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junho 6, 2017

Solon Ribeiro na Sem Título Arte, Fortaleza

O olhar que espreita por meus olhos: exposição individual do artista Solon Ribeiro abre no dia 8 de junho, às 19 horas, na Sem Título Arte

Não há vida sem espectador, a vida é uma grande encenação coletiva, é o que nos apresenta o artista Solon Ribeiro na exposição O olhar que espreita por meus olhos. O seu fascínio por esse espetáculo do comum, do familiar, surge como discurso para pensar o mistério da imagem e as questões da fotografia. Solon atua na investigação de cruzamentos entre a fotografia, o cinema, a cenografia, a instalação e a performance. Através da recontextualização de imagens e fotogramas cinematográficos oriundos de montagens narrativas, o artista problematiza o estatuto do arquivo a fim de desmontar sua relação íntima com o passado. O intuito é “liberar” a imagem a novas formas e significações, explorando seus aspectos mágicos e metafísicos.

Na nova série que reunirá na exposição, entre público e privado, entre o olhar que deseja e o que é desejado, o artista toma um lugar de ambivalência onde ora é o personagem projetado no trabalho, ora é espectador. Assim, vai compondo o seu roteiro fotográfico. Solon expõe esse espetáculo da visão que difere da pintura, que é construída. A fotografia capta o momento, estanca o tempo e assim carrega o fascínio. Quem olha, olha de algum lugar e esta áurea das imagens se transforma em desejo de ser visto, de ver e de participar da engrenagem que age como uma máquina de formar os olhares para a ilusão.

Solon Ribeiro usa a fotografia como testemunho material do glamour de imagens originais, para apresentar o esplendor do que antes poderia ser insignificante: o olhar do outro sobre a imagem. Constrói afetos por meio da sobreposição das imagens, originalmente desconectadas, ao transformar a potência caótica do entrelaçamento em documentos de vida. São como capítulos de um filme que desvenda o íntimo em seu contexto particular e público, quase um documentário performativo dirigido à subjetividade social e aos vínculos entre a fotografia, o fotografo e o fotografado.

O primeiro capítulo desta narrativa é um conjunto de três fotos, um alter ego do artista. A partir de um boneco, uma miniatura de um fotógrafo a postos para o primeiro clique, que sai pelas ruas fotografando sombras, Solon homenageia o fotógrafo francês Eugene Atget cuja fotografia das mais conhecidas, denominada “Au petit Dunkerque, quai de Conti,3º”, realizada no ano de 1900, apresenta a entrada de um bistrô parisiense do ponto de vista de um pedestre. Na porta central, abaixo do nome do restaurante, surge uma figura fantasmagórica, de irreconhecíveis feições humanas, que contrasta com a precisão dos detalhes da arquitetura daquele lugar. A fantasmagoria, aliás, é um recurso que caracteriza não só essa fotografia, mas toda a obra do francês. Solon Ribeiro então fotografa sua própria sombra sendo fotografada por esse pequeno fotógrafo. Evidências do desejo de se distanciar do ato de fotografar, uma vez que quem está fotografando é seu alter ego. O artista transgride, assim, o que era específico da arte: os princípios de autenticidade e presença.

Na parede oposta há uma sequência de imagens do interior de uma casa, no entanto, este ambiente está desconstruído, podendo ser também um ambiente externo a essa residência. As imagens foram invadidas por fungos, o que vai interessar ao artista no caso é a matéria do suporte fotográfico. Se na sequencia anterior a cena fotografada pelo artista é uma projeção de si, nesta é o ambiente que surge no reflexo do espelho presente na cena retratada. O espelho cria um duplo, onde o fora torna-se reflexo do dentro. Um recurso que perpassa toda a narrativa da exposição.

Jacqueline Medeiros, curadora da exposição, contextualiza: “Sabemos que a imagem também é espelho e desde o período Renascentista pintava-se nos olhos uma pequena janela, dava-se ao espelho dentro do quadro um lugar privilegiado e era também por ele que o autor via-se na própria tela. O ato de perceber confunde-se com o objeto da percepção. A magia do espelho se estende à magia do olhar e ser olhado nas fotografias de Solon Ribeiro, como olho desejante capaz de despir, devorar ou exaltar, desconstruir e transformar a imagem. A maioria das fotos foi realizada pelo artista nos anos de 1990, quando morava em Paris. Solon olha para trás e revisita o seu olhar, como o espelho de Alice que a faz retornar ao País das Maravilhas.”

Na sequência, um conjunto de imagens se inicia homenageando a obra de Gustave Courbert, “A origem do mundo”. Solon parte para a rua, surgem novos horizontes: manifestações estudantis, liberdade sexual, movimento punk e performances/happening. Para o artista “era um mundo em festa”. Nesse conjunto, a fotografia volta a ser o tema com seus modelos nas praças parisienses e o teatro que surge em algumas imagens para nos dizer que a vida é um grande espetáculo.

No próximo capítulo, um conjunto de cinco fotogramas com imagens de grandes divas do cinema, apropriados dos anos de 1950, perde sua áurea ao serem desconstruídas por um grupo de artistas do ateliê Gaia, do Instituto Municipal de Assistência à Saúde Juliano Moreira (IMASJM) e do Museu Bispo do Rosário, no Rio de Janeiro. Solon se interessa pelo olhar dessas pessoas sobre as imagens glamourosas, o ato de profaná-las por meio de interferências com a pintura. Que imagem está sendo profanada? São retratos de personagens do cinema, não são retratos pessoais, é uma representação da áurea do cinema que volta à condição de fotografia para serem interferidas, se transformarem em pintura e retornarem como objetos da exposição.

Recurso que Solon reproduz, de certa maneira, com quatro retratos de família comprados nas feiras de Paris. São retratos oficiais, quase pinturas, sujeitas a reagentes químicos e a intervenções físicas, que emergem de outra forma, trazendo apenas indícios da pintura original. É a dissolução da forma e a instauração de novas relações a partir das quais é possível produzir realidades. Há também uma certa revolta e profanação da memória, diferente das imagens anteriores, aqui são retratos pessoais, o que também se configura numa luta contra os conceitos da fotografia. O espelho ressurge em mais reflexos do artista na última imagem que abre caminho para a projeção do vídeo em homenagem ao artista Bispo do Rosario. E a narrativa é reiniciada.

Entender as fotografias de Solon Ribeiro é pensar como a documentação de acontecimentos pode restituir a força e o valor de ruptura próprios da origem da fotografia.

Solon Ribeiro, artista e professor, graduado em arte e comunicação, com especialização em fotografia pela L’École Superieure des Arts Decoratifs, Paris (1991). É autor dos livros Lambe­Lambe: Pequena história da fotografia popular; Fotografia Contemporânea: Linguagem e Pensamento e Perdeu a Memória e Matou o cinema. Atualmente integra a mostra coletiva Lugares do Delírio, no Museu de Arte do Rio - MAR. Participou em 2016 das mostras coletivas: Das Virgens em Cardumes e da Cor das Auras, Museu Bispo do Rosário, Rio de Janeiro; Marimbondo e Orquídea, MAC-CE; “Encontros”, Galeria Indica Arte e Design, Rio de Janeiro; ‘Bângala Yaka Aye’, Galeria Gentil Carioca, Rio de Janeiro. Panoramas Do Sul, 19º Festival de Arte Contemporânea, Sesc,Videobrasil, São Paulo; Tempo Movimento - VI Premio Diário Contemporâneo de Fotografia – Espaço Cultural Casa das Onze Janelas – Belém –PA, em 2015 e em 2014; Mostra Artistas Comprometidos? Talvez - Fundação Calouste Gulbenkian – Lisboa - Portugal e “Tatu” - Museu de Arte do Rio (MAR) – Rio de Janeiro. Participou de outras mostras no Itaú Cultural, em São Paulo (2011) e no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (2011); no Museu de Arte Moderna de São Paulo (2007 e 2000). Apresentou individualmente “Quando o cinema se desfaz em fotograma”, FUNARTE, Rio de Janeiro (2009). Vive e trabalha em Fortaleza. Solon possui obras nos acervos do Museu de Arte Moderna de São Paulo (São Paulo/SP), Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar (Fortaleza/CE), Funarte- Fundação Nacional de Arte (Rio de Janeiro/RJ). Centro Cultural Banco do Nordeste (Fortaleza/CE), Museu de Belas Artes (Rio de Janeiro/RJ) e Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Recife/PE).

Posted by Patricia Canetti at 10:06 AM