Página inicial

Blog do Canal

o weblog do canal contemporâneo
 


junho 2015
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30        
Pesquise no blog:
Arquivos:
As últimas:
 

dezembro 3, 2013

Vivian Caccuri na Progetti, Rio de Janeiro

Exposição “Tá na mente” de Vivian Caccuri, inaugura dia 7 de dezembro na Progetti

Vivian Caccuri - Tá na mente, Galeria Progetti, Rio de Janeiro, RJ - 10/12/2013 a 01/02/2014

Tá na mente, primeira exposição individual de Vivian Caccuri, reúne uma série de trabalhos recentes que exploram ideias acerca do silêncio e do apagamento. Nos últimos anos, Caccuri desenvolveu uma série de projetos nos quais explora as qualidades culturais, físicas e sociais dos elementos sonoros, proporcionando novas experiências de escuta e percepção.

Desde 2012, a artista vem realizando periodicamente suas Caminhadas Silenciosas, nas quais reúne pequenos grupos que seguem diferentes itinerários de 8 horas de duração pela cidade do Rio de Janeiro, permanecendo em absoluto silêncio. Grande parte das obras apresentadas em Tá na mente faz referência a pesquisa sonora da artista, embora não apresentem elementos de áudio.

O próprio título da exposição foi apropriado de uma das centenas de bandas de pagode do Rio de Janeiro e aponta, simultaneamente, para a ideia de potencialidade sonora em obras como as esculturas da série "Oco Sound System". Essas composições tridimensionais baseiam-se nos tradicionais sistemas de som característicos da cultura jamaicana, cujos princípios foram recentemente apropriados em manifestações culturais brasileiras, como as "festas de aparelhagem". Retendo apenas os aspectos formais desses grandes alto-falantes, Caccuri subtrai sua função original, mantendo apenas seu referente em sobreposições e cruzamentos "antropofágicos" que se revelam ao observador sob o revestimento translúcido de suas faces. O procedimento da subtração está também presente na série de trabalhos em papel, na qual as páginas de uma antiga revista brasileira são apresentadas em pequenas molduras. Aqui, a artista mantém apenas as obscuras manchetes de artigos cujo conteúdo desconhecemos, frases que parecem encapsular grandes temas filosóficos ou morais cujo vazio da página tentamos preencher com nossas próprias projeções mentais. Noutra série presente na mostra, a artista cria composições abstratas em telas de tapume utilizando um método em que retira estrategicamente alguns dos fios que compõem a sua trama.

Biografia Resumida

Vivian Caccuri é artista nascida em São Paulo, trabalha e reside no Rio de Janeiro. Estudou Artes Visuais na UNESP, possui mestrado em Estudos do Som Musical na UFRJ e foi pesquisadora visitante da Universidade de Princeton (EUA) nos cursos de Música&Tecnologia e Literatura Contemporânea. Seus trabalhos testam a presença física do corpo em situações especiais, sejam elas causadas por procedimentos de gravação ou por condições que modi!cam formas comuns de percepção sonora e visual. Vivian colabora artisticamente com músicos como Arto Lindsay e Gilberto Gil para os quais desenvolveu instalações sonoras e performances de espacialização acústica. Vivian Caccuri foi pioneira no movimento de revitalização do prédio da antiga fábrica da Bhering, na área portuária do Rio de Janeiro. Foi contemplada em 2008 com o Prêmio Rumos Itaú Cultural e em 2011 com o Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia. Em 2012, esteve em residência no Capacete Rio de Janeiro onde desenvolveu o projeto "Caminhada Silenciosa". Suas principais exposições incluem VERBO, Galeria Vermelho (SP), Gil70 no Museu Nacional de Brasília, TRO-PI-CAL no Akershus Centre (Oslo) e Rumos Itaú Cultural (2008).

Posted by Patricia Canetti at 3:02 PM