamento do termo arte e tecnologia para dar conta da produção artística contemporânea relacionada às ciências e às mídias. “Se cerca de dez anos atrás, como diz o professor André Lemos, discutíamos a desmaterialização da cultura, dando ênfase ao upload das práticas sociais, hoje estamos fazendo o download do ciberespaço”, atesta a coordenadora.

Biografias dos críticos e curadores

Brian Mackern (Montevidéu, Uruguai) é artista e compositor. Vem realizando exposições e diversos workshops e seminários internacionais pelos quais recebeu importante reconhecimento institucional. Professor de Digital and Electronic Arts da Universidade de la República Uruguay. É fundador e organizador do dorkbot.myd e coordenador/curador de New Media Art no Cme. Subte, Montevidéu. atualmente desenvolve o programa "montevideo.ETC" no Espacio de Tecnología y Cultura. Cauê Alves (São Paulo) é mestre e doutor em filosofia pela FFLCH-USP e professor da graduação e pós-graduação da PUC-SP. É curador-adjunto da 8ª Bienal do Mercosul, curador do 32º Panorama da Arte Brasileira do MAM-SP e curador do Solo Projects: Focus Latinoamerica, ARCOmadrid 2012. Desde 2006 é curador do Clube de Gravura do MAM-SP. Realizou, a mostra Mira Schendel: Avesso do avesso (Instituto de Arte Contemporânea, 2010) e Quase líquido (Itaú Cultural, 2008).

Cristiana Tejo (Recife) é curadora independente. Atualmente, é co-curadora do 32º Panorama da Arte Brasileira do MAM- SP e curadora do Projeto Made in Mirrors. Foi diretora do MAMAM (Recife, 2007-2008), curadora da Fundação Joaquim Nabuco (Recife, 2002-2006) e do Rumos Artes Visuais do Itaú Cultural (São Paulo, 2005-2006). Na X Bienal de Havana, fez a curadoria da Sala Especial de Paulo Bruscky, e, no Itaú Cultural, fez a co-curadoria de Futuro do Presente, com Agnaldo Farias. Publicou Paulo Bruscky - Arte em todos os sentidos (2009).

Gabriel Soucheyre
(Clermont-Ferrand, França) é diretor do Videoformes - Festival internacional de videoarte e cultura digital. Editor de Turbulences Video, revista trimestral de reflexão sobre audiovisual e novas mídias; criador do Archives Numériques Vidéoformes, um arquivo digital de vídeo arte independente; e curador da Galerie de l’Art du Temps. Participa regularmente de eventos nacionais e internacionais como curador ou membro de júri. É professor na Université Blaise Pascal, (Clermont-Ferrand, França).

Ivana Bentes (Rio de Janeiro) é professora e pesquisadora de cinema, novas mídias, cultura e comunicação da Escola de Comunicação da UFRJ. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ, pesquisadora do CNPQ, coordenadora do projeto Midiarte e Estéticas da Comunicação e coordenadora do Pontão de Cultura Digital da ECO/UFRJ e Laboratório Cultura Viva. Participa regularmente como ensaísta e conferencista em publicações e eventos relacionados às áreas de Comunicação, Artes Visuais, Cinema, TV e novas tecnologias da imagem e como curadora em cinema e arte.

Jorge La Ferla
(Buenos Aires) é professor catedrático da Universidade de Buenos Aires, da Universidade de Cinema de Buenos Aires e da Universidade de Los Andes, Bogotá. Editou 30 livros sobre arte e mídia. Autor dos livros Video en la Puna: Los viajes de Valdez (Nueva Librería, 1994) e Cine (y) digital. Aproximaciones a posibles convergencias entre el cinematógrafo y la computadora (Manantial, 2009), entre outros. É curador de cinema, vídeo e novas tecnologias com ampla atuação internacional.

Josephine Bosma (Amsterdã, Holanda) é escritora e crítica de arte. Publicou Nettitudes – Let’s Talk Net Art uma compilação de ensaios (NAi Publishers / Institute for Network Cultures), além de entrevistas, críticas e textos para catálogos, livros e revistas. Tendo como foco o trabalho com net art, arte sonora e cultura de rede, Bosma co-organizou eventos, como a seção rádio do festival Next5Minutes (1996-1999), a newsletter CREAM (2001/2002) e o simpósio do festival GOGBOT (2010-2011).

Manuela Naveau (Linz, Áustria) é artista independente e curadora. Juntamente com Gerfried Stocker, é responsável, desde 2004, pelo festival internacional Ars Electronica. Seu trabalho pessoal tem como foco projetos cujo objetivo seja o de desafiar as formas de se perceber a arte visual. É doutoranda pela University for Art and Design, em Linz, e sua pesquisa trata de formas contemporâneas de práticas artísticas influenciadas pela internet.

Priscila Arantes (São Paulo) é pesquisadora, crítica e curadora. Mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e pós-doutora pela Unicamp. É diretora técnica do Paço das Artes e foi diretora adjunta do MIS-SP (2007-2011). É autora de Arte @ Mídia: perspectivas da Estética estética Digital (Senac/FAPESP), Conexões Tecnológicas (Imesp), Estéticas tecnológicas: novas formas de sentir (EDUC). Foi curadora das exposições I/legítimo: dentro e fora do circuito (2008), Crossing [Travessias](2010) e Assim é, se lhe parece (2011).
Tadeu Chiarelli (São Paulo) é professor junto ao Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP e diretor do Museu de Arte Contemporânea da USP.

Tania Aedo (Cidade do México, México) é diretora do Laboratorio Arte Alameda. Em 1993, passou a trabalhar no Multimedia Center, do qual foi diretora entre 2005 e 2007. Nos anos 1990, como parte de sua prática artística, dedicou-se ao desenvolvimento de simulações interativas tridimensionais (Realidade Virtual), de ambientes multiusuários e de pequenas comunidades na internet. Atualmente tem como foco de pesquisa o desenvolvimento de estratégias artísticas em contextos específicos, tecnologia e educação interdisciplinar na América Latina.

Tiago Mesquita (São Paulo) é formado em Ciências Sociais e mestre em Filosofia na FFLCH – USP. É crítico de arte desde a década de noventa e colaborou com os jornais Folha de S. Paulo e O Público, além das revistas Novos Estudos CEBRAP, +soma e Reportagem,, entre outros. Além de crítico de arte, mantém o blog do Guaciara e é letrista de música popular. Tendo composto com Rômulo Fróes, Maurício Takara e Rob Mazurek. Leciona História da Arte no curso de Arquitetura da Faam, atua como crítico e, ocasionalmente, como curador.

Giselle Beiguelman (São Paulo) é midiartista e professora universitária. Atua nas áreas relacionadas à criação e crítica de artemídia. Foi professora da pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP (2001 a 2011) e é professora da FAU-USP. Foi curadora do Nokia Trends (2007 e 2008) e Diretora Artística do Instituto Sergio Motta (2008-2011).

Camila Duprat Martins (São Paulo) é superintendente do Instituto Sergio Motta. Museóloga, bacharel em História e pós-graduada em História da Arte pela ECA-USP. Foi diretora do Museu de Arte Moderna SP (1990-1992), diretora da Divisão de Artes Plásticas do Centro Cultural São Paulo (1993/2000), coordenadora de produção do Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia (2001/2004), coordenadora do projeto Museu Vivo da Secretaria de Estado da Cultura (2004/-2005) e coordenadora do curso de pós-graduação do SENAC SP “Gestão em Artes”(2007/-2008).

Instituto Sergio Motta

O Instituto Sergio Motta é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, criado em 2000, que atua como um centro de projetos e debates, fomentando o uso criativo das tecnologias e a difusão de inovações nesse campo. Dentro da área artístico-cultural tem como sua principal realização o Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia, que neste ano distribui R$ 160.000,00 em premiações a artistas e criadores de todo o país.

Posted by Gilberto Vieira at 4:22 PM