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novembro 22, 2016

Pablo Accinelli na Luisa Strina, São Paulo

Pablo Accinelli: Cae la tarde, Galeria Luisa Strina, São Paulo, SP - 23/11/2016 a 28/01/2017

[scroll down for English version]

Ladrilhos, cidade, passo, pés, campo, terra
piso
metros, ladrilho, terra.
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tapete, quilômetros.
paredes terra estacas, tapete.
parede, piso, ruas, calçadas, portas.
campo, terra cimento.
portas.
quarto, paredes, cal, pintura
porta
cadeira mesa, quadros, copos, garrafas, paredes, piso.
continuação, casas, rua
terra, vaso, quartinho, mão, escrivaninha.
minutos, terra
mão, poço, terra.
planície, pó, terra
pó, vento, movimento
sol, grão, terra, luz, pó, piso.
superfície, piso, luz, milímetros, partículas, escuridão
pé terra, escuridão
endereço, paredes.
árvore, luz, tronco, lado sombra.
luz, tronco, piso.
árvore, folhas, cores.
árvore, folhas terra
árvore, terra, tronco madeira sombra, luz, folhas
folhas, árvore, luz
criado-mudo, quarto.
porta, calçada, paredes, endereço, casa, amigo

Ricardo Carreira (“Poemas”, Editorial Atuel, 1996)

Cae la tarde propõe a repetição como método de ocupar as formas e a espera como modo de produção de pensamento. Um estado da mente que encontramos num bar, durante a siesta ou no trânsito lento, ali onde os signos se comprimem em geometrias e durações habitáveis e onde as opiniões se localizam nas bordas de atividades mais visíveis como sublinhar um jornal, quebrar um objeto ou jogar cartas.

As obras aqui não se mostram estáticas, nem totalmente acabadas, mas abertas à orquestração dos detalhes que nelas vão aparecendo e que acabam configurando uma paisagem zenital num momento intermédio do dia, nem muito tarde, nem muito cedo. Uma zona de deriva especificada no poema do argentino Ricardo Carreira, traduzido em ideogramas por um software que Accinelli desenvolveu em 2013, e em porcas hexagonais que citam o sistema usado em Stalker, de Tarkovsky, para identificar radioatividade no ar.

Cae la tarde é a terceira exposição individual do artista na Galeria Luisa Strina. Exposições recentes incluem “Por aqui tudo é novo” (Inhotim, Brasil, 2016); “Técnicas Pasivas” (Galerija Gregor Podnar, Berlim, 2016); “Extension du domaine du jeu” (Nouveau Festival, Centre Pompidou, Paris, 2015); “Future Light – Escaping Transparency” (Bienal de Viena, MAK, 2015); “United States of Latin America” (MOCAD, Detroit, 2015), “No importa mi nombre” (Universidad Torcuato Di Tella, Buenos Aires, 2013); “When Attitudes Became Form Become Attitudes” (CCA Wattis, São Francisco, 2013); 30a. Bienal de São Paulo (2012).


Pablo Accinelli: Cae la tarde, Galeria Luisa Strina, São Paulo, SP - 23/11/2016 a 28/01/2017

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foot earth, darkness
direction, walls.
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light, trunk, ground.
tree, leaves, colors.
tree, leaves earth
tree, earth, trunk wood shadow, light, leaves
leaves, tree, light
table lamp, room.
door, sidewalk, walls, direction, house, friend

Ricardo Carreira (Poems, Editorial Atuel, 1996)

Cae la tarde [Evening Falls] proposes repetition as method to occupy forms and wait as means to produce thought. A state of mind that we find in a bar, at siesta time, or when traffic is heavy, those places where signs compress into inhabitable geometries and durations, and where opinions are located at the edges of more visible activities like underlining a newspaper, breaking an object, or playing cards.

The works here are not static, or entirely finished, but rather open to the orchestration of the details that appear in them and that end up shaping a zenithal landscape at an intermediate moment of the day—neither too late nor too early. A zone of drifting described in the poem by Argentine writer Ricardo Carreira translated into ideograms by a software program that Accinelli developed in 2013 and in the hexagonal screws that make reference to the system used by the characters in Tarkovsky’s Stalker to identify radioactivity in the air.

Cae la tarde is the artist’s third solo exhibition at Galeria Luisa Strina. Recent individual exhibitions include: “Por aqui tudo é novo” (Inhotim, Brazil, 2016); “Técnicas Pasivas” (Galerija Gregor Podnar, Berlin, 2016); “Extension du domaine du jeu” (Nouveau Festival, Centre Pompidou, Paris, 2015); “Future Light – Escaping Transparency” (Vienna Biennial, MAK, 2015); “United States of Latin America” (MOCAD, Detroit, 2015), “No importa mi nombre” (Universidad Torcuato Di Tella, Buenos Aires, 2013); “When Attitudes Became Form Become Attitudes” (CCA Wattis, San Francisco, 2013); 30th São Paulo Biennial (2012).

Posted by Patricia Canetti at 11:38 AM