Página inicial

Cursos e Seminários

 


julho 2021
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Pesquise em
Cursos e Seminários:

Arquivos:
julho 2021
junho 2021
maio 2021
abril 2021
fevereiro 2021
janeiro 2021
dezembro 2020
novembro 2020
outubro 2020
setembro 2020
agosto 2020
julho 2020
junho 2020
abril 2020
março 2020
fevereiro 2020
janeiro 2020
dezembro 2019
novembro 2019
outubro 2019
setembro 2019
agosto 2019
julho 2019
junho 2019
maio 2019
abril 2019
março 2019
fevereiro 2019
janeiro 2019
dezembro 2018
novembro 2018
outubro 2018
setembro 2018
agosto 2018
julho 2018
junho 2018
maio 2018
abril 2018
março 2018
fevereiro 2018
janeiro 2018
dezembro 2017
novembro 2017
outubro 2017
setembro 2017
agosto 2017
julho 2017
junho 2017
maio 2017
abril 2017
março 2017
novembro 2016
outubro 2016
setembro 2016
agosto 2016
julho 2016
junho 2016
maio 2016
fevereiro 2016
janeiro 2016
novembro 2015
outubro 2015
setembro 2015
agosto 2015
julho 2015
junho 2015
maio 2015
abril 2015
março 2015
fevereiro 2015
dezembro 2014
novembro 2014
outubro 2014
setembro 2014
agosto 2014
julho 2014
junho 2014
maio 2014
abril 2014
março 2014
fevereiro 2014
janeiro 2014
dezembro 2013
novembro 2013
outubro 2013
setembro 2013
agosto 2013
julho 2013
junho 2013
maio 2013
abril 2013
março 2013
fevereiro 2013
janeiro 2013
dezembro 2012
novembro 2012
outubro 2012
setembro 2012
agosto 2012
julho 2012
junho 2012
maio 2012
abril 2012
março 2012
fevereiro 2012
janeiro 2012
dezembro 2011
novembro 2011
outubro 2011
setembro 2011
agosto 2011
julho 2011
junho 2011
maio 2011
abril 2011
março 2011
fevereiro 2011
janeiro 2011
novembro 2010
outubro 2010
setembro 2010
agosto 2010
julho 2010
junho 2010
maio 2010
abril 2010
março 2010
fevereiro 2010
janeiro 2010
dezembro 2009
novembro 2009
outubro 2009
setembro 2009
agosto 2009
julho 2009
junho 2009
maio 2009
abril 2009
março 2009
fevereiro 2009
janeiro 2009
dezembro 2008
novembro 2008
outubro 2008
setembro 2008
agosto 2008
julho 2008
junho 2008
maio 2008
abril 2008
março 2008
fevereiro 2008
janeiro 2008
dezembro 2007
novembro 2007
outubro 2007
setembro 2007
agosto 2007
julho 2007
junho 2007
maio 2007
abril 2007
março 2007
fevereiro 2007
janeiro 2007
dezembro 2006
novembro 2006
outubro 2006
setembro 2006
agosto 2006
julho 2006
junho 2006
maio 2006
abril 2006
março 2006
fevereiro 2006
As últimas:
 

julho 1, 2011

Matrizes prováveis da arte contemporânea latino-americana com Santiago García Navarro no Centro Cultural Maria Antônia (SP) e EAV Parque Lage (RJ)

Matrizes prováveis da arte contemporânea latino-americana

Professor Santiago García Navarro

O curso propõe considerar algumas obras do período de 1920 a 1960 como antecedentes possíveis da arte atual (mesmo não existindo uma genealogia entre eles), e, ao mesmo tempo, interpretar algumas obras históricas do ponto de vista de criações mais recentes. Assim, substitui-se a concepção linear da história por um sistema de relações intra-históricas multidirecionais, e a pergunta pelas origens e identidades torna-se uma pergunta sobre o potencial do presente. Serão analisadas obras de Armando Reverón, Francis Alÿs, Liliana Porter, Leon Ferrari, Jorge Macchi e David A. Siqueiros, entre outros

13, 14, 20 e 21 de julho de 2011, quartas e quintas, 20-22h

Valor: R$ 170

Centro Universitário Maria Antônia
Rua Maria Antonia 258 e 294, Vila Buarque, São Paulo - SP
11-3123-5213 / 5214 ou cursosma@usp.br
www.usp.br/mariantonia

18,19,25 e 26 de julho de 2011, segundas e terças, 19-22h

Valor: R$ 220

Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ
21-3257-1800 ou eav@eav.rj.gov.br
www.eavparquelage.rj.gov.br

Programação

Aula 1. Armando Reverón / Oscar Muñoz / Francis Alÿs
Segundo Luiz Pérez Oramas, a pintura “performática” do venezuelano Armando Reverón constituiria o primeiro monocromo latino-americano. Mas, ao mesmo tempo, trata-se de um antecedente sem herdeiros no relato convencional da história da arte. Seguindo o conceito de “constelação” utilizado em alguns ensaios históricos recentes, é possível, no entanto, aproximar a obra de Reverón à de artistas contemporâneos como o colombiano Oscar Muñoz e o “belgicano” Francis Alÿs. Sobre os trabalhos desses três artistas pode-se afirmar que propõem uma paradoxal “incorporação do desvanecimento”.

Aula 2. Coletivo Siqueiros / Tucumán Arde
A partir da releitura de uma operação artístico-política dos anos 60 como Tucumán Arde (Rosario e Buenos Aires, 1968), é possível repensar a estrutura, o sentido e o alcance político do Retrato da burguesia, realizado por David Alfaro Siqueiros, Josep Renau e companheiros no Sindicato Mexicano de Eletricistas (Cidade de México) entre 1939 e 1940. Considerando o tipo de colaboração entre artistas e não-artistas, implicada na construção da obra, nos parece mais apropriado pensar em “ação mural” coletiva do que na típica pintura mural de autor.

Aula 3. Tupamaros / Internacional Errorista
Na reinterpretação da história do conceitualismo latino-americano que o artista Luis Camnitzer fez no seu recente livro Didáctica de la liberación, o grupo guerrilheiro-performático Tupamaros (Uruguai, anos 70) aparece, inesperadamente, como um antecedente direto das práticas de vários artistas da época. A “lição” dos Tupamaros, no entanto, poderia ser trazida para o presente, e confrontada com as “absurdas ações revolucionárias” da Internacional Errorista (coletivo argentino com “aliados” em vários continentes), para a qual a revolução não ficou na história, mas mudou de sentido.

Aula 4. Ferrari / Porter /Macchi
Saltos do objeto à imagem e da imagem ao objeto. Jogos de realidade e representação na arte argentina do último meio século. Análise de algumas obras de Liliana Porter e Jorge Macchi, a partir do Quadro escrito (1965), de León Ferrari.

Sobre o professor

Santiago García Navarro

- Escritor, crítico de arte y docente.
- Profesor en Letras por la Universidad Católica Argentina (1996).
- Durante todo 2010 y principios de 2011 se desempeñó como co-editor de la colección de libros de arte argentino contemporáneo de la editorial Adriana Hidalgo, de Buenos Aires.
- Entre 2007 y 2010 colaboró en la revista Inrockuptibles.
- Desde 2008 es miembro de la redacción de la revista de literatura y artes Otra Parte, ambas de Buenos Aires.
- Entre 2004 y 2010 fue corresponsal en la Argentina de la revista de arte contemporáneo Exit (Madrid), y colabora esporádicamente en la revista Frieze (Londres).
- Entre 1997 y 2001 trabajó como redactor especializado en artes visuales en el diario La Nación, de Buenos Aires.
- Colaboró en diversas revistas de Brasil, Chile, Costa Rica, Alemania, España, México, Venezuela, Suecia y Estados Unidos, entre otros países.
- Organizó las exposiciones “Formas de pensar” (MALBA, Buenos Aires, 2004), “Paisajes privados, prisiones colectivas” (galería Ruth Benzacar, Buenos Aires, 2003) y “U Turn. Fotografías de una generación” (galería Arte x Arte, Buenos Aires, 2000), así como el ciclo anual de curaduría y discusión “Debate estético contemporáneo” (Fundación Proa, Buenos Aires, 2000).
- Fue curador adjunto de la exposición “Far Sites” (Museum of Fine Arts, San Diego – Centro Cultural Tijuana, Tijuana).
- De 2005 a 2007 dictó clases en el seminario “Arte y ciudad”, dentro del programa de maestría “Historia y cultura de la ciudad” de la Universidad Torcuato Di Tella, Buenos Aires.
- En 2008 y 2009 dictó cursos cuatrimestrales de Historia del Arte Latinoamericano moderno y contemporáneo en el Centro Cultural Ricardo Rojas, y desde 2010 dicta el seminario “Relaciones obra-cuerpo-mundo en el arte latinoamericano del último siglo”, Universidad Di Tella, Buenos Aires.
- Obtuvo el “Premio a la Experiencia del Año” (por el proyecto “Formas de pensar”), Asociación Argentina de Críticos de Arte, Buenos Aires, 2005, y fue dos veces residente en Capacete (Rio de Janeiro, 2004, y Sao Paulo, 2010).
- Con sus compañeros de Duplus (colectivo de investigación sobre prácticas estético-políticas radicales), coordinó talleres de pensamiento con artistas (2003-2004), organizó el “Encuentro de Proyectos de Gestión Independiente de América latina y el Caribe” (Fundación Proa, 2003), y escribió y editó el libro El pez, la bicicleta y la máquina de escribir (Fundación Proa, 2006).
- Fue miembro de los colectivos Ensayos en vivo (con el publicó el libro Antología I) y El amor está raro.
- El libro El siluetazo (Buenos Aires, Adriana Hidalgo, 2008), incluye un ensayo suyo.
- Escribió el libro Pigment, Piano, Marble (Berlín: Revolver, 2006) como parte de un proyecto en colaboración con el artista alemán Mandla Reuter. Está escribiendo otro libro junto con el artista argentino Adrián Villar Rojas.
- “Hacerse un cuerpo”, su ensayo para el libro monográfico sobre la obra de Mónica Giron, se publicará próximamente por editorial El Ateneo, de Buenos Aires.
- Desde hace tres años trabaja en un proyecto ensayístico y de ficción titulado Final de temporada, que espera publicar próximamente.
- Tiene una visa de residencia temporaria en Brasil desde marzo de 2011. Vive en Rio de Janeiro.

Posted by Cecília Bedê at 3:10 PM