Página inicial

Blog do Canal

o weblog do canal contemporâneo
 


junho 2015
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30        
Pesquise no blog:
Arquivos:
As últimas:
 

dezembro 1, 2013

22 galerias Latitude presentes em Miami em dezembro

De 5 a 8 de dezembro, serão 13 galerias na Art Basel Miami Beach e nove nas feiras Context, Art Miami, Scope, Untitled e Brazil Art Fair

No dia 7 de dezembro, às 11h, o projeto promove um debate aberto ao público com o tema: “Brasil na América Latina”

Participação brasileira: Art Basel Miami Beach, Miami Beach Convention Center - MBCC, Miami Beach, EUA - 05/12/2013 a 08/12/2013

O Projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, parceria entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para a promoção internacional do setor brasileiro de galerias de arte contemporânea, promove, em dezembro, sua maior ação em Miami na história do projeto.

Participando somente na feira Art Basel Miami Beach serão 13 galerias associadas ao Latitude: A Gentil Carioca, Anita Schwartz Galeria de Arte, Baró Galeria, Casa Triângulo, Galeria Fortes Vilaça, Galeria Leme, Galeria Luisa Strina, Galeria Millan, Galeria Nara Roesler, Luciana Brito Galeria, Mendes Wood DM, Silvia Cintra + Box4 e Vermelho. O apoio do projeto também estende-se à Athena Contemporânea, presente na feira CONTEXT, à Bolsa de Arte de Porto Alegre, na feira ART MIAMI; às galerias Central, Emma Thomas, Estação, Logo, Mercedes Viegas Arte Contemporânea e Paralelo Gallery na Brazil Art Fair; à Logo, na SCOPE e à Pilar, na UNTITLED.

Como sempre tem feito, além do apoio direto às galerias, o Latitude promove a disseminação da informação sobre o cenário artístico brasileiro para um público internacional por meio de eventos paralelos. Neste ano, será promovido em parceria com a CIFO (The Cisneros Fontanals Art Foundation) um debate aberto ao público com o tema: “Brasil na América Latina”, situando a relação do Brasil com os países vizinhos no contexto da arte contemporânea. Este evento ocorre no sábado, dia 07/12, às 11h, no espaço da fundação. Participam do evento Jesus Fuenmayor, diretor da CIFO, o diretor do MAM-RJ, Luiz Camilo Osório e os curadores do Museum of Fine Arts Boston Jen Mergel e Liz Munsell.

A segunda edição da Pesquisa Setorial promovida pelo Latitude apontou que Art Basel Miami Beach é a principal feira internacional para a realização de negócios, o que certamente está relacionado com sua localização e o perfil de seu público. “Acredito que essa predileção se deva, sobretudo, ao público diversificado, mas bastante qualificado e focado na aquisição de obras que frequenta a feira. Ali é possível encontrar compradores de todos os cinco continentes e que, embora saibam o que desejam, estão abertos a mercados em ascensão, como o brasileiro”, diz Mônica Novaes Esmanhotto, gerente do projeto Latitude.

Galerias presentes na Art Basel Miami Beach
A Gentil Carioca, Anita Schwartz, Baró Galeria, Casa Triângulo, Dan Galeria, Galeria Fortes Vilaça, Galeria Leme, Galeria Luisa Strina, Galeria Millan, Galeria Nara Roesler, Galeria Vermelho, Luciana Brito Galeria, Mendes Wood DM, Silvia Cintra + Box 4

Outras feiras em Miami
Art Miami: Bolsa de Arte de Porto Alegre
Brazil Art Fair: Central Galeria, Emma Thomas, Galeria Estação, Logo, Mercedes Viegas Arte Contemporânea, Paralelo Gallery
Context: Galeria Athena Contemporânea
Scope: Logo
Untitled: Pilar

Sobre o Projeto Latitude
O Projeto de Promoção Internacional do Mercado de Arte Contemporânea Brasileiro foi criado em 2007 pela Apex-Brasil em parceria com a Fundação Bienal de São Paulo e o segmento de galerias nacionais do mercado primário com o objetivo de fomentar as exportações brasileiras deste setor.
Em 2011, a Fundação Bienal de São Paulo passou a gerência do projeto para ABACT. Hoje, o projeto Latitude representa 46 galerias de arte contemporânea em seis diferentes estados brasileiros, promovendo o trabalho de cerca de mil artistas.

Posted by Patricia Canetti at 7:06 PM