Página inicial

Blog do Canal

o weblog do canal contemporâneo
 


julho 2021
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Pesquise no blog:
Arquivos:
julho 2021
junho 2021
maio 2021
abril 2021
março 2021
fevereiro 2021
janeiro 2021
dezembro 2020
novembro 2020
outubro 2020
setembro 2020
agosto 2020
julho 2020
junho 2020
maio 2020
abril 2020
março 2020
fevereiro 2020
janeiro 2020
dezembro 2019
novembro 2019
outubro 2019
setembro 2019
agosto 2019
julho 2019
junho 2019
maio 2019
abril 2019
março 2019
fevereiro 2019
janeiro 2019
dezembro 2018
novembro 2018
outubro 2018
setembro 2018
agosto 2018
julho 2018
junho 2018
maio 2018
abril 2018
março 2018
fevereiro 2018
janeiro 2018
dezembro 2017
novembro 2017
outubro 2017
setembro 2017
agosto 2017
julho 2017
junho 2017
maio 2017
abril 2017
março 2017
fevereiro 2017
janeiro 2017
dezembro 2016
novembro 2016
outubro 2016
setembro 2016
agosto 2016
julho 2016
junho 2016
maio 2016
abril 2016
março 2016
fevereiro 2016
janeiro 2016
dezembro 2015
novembro 2015
outubro 2015
setembro 2015
agosto 2015
julho 2015
junho 2015
maio 2015
abril 2015
março 2015
fevereiro 2015
janeiro 2015
dezembro 2014
novembro 2014
outubro 2014
setembro 2014
agosto 2014
julho 2014
junho 2014
maio 2014
abril 2014
março 2014
fevereiro 2014
janeiro 2014
dezembro 2013
novembro 2013
outubro 2013
setembro 2013
agosto 2013
julho 2013
junho 2013
maio 2013
abril 2013
março 2013
fevereiro 2013
setembro 2012
agosto 2012
junho 2012
abril 2012
março 2012
fevereiro 2012
novembro 2011
setembro 2011
agosto 2011
junho 2011
maio 2011
março 2011
dezembro 2010
novembro 2010
outubro 2010
setembro 2010
junho 2010
fevereiro 2010
janeiro 2010
dezembro 2009
novembro 2009
maio 2009
março 2009
janeiro 2009
novembro 2008
setembro 2008
agosto 2008
julho 2008
maio 2008
abril 2008
fevereiro 2008
dezembro 2007
novembro 2007
outubro 2007
agosto 2007
junho 2007
maio 2007
março 2007
janeiro 2007
dezembro 2006
outubro 2006
setembro 2006
agosto 2006
julho 2006
junho 2006
maio 2006
abril 2006
março 2006
fevereiro 2006
janeiro 2006
dezembro 2005
novembro 2005
setembro 2005
agosto 2005
julho 2005
junho 2005
maio 2005
abril 2005
março 2005
fevereiro 2005
janeiro 2005
dezembro 2004
novembro 2004
outubro 2004
setembro 2004
agosto 2004
junho 2004
maio 2004
abril 2004
março 2004
janeiro 2004
dezembro 2003
novembro 2003
outubro 2003
agosto 2003
As últimas:
 

julho 31, 2019

12ª edição do On_Off – Experiências em Live Image no Itaú Cultural, São Paulo

12ª edição do On_Off – Experiências em Live Image, com curadoria do artista Lucas Bambozzi, recebe experiências em manipulação de imagens e sons ao vivo com convidados que expandem os padrões tradicionais de cinema com provocações de diferentes sensações óticas e sensoriais no público.

2 a 4 de agosto de 2019, sexta-feira a domingo

Itaú Cultural
Avenida Paulista 149, São Paulo, Metrô Brigadeiro
Distribuição de ingressos: 224 lugares
Público preferencial: 1 horas antes do espetáculo (com direito a um acompanhante)
Público não preferencial: 1 hora antes do espetáculo (um ingresso por pessoa)

APRESENTAÇÃO

De 2 a 4 de agosto (sexta-feira a domingo) o Itaú Cultural realiza a 12ª edição do On_Off – Experiências em Live Image, festival que em 2019 leva ao público quatro performances de experimentações audiovisuais e sonoras feitas ao vivo que trazem referências analógicas, gráficas e naturais ao digital. Com curadoria do artista e pesquisador Lucas Bambozzi, a programação reúne convidados do Brasil e da França que apresentam no palco expansões do cinema e das apresentações cênicas convencionais, provocando sensações que perpassam tanto o mundo analógico quanto o digital.

A programação abre na sexta-feira (dia 2), às 20h, com Sphere, projeto mais recente do grupo francês 1024 Architecture, estreado em 2018. Com base na afirmação do físico e matemático francês Blaise Pascal (1623-1662) de que a realidade das coisas “é uma esfera infinita cujo centro se encontra em toda parte e cuja circunferência não se acha em nenhuma”, a performance utiliza elementos gráficos para criar uma narrativa imersiva, plástica e de grande impacto sensorial. No palco, o artista François Wunschel explora à exaustão as formas e os elementos granulares das esferas, na qual som e imagem são percebidos como uma entidade única, universal. Após a apresentação, Wunschel conversa com o público sobre a performance.

A repetição de padrões elementares também guia Moiré, performance inédita que o brasileiro Matheus Leston apresenta no sábado (dia 3), no mesmo horário. Este projeto multimídia explora o Efeito Moiré, que surge quando dois padrões regulares são sobrepostos e levemente deslocados, gerando formas e manchas que não estão presentes em nenhuma das imagens originais. A partir de então, o artista mescla o conceito visual ao sonoro, em um concerto envolvendo um painel de LED, dois pianos e luzes programáveis. Controlados por computador em tempo real, os instrumentos produzem uma apresentação audiovisual, em que o analógico, o digital, o acústico e o computacional se potencializam em interferências mútuas.

Dobradinha

O último dia de programação do ON_OFF 2019 conta com duas estreias brasileira no palco do Itaú Cultural.

Às 18h, a paraense Roberta Carvalho apresenta Margens, projeto que incorpora abstrações e padrões desta edição, com elementos figurativos e humanos conectados com a natureza de Belém do Pará. Produzido especialmente para esta edição do ON_OFF, o projeto parte da pesquisa e do envolvimento de Roberta junto a populações ribeirinhas do Rio Guamá, com depoimentos e projeções de vídeo que mostram a visibilidade turva dessas comunidades. São grupos que vivem à margem das aglomerações urbanas predatórias da área metropolitana da capital paraense, muitas vezes em tensão entre o capital e a natureza.

Já Imerso, que a dupla formada por Fernanda Fernandes e Raquel Abdian apresenta às 19h, utiliza a repetição de padrões para produzir um projeto baseado em retroalimentações e reverberações. Criada especialmente para o ON_OFF, a performance traz a captura em tempo real de imagens de um aquário, preenchido por fluidos de diferentes densidades. Esta será a base para se explorar refrações, distorções óticas, efeitos de reflexão e de difusão sonora e visual. A proposta é estimular a visualização de mundos inexistentes, mas produzidos por elementos reais e físicos.

Sobre convidados e curador

1024 Architecture é um estúdio criativo formado a partir de práticas confluentes entre arquitetura, arte e sistemas digitais, direcionadas para experiências coletivas. De projetos temporários a obras permanentes, projeta obras de arte que interagem com o ambiente. O grupo, fundado em 2007 por Pier Schneider e François Wunschel, teve origem em projetos conjuntos na École Nationale Supérieure d’Architecture de Strasbourg. A dupla envolve colaboradores e desenvolvedores para a elaboração de projetos de instalações, cenografia, artes visuais, performances e estruturas de iluminação.

Fernanda Fernandes é cineasta e vídeo-criativa e Raquel Abdian é produtora musical. Com grande interesse pelo limiar entre o universo analógico e a arte e tecnologia, exploram a multidisciplinaridade das artes visuais e sonoras e suas fronteiras de forma abrangente e integrada. Juntas, desenvolveram o filme-ensaio ao vivo Fratura (2019) e a performance de live cinema Quadro a Quadro (2018/2019). Também integrantes do Coletivo Espectro, se apresentaram em festivais por todo Brasil com as obras Arritmia (2018), Blocks (2017) e Distopia (2017).

Lucas Bambozzi é curador, artista e pesquisador em novas mídias produz trabalhos em vídeo, instalações e meios interativos. Seus trabalhos já foram exibidos em mais de 40 países. Dedica- se à exploração crítica de novos formatos de mídia independente com ênfase em projetos envolvendo campos informacionais em espaço públicos. É doutorando da FAUUSP e professor na FAAP, em São Paulo.

Matheus Leston é músico, artista e produtor musical. Em 2013 criou e produziu a Orquestra Vermelha, projeto multimídia premiado pelo Programa Rumos. Produz música eletrônica sob o nome Lateral sendo também membro da Patife Band, de Paulo Barnabé. Trabalhou com instituições de arte, como o Instituto Tomie Ohtake e Fundação Bienal de São Paulo. Participou da exposição Caos e Efeito, do projeto Ao Redor de 4’33” da 7a Bienal do Mercosul, da 4a Jornada de Cinema Silencioso e do Sistemas Ecos 2014. Compôs a trilha sonora da série Contos do Edgar e dos filmes Preto ou Branco!, A Redação, Obra Prima, Mais uma Noite, entre outros.

Roberta Carvalho é artista visual nascida em Belém do Pará. Estudou Artes Visuais na Universidade Federal do Pará (UFPA). Desenvolve trabalhos no trânsito entre a imagem, a intervenção urbana, a videoprojeção, a instalação e a videoarte. Participou de exposições, coletivas e individuais no Brasil, Bélgica, Espanha e Martinica. Contemplada com os prêmios FUNARTE Mulheres nas Artes Visuais (2014), Prêmio Diário Contemporâneo (2011) e FUNARTE Microprojetos da Amazônia Legal (2010). Suas obras integram acervos como o do Museu de Arte Contemporânea Casa das 11 Janelas (PA) e Museu da Universidade Federal do Pará.

PROGRAMAÇÃO

DIA 2 DE AGOSTO (SEXTA-FEIRA)

20h
Espetáculo Sphere (2018)
Com o grupo 1024 Architecture (FRA)
Apresentação seguida de conversa com o artista François Wunschel
Classificação Indicativa: Livre
Duração: 30 minutos

DIA 3 DE AGOSTO (SÁBADO)

20h
Espetáculo Moiré (20189)
Com Matheus Leston (BRA)
Classificação Indicativa: 16 anos
Duração: 45 minutos

DIA 4 DE AGOSTO (DOMINGO)

18h
Espetáculo Margens (2019)
Com Roberta Carvalho (BRA)
Classificação Indicativa: Livre
Duração: 30 minutos

19h
Espetáculo Imerso (2019)
Com Fernanda Fernandes e Raquel Abdian (BRA)
Classificação Indicativa: Livre
Duração: 30 minutos

OUTRAS INFORMAÇÕES

Acesso para pessoas com deficiência
Ar condicionado
Estacionamento: Entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108
Se o visitante carimbar o tíquete na recepção do Itaú Cultural: 3 horas: R$ 7; 4 horas: R$ 9; 5 a 12 horas: R$ 10.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.

Posted by Patricia Canetti at 10:30 AM