Página inicial

Cursos e Seminários

 


novembro 2013
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
Pesquise em
Cursos e Seminários:

Arquivos:
As últimas:
 

novembro 10, 2006

Diálogos Contemporâneos no Municipal, Santo André

Fórum de Arte Contemporânea
Diálogos Contemporâneos
Palestrantes: Lucas Bambozzi, Lucia Romano , Lúcio Agra, Maíra Spanghero Ferrara, Manuel da Costa Pinto, Priscila Arantes, Rachel Zuanon, Rosana Preciosa, Wilson Sukoski
Mediação: Nancy Betts

17 e 18 de novembro de 2006

Teatro Municipal de Santo André
Praça IV Centenário 1, Paço Municipal, Santo André - SP
Realização: Secretária de Cultura, Esportes e Lazer (SCEL) da Prefeitura de Santo André e Centro Universitário Fundação Santo André.
Coordenação: Departamento de Cultura (SCEL)
Curadoria e Organização: Nancy Betts

Diálogos Contemporâneos

O objetivo é "como pensar junto" questões referentes a conceitos e linguagem na arte contemporânea: quais as transformações que vem ocorrendo nas formas enunciativas, os novos formatos, as inovações tecnológicas, a interatividade, o compartilhamento livre da informação e os novos tipos de sensibilidade e de subjetividade que afloram no atual panorama de manifestações emergentes.

O evento consistirá de 3 mesas interdisciplinares e em cada uma 3 palestrantes de diferentes linguagens - artes visuais, arte tecnologia, música, teatro, dança, literatura, moda - para que se possa discutir de forma compartilhada como cada área trabalha os elementos geradores do que situa/caracteriza o contemporâneo.

Cada mesa será constituída por profissionais atuantes nos seus respectivos campos, com pesquisas recentes, publicações e participações em Congressos e Seminários no Brasil e no exterior.


Diálogos Contemporâneos - Programação:

17 de novembro, sexta-feira, 19h30h
Mesa I - Lucio Agra (performance) + Maíra Spanghero (pesquisadora - dança contemporânea) + Wilson Sukorski (música)

18 de novembro, sábado
9h30
Mesa II - Lucas Bambozzi (artista multimídia/curador) + Lucia Romano (teatro) + Manuel da costa Pinto (literatura)

14h30
Mesa III - Priscila Arantes (pesquisadora em linguagens contemporâneas) + Rosanne Preciosa (moda) + Rachel Zuanon (arte-tecnologia)

Palestrantes:

Priscila Arantes
Priscila Arantes é pesquisadora e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. É autora de Arte e Mídia: perspectivas da estética digital (Fapesp/Ed. Senac) e de inúmeros artigos da área. É coordenadora do Curso de Pós Graduação em Mídias Interativas do Senac-SP, supervisora da Habilitação em Arte e Tecnologia do Curso de Tecnologia e Mídias Digitais da PUC-SP. É líder do Grupo de pesquisa Cnpq "Estética, design e comunicação", coordenadora do projeto Estéticas Tecnológicas do SENAC-SP e consultora da CAPES na área de artes. www.priscilaarantes.com.br

Lúcio Agra
Lucio Agra é Doutor em Comunicação e Semiótica, professor, pesquisador, performer e poeta. Professor da área de Performance da Graduação em Comunicação das Artes do Corpo da PUC-SP, professor dos cursos de Pós-Graduação lato-sensu do Centro de Comunicação e Artes do Senac-Scipião, membro do Grupo de Pesquisa em Estéticas Tecnológicas na mesma instituição; Líder do Grupo de Estudos da Performance, vinculado à PUC-SP; Autor de "História da arte do século XX: idéias e movimentos" (Editora Anhembi-Morumbi).

Maíra Spanghero Ferrara
Maíra Spanghero Ferrara - professora, escritora e pesquisadora interessada nas relações do corpo com as mídias, na produção de dança contemporânea e nos movimentos coletivos dearte. Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC/SP). Publicou o livro ³A dançados encéfalos acesos² (São Paulo, 2003), pesquisa premiada pelo RumosTransmídia Itaú Cultural. Leciona nos cursos de Tecnologias e MídiasDigitais e Comunicação em Multimeios, da PUC/SP. Coordenou o projeto Corposq Falam de 1999 a 2003. Realizou trabalhos em videodança, videocenário,
performance, livro-objeto e telemática. É colaboradora da revista eletrônica
www.idanca.net. Acompanha o processo de criação dos espetáculos "Placebo",
de Wagner Schwartz e "O corpo é a mídia da dança, de Vanilton Lakka,
premiado pelo Rumos Dança 2006/07.


Wilson Sukoski
Wilson Sukorski é compositor, músico eletrônico, performer multimídia, criador/produtor de conteúdos musicais para rádio/vídeo/cinema, designer e construtor de instrumentos musicais inusitados e pesquisador em áudio digital. Trabalha intensamente em várias atividades musicais no Brasil. Compõe para cinema, vídeos experimentais, instalações de áudio arte, eventos de 'Arte e Loucura'; além de projetos especiais - como 'Amazing Amazon' (98/9) composição com algorítmos genéticos) ou os sistemas de composição automática 'Música Pessoal' (87) e 'Música Fractal' (89). Passando por eventos de mídia como 'PTYX ' (84) ou 'O Médium das Mídias' (86) ou tocando ao vivo para o filme mudo de 1929 'São Paulo, A Symphonia da Metrópole' (96 a 05), durante o evento Brésil / Brésis - Ano do Brasil na França - Auditório do Museu do Louvre, Paris.Realizou entre 2000 e 2002 pesquisas de criação de conteúdos num ambiente computacional 'high end', usando o programa de síntese por software CSound, atores virtuais, música eletrônica e performance ao vivo na "Leibniz An Electronic Opera" - inspirada na vida e obra do filósofo alemão Gottfried Wilhelm Leibniz . Projeto desenvolvido em conjunto com o Prof. Dr. Ruggero Ruschioni, através do Grupo de Mídias Eletrônicas, Divisão de Sistemas Digitais do LSI, Escola Politécnica da USP - MRL Media Research Lab da NYU - New York University e Instituto Itaú Cultural.
- Atualmente realiza pesquisas para o desenvolvimento da ópera "Hiléia" com José Wagner Garcia, sobre temática amazônica e pesquisas relacionadas à harmonia espectral, Max/MSP, instrumentos virtuais, instalações sonoras, entre vários outros interesses.

Lucas Bambozzi
Lucas Bambozzi é artista multimídia, documentarista e curador. Trabalha em várias mídias e suportes tendo construído um corpo consistente de obras em vídeo, filme, instalação, trabalhos site-specific, vídeos musicais, projetos interativos para Internet e mídias digitais. Seus trabalhos vem sendo freqüentemente premiados e exibidos em festivais e mostras em mais de 40 países. Recentemente foi curador e coordenador de eventos como SonarSound (2004), Fórum Eletronika de Mídia Expandida (BH, 2005), Motomix 2006 e Festival arte.mov. Atua junto a diversos coletivos de intervenção em mídias e performances de live-vídeo com os grupos Cobaia e FAQ/feitoamãos.

Manuel da Costa Pinto
Manuel da Costa Pinto nasceu em São Paulo em 1966. Formado em jornalismo pela PUC-SP e mestre e doutorando em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP, é autor da Antologia Comentada da Poesia Brasileira do Século 21 (Publifolha, 2006), de Literatura Brasileira Hoje (Publifolha, 2004) e Albert Camus - Um Elogio do Ensaio (Ateliê Editorial, 1998), organizador da antologia Crônica Brasileira Contemporânea (Salamandra, 2005) e organizador e tradutor da antologia A Inteligência e o Cadafalso e Outros Ensaios, de Albert Camus (Editora Record, 1998). Foi editor-assistente da Edusp, editor-executivo do Jornal da USP, redator do caderno "Mais!", da Folha de S.Paulo, editor-executivo da revista Guia das Artes (especializada em artes plásticas) e, de 1997 a 2003, editor da CULT - Revista Brasileira de Literatura. Atualmente, é coordenador editorial do Instituto Moreira Salles e colunista de literatura da Folha de S.Paulo.

Rachel Zuanon
Rachel Zuanon é artista midiática, designer e pesquisadora das interfaces arte-ciência-tecnologia. Coordenadora da Pós-Graduação em Design de Hipermídia da Universidade Anhembi Morumbi. Doutoranda em Comunicação e Semiótica, pela PUC-SP, com a tese "Computador Vestível Co-evolutivo" e Mestre em Comunicação e Semiótica, pela PUC-SP, com a dissertação "Co-evolução entre Corpos: Uma Investigação com Sinais Cerebrais". Graduada em Artes Visuais pela UNESP-SP. Docente no Departamento de Linguagens do Corpo da PUC-SP, nos cursos de Pós-Graduação em "Design de Hipermídia" e de graduação em "Design Digital" e em "Design e Planejamento de Games" da Universidade Anhembi Morumbi. Sócia-diretora da Zuannon Design e Tecnologias Interativas.
Recebeu Prêmio APCA 2000 e Menção Honrosa concedida pelo Rumos Itaú Pesquisa 2003. Representou o Brasil no American Dance Festival com o apoio da Bolsa VITAE 1999. Teve seus trabalhos apresentados no Digital Culture Lab 2005 - Nottingham/UK; Congresso Internacional de Estéticas Tecnológicas - São Paulo/Brasil; FILE Rio 2006, FILE2005, 2004, 2003 e 2002 - São Paulo/Brasil; ISEA 2002 - Nagoya/Japão; Conferência Internacional de Pesquisa Consciousness Reframed 2004 - Beijing/China; Simpósio do Instituto Internacional de Neurociência de Natal 2004 - Natal/Brasil, dentre outros.

Rosana Preciosa
Rosane Preciosa é doutora em Psicologia Clínica, pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa da Subjetividade Contemporânea, da PUC/SP. É professora dos Curso de Graduação em Moda da Universidade Anhembi Morumbi e do Mestrado em Design. É autora do livro Produção Estética: notas sobre roupas, sujeitos e modos de vida, editado pela mesma Universidade.


Lucia Romano
LÚCIA ROMANO - Atriz e produtora, é bacharel em Teoria do Teatro pela ECA-USP, com especialização em Dança-Teatro/USP e em Dance Studies/ Laban Centre London. Profissionalizou-se como atriz na EAD- USP. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC - SP, faz doutorado em Artes Cênicas na ECA - USP.
Estreou profissionalmente com o grupo Barca de Dionisos, do qual é fundadora. Atuou em espetáculos dirigidos por William Pereira (Leonce e Lena e O Burguês Fidalgo - B), Antônio Araújo (Alta Áustria), Cibele Forjaz (O
Lamento de Ariadne, A Menor Dor e O Homem da Flor na Boca), Maria Thais (Sacromaquia e Tauromaquia), Gabriel Vilela (Vem Buscar-me Que Ainda Sou Teu
e A Aurora da Minha Vida), Raquel Ornellas (Escada de Giz), Roberto Lage
(Tamara), Iacov Hillel (Angels in America, As Polacas e O Enigma Blavatski),
Mauro Rasi (Pérola) e Paulo Faria (O Índio e Um Certo Faroeste Caboclo), entre outros. Em TV, atuou na telenovela As Pupilas do Sr. Reitor e foi
apresentadora dos programas Telecurso 2000 e America On Line. No cinema,
trabalhou com Lina Chamie, Ana Muylaert, Fernando Bonassi e Carlos Porto,
entre outros diretores.
Tem participação marcante nos grupos Teatro da Vertigem e Cia. Teatro
Balagan. Atualmente, atua na Cia Livre, no espetáculo Caminho dos Mortos,
com estréia em março de 2007.
Por seus trabalhos, recebeu os prêmios Virtuose - MINC 1998, Atriz Revelação
- APCA 1987, Melhor Atriz de Teatro Infantil - Mambembe 1989, Melhor
Pesquisa em Linguagem Cênica - APCA 1992 e indicações para os prêmios
APETESP 1998 - Atriz Protagonista, APETESP 1989 - Melhor Atriz de Teatro
Infantil e Mambembe 1995 - Melhor Atriz Coadjuvante.
Publicou O Teatro do Corpo Manifesto: Teatro Físico, em 2005, pela editora Perspectiva. Fez a curadoria do Ciclo de Leituras e Debates Sobre Criação
Feminina no Teatro, realizado em setembro de 2006 na Caixa Federal /SP.

Mediação das mesas

Nancy Betts
Nancy Betts - Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. É professora de Evolução das Artes Visuais (História da Arte) nos cursos de Artes Plásticas e Desenho Industrial na Faculdade de Artes Plásticas - FAAP. Integra o corpo docente dos cursos de Pós-graduação de Audiovisual e Mídias Interativas do SENAC, nas disciplinas Semiótica da imagem e do som e Comunicação, Linguagem e Sentido respectivamente. Em 2005 professora convidada da UNICHAPECÓ-SC no curso de Pós-graduação lato sensu em Artes Visuais em Culturas Contemporâneas, na disciplina de Semiótica do Visual. Em 2006 professora convidada para lecionar Semiótica do visual, no curso de pós graduação lato sensu na FAINC - Sto. André, SP. Pesquisadora em linguagem da arte e da mídia com participação em colóquios e congressos como ANPAP e INTERCOM.
Projetos de Curadoria: 2006 - Arquiteturas - Galeria Rosa Barbosa; 2005 - curadora da exposição Fidalga '05 no Paço Municipal de Santo André, SP; 2003 curadora adjunta da exposição A Subversão dos Meios no Itaú Cultural, SP; 2002 - Regular Coffee - o poder de um império - exposição multimídia do artista Victor Lema Riqué - Valú Oria Galeria de Arte, São Paulo, SP.; 2001 - Palavra-Figura - Temporada de Projetos, Paço das Artes, São Paulo, SP.;2000/1999 - XS,XL (extra-small, extra-large) - MUMA - Museu Metropolitano de Arte, Curitiba, PR; Espaço Cultural dos Correios, Rio de Janeiro, RJ; Galeria Nara Roesler, São Paulo, SP; Galeria de Arte Marina Potrich, Goiânia, GO; MUna - Museu Universitário de Arte, Universidade Federal de Uberlândia, MG.

Posted by João Domingues at 4:13 PM