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abril 12, 2013

Artur Fidalgo oferece dose tripla: Hildebrando de Castro, Franz Manata & Saulo Laudares e Julia Debasse, Rio de Janeiro

Hildebrando de Castro, Artur Fidalgo Galeria, Rio de Janeiro - 19/04/2013 a 11/05/2013

Leia também o texto de Fernando Gerheim

Com abertura marcada para o dia 18 de abril, Artur Fildalgo apresenta na galeria o artista Hildebrando de Castro com seus quebra-sóis arquiteturais, no Armazém Fidalgo convida o público para contar estrelas com a dupla Saulo Laudares & Franz Manata e no mural encontrado por Julia Debasse, deixa a artista recontar a sua história particular do descobrimento do Brasil. Começa a temporada de luzes, invenções e visões em Copacabana.

Em sua fase recente, Hildebrando tem explorado em suas pinturas as fachadas das construções modernistas, revelando dentro da geometria, um diálogo entre abstração e figuração. Hildebrando descobre nesse caminho a poesia do Palácio de Capanema, do Copan e de Brasília, tirando o pó daquilo que nossos olhos já não estão acostumados a notar. "Fiquei muito impressionado com as linhas e a luz intensa projetada no prédio do anexo da Câmara dos Deputados. Era o único virado de frente para a Esplanada, com a fachada toda de brise-soleil em matizes de ocre. Pra mim, era como estar a frente de uma sinfonia infinita de composições que se modificavam a cada abrir e fechar das lâminas do brise", conta como tudo começou. "Comecei a fotografar compulsivamente aquele prédio em todos os ângulos possíveis. Guardei essas imagens por dois anos para pensar exatamente o que poderia ser feito".

Autodidata, a base de seu caminho sempre foi o desenho. Hildebrando pesquisou a perfeição na pintura clássica e moderna e os resultados se deram através de horas e horas de solitária dedicação à pintura. "A luz é fundamental em toda a minha obra. Ela é, na verdade, o grande elo de ligação na minha trajetória. Antes ela servia para dramatizar e recortar a cena, agora a utilizo como multiplicadora de formas", conta. Em um convite para um mergulho na cidade, Hildebrando pesca o olhar do visitante revelando a beleza e harmonia do que à primeira vista parecia somente um elemento arquitetônico funcional. A exposição fica em cartaz até 11 de maio, na Artur Fidalgo galeria, em Copacabana.

EM CARTAZ: FRANZ MANATA | SAULO LAUDARES
No Armazém Fidalgo, a dupla Franz Manata e Saulo Laudares comemora 16 anos de parceria. Tudo aqui será uma surpresa! Vamos ver estrelas... Abre-se a cortina, primeiro sinal. Luzes sobem para revelar a dupla que dá continuidade à estratégia de institucionalização do trabalho iniciada com a exposição individual na Casa de Cultura Laura Alvim no ano passado. Segundo sinal. Em silêncio, o cenário é revelado partindo do desafio de ocupar a vitrine e a fachada do Armazém Fidalgo. Terceiro sinal, a dupla entra em cena. Os artistas propõem um site specific que reforça o caráter do local em que o projeto está inserido um shopping com galerias, antiquários e teatro. Um cartaz instalado na vitrine do armazém, contendo a foto da dupla, evidencia o ato de “se expor” e, ao mesmo tempo, coloca os artistas no centro da questão.

JULIA DEBASSE E A FORMAÇÃO DO BRASIL
Em "A Primeira Comitiva", Julia Debasse cria narrativas imaginárias para contar a formação do
Brasil, com figuras e animais que, de alguma forma, se infiltraram no imaginário do brasileiro, aqui usados de forma livre e pessoal. Esse panteão nacional se ergue de maneira despojada, livre da sua pesada carga histórica, querendo existir no presente não só como um efeito do passado, mas como algo que respira e caminha entre nós. As pinturas utilizam personagens reais para traçar uma espécie de romance histórico: João Cândido e o Bispo do Rosário servem juntos na Marinha, um lobo guará e um Fila Brasileiro se encontram "pela primeira vez na história deste país", em um lugar longe dos nossos olhos, a herança guarani coroa o homem que a ignora enquanto um sabiá-laranjeira descansa sobre a cabeça de Joaquim Nabuco. A pintura de Julia utiliza um conhecimento histórico de uma forma emotiva, por vezes quase singela e, como uma bandeira, "A Primeira Comitiva" desbrava os rincões imaginários de um Brasil real.

CURRÍCULO

Hildebrando de Castro
Olinda, 1957
Vive e trabalha em São Paulo

Exposições Individuais

2013 CAIXA cultural, Rio de Janeiro
2013 CAIXA cultural, Brasília
2013 Artur Fidalgo galeria, Rio de Janeiro
2013 Galeria Oscar Cruz, São Paulo
2012 Referencia Galeria, Brasília
2011 Amparo 60 Galeria de Arte, Recife
2011 Galeria Oscar Cruz, São Paulo
2010 Galeria Laura Marsiaj, Rio de Janeiro
2008 Galeria Laura Marsiaj, Rio de Janeiro
2006 Galeria Laura Marsiaj, Rio de Janeiro
2005 Léo Bahia Arte Contemporânea, Belo Horizonte
2004 Casa Triângulo, São Paulo
2003 Faygold Gallery, Atlanta, USA.
2001 Casa Triângulo, São Paulo,
1998 Paço Imperial, Rio de Janeiro
1997 Galeria Camargo Vilaça, São Paulo
1996 Earl McGrath Gallery, New York, USA.
1995 Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro
1994 Galeria Camargo Vilaça, São Paulo

Exposições Coletivas

2012 espelho refletido, Centro Municipal de Arte Helio Oiticica, Rio de Janeiro
2009 Grau Zero, Paço das Artes, São Paulo
Galeria Fernando Padilha, Madrid, Spain
2007 Casa de Espanha, Rosari, Argentina
2006 Galeria Leo Bahia, Belo Horizonte
Galeria Thomas Cohn, Rio de Janeiro
Palácio das Artes, Belo Horizonte
2005 Galeria Thomas Cohn, São Paulo
2004 Leo Bahia, Belo Horizonte
2003 Subversão dos Meios, curadoria Maria Alice Milliet, Itaú Cultural, São
Paulo
Casa Triângulo, São Paulo
2000 Desenhos, Galeria Camargo Vilaça, São Paulo

Posted by Patricia Canetti at 11:17 AM